CapitainFunk
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segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Donald D - The Groove (Grandmaster Flash - D.J. Hollywood)
Ya Mama, Wuf Ticket
Aretha Franklin- Love All The Hurt Away
Sharon Bryant - Falling 1989
From Sharon's Solo Album Here I Am 1989
Biography by Ron Wynn
New York vocalist Sharon Bryant joined Atlantic Starr in the late '70s, and her declarative, sensual voice helped make them a major act after they signed with A&M in 1979. She was featured on such hits as "When Love Calls" and "Circles," both of which were Top Ten R&B singles. Bryant departed the group in 1984, and married Rick Gallaway, a former Change member. She did some session work before cutting her own LP for Wing in 1989, Here I Am. It didn't generate much action, though the single "Foolish Heart" was well received.
Biography by Ron Wynn
New York vocalist Sharon Bryant joined Atlantic Starr in the late '70s, and her declarative, sensual voice helped make them a major act after they signed with A&M in 1979. She was featured on such hits as "When Love Calls" and "Circles," both of which were Top Ten R&B singles. Bryant departed the group in 1984, and married Rick Gallaway, a former Change member. She did some session work before cutting her own LP for Wing in 1989, Here I Am. It didn't generate much action, though the single "Foolish Heart" was well received.
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WEEKEND GIRL (Original Full-Length Album Version) - SOS Band
Introdução à Psicologia - video aula Lição 02 em 3 partes
Introdução à Psicologia - Lição 02 - Parte 01. Fonte: "Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia" - Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teiceira. Editora Saraiva.
Introdução à Psicologia - Lição 02 - Parte 02. Fonte: PSICOLOGIAS, uma introdução ao estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.
Introdução à Psicologia - Lição 02, parte 03. Fonte: Psicologias, uma introdução ao Estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.
fonte http://www.youtube.com/user/Estudospsi2009#g/u;
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Meditação
Meditação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.
Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.
Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.
À altura do ventre, pouse sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.
Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.Esta prática é dos melhores remédios para aliviar o stress.
Uma das escolas em que ela evoluiu independentemente foi o Sufismo.
Nas filosofias religiosas do oriente, como, Bramanismo, Budismo e suas variações como o Budismo TibetanoZen, Tantra e Jainismo, bem como nas artes marciais como I-Chuan e Tai Chi Chuan, a meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o vazio interior. e
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Etimologia
A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração), no chinês dhyana torna-se Ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen em japonês, em páli é Jhana.Definição
A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:- um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
- prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
- uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
- análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)
Prática
É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.
Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.
Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.
À altura do ventre, pouse sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.
Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.Esta prática é dos melhores remédios para aliviar o stress.
Duração
Vinte a trinta minutos é provavelmente a duração típica de uma sessão de meditação. Praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolongam com o tempo.Objetivos
Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.Variantes
Existem métodos que vem conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida o zhan zhuang, devido a sua simplicidade e eficiência é muito praticada na China e Europa. É facilmente executada por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.Contexto
A divulgação das práticas de meditação no mundo contemporâneo recebeu uma grande contribuição das técnicas milenares preservadas pelas diversas culturas tradicionais do oriente.Uma das escolas em que ela evoluiu independentemente foi o Sufismo.
Nas filosofias religiosas do oriente, como, Bramanismo, Budismo e suas variações como o Budismo TibetanoZen, Tantra e Jainismo, bem como nas artes marciais como I-Chuan e Tai Chi Chuan, a meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o vazio interior. e
Ver também
- Meditação budista
- Meditação cristã
- Meditação de Transmissão
- Meditação Transcendental
- Banco de Meditação
- Brahma
- Budismo
- Eustachius a Sancto Paulo
- Gomden
- I-Chuan
- Yoga
- Osho
- Qigong
- René Descartes
- Rosa Cruz
- Sahaja Yoga
- Samadhi
- Santo Inácio de Loyola
- Shri Mataji Nirmala Devi
- Tai Chi Chuan
- Vidya Yoga
- Vipassana
- Zabuton
- Zafu
- Zazen
- Zen
- Zhan Zhuang
Ligações externas
Bibliografia
- American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edition. Washington, D.C.: American Psychiatric Association.
