sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Limão x Sistema Digestivo

 Limão x Sistema Digestivo 
 
O Limão! Esta fantástica fruta apresenta, além das suas várias propriedades de uso externo as seguintes funções terapêuticas de uso interno:
Digestivo - quando ajuda na salivação e prepara o organismo para uma eficiente digestão. Quando pré-digere alimentos mais densos como carboidratos de cadeia longa, proteínas e gorduras;  
Adstringente - quando ajuda a eliminar gases, excesso de "gorduras", como também na contenção de hemorragias em cortes ou escoriações. No oculto dissolve diferenças pessoais e interpessoais;
Alcalinizante - junto com o aloe vera (babosa) é um agente de ação instantânea, quando alcaliniza o pH do sangue e de todos os demais líquidos corporais (linfa, líquido crânio sacral, líquidos intra-celulares e instersticiais), via formação de citratos de cálcio, magnésio, ferro, sódio e potássio;
Mineralizante - quando ajuda o organismo a fixar sais minerais como ferro, cálcio e magnésio;
Antibacteriano e antivirótico - um antibiótico natural que contém o avanço de infecções internas, de tecidos e mucosas, inclusive no sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins; 
Depurativo - quando ajuda na depuração (limpeza) do sangue e células, acelerando a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos 5 sistemas excretores.
A maioria das pessoas pensa que, pelo limão apresentar sabor ácido, causa danos ao estômago e, portanto, deve ser evitado no tratamento de todo tipo de acidez ou problemas digestivos.
Entretanto, o limão com seu elevado teor de ácido cítrico e citratos (5 a 7%), uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedade ácida porque, estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez localizada, do sangue e demais líquidos corporais.
O fato é que o ácido cítrico do limão, facilmente transformado em citratos, age como um bloqueador de prótons, ou seja, um Omeprazol Natural. O Omeprazol é um remédio alopático cuja função é bloquear prótons (acidez). O suco do limão, com seu elevado teor de ácido cítrico (5 a 7%), é um agente complexante e tamponante, que funciona como um bloqueador de prótons "natural", neutralizando sites ácidos, estabilizando o meio em pH levemente alcalino. A vantagem do limão sobre o Omeprazol são muitas porque ele vai muito além de somente sequestrar prótons. Fazendo uma analogia, tal propriedade só "abaixa a febre", não cura a "infecção".
Assim, comparando somente esta função, o ácido cítrico do limão neutraliza a acidez e ESTABILIZA o meio num pH levemente alcalino. A esta estabilidade dá-se o nome de "tamponar". E, na condição levemente alcalina ocorre a dificuldade para a presença de bactérias, ou seja, o limão acumula a função de ser um antibiótico natural.
O limão funciona também como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras. Por último, o suco natural e fresco do limão atua como um agente adstringente (detergente), dissolvendo gorduras , ou seja, ajudando na digestão das gorduras (etapa lenta) e evitando grandes formações de gases, um fenômeno comum nas síndromes como azia, refluxo esofágico e constipação. 
Enfim, com uma sábia orientação terapêutica e o consumo diário de limão (idealmente 1 unidade) consegue-se prevenir, amenizar e até curar doenças reputadas como incuráveis.
O uso interno das diversas formas saudáveis de preparo do limão é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo.
Adequadamente usado, o limão tem o poder de cicatrizar as úlceras do estômago e evitar a sua formação, pois destrói os germes e as bactérias nocivas que contribuem para gerar as ulcerações.
