quarta-feira, 10 de junho de 2009

Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório I,2,3,4 e5

gilesons


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório II


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório III


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório IV


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório V


Fonte desttes vídeos: http://www.youtube.com/user/gilesons

Obrigado pro sua visita, volte sempre.

Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório I,2,3,4 e5

gilesons


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório II


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório III


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório IV


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório V


Fonte desttes vídeos: http://www.youtube.com/user/gilesons

Obrigado pro sua visita, volte sempre.

Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório I,2,3,4 e5

gilesons


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório II


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório III


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório IV


gilesons
Telecurso TEC - Módulo I - Introdutório V


Fonte desttes vídeos: http://www.youtube.com/user/gilesons

Obrigado pro sua visita, volte sempre.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

domingo, 7 de junho de 2009

Só românticas. minhas seleções



 C & C Music Factory - Take a Toke




 Barkeys - Antecipation




 Con Funk Shun - I'm Leaving Baby




 The Floaters - Float On




 Earth, Wind & Fire - Devotion






Obrigado pela visita, volte sempre.



pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Só românticas. minhas seleções



 C & C Music Factory - Take a Toke




 Barkeys - Antecipation




 Con Funk Shun - I'm Leaving Baby




 The Floaters - Float On




 Earth, Wind & Fire - Devotion






Obrigado pela visita, volte sempre.



pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Só românticas. minhas seleções



 C & C Music Factory - Take a Toke




 Barkeys - Antecipation




 Con Funk Shun - I'm Leaving Baby




 The Floaters - Float On




 Earth, Wind & Fire - Devotion






Obrigado pela visita, volte sempre.



pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Entenda o que é a Internet 2.0

Entenda o que é a Internet 2.0

Entenda o que é a Internet 2.0

. Organização da Empresa



INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE



Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

Capítulo 4. Organização da Empresa

Existem alguns fatores chaves quando é levada em consideração a organização de uma empresa, são eles: cultura, estratégia, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal (clientes internos) e a própria gestão. Sendo a cultura um processo dinâmico de toda a estrutura organizacional e um elemento que influencia todos os outros elementos da organização, torna-se, assim, necessário um esclarecimento sobre essa dimensão, uma vez que abordá-la implica termos uma idéia do conjunto que compõe a organização como um todo.

Segue algumas definições de cultura organizacional e a sua importância quando da definição da estratégia empresarial.

De acordo com Sérgio Alves[1], a cultura empresarial pode ser expressa da seguinte forma:

Um conjunto complexo de crenças, valores, pressupostos, símbolos, artefatos, conhecimentos e normas, freqüentemente personificado em heróis, que é definido na empresa pelos sistemas de comunicação e pela utilização de mitos, estórias, rituais, além de processos de endoculturação.

Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização.[2]

Considerando a cultura organizacional de um ponto de vista antropológico, Maria das Graças de Pinho Tavares apresenta a seguinte definição:

Um conjunto de soluções observáveis, discerníveis e identificáveis, relativas à sobrevivência, manutenção e crescimento de um grupo humano delimitado, que denominamos empresa. Esse conjunto de soluções é um aglomerado de aspectos ideacionais, comportamentais e materiais. [3]

A supracitada autora mostra que essas soluções firmam-se através de ações coletivas fundamentalmente organizadas, nas quais a partir de experimentações e avaliações, obtêm-se respostas sobre a sobrevivência, permanência ou crescimento do negócio. Dentro dessa abordagem, a autora em pauta dá o enfoque de cultura organizacional dentro do esquema representado pela figura 1.

Cultura Organizacional

Conjunto de Soluções que o Grupo.

Figura 1 – Conceito de Cultura Organizacional de um ponto de vista antropológico.

Fonte: Tavares (1993: p. 68).

Finalmente, convém tecer algumas considerações sobre cultura organizacional na visão de Edgar Shein, sendo, pois, um dos autores que têm tratado da cultura organizacional de forma bastante aprofundada. Segundo esse autor a cultura pode ser vista através de três níveis que interagem entre si, quais sejam: artefatos e criações, valores e presunções básicas. A figura 2, a seguir, dá uma visão melhor de como esses elementos interagem.

O nível 1, sendo o mais visível, é constituído pelo conjunto dos elementos que podem ser visualizados através dos sentidos. Inclui o espaço físico, tecnologia, linguagem, produções artísticas, dentre outros; o nível 2 forma-se através dos valores que cada membro da organização tem como certo e através do qual baseia-se para atuar dentro da organização; o nível 3 compõe-se de pressupostos básicos tidos como certos, dessa forma incontestáveis, ou seja, a visão que a empresa tem de si mesma é internalizada por todos os membros da organização sem qualquer contestação[4].