- Austin, James H. (1999) Zen and the Brain: Toward an Understanding of Meditation and Consciousness, Cambridge: MIT Press, 1999, ISBN 0-262-51109-6
- Azeemi, Khwaja Shamsuddin (2005) Muraqaba: The Art and Science of Sufi Meditation. Houston: Plato, 2005, ISBN 0-9758875-4-8
- Carlson LE, Ursuliak Z, Goodey E, Angen M, Speca M. (2001) The effects of a mindfulness meditation-based stress reduction program on mood and symptoms of stress in cancer outpatients: 6-month follow-up. Support Care Cancer. 2001 Mar;9(2):112-23.PubMed abstract PMID 11305069
- Craven JL. (1989) Meditation and psychotherapy. Canadian Journal of Psychiatry. Oct;34(7):648-53. PubMed abstract PMID 2680046
- Davidson RJ, Kabat-Zinn J, Schumacher J, Rosenkranz M, Muller D, Santorelli SF, Urbanowski F, Harrington A, Bonus K, Sheridan JF. (2003) Alterations in brain and immune function produced by mindfulness meditation. Psychosomatic Medicine 2003 Jul-Aug;65(4):564-70. PubMed abstract PMID 12883106
- Bennett-Goleman, T. (2001) Emotional Alchemy: How the Mind Can Heal the Heart, Harmony Books, ISBN 0-609-60752-9
- Hayes SC, Strosahl KD, Wilson KG. (1999) Acceptance and Commitment Therapy. New York: Guilford Press.
- Kabat-Zinn J, Lipworth L, Burney R. (1985) The clinical use of mindfulness meditation for the self-regulation of chronic pain. Journ. Behav. Medicine. Jun;8(2):163-90. PubMed abstract PMID 3897551
- Kutz I, Borysenko JZ, Benson H. (1985) Meditation and psychotherapy: a rationale for the integration of dynamic psychotherapy, the relaxation response, and mindfulness meditation. American Journal of Psychiatry, Jan;142(1):1-8. PubMed abstract PMID 3881049
- Lazar, Sara W.; Bush, George; Gollub, Randy L.; Fricchione, Gregory L.; Khalsa, Gurucharan; Benson, Herbert (2000) Functional brain mapping of the relaxation response and meditation [Autonomic Nervous System] NeuroReport: Volume 11(7) 15 de Maio 2000 p 1581–1585 PubMed abstract PMID 10841380
- Perez-De-Albeniz, Alberto & Holmes, Jeremy (2000) Meditation: Concepts, Effects And Uses In Therapy. International Journal of Psychotherapy, March 2000, Vol. 5 Issue 1, p49, 10p
- Shalif, I. et al. (1985) Focusing on the Emotions of Daily Life (Tel-Aviv: Etext Archives, 1990)
- Shapiro DH Jr. (1992) Adverse effects of meditation: a preliminary investigation of long-term meditators. Int. Journal of Psychosom. 39(1-4):62-7. PubMed Abstract PMID 1428622
- Venkatesh S, Raju TR, Shivani Y, Tompkins G, Meti BL. (1997) A study of structure of phenomenology of consciousness in meditative and non-meditative states. Indian J Physiol Pharmacol. 1997 Apr;41(2): 149–53. PubMed Abstract PMID 9142560
- Osho (2006) Mente Tranqüila CELEBRIS, ISBN 85-89219-64-X
- Osho (2006) Meditações para o Dia VERUS EDITORA LTDA, ISBN 85-7686-006-6
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o"
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Pão Indiano Roti (Chapati) Indian Bread
domingo, 14 de novembro de 2010
CHAITANYA MAHAPRABHU - GLORIFICATION OF SRI GAURA HARI
(1)
nava gaura-varam nava-puspa-saram
nava-bhava-dharam nava-lasya-param
nava-hasya-karam nava-hema-varam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(2)
nava-prema-yutam nava-nita-sucam
nava-vesa-krtam nava-prema-rasam
navadha vilasat subha-prema-mayam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(3)
hari-bhakti-param hari-nama-dharam
kara-japya-karam hari-nama-param
nayane satatam pranayasru-dharam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(4)
satatam janata-bhava-tapa-haram
paramartha-parayana-loka-gatim
nava-leha-karam jagat-tapa-haram
pranamami saci-suta-gaura-varam
(5)
nija-bhakti-karam priya-carutaram
nata-nartana-nagara-raja-kulam
kula-kamini-manasa-lasya-karam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(6)
karatala-valam kala-kantha-ravam
mrdu-vadya-suvinikaya madhuram
nija-bhakti-gunavrta-natya-karam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(7)
yuga-dharma-yutam punar nanda-sutam
dharani-sucitram bhava-bhavocitam
tanu-dhyana-citam nija-vasa-yutam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(8)
arunam nayanam caranam vasanam
vadane skhalitam svaka-nama-dharam
kurute su-rasam jagata jivanam
pranamami saci-suta-gaura-varam
TRANSLATION
