quinta-feira, 23 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS:




















GRIPE SUÍNA

PERGUNTAS E RESPOSTAS:


PERGUNTA

RESPOSTA

1.-

Quanto tempo dura vivo o vírus em maçaneta ou superfície lisa?

Até 10 horas.

2. -

Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

Torna o vírus inativo e o mata.

3.-

Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

4.-

É fácil contagiar-se em aviões?

Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-

Como posso evitar contágio?

Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-

Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-

Quando se deve começar a tomar o remédio?

Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8.-

De que forma o vírus entra no corpo?

Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-

O vírus é mortal?

Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-

Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-

A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

Não, porque contém químicos e está clorada

12.-

O que faz o vírus quando provoca a morte?

Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13.-

Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14.-

Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-

Onde encontra-se o vírus no ambiente?

Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

17.-

O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-

Qual é a população este vírus mais ataca?

De 20 a 50 anos de idade.

19.-

É útil a máscara para cobrir a boca?

Existem algumas de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

20.-

Posso fazer exercício ao ar livre?

Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

21.-

Serve p/algo tomar Vitamina C?

Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

22.-

Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

23.-

O virus se move?

Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

24.-

Mascotes contagiam o vírus?

Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

25.-

Posso me contagiar em velórios de pessoas contagiadas pelo vírus?

Não.

26.-

Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contágio e com estrito controle médico.

27.-

O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagiar?

Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

28.-

Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?

Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

29.-

Serve para algo tomar antiviraies antes dos síntomas?

Não serve para nada.

30.-

Pessoas c/AIDS, diabetes, câncer etc. podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se se contagiarem?

SIM.

31.-

Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?

NAO.

32.-

O que mata o vírus?

O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, sabão, antivirais, álcool em gel.

33.-

O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?

O isolamento.

34.-

O álcool em gel é efetivo?

SIM, muito efetivo.

35.-

Se estou vacinado contra a influenza sazonal sou inócuo a este vírus?

Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

36.-

Este vírus está sob controle?

Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

37.-

O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

38.-

Aquele que se infectou deste vírus e se curou fica imune?

SIM.

39.-

As crianças com tosse e gripe têm influenza?

É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

40.-

Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?

Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

41.-

Posso me contagiar ao ar livre?

Se há pessoas infectadas e que tussam ou espirrem perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-

Pode-se comer carne de porco?

SIM pode, não há nenhum risco de contágio.

43.-

Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

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quarta-feira, 22 de julho de 2009

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: ATIVIDADES QUE ATRAEM, EMPOLGAM E ENVOLVEM O ALUNO NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: ATIVIDADES QUE ATRAEM, EMPOLGAM E ENVOLVEM O ALUNO NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Francisca Francineide Cândido

Engenheira Agrônoma e Psicopedagoga

Numa sessão de supervisão do estágio institucional do Curso de Especialização em Psicopedagogia (UVA, 2002) elaboramos uma Proposta de Atividades (1) que promovem a cooperação em grupo, estimulam a reflexão e facilitam a apresentação de idéias para a solução dos problemas apresentados.

Quatro anos depois, revendo esta construção, resovi socializá-la, como subsídio à práxis psico/pedagógica na instituição de ensino, embora reconheça que são inúmeros os recursos e estratégias pedagógicas que o professor dispõe para usar competentemente, além da aula expositiva, com o objetivo de empolgar e envolver o aluno no seu processo de aprendizagem significativa. São atividades que integram a referida Proposta:

  1. Diagnóstico institucional participativo;
  2. Projeto de educação ambiental: minha escola, minha rua, meu bairro, ... ;
  3. Feira cultural/científica e Gincana cultural;
  4. Reflexão temática: Ética, cidadania, educação sexual, o papel da escola no diálogo com a família, Identidade filosófica da escola, práticas pedagógicas diante de novas formas de aprender, resgatando a família no papel educacional;
  5. Concurso literário/produção literária em grupo;
  6. Jogos e brincadeiras intra e interclasses;
  7. Jornal/produção coletiva de comunicação no ambiente institucional;
  8. Descobrindo talentos ( múltiplas inteligências);
  9. O lúdico e as oficinas pedagógicas;
  10. Projeto de coleta seletiva do lixo;
  11. Oficinas/grupos de auto-conhecimento: trabalhando novas formas de aprender;
  12. Reintegração do aluno no processo ensino-aprendizagem;
  13. Análise de conteúdo e reconstrução conceitual;
  14. Resgatando histórias/estórias: heróis, mitos, fantasias, medos, valores, crenças;
  15. O teatro na escola. O cinema na escola. A poesia na escola;
  16. Datas comemorativas - reflexão e resgate: a história do Brasil, do Estado e do Município, os índios brasileiros.

Com o propósito de facilitar a aquisição e a incorporação do conhecimento por parte do aluno, de promover a prevenção do fracasso na aprendizagem e a melhoria da qualidade do desempenho escolar, dentro do espaço institucional, esta lista de atividades deve ser ampliada com outras sugestões e estratégias pedagógicas de ensino. Vale a pena tentar num esforço coletivo.

Nesta dimensão, Celso Antunes ( 2005), destaca que “um Jogo de Palavras, um Painel Integrado, um Arquipélago, Cochicho, Projeto de Pesquisa, Círculo de Debates, Jogo do Telefone, são ferramentas admiráveis para um aprender consciente, um crescer significativo”. O mesmo autor ressalta: “é importante que o professor conheça outras estratégias de ensino e saiba alterná-las com a aula expositiva, certamente não menos eficiente”, para despertar interesse no aluno; motivação e envolvimento mais significativo com o sua aprendizagem. Além disto, uma educação integradora e libertadora é essencial

para o despertar das relações interpessoais, algo muito significativo na construção afetiva das relações vinculares e da cidadania.

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( 1) Maria Aldenora Martins Leite e Francisca Francineide Cândido.


Fonte: http://www.4shared.com/file/27689118/5b5b8f94/2PSICOPEDAGOGIA_INSTITUCIONAL__Atividades_que_atraem__empolgam_o_aluno.html?s=1

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