Do exposto até agora, percebe-se que existe uma grande variedade de elementos que integram a cultura de uma empresa. Entretanto, sob um ponto de vista prático, esses elementos podem formar três grandes grupos: valores, comportamentos e símbolos, sobre os quais serão tecidas algumas considerações a seguir.

Valores - Conceito abstrato. Está muito ligado à personalidade de cada pessoa. Os valores na organização estão relacionados à própria história da empresa e ao perfil dos seus dirigentes. Elementos poderosos na cultura organizacional, os valores permeiam toda a organização e são bastante considerados quando da tomada de decisão. Têm uma força tão grande que é impossível opor-se aos mesmos sem risco de ser penalizado[5].

Comportamentos - Fazem parte dos comportamentos: os hábitos e costumes que se criam dentro da organização; as normas de conduta relacionadas com a gestão da empresa, principalmente, as atitudes que são adotadas pelos dirigentes no seu relacionamento com os níveis hierárquicos inferiores[6].

Símbolos - São os elementos físicos ou atividades que a organização utiliza, para mostrar a importância que ela atribui a determinados valores. São eles: ritos, heróis, crachás, dentre outros[7].

Enfim, os comportamentos se estruturam em função dos valores e os símbolos são as expressões dos próprios valores. Portanto, a cultura de uma empresa representa o conjunto de valores, comportamentos e símbolos que caracterizam as atuações de decisões das pessoas em todos os níveis. Daí a sua importância na formulação das estratégias da empresa.


[1] Revigorando a Cultura da Empresa: uma abordagem cultural da mudança nas organizações, na era da globalização, p. 10

[2] Stoner & Freeman, Administração, p.165

[3] Cultura Organizacionl: uma abordagem antropológica da mudança, p. 67

[4] Edgar Shein, p. 04 e segs.

[5] Ibidem.

[6] Ibidem.

[7] Ibidem.

Fonte:http://www.eumed.net/libros/2006a/mfnb/1l.htm

. Organização da Empresa



INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE



Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

Capítulo 4. Organização da Empresa

Existem alguns fatores chaves quando é levada em consideração a organização de uma empresa, são eles: cultura, estratégia, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal (clientes internos) e a própria gestão. Sendo a cultura um processo dinâmico de toda a estrutura organizacional e um elemento que influencia todos os outros elementos da organização, torna-se, assim, necessário um esclarecimento sobre essa dimensão, uma vez que abordá-la implica termos uma idéia do conjunto que compõe a organização como um todo.

Segue algumas definições de cultura organizacional e a sua importância quando da definição da estratégia empresarial.

De acordo com Sérgio Alves[1], a cultura empresarial pode ser expressa da seguinte forma:

Um conjunto complexo de crenças, valores, pressupostos, símbolos, artefatos, conhecimentos e normas, freqüentemente personificado em heróis, que é definido na empresa pelos sistemas de comunicação e pela utilização de mitos, estórias, rituais, além de processos de endoculturação.

Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização.[2]

Considerando a cultura organizacional de um ponto de vista antropológico, Maria das Graças de Pinho Tavares apresenta a seguinte definição:

Um conjunto de soluções observáveis, discerníveis e identificáveis, relativas à sobrevivência, manutenção e crescimento de um grupo humano delimitado, que denominamos empresa. Esse conjunto de soluções é um aglomerado de aspectos ideacionais, comportamentais e materiais. [3]

A supracitada autora mostra que essas soluções firmam-se através de ações coletivas fundamentalmente organizadas, nas quais a partir de experimentações e avaliações, obtêm-se respostas sobre a sobrevivência, permanência ou crescimento do negócio. Dentro dessa abordagem, a autora em pauta dá o enfoque de cultura organizacional dentro do esquema representado pela figura 1.

Cultura Organizacional

Conjunto de Soluções que o Grupo.

Figura 1 – Conceito de Cultura Organizacional de um ponto de vista antropológico.

Fonte: Tavares (1993: p. 68).

Finalmente, convém tecer algumas considerações sobre cultura organizacional na visão de Edgar Shein, sendo, pois, um dos autores que têm tratado da cultura organizacional de forma bastante aprofundada. Segundo esse autor a cultura pode ser vista através de três níveis que interagem entre si, quais sejam: artefatos e criações, valores e presunções básicas. A figura 2, a seguir, dá uma visão melhor de como esses elementos interagem.