1) His complexion is the hue of fresh cream tinged with kunkum. He is the ever-fresh Cupid who shoots arrows of newly blossoming flowers. He bears newer and newer moods of emotional ecstasies. He is fond of performing novel dances. He makes ever-new jokes that cause much laughter. His brilliant luster is like freshly cast gold.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
2) He is endowed with ever-fresh love of Godhead. His radiant luster is like the color of fresh butter. His fresh attire is arranged in ever-new fashions. He relishes ever-new mellows of love for Krsna. He shines in nine-fold new ways while executing the nine-fold processes of devotion. He is permeated with a most auspicious loving nature.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
3) He is absorbed in devotion to Sri Hari. He maintains the chanting of the names of Hari. While chanting He counts the holy names on the fingers of His hands. He is addicted to the name of Hari. He always has tears of love welling in His eyes.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
4) He is always removing the suffering of material existence for mankind. He is the goal of life for persons who are dedicated to their supreme interest. He inspires men to become like honeybees (eager for the honey of Krsna-prema). He removes the burning fever of the material world.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
5) He motivates pure devotion unto Himself. He is most attractive to His beloved servitors. By His dramatic dancing He exhibits the characteristics of the King of paramours. He causes the minds of beautiful young village women to dance.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
6) He plays karatals as His throat emits sweet melodious sounds and the vibrant notes of the vina are softly played. He thus inspires the devotees to perform dramatic dancing that is infused with aspects of His own devotional service.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
7) He is accompanied by the sankirtana movement, which is the religious practice for the age of Kali. He is the son of Nanda Maharaja come again. He is the extraordinarily brilliant ornament of the earth. His preaching mood is suitably adapted to the cycle of birth and death. His consciousness is fixed in meditation on His own form of Krsna. He is always accompanied by His transcendental abode.—I bow to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
8) His eyes, the soles of His feet, and His clothing are reddish like the color that heralds the rising sun. As He utters His own names, His voice falters. He awakens a sweet flavor to life throughout the universe.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
nava gaura-varam nava-puspa-saram
nava-bhava-dharam nava-lasya-param
nava-hasya-karam nava-hema-varam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(2)
nava-prema-yutam nava-nita-sucam
nava-vesa-krtam nava-prema-rasam
navadha vilasat subha-prema-mayam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(3)
hari-bhakti-param hari-nama-dharam
kara-japya-karam hari-nama-param
nayane satatam pranayasru-dharam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(4)
satatam janata-bhava-tapa-haram
paramartha-parayana-loka-gatim
nava-leha-karam jagat-tapa-haram
pranamami saci-suta-gaura-varam
(5)
nija-bhakti-karam priya-carutaram
nata-nartana-nagara-raja-kulam
kula-kamini-manasa-lasya-karam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(6)
karatala-valam kala-kantha-ravam
mrdu-vadya-suvinikaya madhuram
nija-bhakti-gunavrta-natya-karam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(7)
yuga-dharma-yutam punar nanda-sutam
dharani-sucitram bhava-bhavocitam
tanu-dhyana-citam nija-vasa-yutam
pranamami saci-suta-gaura-varam
(8)
arunam nayanam caranam vasanam
vadane skhalitam svaka-nama-dharam
kurute su-rasam jagata jivanam
pranamami saci-suta-gaura-varam
TRANSLATION
1) His complexion is the hue of fresh cream tinged with kunkum. He is the ever-fresh Cupid who shoots arrows of newly blossoming flowers. He bears newer and newer moods of emotional ecstasies. He is fond of performing novel dances. He makes ever-new jokes that cause much laughter. His brilliant luster is like freshly cast gold.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
2) He is endowed with ever-fresh love of Godhead. His radiant luster is like the color of fresh butter. His fresh attire is arranged in ever-new fashions. He relishes ever-new mellows of love for Krsna. He shines in nine-fold new ways while executing the nine-fold processes of devotion. He is permeated with a most auspicious loving nature.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
