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sexta-feira, 29 de agosto de 2008
CONVENÇÃO (con.ven.ção). Palavra do Dia.
Palavra do Dia:
CONVENÇÃO (con.ven.ção)
Durante a última semana, ocorreu a convenção do Partido Democrata dos Estados Unidos, que aclamou o nome do senador pelo Estado de Illinois Barack Obama como candidato a presidente do partido nas eleições que acontecerão em novembro próximo.
O substantivo feminino 'convenção' tem sua origem no latim, 'conventio, onis'.
A palavra designa um encontro de pessoas em um mesmo local para discutir determinado tema de interesse comum, assim como também pode designar um conjunto de regras combinado por uma associação, ou a atribuição de significados e interpretações a certos sinais, situações etc., para que sejam entendidos da mesma forma por todos, igualando os comportamentos.
>> Definição do dicionário Aulete Digital:
CONVENÇÃO (con.ven.ção)
Substantivo feminino.
1 Encontro de pessoas reunidas para discutir assuntos de interesse comum; CONGRESSO; CONFERÊNCIA.
2 Pol. Reunião dos membros de um partido político realizada com o propósito de escolha de candidatos ou de determinação da posição do partido frente a certos temas.
3 Conjunto de regras adotadas a partir de uma combinação ou acordo prévio: A convenção do condomínio proíbe festas na garagem.
4 O que é acatado por uso ou costume social em um grupo, comunidade ou sociedade.
5 Aquilo que somente ganha sentido ou valor após uma combinação prévia: O sinal vermelho é a convenção usada para indicar que se deve parar.
6 Técnica, prática ou recurso adotado por certa atividade ou por certo meio profissional
7 Jur. Acordo entre duas ou mais partes referente a um fato específico
[Plural: -ções.]
[Formação: Do latim 'conventio, onis'.]
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Os Efeitos Da Pedagogia Do Exame.
Os Efeitos Da Pedagogia Do Exame
Autora: SOBREIRA, R.C.de F.
Este texto tem como objetivo analisar as observações gerais sobre a pratica da avaliação da aprendizagem nas escolas brasileiras.
O aspecto que mais chama a atenção na pratica educativa brasileira, é de que a avaliação da aprendizagem ganhou um espaço amplo nos processos de ensino, que esta pratica educativa escolar passou a ser direcionada por uma pedagogia do exame. O exemplo mais explicito desta pedagogia está na prática de ensino do ultimo anos do ensino médio, em que todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular. De acordo com LUCKESI, o exercício pedagógico escolar é atravessado mais por uma pedagogia do exame do que por uma pedagogia centrada no ensino-aprendizagem.
Os alunos estão centrados na promoção, estão interessados em saber como se dará o processo de promoção no final do período escolar. O que predomina é a nota. Já os professores, protestando ser um elemento motivador da aprendizagem, utilizam as provas como instrumentos de ameaça e tortura prévia dos alunos. Os pais ficam na expectativa pelas notas de seus filhos O importante é que tenham notas para serem aprovados.
As escolas estão centradas unicamente nos resultados das provas e exames, através de sua administração elas desejam verificar no todo das notas como estão os alunos. O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames. O próprio sistema de ensino, aparentemente o que lhe interessa são os resultados gerais: as notas.
Estes fatos vem ocorrendo ao longo dos séculos. A pedagogia jesuítica do século XV, tinha uma atenção especial com o ritual das provas e exames. A pedagogia comeniana do século XVII, não leva em conta o uso dos exames como meio de estimular os alunos ao trabalho intelectual de aprendizagem. Comenios diz que o medo é um excelente fator para manter a atenção dos alunos.
A sociedade burguesa aperfeiçoou seus mecanismos de controle, dentre eles destacamos a seletividade escolar e seus processos de formação das personalidades dos educandos. Mais importante do que ser uma oportunidade significativa, a avaliação tem sido uma oportunidade de prova de resistência do aluno aos ataques do professor, não só no ensino fundamental e médio, mas também no universitário. As notas são operadas como se nada tivesse a ver com a aprendizagem. A relação entre sujeitos – professor-aluno – passa a ser uma relação entre coisas – exames e notas. É a nota que domina tudo, e é em função dela que se vive na prática escolar.