O nível 1, sendo o mais visível, é constituído pelo conjunto dos elementos que podem ser visualizados através dos sentidos. Inclui o espaço físico, tecnologia, linguagem, produções artísticas, dentre outros; o nível 2 forma-se através dos valores que cada membro da organização tem como certo e através do qual baseia-se para atuar dentro da organização; o nível 3 compõe-se de pressupostos básicos tidos como certos, dessa forma incontestáveis, ou seja, a visão que a empresa tem de si mesma é internalizada por todos os membros da organização sem qualquer contestação[4].

Do exposto até agora, percebe-se que existe uma grande variedade de elementos que integram a cultura de uma empresa. Entretanto, sob um ponto de vista prático, esses elementos podem formar três grandes grupos: valores, comportamentos e símbolos, sobre os quais serão tecidas algumas considerações a seguir.

Valores - Conceito abstrato. Está muito ligado à personalidade de cada pessoa. Os valores na organização estão relacionados à própria história da empresa e ao perfil dos seus dirigentes. Elementos poderosos na cultura organizacional, os valores permeiam toda a organização e são bastante considerados quando da tomada de decisão. Têm uma força tão grande que é impossível opor-se aos mesmos sem risco de ser penalizado[5].

Comportamentos - Fazem parte dos comportamentos: os hábitos e costumes que se criam dentro da organização; as normas de conduta relacionadas com a gestão da empresa, principalmente, as atitudes que são adotadas pelos dirigentes no seu relacionamento com os níveis hierárquicos inferiores[6].

Símbolos - São os elementos físicos ou atividades que a organização utiliza, para mostrar a importância que ela atribui a determinados valores. São eles: ritos, heróis, crachás, dentre outros[7].

Enfim, os comportamentos se estruturam em função dos valores e os símbolos são as expressões dos próprios valores. Portanto, a cultura de uma empresa representa o conjunto de valores, comportamentos e símbolos que caracterizam as atuações de decisões das pessoas em todos os níveis. Daí a sua importância na formulação das estratégias da empresa.


[1] Revigorando a Cultura da Empresa: uma abordagem cultural da mudança nas organizações, na era da globalização, p. 10

[2] Stoner & Freeman, Administração, p.165

[3] Cultura Organizacionl: uma abordagem antropológica da mudança, p. 67

[4] Edgar Shein, p. 04 e segs.

[5] Ibidem.

[6] Ibidem.

[7] Ibidem.

Fonte:http://www.eumed.net/libros/2006a/mfnb/1l.htm

. Organização da Empresa



INTRODUÇÃO AO MARKETING PARA EMPRESA DE PEQUENO PORTE



Maria de Fátima Nóbrega Barbosa

Capítulo 4. Organização da Empresa

Existem alguns fatores chaves quando é levada em consideração a organização de uma empresa, são eles: cultura, estratégia, recursos e habilidades, estrutura, sistema, pessoal (clientes internos) e a própria gestão. Sendo a cultura um processo dinâmico de toda a estrutura organizacional e um elemento que influencia todos os outros elementos da organização, torna-se, assim, necessário um esclarecimento sobre essa dimensão, uma vez que abordá-la implica termos uma idéia do conjunto que compõe a organização como um todo.

Segue algumas definições de cultura organizacional e a sua importância quando da definição da estratégia empresarial.

De acordo com Sérgio Alves[1], a cultura empresarial pode ser expressa da seguinte forma:

Um conjunto complexo de crenças, valores, pressupostos, símbolos, artefatos, conhecimentos e normas, freqüentemente personificado em heróis, que é definido na empresa pelos sistemas de comunicação e pela utilização de mitos, estórias, rituais, além de processos de endoculturação.

Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização.[2]

Considerando a cultura organizacional de um ponto de vista antropológico, Maria das Graças de Pinho Tavares apresenta a seguinte definição:

Um conjunto de soluções observáveis, discerníveis e identificáveis, relativas à sobrevivência, manutenção e crescimento de um grupo humano delimitado, que denominamos empresa. Esse conjunto de soluções é um aglomerado de aspectos ideacionais, comportamentais e materiais. [3]

A supracitada autora mostra que essas soluções firmam-se através de ações coletivas fundamentalmente organizadas, nas quais a partir de experimentações e avaliações, obtêm-se respostas sobre a sobrevivência, permanência ou crescimento do negócio. Dentro dessa abordagem, a autora em pauta dá o enfoque de cultura organizacional dentro do esquema representado pela figura 1.

Cultura Organizacional

Conjunto de Soluções que o Grupo.

Figura 1 – Conceito de Cultura Organizacional de um ponto de vista antropológico.

Fonte: Tavares (1993: p. 68).

