domingo, 23 de dezembro de 2012

EX-MAÇOM STEFANI SAAD



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*Civilização e Transcendência [Cap. 3]



*Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!

*Civilização e Transcendência [Cap. 3]

Religião inventada
  
  Discípulo: Questão número trêis: “Afirma-se que a maior força do hinduísmo consiste em sua liberalidade, ou amplitude de visão, mas afirma-se que é também a sua maior fraqueza o fato de haver pouquíssimos preceitos religiosos compulsórios para todos, como acontece em  outras religiões. É necessário e possível delinear certos preceitos básicos minímos para todos os hindus?”.
    
Śrīla Prabhupāda: No que se refere à religião védica, ela não é apenas para os ditos hindus. Tente entender que sanātana-dharma é a natureza e o dever eternos  e universais de todo o ser vivo – destina-se a todas as entidades vivas, daí chamar-se sanātana-dharma. A entidade viva é sanātana, ou eterna, e Deus é sanātana, e existe o sanātana-dhāma, a morada eterna do Senhor. Como Kṛṣṇa descreve no Bhagavad-gītā (8.20), paras tasmāt tu bhāvo `nyo vyakto `vyaktāt sanātanaḥ: “Contudo, existe outra natureza, que é imanifesta e eterna”. E, no décimo primeiro capítulo, o próprio Kṛṣṇa é descrito como sanātanaḥ .
    Na verdade, o sistema védico é chamado de sanātana-dharma,  e não de dharma hindu. Essa é uma concepção errada. Sanātana-dharma destina-se a todas as entidades vivas, não apenas aos ditos hidus. O próprio termo “hindu” é uma concepção errônea. Os muçulmanos se referiam ao povo indiano, que vivia do outro lado do rio Sind, como “Sindus”, o que, devido à peculiaridade da pronúncia deles, tornou-se “hindus”. De qualquer forma, os muçulmanos chamavam a  Índia de “Indostão”, que significa” a terra do outro lado do rio Sind, ou ‘Hind’’’, mas não há referência nos textos védicos do termo “Indostão”. Diante disto, não há tal coisa como dharma hindu” nos textos védicos.
   Antes de tudo, temos que entender que o verdadeiro dharma védico é sanātana-dharma, ou varṇāśrama-dharma. Agora que o sanātana-dharma, ou o dharma védico, está sendo desobedecido, deturpado e mal representado, ele passou a ser conhecido como “hinduísmo”. Essa é uma compreensão errônea, falsa. Temos de estudar o sanātana-dharma, ou varṇāśrama-dharma, a partir do que compreenderemos o que é religião védica.
   Toda a entidade viva é eterna, sanātana e Deus também é eterno, e podemos viver com Deus no sanātana-dhāma,Sua morada eterna. Esta reciprocidade chama-se sanātana-dharma,  a natureza e dever eternos do ser vivo. A religião védica, portanto, é o sanātana-dharma, e não o “dharma hindu”. Leia o verso do Bhagavad-gītā que descreve Kṛṣṇa como sanātanaḥ.   
  
seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
 ISKCON_Nova Gokula

Srila Prabhupada


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True Outspeak - Olavo de Carvalho - 21 de março de 2012



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sábado, 22 de dezembro de 2012

Armas da Revolução: Criminalidade e Decadência Social - por Olavo de Car...



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ARISTÓTELES

 

ARISTÓTELES

Aristóteles. (384-322 a.C.), filósofo grego, discípulo e crítico de Platão e o mais renomado entre os filósofos de seu tempo. Aos 17 anos integrou-se à Academia de Platão, onde permaneceu até pouco após a morte deste em 348-7 a.C. Posteriormente foi designado tutor de Alexandre o Grande. Em 335 voltou para Atenas, onde fundou uma escola e preparou uma coleção de manuscritos que se tornou modelo para as bibliotecas que surgiram posteriormente. (1)

(1) NOVA ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA FOLHA. São Paulo: Folha, 1996.

Mais informação: http://sbgfilosofia.blogspot.com/2006/09/plato-e-aristteles.html
http://sbgfilosofia.blogspot.com/2008/06/tica-em-aristteles.html
http://sbgfilosofia.blogspot.com/2006/09/virtude-em-aristteles.html
http://sbgfilosofia.blogspot.com/2006/09/aristteles.html
http://sbgfilosofia.blogspot.com/2006/09/felicidade-em-aristteles.html
http://sbgfilosofia.blogspot.com/2008/06/tica-nicmaco.html


Suas Frases.

