sábado, 9 de novembro de 2024

O Senhor Supremo Hayagrīva, devolveu Os VEDAS ao senhor Brahmā. Como isso pode acontecer.


Sri Hayagriva com Lakshmidevi


ŚB 5.18.6

vedān yugānte tamasā tiraskṛtān
rasātalād yo nṛ-turaṅga-vigrahaḥ
pratyādade vai kavaye ’bhiyācate
tasmai namas te ’vitathehitāya iti

Sinônimos

vedān — os quatro Vedasyuga-ante — no final do milênio; tamasā — pelo demônio da ignorância personificada; tiraskṛtān — roubados; rasātalāt — do sistema planetário mais baixo (Rasātala); yaḥ — quem (a Suprema Personalidade de Deus); nṛ-turaṅga-vigrahaḥ — assumindo a forma em que metade é cavalo e metade é homem; pratyādade — devolveu; vai — na verdade; kavaye — ao poeta supremo (senhor Brahmā); abhiyācate — quando pediu por eles; tasmai — a Ele (a forma de Hayagrīva); namaḥ — minhas respeitosas reverências; te — a Vós; avitatha-īhitāya — cuja decisão sempre se cumpre; iti — assim.

Tradução

No final do milênio, a ignorância personificada assumiu a forma de um demônio, roubou todos os Vedas e, de posse deles, desceu ao planeta Rasātala. Contudo, o Senhor Supremo, sob Sua forma de Hayagrīva, recuperou os Vedas e os devolveu ao senhor Brahmā, a pedido deste. Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Supremo, cuja determinação sempre se cumpre.

Comentário

SIGNIFICADO—Embora seja imperecível, dentro deste mundo material, o conhecimento védico ora se manifesta, ora fica imanifesto. Quando a população deste mundo material se torna demasiadamente absorta na ignorância, o conhecimento védico desaparece. O Senhor Hayagrīva, ou o Senhor Matsya, contudo, sempre protegem o conhecimento védico, o qual oportunamente volta a ser distribuído através do senhor Brahmā. Brahmā é o representante fidedigno do Senhor Supremo. Portanto, quando ele pediu novamente o tesouro do conhecimento védico, o Senhor lhe satisfez o desejo.






Quem é Hayagriva
Hayagriva é um Avatar do Senhor Vishnu. Sua adoração é feita tendo-O como Deus do conhecimento. Ele tem o corpo humano e uma cabeça de cavalo, com uma brilhante cor branca. De acordo com os Puranas, quando na ocasião do Dilúvio, em que Manu se encarregou de preservar um casal de cada animal num barco imenso, bem como os sete sábios e as Escrituras, Sri Hayagriva foi quem recuperou os Vedas que haviam caído nas águas da devastação, e estavam em poder dos demônios Madhu e Kaitabha, considerados a personificação da ignorância.






Hayagriva ensinou os Vedas para o Senhor Brahma, Os quais foram então ensinados na ordem de sucessão discipular para os Kumaras, Sri Siva, e Sri Vaishnodevi.

Hayagriva é a personificação da pureza, da vitória do conhecimento puro, que é conduzido pelas mãos do Senhor, que sobrepõe-se às forças demoníacas das paixões inferiores bem como da escuridão da ignorância.

Hayagriva é uma Deidade de grande significado e importância para os Vaishnavas, porque Ele abençoa àqueles que procuram o conhecimento, quando iniciam os estudos dos ensinamentos sagrados das Escrituras. Uma especial adoração e comemoração é feita no Purnima ou dia de Lua cheia que ocorre em Sravana-Paurnami (Agosto-Setembro) – Avatara-Dina – e no Mahanavami, que ocorre na última noite no Navaratri, o festival das nove noites de Devi.

O
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,