A palavra abhijātasya em referência a alguém nascido de qualidades transcendentais ou tendências divinas é muito significativa. Gerar um filho em uma atmosfera piedosa é conhecido nas escrituras védicas como Garbhādhāna-saṁskāra. Se os pais desejam um filho nas qualidades divinas, devem seguir os dez princípios recomendados para a vida social do ser humano. No Bhagavad-gītā também estudamos anteriormente que a vida sexual para gerar um bom filho é o próprio Kṛṣṇa. A vida sexual não é condenada, desde que o processo seja usado em consciência de Kṛṣṇa. Aqueles que estão em consciência de Kṛṣṇa, pelo menos, não devem gerar filhos como cães e gatos, mas devem gerá-los para que possam se tornar conscientes de Kṛṣṇa após o nascimento. Essa deveria ser a vantagem dos filhos nascidos de pai e mãe absortos na consciência de Kṛṣṇa.
(Bhagavad-Gita ---- 16:1-3 ---- significado).
Os amigos das famílias nascidas duas vezes são aqueles que nasceram nas famílias de brāhmaṇas, kṣatriyas e vaiśyas, ou nas famílias espiritualmente cultas, mas que não são iguais aos seus antepassados. Tais descendentes não são reconhecidos como tais, por falta de realizações purificatórias. As atividades purificatórias começam antes mesmo do nascimento de uma criança, e o processo reformatório que dá sementes é chamado Garbhādhāna-saṁskāra. Aquele que não passou por tal Garbhādhāna-saṁskāra, ou planejamento familiar espiritual, não é aceito como sendo de uma família real nascida duas vezes. O Garbhādhāna-saṁskāra é seguido por outros processos purificatórios, dos quais a cerimônia do cordão sagrado é um deles. Isso é realizado no momento da iniciação espiritual. Depois deste saṁskāra específico, alguém é corretamente chamado de nascido duas vezes.
(Srimad Bhagavatam ---- 1:4:25 ---- significado).
A protecção das crianças dá à forma de vida humana a melhor oportunidade para preparar o caminho para a libertação da escravidão material. Essa proteção das crianças começa desde o dia da geração de um filho pelo processo purificatório de garbhādhāna-saṁskāra, o início da vida pura.
(Srimad Bhagavatam ---- 1:8:5 ---- significado).
Somente por meio de atos piedosos é possível obter boa riqueza, boa educação e belas feições. Os saṁskāras da escola de sanātana-dharma (o compromisso eterno do homem) são altamente adequados para criar uma atmosfera para aproveitar as boas influências estelares e, portanto, garbhādhāna-saṁskāra, ou o primeiro processo purificatório de mudas prescrito para as castas superiores, é o começo de todos os atos piedosos para receber uma boa classe de homens piedosos e inteligentes na sociedade humana. Haverá paz e prosperidade no mundo apenas devido a uma população boa e sã; só há inferno e perturbação por causa da população indesejada e insana, viciada em indulgências sexuais.
(Srimad Bhagavatam ---- 1:12:12 ---- significado).
A cultura do ser humano começa quando o pai investe seu sêmen no ventre da mãe. De acordo com seu status de trabalho, uma entidade viva é colocada no sêmen de um pai específico e, como Vidura não era uma entidade viva comum, foi-lhe dada a oportunidade de nascer do sêmen de Vyāsa. O nascimento de um ser humano é uma grande ciência e, portanto, a reforma do ato de fecundação de acordo com o ritual védico chamado Garbhādhāna-saṁskāra é muito importante para gerar uma boa população. O problema não é controlar o crescimento da população, mas gerar uma boa população ao nível de Vidura, Vyāsa e Maitreya. Não há necessidade de verificar o crescimento da população se as crianças nascem como seres humanos com todos os cuidados relativos ao seu nascimento. O chamado controle de natalidade não é apenas cruel, mas também inútil.
(Srimad Bhagavatam ---- 3:5:19 ---- significado).
A entidade viva se abriga no sêmen do pai, que é injetado no útero da mãe, e com a ajuda do óvulo emulsionado da mãe a entidade viva desenvolve um tipo particular de corpo. Neste contexto, deve ser lembrado que a mente de Kaśyapa Muni não estava em ordem quando ele concebeu os dois filhos, Hiraṇyākṣa e Hiraṇyakaśipu. Portanto, o sêmen que ele liberou era simultaneamente extremamente poderoso e misturado com a qualidade da raiva. Deve-se concluir que ao conceber um filho a mente deve ser muito sóbria e devota. Para este propósito, o Garbhādhāna-saṁskāra é recomendado nas escrituras védicas. Se a mente do pai não estiver sóbria, o sêmen liberado não será muito bom.
(Srimad Bhagavatam ---- 3:16:35 ---- significado).