  "Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar."
[ Aristóteles ]

"Deus é o pensamento do pensamento"

"A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade." [ Aristóteles ]

"A amizade é um alma que habita em dois corpos; um coração que habita em duas almas." [ Aristóteles ]

"Um homem que se curva não endireita os outros." [ Aristóteles ]

"Se está a nosso alcance fazer, também está não fazer." [ Aristóteles ]

"A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais." [ Aristóteles ]

"Um bom começo é a metade." [ Aristóteles ]

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." [ Aristóteles

"Todo homem, por natureza, quer saber." [ Aristóteles ]

"Só pode ser feliz um Estado edificado sobre a honestidade." [ Aristóteles ]

"A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior." [ Aristóteles ]

"Para nos mantermos bem é necessário comer pouco e trabalhar muito." [ Aristóteles ]

"Sê dono da tua vontade e escravo da tua consciência." [ Aristóteles ]

"Quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus." [ Aristóteles

"As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã." [ Aristóteles ]

"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz." [ Aristóteles ]

"A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade." [ Aristóteles ]

"A esperança é o sonho do homem acordado." [ Aristóteles ]

"Não há nada que envelheça mais depressa do que um benefício." [ Aristóteles

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras." [ Aristóteles ]

"A natureza não faz nada em vão." [ Aristóteles ]

"Não há só um método para estudar as coisas." [ Aristóteles ]

"O convidado é melhor juiz de uma refeição que o cozinheiro." [ Aristóteles ]

"Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar também possuí-la e colocá-la em prática." [ Aristóteles ]

"A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons." [ Aristóteles ]

"A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente."  Aristóteles ]

"Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade." [ Aristóteles ]

"O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança." [ Aristóteles ]

"O homem é o princípio das ações." [ Aristóteles ]

"O tempo consome as coisas, e tudo envelhece com o tempo." [ Aristóteles ]

"A modéstia não pode ser considerada uma virtude, pois assemelha-se mais a um sofrimento do que a uma qualidade." [ Aristóteles ]

"A esperança...: um sonho feito de despertares." [ Aristóteles ]

"Qualquer pessoa pode encolerizar-se. É fácil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela razão certa e da forma certa - isso não é fácil. " [ Aristóteles ]

"Quem se dispõe a tornar-se um bom chefe, deve primeiro ter servido a um chefe." [ Aristóteles ]

"Os inferiores rebelam-se para serem iguais, e os iguais rebelam-se para serem superiores. Esse é o estado de espírito que gera as revoluções." [ Aristóteles ]

"Sendo assim, as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões." [ Aristóteles ]

"O livro é um animal vivo." [ Aristóteles ]

"A mudança em todas as coisas é desejável." [ Aristóteles ]

"Aquele que nunca aprendeu a obedecer não pode ser um bom comandante." [ Aristóteles ]

"A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais." [ Aristóteles ]

"A felicidade não se encontra nos bens exteriores." [ Aristóteles ]

"Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito." [ Aristóteles ]

"No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas." [ Aristóteles ]

"A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si." [ Aristóteles ]

"Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso." [ Aristóteles ]

"Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura." [ Aristóteles
"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer." [ Aristóteles ]

"A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem." [ Aristóteles ]

"A fazer, sem ser comandado, aquilo que os outros fazem apenas por medo da lei."  Obs.: Quando interrogado sobre o que havia aprendido com a filosofia. [ Aristóteles ]

"Realizando coisas justas, tornamo-nos justos, realizando coisas moderadas, tornamo-nos moderados, fazendo coisas corajosas, tornamo-nos corajosos." [ Aristóteles ]

"Os olhos são a morada da vergo"O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo." [ Aristóteles ]

"A gratidão."  Obs.: Quando interrogado sobre o que envelhece logo, disse. [ Aristóteles ]

"A mesma diferença que existe entre os vivos e os mortos."
Obs.: Quando interrogado sobre a diferença existente entre os homens cultos e os incultos, disse. [ Aristóteles ]

"A cultura é o melhor conforto para a velhice." [ Aristóteles ]

"Todos os homens, por natureza, desejam saber." [ Aristóteles ]

"O ato de entender é vida." [ Aristóteles ]

"Fazer o pior parece a melhor decisão." [ Aristóteles ]

"Que ninguém culpe um homem de ser feio." [ Aristóteles ]