3) He is absorbed in devotion to Sri Hari. He maintains the chanting of the names of Hari. While chanting He counts the holy names on the fingers of His hands. He is addicted to the name of Hari. He always has tears of love welling in His eyes.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
4) He is always removing the suffering of material existence for mankind. He is the goal of life for persons who are dedicated to their supreme interest. He inspires men to become like honeybees (eager for the honey of Krsna-prema). He removes the burning fever of the material world.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
5) He motivates pure devotion unto Himself. He is most attractive to His beloved servitors. By His dramatic dancing He exhibits the characteristics of the King of paramours. He causes the minds of beautiful young village women to dance.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
6) He plays karatals as His throat emits sweet melodious sounds and the vibrant notes of the vina are softly played. He thus inspires the devotees to perform dramatic dancing that is infused with aspects of His own devotional service.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
7) He is accompanied by the sankirtana movement, which is the religious practice for the age of Kali. He is the son of Nanda Maharaja come again. He is the extraordinarily brilliant ornament of the earth. His preaching mood is suitably adapted to the cycle of birth and death. His consciousness is fixed in meditation on His own form of Krsna. He is always accompanied by His transcendental abode.—I bow to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
8) His eyes, the soles of His feet, and His clothing are reddish like the color that heralds the rising sun. As He utters His own names, His voice falters. He awakens a sweet flavor to life throughout the universe.—I bow down to Gaura, the beautiful son of Mother Saci.
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Damodar Astaka Music Video - Shabda Hari Das
http://www.illuminize.com Damodar Astaka, is a beautiful prayer that is sung everyday during the month of Karthika (Oct-Nov). It is accompanied by lighting and offering lamps to the Lord. These 8 verses describe the unique pastimes of Lord Damodara.
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KHODA NITAI
LORD NITYANANDA
Artwork courtesy of The Bhaktivedanta Book Trust International,Inc. http://www.krishna.com
MUSIC:BORO SUKHER KABOR BY AGNI DEVA DAS.
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Reciclagem de plástico como tema motivador para o ensino de química. E links de monografia
Reciclagem de plástico como tema motivador para o ensino de química
Márcia Christina Veiga Amorim, Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar e Claudia Gonçalves Cristino
Introdução
Há algum tempo as críticas existentes entre o ensino e o aprendizado das ciências vêm se tornando cada vez mais numerosas. Foi constatado que os estudantes brasileiros mostravam grande facilidade em expor princípios científicos, mas nenhuma capacidade de relacioná-los com eventos do cotidiano.1
A vivência do aluno e de seu cotidiano precisam ser levados em consideração no processo de aprender. Fazer educação através da química significa um continuado esforço em colocar a ciência a serviço do mundo, na multidisciplinaridade, no intercâmbio das ciências entre si. Os alunos devem aprender a se referir de maneira racional à natureza, à sociedade e à cultura. Assim, devem adquirir competência para se tornarem verdadeiros cidadãos.2
Diante disso, vem sendo desenvolvido no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, um projeto na área de ensino de Química Orgânica, com o objetivo de desenvolver técnicas ou novas metodologias relacionadas com o cotidiano para estimular o aprendizado desta disciplina.
Este projeto teve início com a realização de duas monografias do curso de Especialização em Ensino de Ciências, orientadas pelas professoras Márcia Christina Veiga Amorim e Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar. O texto a seguir é a cópia do trabalho apresentado na 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em maio de 1999 em Poços de Caldas, MG, referente a uma dessas monografias.