Hoje não se usa mais o castigo físico na escola, como se usava até meados do século XX, mas se usa um castigo mais sutil e perverso: o psicológico. A avaliação da aprendizagem nas escolas tem exercido esse papel, por meio da ameaça. (Luckesi,2002,p.25).
Os resultados da pedagogia do exame podem ser descritos sobre três efeitos:
1º) pedagogicamente falando, ele concentra-se nos exames, não ajuda na aprendizagem dos alunos. O verdadeiro papel da avaliação da aprendizagem seria subsidiar na construção de conhecimentos. Pedagogicamente a avaliação da aprendizagem não cumpre sua função de subsidiar a decisão de melhoria da aprendizagem;
2º) psicologicamente – a sociedade, por meio do sistema e dos professores, desenvolve formas de ser da personalidade dos alunos que se conformam aos seus ditames. O autocontrole psicológico, talvez seja a pior forma de controle, desde que o sujeito é presa de si mesmo;
3º) sociologicamente – a avaliação está muito mais articulada com a reprovação do que com a aprovação e daí vem a sua contribuição para a seletividade social.
REGINA CELIA DE FREITAS SOBREIRA
Titulação: Pedagogia/UFV/MG
Tel.:31-3891-3408
E-mail: ginacelia13@yahoo.com.br
Bibliografia:
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12 ed.
São Paulo: Cortez, 2002, p. 180.
A autora,Regina Sobreira
Sou Licenciada em pedagogia pela UFV/MG/1987,tenho cinco anos de experiencia no ensino fundamental, de 5ª á 8ª série e ensino médio, e doze anos de experiencia na área de educação infantil, direção e coordenação de professores, e praticamente dois anos de experiencia em EJA. no momento, curso disciplinas de mestrado na UFV.Fonte: http://www.webartigos.com/articles/6590/1/os-efeitos-da-pedagogia-do-exame/pagina1.html
Fique agora com vídeos sobre este tema. Obrigado por me visitar. Bom Final de semana.
Edufamam
Avaliação da aprendizagem (Luckesi)
claudiatei3
Metodologia ou tecnologia?
Quer saber mais,
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0191/aberto/mt_127178.shtml
http://www.centrorefeducacional.com.br/avaforma.htm
http://www.centrorefeducacional.pro.br/avapque.htm
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Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa.
Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa.
M. H. Lorentz
A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa comunicação.
O que é a palavra não? Uma abstração. O "não", por si só, não diz nada, logo o cérebro se fixa no que vem depois do "não".
Nossas mentes para saber em que não pensar, precisam primeiro pensar.
Não pense em um balão azul.
Pense em um balão azul.
Analise as duas frases acima. Em que você pensou quando leu uma e leu outra?
Na mesma coisa, em um balão azul.
Assim sendo, quando queremos obter um resultado, o melhor é nos referirmos ao que queremos, por exemplo:
Em caso de incêndio use a escada.
É muito comum encontrarmos em muitos prédios: "Em caso de incêndio não use o elevador".
Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer para depois pensar no que fazer. A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito.
O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar.
É muito comum encontrarmos nos caixas eletrônicos um adesivo em que está escrito:
Não se esqueça de retirar o cartão.
E, também, é muito comum encontrarmos os cartões esquecidos no caixa eletrônico. Se a linguagem do adesivo for mudada, será mais fácil atingir o objetivo:
Lembre-se de retirar o cartão.
Nos shoppings onde o estacionamento é pago, encontramos cartazes espalhados em todo o shopping, dizendo: Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento. E estamos sempre encontrando pessoas voltando do estacionamento que fizeram o que? Esqueceram de validar o cartão.
O adequado é: Lembre de validar o ticket de estacionamento.
Você já teve, provavelmente, a experiência de pensar em "Não posso esquecer de ......." e obter o resultado de esquecer exatamente aquilo que na realidade você queria lembrar.
Qual o resultado que a campanha "Não use drogas" vem obtendo?
O consumo de drogas vem aumentando ano após ano. Além da palavra não, quanto mais a palavra droga é utilizada, mais é repetida, mais ela é reforçada e lembrada, levando muitos adolescentes a ficar cada vez mais curiosos a respeito, pois é por ser tão falada eles decidem experimentá-la.
Há pouco tempo foi veiculada na televisão uma campanha "se beber, não dirija.