"A beleza é a melhor carta de recomendação." [ Aristóteles ]

"A beleza é dom de Deus." [ Aristóteles ]

"A tragédia é a imitação de uma ação séria e concluída em si mesma... que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões" [ Aristóteles ]

"O impossível verosímil é preferível ao possível não acreditável." [ Aristóteles ]

"Devemos comportar-nos com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco." [ Aristóteles ]

"Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens." [ Aristóteles ]

"Toda a coisa necessária é por natureza aborrecida." [ Aristóteles ]

"Nada do que está em potência passa ao ato senão por outra coisa que está já em ato." [ Aristóteles ]

"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." [ Aristóteles ]

"O objetivo principal da política é criar a amizade entre membros da cidade."  Aristóteles ]

"Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores." [ Aristóteles ]

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." [ Aristóteles ]

"A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça." [ Aristóteles ]

"Geralmente são os bens que provêm do acaso que provocam inveja."  Aristóteles ]

"Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos." [ Aristóteles ]

"O homem é deus ou fera." [ Aristóteles ]

"O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo facto de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido." [ Aristóteles ]

"A felicidade é para quem se basta a si próprio." [ Aristóteles ]

"A felicidade consiste em ações perfeitamente conformes à virtude, e entendemos por virtude não a virtude relativa, mas a virtude absoluta. Entendemos por virtude relativa a que diz respeito às coisas necessárias e por virtude absoluta a que tem por finalidade a beleza e a honestidade. " [ Aristóteles ]

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." [ Aristóteles

"Deus é demasiado perfeito para poder pensar noutra coisa senão em si próprio." [ Aristóteles ]

"Só há um princípio motor: a faculdade de desejar." [ Aristóteles ]

"O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são." [ Aristóteles ]

"O sábio procura a ausência de dor, e não o prazer." [ Aristóteles ]

"O reconhecimento envelhece depressa." [ Aristóteles ]

" É ótimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro." [ Aristóteles ]

"Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?" [ Aristóteles

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." [ Aristóteles ]

"O objetivo da guerra é a Paz." [ Aristóteles ]

"A primeira qualidade do estilo é a clareza." [ Aristóteles ]

"O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios." [ Aristóteles ]

"A dúvida é o principio da sabedoria." [ Aristóteles ]

"O belo é o esplendor da ordem." [ Aristóteles ]

"Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam, como se fossem morrer." [ Aristóteles ]

"A arte é a idéia da obra, a idéia que existe sem matéria." [ Aristóteles ]

"A amizade é uma alma com dois corpos." [ Aristóteles ]

"Ter muitos amigos é não ter nenhum." [ Aristóteles ]

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." [ Aristóteles ]

"Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência." [ Aristóteles ]

"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição." [ Aristóteles ]

"Somos aquilo que fizemos repetidamente." [ Aristóteles ]

"Qualquer um pode zangar-se - isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneria certa - não é fácil." [ Aristóteles ]


Confira todos os livros e obras de Aristóteles, as principais obras de Aristóteles, livros e obras online e em pdf.

História dos livros e obras de Aristóteles


Obras_de_Aristoteles Aristóteles escreveu sobre quase todas as áreas do conhecimento da época em que viveu.  (menos as matemáticas)

As obras de Aristóeles são normalmente divididas em  duas classes: as esotéricas, que foram escritas para o público em geral e possuíam um caráter mais introdutório, e as acromáticas, destinadas a um público já familiazrizado com o pensamento da escola de aristotélica.

Outra suposição comum é que nenhuma das obras esotéricas foi conservada - todos os escritos de Aristóteles que chegaram até nosso tempo são da classe acromática. O conhecimento atual sobre o que exatamente os escritos esotéricos eram é escasso e duvidoso.

O conjunto das obras de Aristóteles é conhecido entre os especialistas como corpus aristotelicum e para listá-lo utilizaremos a classificação feita na coleção "Obras Completas de Aristóteles" da Imprensa Nacional-Casa da Moeda de Portugal.

Classificação dos livros e obras de Aristóteles


TRATADOS CONSERVADOS

Livros de Aristóteles sobre a LÓGICA


  • Categorias.
  • Da Interpretação.
  • Primeiros Analíticos.
  • Segundos Analíticos.
  • Tópicos.Refutações Sofísticas. 

Livros de Aristóteles sobre a  FÍSICA


  • Física.
  • Sobre o Céu.
  • Sobre a Geração e a Corrupção.
  • Metereológicos. 