Reciclagem de plásticos como tema motivador para o ensino de química
O problema do lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente se enquadram como uma questão importante do cotidiano. A reciclagem de materiais surge como uma das principais maneiras de ajudar a solucionar este problema, pois cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reaproveitados.3
Os plásticos por serem leves, práticos, versáteis, resistentes, duráveis e relativamente baratos, são uma das expressões máxima da tecnologia do homem. Entretanto, sua baixa velocidade de degradação quando descartados, causa danos ao meio ambiente, poluindo os lençóis d'água e o solo.4
Várias instituições de ensino, principalmente fora do município do Rio de Janeiro, vêm desenvolvendo trabalhos sobre a preservação do meio ambiente, com boa repercussão na comunidade e com os alunos. Normalmente, o que é feito é a "coleta seletiva" de plásticos, papel, alumínio e vidro. Entretanto, para que o projeto de coleta seletiva seja eficiente, é necessário que se promova concomitantemente o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e à melhoria da qualidade ambiental.4
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo utilizar a "Reciclagem do plástico" para incentivar o ensino de Química Orgânica do ensino médio. Com este assunto, pretende-se não apenas melhorar o aprendizado de química, como formar cidadãos que possam aplicar esses conhecimentos no dia a dia tornando-se mais conscientes de seu importante papel para a preservação do meio ambiente.
Metodologia
Este trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, situada no Bairro da Penha, município do Rio de Janeiro. As turmas 1301 e 1302, cada uma com média de 55 alunos, foram trabalhadas individualmente.
O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira foi constituída de duas palestras, ministradas por professores convidados da UERJ, versando sobre a conscientização dos alunos para o "Problema do Meio Ambiente", a segunda etapa consistiu em um evento de coleta de plásticos - oficina de plásticos. Todas as etapas foram registradas com fotografias e avaliadas por intermédio de questionários aplicados aos alunos e recolhidos ao final das mesmas. Os questionários avaliavam o aprendizado dos conceitos abordados em sala, assim como, a opinião pessoal dos alunos em relação a preservação do meio ambiente e reutilização e recuperação de materiais.
Antes do evento, o professor regente trabalhou, em sala de aula, com os alunos os conhecimentos prévios necessários para a melhor compreensão dos assuntos que seriam abordados nas palestras. Como por exemplo, a definição de plásticos, composição, características e algumas reações de polimerização.
Questionários
1º Questionário foi sobre a palestra "Reciclagem de Plásticos"
1) Defina, com suas palavras o que é reciclagem?
2) Quais as vantagens da reciclagem?
3) Quais os tipos de plásticos que podem ser reciclados?
4) Explique com suas palavras o que significa a mudança de estado físico chamada fusão.
5) Como você pode saber de que tipo de polímero é formado um determinado plástico (por exemplo uma garrafa de refrigerante)?
6) Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas?
7) Quais são os quatro tipos de processos utilizados para a reciclagem de plásticos?
8) O que você entendeu sobre a reciclagem mecânica?
9) Que tipos de artefatos podem ser produzidos utilizando-se plástico reciclado?
10) O que você pode fazer para ajudar sua comunidade em relação aos problemas causado pelo lixo plástico ao nosso meio-ambiente ?
2º Questionário de Avaliação do Evento de "Coleta de Plástico"
1) O que você achou de mais interessante no trabalho apresentado?
2) Dê sua opinião no que poderia ser feito para melhorar o trabalho realizado.
3) Você acha importante o trabalho de preservação do meio ambiente?
4)Você gostaria de participar de nossa equipe de trabalho?
5)Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade?
6)Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade?
7)Você tem alguma sugestão para melhorar o trabalho apresentado ?
Resultados
A palestra sobre reciclagem de plástico, ministrada por uma aluna do Curso de Licenciatura do Instituto de Química da UERJ, foi composta de duas etapas: Na primeira etapa os alunos assistiram um filme, o Vira Plástico5. O filme utiliza como recurso didático um rap atraente para a faixa jovem, para mostrar a importância da reciclagem do plástico.
Após o filme, os alunos assistiram a palestra e manusearam com curiosidade os materiais feitos de plásticos virgem e reciclados (Foto 1). Foram enfocados os tipos de reciclagem e o que podemos fazer para ajudar na reciclagem do plástico.
Os alunos participaram também, da fusão do polietileno, simulando um processo de reciclagem mecânica.
Foto 1
Avaliação das respostas dos alunos
Das dez perguntas feitas no questionário, apenas serão apresentadas os resultados das quatro questões, que avaliavam a conscientização do aluno sobre o tema proposto.