Segue-se que qualquer pai e mãe também devem ter cuidado ao gerar filhos. A condição mental de uma criança depende do estado mental de seus pais no momento em que ela foi concebida. De acordo com o sistema védico, portanto, o garbhādhāna-saṁskāra, ou a cerimônia de dar à luz uma criança, é observado. Antes de gerar um filho, é preciso santificar a mente perplexa. Quando os pais ocupam suas mentes nos pés de lótus do Senhor e nesse estado a criança nasce, naturalmente surgem bons filhos devotos; quando a sociedade está cheia de uma população tão boa, não há problemas com mentalidades demoníacas.
(Srimad Bhagavatam ---- 3:20:28 ---- significado).
Muito sal, pimenta, cebola e alimentos semelhantes são proibidos para a mãe grávida porque o corpo da criança é muito delicado e novo para ela tolerar alimentos tão picantes. As restrições e precauções a serem tomadas pela mãe grávida, conforme enunciadas nas escrituras smṛti da literatura védica, são muito úteis. Podemos compreender pela literatura védica quanto cuidado é tomado para gerar um bom filho na sociedade. A cerimônia garbhādhāna antes da relação sexual era obrigatória para as pessoas dos níveis mais elevados da sociedade e é muito científica. Outros processos recomendados na literatura védica durante a gravidez também são muito importantes.
(Srimad Bhagavatam ---- 3:31:5 ---- significado).
A pureza da sucessão hereditária é chamada amogha-vīrya. A piedosa sucessão seminal nas famílias duas vezes nascidas dos brāhmaṇas e kṣatriyas especialmente, bem como nas famílias dos vaiśyas também, deve ser mantida muito pura pela observação dos processos purificatórios começando com garbhādhāna-saṁskāra, que é observado antes da concepção uma criança. A menos que esse processo purificatório seja rigorosamente observado, especialmente pelos brāhmaṇas, os descendentes da família tornam-se impuros e gradualmente as atividades pecaminosas tornam-se visíveis na família.
(Srimad Bhagavatam ---- 4:14:42 ---- significado).
Neste sentido, o segredo do sucesso depende da aceitação, por parte dos pais, dos vários métodos purificatórios conhecidos como saṁskāras. O primeiro saṁskāra, o garbhādhāna-saṁskāra, ou saṁskāra gerador de filhos, é obrigatório, especialmente para as castas superiores, os brāhmaṇas e os kṣatriyas. Como afirmado no Bhagavad-gītā, a vida sexual que não é contra os princípios religiosos é o próprio Kṛṣṇa, e de acordo com os princípios religiosos, quando alguém deseja gerar um filho, deve realizar o garbhādhāna-saṁskāra antes de fazer sexo. O estado mental do pai e da mãe antes do sexo certamente afetará a mentalidade da criança a ser gerada.
(Srimad Bhagavatam ---- 4:22:53 ---- significado).
Os filhos gerados sob as regras e regulamentos das escrituras geralmente tornam-se tão bons quanto o pai e a mãe, mas os filhos nascidos ilegitimamente tornam-se principalmente varṇa-saṅkara. A população varṇa-saṅkara é irresponsável com a família, a comunidade e até consigo mesma. Anteriormente, a população varṇa-saṅkara era controlada pela observação do método reformatório chamado garbhādhāna-saṁskāra, uma cerimônia religiosa de geração de filhos. Neste versículo descobrimos que embora o rei Purañjana tivesse gerado tantos filhos, eles não eram varṇa-saṅkara. Todos eles eram filhos bons e bem comportados e tinham boas qualidades como o pai e a mãe.
(Srimad Bhagavatam ---- 4:27:7 ---- significado).
A palavra śaukra janma significa "nascer por secreção seminal". Os animais também podem nascer desta forma. Contudo, um ser humano pode ser reformado a partir do śaukra janma, conforme recomendado na civilização védica. Antes do nascimento ocorrer, ou antes de pai e mãe se unirem, há uma cerimônia chamada garbhādhāna-saṁskāra, que deve ser adotada. Este garbhādhāna-saṁskāra é especialmente recomendado para castas superiores, especialmente a casta brāhmaṇa. É dito nos śāstras que se o garbhādhāna-saṁskāra não for praticado entre as castas superiores, toda a família se tornará śūdra. Também é afirmado que nesta era de Kali, todos são śūdra devido à ausência do garbhādhāna-saṁskāra. Este é o sistema Védico. De acordo com o sistema pāñcarātrika, entretanto, embora todos sejam śūdra devido à ausência do garbhādhāna-saṁskāra, se uma pessoa tiver apenas uma pequena tendência para se tornar consciente de Kṛṣṇa, ela deve ter a chance de se elevar à plataforma transcendental do serviço devocional. Nosso movimento para a consciência de Kṛṣṇa adota este pāñcarātrika-vidhi, conforme aconselhado por Śrīla Sanātana Gosvāmī.
(Srimad Bhagavatam ---- 4:31:10 ---- significado).