Obras de Aristóteles sobre a PSICOLOGIA


  • Sobre a Alma.
  • Sobre a Sensação (= Parva Naturalia 1).
  • Sobre a Memória (= Parva Naturalia 2).
  • Sobre o Sono e a Vigília (= Parva Naturalia 3).
  • Sobre os Sonhos (= Parva Naturalia 4).
  • Sobre a Predição pelos Sonhos (= Parva Naturalia 5).
  • Sobre a Longevidade e a Brevidade da Vida (Parva Naturalia 6).
  • Sobre a Juventude e a Velhice (= Parva Naturalia 7).
  • Sobre a Respiração (=Parva Naturalia 8).

Obras de Aristóteles sobre a BIOLOGIA


  • História dos Animais
  • Partes dos Animais.
  • Movimento dos Animais.
  • Progressão dos Animais.
  • Geração dos Animais.
  • Obras de Aristóteles sobre a METAFÍSICA
  • Metafísica

Obras de Aristóteles sobre a ÉTICA


  • Ética a Nicómaco.
  • Grande Moral.
  • Ética a Eudemo.

Obras de Aristóteles sobre a POLÍTICA


  • Política.
  • Os Económicos.
  • Constituição dos Atenienses.

Obras de Aristóteles sobre a RETÓRICA E POÉTICA


  • Retórica.
  • Poética.

ESPÚRIOS


  • Sobre o Universo.
  • Sobre o Alento (= Parva naturalia 9).
  • Sobre as Cores.
  • Sobre aquilo que se ouve.
  • Fisiognomónicos.
  • Sobre as Plantas.
  • Sobre os Prodígios Escutados.
  • Problemas [Mecânicos]
  • Problemas [Físicos]
  • Sobre as Linhas Indivisíveis.
  • Sobre os Lugares e Nomes dos Ventos.
  • Sobre Melisso, Xenófanes e Górgias.
  • Virtudes e Vícios.
  • Retórica a Alexandre.

OBRAS FRAGMENTÁRIAS

AUTÊNTICOS


  • Diálogos e Obras Exortativas.
  • Tratados, Monografias, Recolhas e Textos Privados.

ESPÚRIOS E DUVIDOSOS


  • Medicina.
  • Apologia contra Eurimedonte a propósito da acusação de impiedade.
  • Agricultura.
  • Mágico.
  • Epítome da Arte de Teodectes.
  • Sobre a Filosofia de Arquitas.
  • Problemas Físicos em 38 (68) (78) livros.
  • Sobre as Cheias do Nilo.

APÓCRIFOS LÓGICA, FÍSICA E METAFÍSICA

 Divisões [Pseudo-]Aristotélicas.
Problemas Inéditos [de Medicina].
Sobre a Pedra.
Livro das Causas.
Livro da Maçã.

TEOLOGIA
Segredo dos Segredos.
Teologia.

Principais obras de Aristóteles


Consideramos as obras abaixo como os principais escritos de Aristóteles.

  • Ética a Nicômano
  • Política
  • Poética
  • Retórica
  • Metafísica
  • Sobre a alma
  • Grande Moral
  • Ética a Eudemo
  • Física
  • Sobre o Céu

Curiosidade sobre os livros de Aristóteles


Livros_de_AristotelesSabe-se também que Aristóteles havia registrado as constituições de todas as cidades gregas, mas até pouco tempo atrás não havia notícia de nenhum destes escritos. No século XIX, contudo, foi descoberta a Constituição de Atenas, única remanescente.









Biografia de Aristóteles

Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C.), filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas II, pai de Filipe II da Macedônia. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remonta a dez gerações...
Veja a Biografia de Aristóteles completa em: Biografia de Aristóteles

Teoria do conhecimento

   Apesar de ter sido discípulo de Platão durante vinte anos, Aristóteles (384-322 a.C.) diverge profundamente de seu mestre em sua teoria do conhecimento. Isso pode ser atribuído, em parte, ao profundo interesse de Aristóteles pela natureza (ele realizou grandes progressos em biologia e física), sem descuidar dos assuntos humanos, como a ética e a política...
Veja a Teoria do conhecimento de Aristóteles completa em: Teoria do conhecimento


fontes:
 http://www.psicoloucos.com/Aristoteles/livros-e-obras-de-aristoteles.html

https://sites.google.com/site/dicionarioenciclopedico/aristoteles

http://www.rivalcir.com.br/frases/aristoteles.html

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UTPL EL CONDICIONAMIENTO CLÁSICO [(PSICOLOGÍA)(PSICOLOGÍA DEL APRENDIZAJE)]



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UTPL HISTORIA DE LA LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL [(M. LITERATURA INFANT...