O limão combate as fermentações e os gases, tão comuns em problemas digestivos causados por mastigação inadequada, ou também pelo consumo excessivo de açúcar, frituras e alimentos muito industrializados. Mas cabe um alerta: não vale sabotar diariamente a sua alimentação e depois usar o limão como antídoto, pois desta forma o limão irá aos poucos perder sua função.
Combate dores de estômago, ventre e rins, bem como a falta de secreção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago.
Quem consome o limão diariamente neutraliza e controla o excesso de bile, fazendo um bem extraordinário ao fígado, além de lubrificar as paredes da vesícula, evitando a formação de pedras no seu interior. Ajuda no tratamento das infecções e demais dificuldades hepáticas. É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema biliar, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Interessante ressaltar que a milenar medicina Ayurvédica, a mãe de todas as medicinas, trata a maioria das dificuldades digestivas com receitas à base de limão. Vejamos o que ela sugere para tratar:
Ajudar na digestão de todas as pessoas: após as refeições principais tomar 1 xícara (chá) de Chá Desintoxicante e Digestivo.
Acidez ou gastrite: em jejum, após as atividades matinais de meditação, tomar o suco fresco de 1 limão diluído em meio copo de água morna e uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Indisposição estomacal ou indigestão: tomar o suco fresco de 1 limão num copo cheio de água morna, ao qual foi adicionada uma pitada de sal preto ou marinho e uma pitada de pimenta do reino preta moída na hora. Vale também uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Náusea: cortar 1 limão ao meio e aquecer as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira aquecendo-as até que ferva o suco dentro da fruta. Salpicar sal marinho sobre uma das metades e mel sobre a outra e chupar o suco de ambas as metades.
Azia: espremer o suco de 1 limão em meio copo com água fresca e beber imediatamente.
Halitose: tomar o suco fresco de 1/2 limão diluído em meio copo de água morna e 1 colher chá de Chooran (ver receita abaixo) após a refeição matinal e refeições principais, totalizando 3 vezes/dia. Temos depoimentos de curas impressionantes, inclusive de animais. 
Colite: tomar 3 vezes por dia um copo de água fresca com o suco de meio limão.
Dor de estômago: CHOORAN = pó digestivo: bata no liquidificador 75 gramas de sementes (ou folhas secas) de orégano + 150 gramas de sementes de erva-doce + 1 colher de sobremesa de sal marinho. Moa os 3 juntos até obter um pó fino. Coloque o pó sobre um pirex, junte o suco fresco de 3-4 limões sobre o pó obtido e misture (com uma colher de pau ou cerâmica) até obter uma pasta. Cubra com um filó e deixe secar no sol. Triture novamente no liquidificador e guarde num frasco escuro com tampa. Acrescente a meio copo de água morna 1/2 colher de chá deste pó, mexa e beba logo após uma refeição principal ou um lanche pouco saudável. Pode ser pulverizado também sobre saladas, arroz, patês e outros alimentos da refeição.
Problemas digestivos crônicos: ver em picles indiano de Limão
Fontes: O Poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Ed. Alaúde
Dhanwantari - Harish Johari - Ed. Pensamento
Atenção: este texto é para esclarecer. Entretanto, as dosagens, quantidades, horário, freqüência e demais explicações do correto uso do limão é que darão a possibilidade de sucesso nos tratamentos de prevenção e cura. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e freqüente.
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