Pergunta 1: Defina, com suas palavras, o que é reciclagem ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
É uma forma de evitar a poluição e reaproveitamento de materiais. | 44 |
Reutilização de materiais, reduzindo a quantidade de lixo. | 45 |
Minimizar os problemas ambientais. | 9 |
Respostas não coerentes. | 2 |
Pergunta 2: Quais são as vantagens da reciclagem ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Diminuir o volume do lixo. | 36 |
Melhorar o meio ambiente. | 13 |
Baixo custo do material produzido. | 12 |
Economia de material produzido. | 33 |
Evitar enchentes. | 6 |
Não responderam. | 1 |
Pergunta 3: Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Falta do sistema de coleta seletiva. | 75 |
A despreocupação do Governo. | 8 |
Conscientização da população. | 16 |
Não respondeu. | 1 |
Pergunta 4: O que você pode fazer para ajudar a sua comunidade em relação aos problemas causados pelo lixo plástico ao nosso meio ambiente?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Separar o material que pode se reciclado. | 57 |
Evitar de jogar lixo na rua. | 12 |
Comunicar a idéia de reciclagem aos vizinhos. | 8 |
Fazer campanhas de conscientização e divulgação. | 21 |
Solicitar na prefeitura o programa de coleta seletiva. | 1 |
Não responderam. | 1 |
Foi observado, através das respostas dos alunos, que quando o assunto está relacionado ao cotidiano, eles são mais motivados e consequentemente acabam assimilando mais o conteúdo desejado.
Avaliação do evento
A seguir serão apresentadas as respostas dos alunos, ao questionário de avaliação:
Pergunta 1: "Você acha importante, o trabalho de preservação do meio ambiente?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Sim | 98 |
Não | 2 |
Pergunta 2: " Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Sim | 65 |
Não | <20 |
Talvez | 8 |
Não respondeu | 2 |
Já existe um trabalho | 5 |
Pergunta 3: " Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade ?"
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Com cestos de lixo para a coleta. | 36 |
Através de mutirão. | 3 |
Através da conscientização da população. | 51 |
Não responderam | 13 |
Coleta do plástico
Este evento constituiu-se de dois momentos: no primeiro os alunos assistiram uma palestra sobre o problema do lixo e depois participavam de uma oficina de reciclagem, que foi montada em uma sala na escola.
Palestra sobra o "o problema do lixo"
Esta palestra foi ministrada pela Prof. Cristina Rivoir, do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara - UERJ e foi dividida em duas partes: a primeira a apresentação de um vídeo educativo e a Segunda etapa, constitui de um debate.
O filme educativo escolhido foi o Viravolta5, onde era apresentado de maneira criativa e alegre o problema de lixo e como e por quê reciclá-lo.
Depois do filme, a palestrante definiu que lixo é todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas, que ninguém quer ou que não tem valor comercial.
Desse ponto em diante, segui-se um debate orientado pelo palestrante, onde foi discutido a composição do lixo, problemas causados pelo descarte do lixo em lugares impróprios e como esse lixo pode voltar para nós, sob a forma de enchentes e de muitas doenças.
Oficina do lixo
No evento de coleta do lixo na turma foi feita com materiais reciclados. Na porta da oficina foi colocada uma grande caixa de papelão na cor vermelha (Foto 2), cor definida para a coleta do plástico, onde os alunos colocavam o seu "lixo".
Após os alunos percorrem a exposição, eles mexeram e criaram novos objetos a partir dos plásticos trazidos por eles, com o objetivo de transformar o lixo em luxo (Foto 3 e 4). Ao final da oficina, os alunos que mais se destacaram em suas criações, foram premiados com livros.
Foto 3
Foto 4
Participaram da exposição quase cem alunos, divididos em dois grupos, cada um, em média, com 50 alunos.
Foi coletado um volume muito grande de objetos de plásticos, enchendo cinco sacos de 200 litros, que foram vendidos para os compradores de plásticos.
Conclusões
Após a análise dos questionários e pela satisfação com que os alunos participaram do trabalho, vale a pena afirmar que somente um ensino diversificado pode trazer motivação para o aluno. Pode-se concluir que a estratégia é valida, motivadora e bastante adequada para propiciar uma ligação da Química com a vida do cotidiano, especialmente quanto ao aspecto ecológico-ambiental.
_______________
1. Lessa, G. (1964) Revista Brasileira de estudos Pedagógicos 41:252
2. Chassot, A. I. (1993) Catalisando transformações na educação, 3º ed. Editora Unijuí, Rio Grande do Sul, 174p.
Abaixo, links de monografias e projetos sobre este tema.
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