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Analisis de obras clásicas editado



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Opinião do He-man sobre o mercado de ações e a crise financeira.



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Claretiano EaD - Covalidadação da Teologia



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The Acharya 18 PT-BR (Srila Prabhupada)



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The Acharya 17 PT-BR (Srila Prabhupada)



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The Acharya 16 PT-BR (Srila Prabhupada)



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The Acharya 16 PT-BR (Srila Prabhupada)



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The Acharya 15 PT-BR (Srila Prabhupada)



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The Acharya 14 PT-BR (Srila Prabhupada)



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sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Olavo de Carvalho - Espiral do silencio Midiatico.







Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.

É a hipótese científica de sucesso, segundo a qual há uma ideia de espiral que explicita a dimensão cíclica e progressiva dessa tendência ao silêncio.

Quanto mais minoritária a opinião dentro de um universo social, maior será a tendência de que ela não seja manifestada.

Quando os meios de comunicação, diante de um escândalo político,impõem uma imagem desfavorável de seu protagonista, essa opinião será dominante no universo social que eles atingem. Apesar de haver vozes minoritárias discordantes, haverá uma tendência de que elas  se calem.

Quando parte desse grupo se cala, a opinião discordante, que já era minoria, se torna ainda mais minoritária, e a tendência ao ao silêncio é ainda maior

História


Estudos sobre a Espiral do Silêncio começaram na década de 60. Essa teoria foi proposta epecificamente a partir das pesquisas da alemã Elisabeth Noelle-Neumann sobre os efeitos dos meios de comunicação de massa. Na Alemanha, entre 1965 e 1972, durante as campanhas eleitorais Noelle-Neumann percebeu uma súbita mudança de opinião, dos eleitores, na reta final do processo de eleição. De acordo com seus estudos, ao mudar de opinião, os eleitores buscavam se aproximar das opiniões que julgavam dominantes.

A ideia central desta teoria situa-se na possibilidade de que os agentes sociais possam ser isolados de seus grupos de convívio caso expressem publicamente opiniões diferentes daquelas que o grupo considere como opiniões dominantes. Isso significa dizer que o isolamento das pessoas, de afastamento do convívio social, acaba sendo a mola mestra que aciona o mecanismo do fenômeno da opinião pública, já que os agentes sociais têm aguda percepção do clima de opinião. E é esta alternância cíclica e progressiva que Noelle-Neumann chamou de Espiral do Silêncio (LAGE, 1998, p. 16) .

Existe uma tendência de acompanhar a opinião da maioria das pessoas, talvez por medo do fator isolamento, isto pelo fato de, em geral, a sociedade exigir uma certa conformidade com o tema em discussão. Este cenário tem a finalidade de manter-se um mínimo de unidade para garantir coerência.


Referências


HOHLFELDT, Antônio; MARTINO Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências, Petrópolis: Editora Vozes, 2010.


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Cinco maiores arrependimentos antes de morrer



A lista foi elaborada pela enfermeira australiana Bronnie Ware, diante da experiência dela com pacientes terminais.

Ela publicou o livro “The Top Five Regrets of the Dying” (“Top Cinco Arrependimentos Daqueles que Estão Para Morrer”). Veja quais são:
  • Gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse
  • Gostaria de não ter trabalhado tanto…
  • Gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos…
  • Gostaria de ter mantido contato com meus amigos…
  • Gostaria de ter me deixado ser mais feliz…
A lista foi elaborada pela enfermeira australiana Bronnie Ware, diante da experiência dela com pacientes terminais.