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PIAGET, VYGOTSKY, WALLON, TEORIAS PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO

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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Ripe
O Pluviômetro.

Objetivo
Construir um pluviômetro.
Ensinar, de uma maneira qualitativa, como se faz a previsão de tempo.
Material
  • Recipiente cilíndrico transparente.
  • Garrafa de refrigerante de plástico pequena.
  • Régua de plástico maleável ou papel milimetrado plastificada.
  • Cola.
  • Estilete.
Procedimento
Corte a garrafa de plástico e, toda a volta na sua extremidade superior, de modo a fazer um funil. O diâmetro maior do funil deve ser igual ao diâmetro do fundo do recipiente, onde será coletada a água da chuva.
Por fora do recipiente cole a régua de plástico ou o papel milimetrado.
Quando você perceber que vai chover, coloque o pluviômetro em um lugar, longe de paredes e muros. Calce-o com pedras para que não caia.
Quando a chuva passar, recolha o pluviômetro e leia a coluna da altura de água em seu interior.
Se a água da chuva tivesse ficado no chão, sem se infiltrar na terra, nem escorrer, toda região em que choveu teria ficado recoberta por uma camada de água dessa altura.

Figura 1
Projeto Ripe
Projeto de elaboração de materiais lúdicos e de baixo custo desenvolvido nos anos 1990 em diversos centros (Ludotecas) em todo o país, coordenados pela Experimentoteca-Ludoteca do IFUSP.
O Pluviômetro.
Projeto Ripe
Tema Termologia
Código Ripe TXT LUD 0019

Quer saber mais clique nos links abaixo.
http://www.jornallivre.com.br/246455/o-que-e-um-pluviometro.html
 http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm

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Câmara Escura ATIVIDADES E EXPERIMENTOS Produção de Material Didático

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS
Produção de Material Didático
Câmara Escura

Referência
Alunos da disciplina Produção de Material Didático (FEP 458)
Licenciatura em Física - IFUSP -- Turma: Noturno/2005
Materiais
- Uma lata ou caixa de sapatos
- Uma folha de papel vegetal
- Uma folha de cartolina preta ou papel cartão foto
- Fita adesiva
- Um prego e martelo

Figura 1
Montagem
1. Furar a lata de um lado deixando a outra extremidade aberta
2. Colocar um anteparo na face aberta
3. Fazer um cilindro ou cone com a face preta da cartolina para dentro
4. Acoplar o cilindro à lata em sua face com o anteparo onde observaremos a imagem projetada
5. Apontar o furo para uma paisagem bem clara e/ou uma fonte primária (próxima) de luz e ver sua imagem

Figura 2
Procedimento
1. Escolher uma lata que tenha uma face aberta e a outra fechada de preferência de tamanho médio
2. Na face aberta colocar o papel vegetal o mais esticado possível, que será nosso anteparo

Figura 3

3. Fazer um furo médio na face fechada da lata
4. Fazer um cilindro com a cartolina de modo que a face preta fique voltada para dentro

Figura 4

5. Apontar o furo para um objeto claro e/ou um objeto luminoso e verificar a inversão de sua imagem no papel vegetal.

Figura 5


Figura 6
Roteiro
1º - pegue a lata e coloque na face aberta o papel vegetal fixando-o com a fita adesiva na superfície externa da lata.
2º - faça um furo no lado oposto ao vegetal com um prego bem pequeno para a entrada de luz.
3º - fazer um cilindro não muito longo para que o olho não fique muito longe da imagem a ser observada.
4º - fixar o cilindro com a fita adesiva em torno da lata.
5º - observar a projeção da imagem sobre o papel vegetal apontando o furo para um objeto luminoso.
6º - aumentar o diâmetro do furo e verificar o que ocorre com a imagem

Figura 7


Figura 8


Figura 9

1ª) Qual a semelhança entre uma câmara escura e um olho humano?
2ª) Qual a influência do diâmetro do furo na imagem; o que muda?
3ª) Qual a natureza da imagem formada real ou virtual? Explique a causa da imagem estar invertida.

DICA: se possível fazer o experimento num local claro utilizando uma fonte primária de luz (vela ou lâmpada acesa).
Conclusões
Graças ao principio da propagação retilínea da luz temos uma imagem projetada, ou seja, real num anteparo e invertida que em função do diâmetro do furo dá-se prioridade a profundidade de campo (nitidez) ou a abertura cromática (cores) tal como uma máquina fotográfica a qual é a própria câmara escura.
O olho humano pode ser considerado uma câmara escura sendo o orifício a pupila e o papel vegetal a retina onde na mácula mais precisamente na fóvea encontram-se as células fotoreceptoras que decodificam a imagem enviando esse sinal ao cérebro; por isso que nós vemos com os olhos, mas enxergamos com o cérebro.
Produção de Material Didático
Essas atividades foram elaboradas por alunos de Licencatura em Física, do IFUSP, no ano de 2006, como atividade da disciplina optativa Produção de Material Didático.
Câmara Escura
Produção de Material Didático
Elaborado Martin Luther King de Oliveira Sousa


fonte http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_i3201

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Putin, Olavo e o “Império do Fim” por Daniel Lopez

Ouça este conteúdo Temos a tendência de acreditar que a guerra é sempre algo a ser evitado. Mas, e se existisse um grupo que conquistasse fo...