Os três irmãos, Sri Vasudeva Ghosa, Sri Madhava Ghosa e Sri Govinda Ghosa eram cantores muito habilidosos. O próprio Sri Nityananda Prabhu dançava enquanto eles cantavam. [CB Antya 5.259]
De acordo com alguns, a casa de seu tio materno ficava na vila de Buron (ou Burangi) em Sylhet (Srihatta). Seu pai mais tarde fixou residência em Kumarahatta. Depois de residir lá por algum tempo, os três irmãos vieram morar em Navadvipa.
Eles nasceram na família de uttara-radhiya Kayasthas e eram associados muito íntimos de Sri Sri Nitai-Gauranga. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur afirma que eles são expansões imediatas do corpo de Srimati Radhika.
Todos os três compuseram canções muito doces descrevendo as lilas de Sri Gaurasundar e Sri Krsna. Eles descreveram particularmente os passatempos da infância de Gaura Hari, Seus passatempos de sankirtana e aceitação de sannyasa, bem como descrições da beleza de Sri Nityananda prabhu.
De acordo com Gaur-ganoddesa-dipika, Sri Govinda, Sri Madhava e Sri Vasudeva estavam em Vraja-lila como Kalavati, Rasollasa e Guntinga (Guntungi) Sakhis.
Vasudeva e Madhava foram enviados com Nityananda para pregar em Bengala. Govinda ficou por algum tempo com Mahaprabhu em Nilacal.
Todos os anos eles vinham a Puri para ver Mahaprabhu e realizar kirtana durante Ratha-yatra. Mais tarde na vida, eles fixaram residências em lugares diferentes. Sri Govinda viveu em Agradvip, Sri Madhava em Dainhat e Sri Vasudeva em Tamluk.
Sri Govinda Ghosa e o pinda dan lila:
Quando Mahaprabhu partiu para Sri Vrindavana de Nilacal com Seus devotos, Govinda Ghosa também estava presente. Há um incidente descrito por um Acyutacarana Caudhuri. Um dia, Mahaprabhu, após aceitar sua refeição do meio-dia, estendeu sua mão, solicitando assim um pouco de hari-taki (fruta seca que auxilia na digestão). Govinda imediatamente correu para trazer um pouco de alguns chefes de família na aldeia perto de onde estavam hospedados.
No dia seguinte, quando Mahaprabhu estendeu Sua mão de forma semelhante após o almoço, Govinda novamente colocou um pouco de hari-taki nela. Mahaprabhu olhou para ele e perguntou como ele foi capaz de fornecê-lo tão rapidamente, enquanto ontem levou algum tempo para ser trazido. Govinda respondeu que havia guardado um pouco para Mahaprabhu de ontem. Mahaprabhu disse que, como estava guardando coisas, deveria permanecer naquela aldeia e, tornando-se um chefe de família, deveria adorar Sri Gopinathaji lá.
De acordo com alguns, a casa de seu tio materno ficava na vila de Buron (ou Burangi) em Sylhet (Srihatta). Seu pai mais tarde fixou residência em Kumarahatta. Depois de residir lá por algum tempo, os três irmãos vieram morar em Navadvipa.
Eles nasceram na família de uttara-radhiya Kayasthas e eram associados muito íntimos de Sri Sri Nitai-Gauranga. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur afirma que eles são expansões imediatas do corpo de Srimati Radhika.
Todos os três compuseram canções muito doces descrevendo as lilas de Sri Gaurasundar e Sri Krsna. Eles descreveram particularmente os passatempos da infância de Gaura Hari, Seus passatempos de sankirtana e aceitação de sannyasa, bem como descrições da beleza de Sri Nityananda prabhu.
De acordo com Gaur-ganoddesa-dipika, Sri Govinda, Sri Madhava e Sri Vasudeva estavam em Vraja-lila como Kalavati, Rasollasa e Guntinga (Guntungi) Sakhis.
Vasudeva e Madhava foram enviados com Nityananda para pregar em Bengala. Govinda ficou por algum tempo com Mahaprabhu em Nilacal.