Ela publicou o livro “The Top Five Regrets of the Dying” (“Top Cinco Arrependimentos Daqueles que Estão Para Morrer”). Veja quais são:
  • Gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse
  • Gostaria de não ter trabalhado tanto…
  • Gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos…
  • Gostaria de ter mantido contato com meus amigos…
  • Gostaria de ter me deixado ser mais feliz…
Bronnie Ware




capa do livro
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EMERSON, RALPH WALDO

EMERSON, RALPH WALDO

Emerson, Ralph Waldo (1803-1882). Filósofo romântico norte-americano, nascido em Boston, estudou na Universidade de Harvard. Influenciado por pensadores românticos como Schelling, desenvolveu uma filosofia idealista, sobretudo em sua principal obra, Nature (1836). Nietzsche e Bérgson foram seus admiradores. Mais recentemente tem havido uma retomada do interesse por suas ideias críticas da sociedade industrial e da cultura de massas. (1)

Embora tenha estudado bastante filosofia, não foi um pensador crítico ou sistemático, mas antes uma ponte entre muitas correntes religiosas, literárias e filosóficas do início do século XIX. Os encontros com Coleridge e Words Worth em 1833 e uma amizade permanente com Carlyle fizeram com que Emerson ficasse entusiasmado com a doutrina romântica da primazia da personalidade e da reverência pelo gênio e pelo herói. A esta influência juntaram-se elementos do idealismo absoluto, de acordo com o qual o florescimento final do espírito revelaria a unidade entre a mente e a natureza, mas Emerson também evidenciou traços pragmáticos, enfatizando os efeitos práticos dos princípios e ideias em geral. Essa mistura inteligente, aliada ao seu discreto desdém pela civilzação contemporânea, trouxe a Emerson uma grande quantidade de seguidores, a que se dirigiu por inúmeros ensaios e conferências e através da sua revista The Dial, o órgão do transcendentalismo da Nova Inglaterra. (2)

Defendeu a doutrina panteísta, ou seja, Deus é responsável por todas as coisas que existem enquanto o homem é responsável pelo seu próprio destino e consequentemente pela purificação da alma. (3)

(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

(3) ANTUNES, George Thompson e FERREIRA, Annelise Faber. Novo Dicionário Internacional de Biografias: Dados Biográficos. São Paulo: Nobel, 1999.


FRASES DE EMERSON.
  1. Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito.
  2. É fácil viver no mundo conforme a opinião das pessoas. É fácil, na solidão, viver do jeito que se quer. Mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão.
  3. Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.
  4. Quero dizer o que eu penso e sinto hoje, com a condição de que talvez amanhã eu vá contradizer tudo.
  5. O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.
  6. A verdade sem dúvidas é linda; assim como as mentiras.
  7. O que nos outros chamamos de pecado, para nós é experiência.
  8. O que aceita o mérito como a coisa mais natural do mundo constitui o mais retumbante aplauso.
  9. Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta.
  10. Foi um grande conselho o que ouvi certa vez, dado a um jovem: «Faça sempre o que tiver medo de fazer».
  11. É impossível para um homem ser enganado por outra pessoa que não seja ele próprio.
  12. Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões.
  13. A principal necessidade de nossas vidas é alguém que nos obrigue a fazer o que podemos fazer. Eis a tarefa do amigo.
  14. O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.
  15. Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos.
  16. Todo o homem que encontro me é superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele.
  17. A solidão é impossível, e a sociedade, fatal.
  18. Faz sempre primeiro o que mais difícil te parecer.
  19. Creio muito na sorte. Quanto mais trabalho, mais sorte pareço ter.
  20. Por cada minuto que nos zangamos, perdemos 60 segundos de felicidade.
  21. O que é, afinal, uma erva daninha senão uma planta da qual ainda se não descobriram as virtudes?
  22. A única recompensa da virtude é a própria virtude. O único modo de ter um amigo é ser um.
  23. As nossas melhores idéias vêm dos outros.
  24. Deviam parar com a demagogia sobre as massas. As massas são rudes, sem preparação, ignorantes, perniciosas em suas reivindicações e influências. Não precisam de lisonjas mas de instrução.
  25. Existem pessoas que têm sede de sofrer. O prazer nunca é forte o suficiente, e elas anseiam a dor.
  26. Um problema sem solução é um problema mal colocado.
  27. Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência.
  28. As religiões que chamamos de falsas já foram verdadeiras um dia.
  29. O homem que está ocioso pode fazer algo de melhor.
  30. Os nossos conhecimentos são a reunião do raciocínio e experiência de numerosas mentes.
  31. Ouvi, com humilde admiração, uma declarar que a sensação de estar bem vestida dava-lhe um sentimento de tranquilidade interior que a religião não lhe podia conferir.
  32. Se um homem se apegar resolutamente aos seus instintos, o mundo acabará por ceder diante dele.
  33. Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.
  34. É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples.
  35. Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem.
  36. A natureza e os livros pertencem aos olhos que os vêem.
  37. Ao analisar os fatos históricos, evita ser profundo, pois muitas vezes as causas são bastante superficiais.
  38. As ações dos homens são demasiado fortes. Mostrem-me um homem que não tenha sido vítima das suas próprias ações.
  39. Em toda a obra de gênio reconhecemos os pensamentos que havíamos rejeitado. Estes retornam a nós com uma certa majestade alienada.
  40. Nunca leia um livro que não tenha um ano de idade.
  41. Nunca houve criança tão amável a ponto da própria mãe não ficar satisfeita ao conseguir adormecê-la.
  42. O amor está em toda a parte da natureza, como emoção, mas também como recompensa.
  43. A felicidade é um perfume que não podemos espargir sobre os outros, sem que caiam algumas gotas sobre nós mesmos.
  44. O que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo.
  45. O homem que deseja dirigir uma orquestra, deve voltar as costas para a multidão.

