sábado, 2 de novembro de 2024

Hoje é o dia de Bali Daityaraja Puja 02/11/2024.


Quando o Senhor Vamandev ficou satisfeito com Bali Maharaj e apareceu em Vishnu-rupa, Bali pediu uma bênção de que o Senhor Vishnu estaria em todas as portas de Patalaloka porque nas regiões inferiores Bali quer sua sociedade, o Senhor Vishnu concorda e vai se tornar um Dwarpalaka de Bali. Narad conta a Laxmi onde o Senhor Vishnu está. Laxmi prega uma peça em Bali - ela vai para Bali como uma mulher pobre em busca de ajuda - com ela ela leva raksha bandan. Ela diz a Bali que não tem um irmão - e gostaria muito de ter um. Quando o raksha bandan é amarrado, o irmão tem que lhe oferecer algo. Bali perguntou a Laxmi o que ele pode dar a ela, Laxmi respondeu que você tem tudo o que eu tenho a seu serviço - por favor, liberte o Senhor Vishnu.

Como a irmã de Yama é Yamuna e ela alimentou Yama para sua satisfação, ele disse que de agora em diante qualquer irmão que visitar a irmã no dia de Bhaidhuj escapará da mão de Yamaraj - a irmã reza por seu irmão.

O irmão vai para a casa da irmã – as melhores comidas são cozidas, e então a irmã alimenta o irmão.

Há outro significado cultural para este dia: o último festival associado ao Deepawali é Bhaya Dhuja, popularmente chamado de Tikka em Punjab. Nos tempos védicos, era chamado de Bhartri-dwitiya. Dois dias após o Deepawali, mulheres e meninas aplicam açafrão e grãos de arroz nas testas de seus irmãos para protegê-los do mal e desejar-lhes vida longa e prosperidade. Os irmãos, por sua vez, dão presentes às irmãs. Em Uttara Pradesh e Harayana, o tikka é geralmente uma pasta de vermelhão com grãos de arroz.

Uma marca vermelha na testa lembra o terceiro olho de Shiva e acredita-se que mantém o mal longe e, portanto, protege o usuário. Com as guerras constantes no norte da Índia, o costume de aplicar um tilak na testa dos homens que iam para a guerra assumiu um significado auxiliado. Mães, esposas e irmãs aplicavam tilak aos homens para protegê-los do mal.
(Shakti M Gupta. 1991. Festas, feiras e jejuns da Índia. Página 146.)



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra...

  "Quem corrige o zombador atrai ignomínia, quem repreende o ímpio, a desonra. Não repreendas o zombador porque te odiará, repreende o ...