É possível que você conheça o conceito de educação continuada e a sua importância. Mas, já parou para refletir sobre os estágios do processo de aprendizagem?
Neste post, entenda os quatro estágios deste processo e saiba como colocá-los em prática.
Continue a leitura!
Processo de Aprendizagem: Abraham Maslow e as necessidades humanas
A teoria denominada “Os quatro estágios do Aprendizado de qualquer nova Habilidade” foi atribuída ao psicólogo americano Abraham Maslow. Ele define cinco categorias de necessidades humanas, que seriam:
- Necessidades fisiológicas;
- Segurança;
- Afeto;
- Estima;
- Autorrealização.
A hierarquia das necessidades de Maslow tem sua representação através de uma pirâmide, cuja base compreende as necessidades relacionadas à sobrevivência.
De acordo com o psicólogo, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se o anterior estiver atendido.
Entenda a teoria dos 4 estágios da competência
Esta teoria descreve a forma como todas as pessoas aprendem alguma nova habilidade. Diante do interesse em desenvolver uma competência, seria necessário passar pelos 4 estágios do processo de aprendizagem.
Acompanhe a seguir!
Estágio 01: Incompetência Inconsciente
A primeira etapa refere-se ao desconhecimento acerca da nova habilidade a ser aprendida.
Aqui, o indivíduo não faz ideia que aquele novo conhecimento exista, ou possa vir a fazer parte do seu crescimento.
Para que o próximo estágio (02) possa ser alcançado, é preciso que ele reconheça a sua incompetência referente àquela nova habilidade a ser desenvolvida e passe a valorizá-la.
Estágio 02: Incompetência Consciente
Já neste segundo estágio do processo de aprendizagem, o indivíduo reconhece sua incompetência em algo e se dedica ao processo de valorização do conhecimento a ser adquirido.
É uma fase delicada. Após o reconhecimento da incompetência, o indivíduo começa a praticar a nova habilidade que está em processo de desenvolvimento, atravessando erros e falhas que poderão aparecer e dificultar o processo.
A pessoa tem consciência de que não consegue executar determinada atividade. No entanto, está disposta a aprender.
Porém, o entendimento de que o erro é um grande aliado no processo evolutivo precisa estar presente, para a superação dos desafios e o consequente avanço para a próxima etapa.
Estágio 03: Competência Consciente
Superados os desafios da etapa anterior, no estágio 3 – competência consciente –, o indivíduo entende ou sabe como fazer algo. Ele consegue executar as novas habilidades adquiridas na fase dois.
Porém, ainda é preciso realizar as atividades devagar e com muita atenção, tornando o processo ainda mecanizado, como um passo a passo.
Este estágio é considerado mais fácil e motivador, já que os primeiros resultados começam a aparecer.
Estágio 04: Competência Inconsciente
Finalmente chegamos ao quarto e último estágio do processo de aprendizagem. Nesta fase, o aprendiz já praticou a nova habilidade adquirida tantas vezes que agora não tem mais dificuldade e a faz com maestria.
Deste modo, há a adaptação da utilização do novo conhecimento para o contexto atual em que se encontra.
Ainda assim, como a prática leva ao aperfeiçoamento contínuo, não podemos esquecer a relevância da educação continuada. A partir dela, é possível desenvolver novos conhecimentos e reforçar o que já se conhece constantemente.
Conclusão
Neste artigo, você compreendeu os 4 estágios do processo de aprendizagem, aliado à importância da educação continuada.
É importante lembrar que nós sempre estaremos passando por este processo. Nosso aprendizado é progressivo e está presente em várias áreas da vida.
Sendo assim, a consciência da necessidade de buscar novos aprendizados e reciclar conhecimentos deve fazer parte do nosso cotidiano. Desta forma, o crescimento pessoal e profissional é facilitado.
Até a próxima!
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