Você não acha que seria mais adequado dizer:
Se beber álcool, chame um táxi ou peça uma carona.
O foco de uma campanha deve estar no objetivo a ser alcançado e colocado em linguagem afirmativa.
Em vez de uma campanha pela não violência, é muito mais eficaz uma Campanha pela Paz, como a que motivou a população na semana passada. A não violência, na realidade nos trás à mente imagens e situações de violência, que queremos evitar; e afasta as pessoas em vez de motivá-las. E, ainda, faz com que pensemos em violência em vez de paz.
Nunca, evite, e outras negativas, tem o mesmo efeito que um não.
Nunca tranque o cruzamento, evite trancar o cruzamento ou não tranque o cruzamento fazem-nos pensar na mesma coisa: trancar o cruzamento.
Deixe o cruzamento livre, é a linguagem afirmativa, objetiva e eficaz.
Você diria a alguém:
"Pinte esta parede de não azul". (qualquer cor, menos azul?)
Ou, "Não pinte esta parede de azul". (não é para pintar, ou não de azul? ou de que cor?)
Exemplos com crianças:
Não mexa nisto, melhor, vá brincar com aquilo.
Cuidado para não cair olhe o degrau, preste atenção na escada.
Em algumas situações é muito adequado usar o não:
Você não precisa comer toda a comida que está no prato. (Se você quer que a criança coma toda a comida).
Você não precisa ir estudar agora. (Se você quer que vá estudar agora).
São situações em que desejamos que a pessoa faça o que estamos dizendo que não.
Todos nós conhecemos pais, gerentes e outras pessoas que, querendo ajudar, nos dizem e aos outros o que não fazer. O que fazem, de forma inconsciente, é chamar nossa atenção exatamente para o que não queriam que fizéssemos. "Não se preocupe.", "Não entre em pânico", "Não fique aborrecido", "Não acho que você seja chato". Usar a linguagem negativa consigo mesmo é algo que a maioria das pessoas faz. "Não vou pensar mais nisso" e continuamos pensando, "Evite comer doces se quer emagrecer", só para citar alguns exemplos. Existe a tendência a pensar no que não queremos fazer e, em seguida, muitas vezes, começar a fazê-lo.
Em vez de dizer o que não queremos, podemos dizer o que queremos. Tente isto. Pense em uma frase negativa que você vem dizendo a si mesmo e experimente transformá-la em afirmativa, agora.
Em vez de dizer "Não quero comer doces" ou "Não quero engordar", tente dizer, "Quero comer comidas saudáveis" ou "Quero emagrecer". Isso não só é mais agradável como, na verdade, reorienta a sua mente e prepara você para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça.
Se você aplicar isto na sua vida, em breve vai começar a obter os resultados que deseja.
Alguns exemplos para o dia a dia:
(coloque em local visível até se habituar com o uso)
Em vez de: | USE: |
Não pense em... | Pense em... |
Em caso de incêndio não use o elevador | Em caso de incêndio use a escada. |
Não se preocupe. | Fique tranqüilo |
Não se aborreça. | Esqueça |
Não esqueça o seu cartão | Lembre de retirar o cartão |
Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento | Lembre de validar o ticket de estacionamento |
Se beber álcool, não dirija. | Se beber álcool chame um táxi. |
Nunca tranque o cruzamento. | Deixe o cruzamento livre. |
Evite trancar o cruzamento. | Deixe o cruzamento livre. |
Não se preocupe. | Fique tranqüilo. |
Não entre em pânico. | Fique calmo. |
Não se aborreça. | Esqueça, deixe passar. |
Não fique aborrecido. | Pense em algo agradável. |
Não quero comer doces. | Quero comer comidas saudáveis. |
Não quero comer comidas gordurosas. | Quero comer frutas e verduras. |
Não quero engordar. | Quero emagrecer. |
Quero perder peso. | Quero atingir o meu peso ideal. |
Não pinte esta parede de azul. | Pinte esta parede verde. |
Não quero perder tempo. | Quero aproveitar bem o tempo. |
Não quero perder tempo com isso. | Quero usar o menor tempo possível..... |
Não quero me atrasar. | Quero chegar no horário. |
Meu filho, não mexa nisso. | Meu filho, vá brincar com... |
Meu filho, não mexa nisso. | Meu filho, pode mexer e brincar com.... |
Não suba na cadeira. | Por favor, sente na cadeira. |
Não suba na cadeira. | Subir na cadeira é perigoso... |
Cuidado para não derramar o copo. | Preste atenção no copo, tome cuidado. |
É proibida a entrada de menores de ... | Só é permitida a entrada de maiores de... |
Não pise na grama | Use os passeios para caminhar |
Não fume | Mantenha o ar limpo |
Proibido fumar | Use o fumódromo para fumar |
Não coloque o papel no vaso | Coloque o papel no cesto ao lado |
EXERCÍCIO
TRANSFORMANDO FRASES NEGATIVAS EM AFIRMATIVAS
Preservando a intenção da frase, redija cada uma das frases abaixo em forma positiva. (Todas as frases são de contextos reais).