De acordo com o sistema védico, portanto, antes de uma criança ser concebida, o garbhādhāna-saṁskāra é realizado. Esta cerimônia molda a mentalidade do pai de tal forma que quando ele planta sua semente no ventre de sua esposa, ele gerará um filho cuja mente estará completamente saturada com uma atitude devocional. No momento, porém, não existem tais garbhādhāna-saṁskāras e, portanto, as pessoas geralmente têm uma atitude luxuriosa quando geram filhos. Especialmente nesta era de Kali, não há cerimônias garbhādhāna; todo mundo gosta de sexo com sua esposa como um gato ou um cachorro.
(Srimad Bhagavatam ---- 5:2:2 ---- significado).
O sistema varṇāśrama delineia as divisões de brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya e śūdra. Também apresenta o sistema de saṁskāras. O garbhādhāna-saṁskāra, a cerimônia para gerar um filho, deve ser observada pela camada superior das pessoas, ou seja, os dvijas. Aquele que segue o sistema garbhādhāna saṁskāra nasce duas vezes, mas aqueles que não o fazem, que se desviam dos princípios do varṇāśrama-dharma, são chamados dvija-bandhus.
(Srimad Bhagavatam----7:11--resumo).
É permitido ao gṛhastha praticar vida sexual durante o período favorável à procriação e de acordo com a ordem do mestre espiritual. Se as ordens do mestre espiritual permitirem que um gṛhastha se envolva na vida sexual em um determinado momento, então o gṛhastha poderá fazê-lo; caso contrário, se o mestre espiritual ordenar contra isso, o gṛhastha deverá se abster. O gṛhastha deve obter permissão do mestre espiritual para observar a cerimônia ritualística de garbhādhāna-saṁskāra. Então ele pode aproximar-se da sua esposa para gerar filhos, caso contrário não.
(Srimad Bhagavatam ---- 7:12:11 ---- significado).
De acordo com os princípios védicos, antes de criar uma progênie deve-se controlar totalmente os sentidos. Esse controle ocorre através do garbhādhāna-saṁskāra. Na Índia há uma grande agitação a favor do controlo da natalidade através de vários meios mecânicos, mas o nascimento não pode ser controlado mecanicamente. Como afirmado no Bhagavad-gītā (13.9), janma-mṛtyu jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam: nascimento, morte, velhice e doença são certamente as angústias primárias do mundo material. As pessoas tentam controlar a natalidade, mas não conseguem controlar a morte; e se não podemos controlar a morte, também não podemos controlar o nascimento. Por outras palavras, controlar artificialmente o nascimento não é mais viável do que controlar artificialmente a morte.
(Srimad Bhagavatam ---- 10:3:33 ---- significado).
Como afirmado no Bhagavad-gītā (7.11), dharmāviruddho bhūteṣu kāmo'smi: o sexo que não é contrário aos princípios religiosos é uma representação do Senhor Supremo. As pessoas devem ser educadas sobre como dar à luz bons filhos através dos saṁskāras, começando com o garbhādhāna-saṁskāra; o nascimento não deve ser controlado por meios artificiais, pois isso levará a uma civilização de animais. Se alguém segue os princípios religiosos, ele automaticamente pratica o controle da natalidade, porque se alguém é educado espiritualmente, sabe que os efeitos posteriores do sexo são vários tipos de miséria (bahu-duḥkha-bhāja). Quem é espiritualmente avançado não se entrega ao sexo descontrolado.
(Srimad Bhagavatam ---- 10:3:33 ---- significado).
Mesmo antes de a criança nascer, quando a mãe está grávida, são realizadas muitas cerimônias ritualísticas recomendadas. Por exemplo, quando a criança está no útero há três meses e há sete meses, há uma cerimônia que a mãe observa comendo com os filhos vizinhos. Esta cerimônia é chamada svāda-bhakṣaṇa. Da mesma forma, antes do nascimento da criança ocorre a cerimônia garbhādhāna. Na civilização védica, o parto ou a gravidez nunca são considerados um fardo; antes, é motivo de júbilo. Em contraste, as pessoas na civilização moderna não gostam de gravidez ou parto e, quando há um filho, às vezes matam-no.
(Srimad Bhagavatam ---- 10:7:4 ---- significado).
Ninguém pode ser classificado como membro de uma casta específica, especialmente de uma casta superior — brāhmaṇa, kṣatriya ou vaiśya — simplesmente por direito de nascença. Se alguém não for purificado pelo processo da cerimônia de dar a semente, ou garbhādhāna-saṁskāra, ele será imediatamente classificado entre os śūdras porque apenas os śūdras não passam por esse processo purificatório. A vida sexual sem o processo purificatório da consciência de Kṛṣṇa é meramente o processo de dar sementes dos śūdras ou dos animais. A consciência de Kṛṣṇa é, portanto, o melhor processo de purificação. Através deste processo todos podem chegar à plataforma de um Vaiṣṇava, o que inclui ter todas as qualificações de um brāhmaṇa.
(Livro de Krishna).
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