Todos os anos eles vinham a Puri para ver Mahaprabhu e realizar kirtana durante Ratha-yatra. Mais tarde na vida, eles fixaram residências em lugares diferentes. Sri Govinda viveu em Agradvip, Sri Madhava em Dainhat e Sri Vasudeva em Tamluk.
Sri Govinda Ghosa e o pinda dan lila:
Quando Mahaprabhu partiu para Sri Vrindavana de Nilacal com Seus devotos, Govinda Ghosa também estava presente. Há um incidente descrito por um Acyutacarana Caudhuri. Um dia, Mahaprabhu, após aceitar sua refeição do meio-dia, estendeu sua mão, solicitando assim um pouco de hari-taki (fruta seca que auxilia na digestão). Govinda imediatamente correu para trazer um pouco de alguns chefes de família na aldeia perto de onde estavam hospedados.
No dia seguinte, quando Mahaprabhu estendeu Sua mão de forma semelhante após o almoço, Govinda novamente colocou um pouco de hari-taki nela. Mahaprabhu olhou para ele e perguntou como ele foi capaz de fornecê-lo tão rapidamente, enquanto ontem levou algum tempo para ser trazido. Govinda respondeu que havia guardado um pouco para Mahaprabhu de ontem. Mahaprabhu disse que, como estava guardando coisas, deveria permanecer naquela aldeia e, tornando-se um chefe de família, deveria adorar Sri Gopinathaji lá.
Conforme a ordem de Mahaprabhu, Govinda começou a adorar Gopinathji, e depois de se casar ele teve um filho que também o ajudaria na adoração da Deidade. Mas sua esposa e depois seu filho passaram para o outro mundo. Govinda ficou muito triste. Em um acesso de raiva ele se deitou em sua cama. Ele não cozinhou nada naquele dia, nem comeu nada, nem ofereceu nada a Gopinathaji. À noite, Gopinatha veio e começou a massagear as pernas de Govinda. Então Ele perguntou a ele, "Eu não entendo sua inteligência. Um de seus filhos morre, e você decide, "Qual é o sentido de alimentar o outro - deixe-o morrer também."
Govinda respondeu, "Eu não sei do que você está falando. Eu tive apenas um filho."
"Eu também não sou seu filho? Você está Me alimentando e cuidando de Mim como seu filho. Agora que dependo de você, você decide Me negligenciar completamente."
"Bem, de qualquer forma, agora não há ninguém para realizar meu sraddha e a oferenda de pinds aos meus antepassados. Você fará isso?" "
Sim, eu posso fazer isso. Por que não? Então agora você vai Me dar algo para comer?"
Tendo ouvido a resposta de Gopinatha, Govinda ficou muito feliz e se levantou para preparar uma oferenda. Até hoje, a Divindade se veste com um pano branco simples e com um anel de capim kusa em Seu dedo, Ele oferece pinda no dia do desaparecimento de Govinda Ghosa Thakura. O templo de Gopinathaji fica a uma viagem de riquixá da estação ferroviária de Agradwip na linha Navadwip-Katwa.
Em Tamluk, no Sripat de Vasudeva Ghosa Thakura, está uma Divindade muito bonita de Mahaprabhu, de pé com Suas mãos em um mudra (pose) interessante, bem diferente de qualquer outra Divindade de Mahaprabhu em qualquer outro lugar.
A esse respeito, há uma história. Quando Vasudeva Ghosa recebeu a notícia da partida de Mahaprabhu deste mundo, ele prontamente começou a cavar seu próprio samadhi, e então sentou-se dentro dele, para esperar seu último suspiro. Mahaprabhu então apareceu lá, e com uma mão Ele ofereceu Sua benção, e com o outro indicou que Vasudeva deveria sair do buraco.
Tamluk pode ser alcançado da estação Mecheda, na linha Calcutá-Kharagpur, de ônibus. Deve-se pedir para descer em Jailkhamamor.
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