1. Não use o elevador em caso de incêndio.
2. Não ponha as mãos no vidro.
3. Nunca tranque o cruzamento.
4. Evite pisar na grama.
5. Favor não jogar papel no vaso.
6. Não entre sem limpar os pés.
7. Você nem deverá sentir-se culpada.
8. Nunca atravesse com o sinal vermelho.
9. Não deixe ao alcance das crianças.
10.Proibida a entrada de menores de 18 anos.
11.Não tomar este medicamento antes das refeições.
12.Cuidado para não cair.
13.Se não for dormir agora, vai estar com sono amanhã.
14.Se você não estudar, não vai passar.
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quinta-feira, 28 de agosto de 2008
O potencial criativo. (vamos refletir).
"O potencial criativo de qualquer pessoa ultrapassa tudo o que já foi realizado por toda a humanidade junta." Peter Kline The Every Days Genius Great Ocean Publishers | Albert Einstein é considerado um dos homens mais inteligentes que pisaram a face da Terra, um cientista brilhante, um orgulho para a raça humana. Porém, nem sempre foi considerado assim. Você sabia disso? |
Fonte: http://www.camarabrasileira.com/criatividade1.htm
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Técnicas de Memorização e Estudo Eficaz .
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Uma caracterização sobre distúrbios de aprendizagem.
Uma caracterização sobre distúrbios de aprendizagem |
Lourdes P.de Souza Manhani, Regina Célia T.Craveiro, Rita Cássia A.Rodrigues, Rose Inês Marchiori agosto/2006 |
Introdução Nas literaturas sobre aprendizagem, muito se tem discutido sobre distúrbios versos dificuldade de aprendizagem, ficando claro que não são sinônimos.
Definições sobre Aprendizagem: Mas o que é Distúrbio de Aprendizagem? Principais distúrbios de aprendizagem: 1- Dislexia 2- Disgrafia 3- Discalculia Diagnósticos de distúrbios de aprendizagem
Como diagnosticadores e terapeutas, é importante ter um bom domínio de quais características caem em qual categoria (algumas são típicas da espécie e outras são únicas do indivíduo). Diagnóstico diferencial Aspectos psicopedagógicos Numa criança com DA o desenvolvimento se processa mais lentamente do que em outra criança, especialmente na área da atenção seletiva. Não considere essas crianças defeituosas, deficientes ou permanentemente inaptas. Podem aprender! Conclusões e considerações finais Referências Bibliográficas
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Rua Teodoro Sampaio, 417 . conj.11 Pinheiros . CEP 05405-000
São Paulo - SP Fone/Fax: (11) 3085-7567 / 3085-2716 - email: psicoped@uol.com.br
Fonte: http://www.abpp.com.br/artigos/58.htm
Fique agora com a dica da professora Glauce, que está em vídeo.. que tem um blog muito lindo sobre alfabetização. De uma espiada clique aqui
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
totodegas
Errando para aprender ... Hipóteses de Escrita
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Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-Devi.
Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o d...
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– Wikipédia, a enciclopédia livre A Raposa e as Uvas , de Esopo . Quando a raposa percebe que não consegue alcançar as uvas, ela decide que...
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Psicopedagogia Testes & Materiais Gratuitos Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir 12 de setembro de 2017 Daliane Oliv...
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Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. Princípios de Aprendizagem: 4.1. Do Conhecido para...
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11 outubro 2005 O mercado é um lugar onde as pessoas compram e vendem bens e serviços na expectativa de obter uma vantagem. Que tipo de c...
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Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...