Finalmente, convém tecer algumas considerações sobre cultura organizacional na visão de Edgar Shein, sendo, pois, um dos autores que têm tratado da cultura organizacional de forma bastante aprofundada. Segundo esse autor a cultura pode ser vista através de três níveis que interagem entre si, quais sejam: artefatos e criações, valores e presunções básicas. A figura 2, a seguir, dá uma visão melhor de como esses elementos interagem.

O nível 1, sendo o mais visível, é constituído pelo conjunto dos elementos que podem ser visualizados através dos sentidos. Inclui o espaço físico, tecnologia, linguagem, produções artísticas, dentre outros; o nível 2 forma-se através dos valores que cada membro da organização tem como certo e através do qual baseia-se para atuar dentro da organização; o nível 3 compõe-se de pressupostos básicos tidos como certos, dessa forma incontestáveis, ou seja, a visão que a empresa tem de si mesma é internalizada por todos os membros da organização sem qualquer contestação[4].

Do exposto até agora, percebe-se que existe uma grande variedade de elementos que integram a cultura de uma empresa. Entretanto, sob um ponto de vista prático, esses elementos podem formar três grandes grupos: valores, comportamentos e símbolos, sobre os quais serão tecidas algumas considerações a seguir.

Valores - Conceito abstrato. Está muito ligado à personalidade de cada pessoa. Os valores na organização estão relacionados à própria história da empresa e ao perfil dos seus dirigentes. Elementos poderosos na cultura organizacional, os valores permeiam toda a organização e são bastante considerados quando da tomada de decisão. Têm uma força tão grande que é impossível opor-se aos mesmos sem risco de ser penalizado[5].

Comportamentos - Fazem parte dos comportamentos: os hábitos e costumes que se criam dentro da organização; as normas de conduta relacionadas com a gestão da empresa, principalmente, as atitudes que são adotadas pelos dirigentes no seu relacionamento com os níveis hierárquicos inferiores[6].

Símbolos - São os elementos físicos ou atividades que a organização utiliza, para mostrar a importância que ela atribui a determinados valores. São eles: ritos, heróis, crachás, dentre outros[7].

Enfim, os comportamentos se estruturam em função dos valores e os símbolos são as expressões dos próprios valores. Portanto, a cultura de uma empresa representa o conjunto de valores, comportamentos e símbolos que caracterizam as atuações de decisões das pessoas em todos os níveis. Daí a sua importância na formulação das estratégias da empresa.


[1] Revigorando a Cultura da Empresa: uma abordagem cultural da mudança nas organizações, na era da globalização, p. 10

[2] Stoner & Freeman, Administração, p.165

[3] Cultura Organizacionl: uma abordagem antropológica da mudança, p. 67

[4] Edgar Shein, p. 04 e segs.

[5] Ibidem.

[6] Ibidem.

[7] Ibidem.

Fonte:http://www.eumed.net/libros/2006a/mfnb/1l.htm

Mercado

Mercado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um mercado de rua, como este no Funchal, é o exemplo clássico do local de venda de bens por unidade monetária.

Nota: Para outros significados de Mercado, ver Mercado (desambiguação).


Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.

Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Classificação dos Mercados

Existem dois tipos de mercado:

Mercado de Concorrência Perfeita

É caracterizado pela existência de um grande número de pequenos compradores e vendedores; o produto transacionado é homogêneo; há livre entrada de empresas no mercado; perfeita transparência para os vendedores e para os compradores de tudo que ocorre no mercado; perfeita mobilidade dos insumos produtivos.

Demais Estruturas de Mercado

Mercadoria

Karl Marx em "O capital" coloca a mercadoria, em primeiro lugar, como algo que satisfaz nossas necessidades e, em segundo lugar, como uma coisa que pode ser trocada por outra.

Ver também

Mercado

Mercado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um mercado de rua, como este no Funchal, é o exemplo clássico do local de venda de bens por unidade monetária.

Nota: Para outros significados de Mercado, ver Mercado (desambiguação).


Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.

Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Classificação dos Mercados

Existem dois tipos de mercado:

Mercado de Concorrência Perfeita

É caracterizado pela existência de um grande número de pequenos compradores e vendedores; o produto transacionado é homogêneo; há livre entrada de empresas no mercado; perfeita transparência para os vendedores e para os compradores de tudo que ocorre no mercado; perfeita mobilidade dos insumos produtivos.

Demais Estruturas de Mercado

Mercadoria

Karl Marx em "O capital" coloca a mercadoria, em primeiro lugar, como algo que satisfaz nossas necessidades e, em segundo lugar, como uma coisa que pode ser trocada por outra.

Ver também

Putin, Olavo e o “Império do Fim” por Daniel Lopez

Ouça este conteúdo Temos a tendência de acreditar que a guerra é sempre algo a ser evitado. Mas, e se existisse um grupo que conquistasse fo...