Obras

As obras em prosa de Emerson incluem:
Apesar de ser mais reconhecido como ensaísta, Emerson também escreveu e traduziu poemas. A poesia de Emerson inclui:
  • Coleções:
    • Poems (1847)
    • May-Day and Other Pieces (1867)
    • Selected Poems (1876)
  • Poemas:
    • "Threnody"
    • "Uriel"
    • "Works and Days"
    • "Concord Hymn" (origem da frase "The shot heard round the world") (O tiro ouvido no mundo todo)

FONTES:



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O teísmo e o ateísmo por Luiz Felipe Pondé



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Zygmunt Bauman e a Pós-Modernidade



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03 - Gravação da aula ao vivo: São Pio de Pietrelcina (21/09/2011)



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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Provocações com Luiz Felipe Pondé.



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Confiabilidade das Urnas Eletrônicas no Jurídico News - JustTV - 23/05/12



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A verdade sobre urnas eletrônicas! (eng. Amílcar Brunazo)



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A verdade sobre urnas eletrônicas! (eng. Amílcar Brunazo)



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Olavo de Carvalho contra um "mundo melhor" - True Outspeak 2010-09-13



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Por que o cristianismo é moralmente superior à esquerda materialista. Ou: A estupidez dos jantares inteligentes (PONDÉ)


Por que o cristianismo é moralmente superior à esquerda materialista. Ou: A estupidez dos jantares inteligentes

Excelente a entrevista do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé a Jerônimo Teixeira, nas “Páginas Amarelas” da VEJA desta semana. Reproduzo alguns trechos.
*
Luiz Felipe Pondé, de 52 anos, é um raro exemplo de filósofo brasileiro que consegue conversar com o mundo para além dos muros da academia. Seja na sua coluna semanal na Folha de S.Paulo, seja em livros como o recém-lançado “O Catolicismo Hoje” (Benvirá), ele sabe se comunicar com o grande público sem baratear suas idéias. Mais rara ainda é sua disposição para criticar certezas e lugares-comuns bem estabelecidos entre seus pares. Pondé é um crítico da dominância burra que a esquerda assumiu sobre a cultura brasileira. Professor da Faap e da PUC. em São Paulo, Pondé, em seus ensaios, conseguiu definir ironicamente o espírito dos tempos descrevendo um cenário comum na classe média intelectualizada: o jantar inteligente, no qual os comensais, entre uma e outra taça de vinho chileno, se cumprimentam mutuamente por sua “consciência social”. Diz Pondé: “Sou filósofo casado com psicanalista. Somos convidados para muitos jantares assim. Há até jantares inteligentes para falar mal de jantares inteligentes”. Estudioso de teologia, Pondé considera o ateísmo filosoficamente raso, mas não é seguidor de nenhuma religião em particular. Eis um pensador capaz de surpreender quem valoriza o rigor na troca de idéias.
Em seus ensaios, o senhor delineou um cenário exemplar do mundo atual: o jantar inteligente. O que vem a ser isso?
É uma reunião na qual há uma adesão geral a pacotes de idéias e comportamentos. Pode ser visto como a versão contemporânea das festas luteranas na Dinamarca do século XIX, que o filósofo Soren Kierkegaard criticava por sua hipocrisia. Esse vício migrou de um cenário no qual o cristianismo era a base da hipocrisia para uma falsa espiritualidade de esquerda. Como a esquerda não tem a tensão do pecado, ela é pior do que o cristianismo.
(…)
Não há lugar para um pensamento alternativo nem na hora da sobremesa?
Não. A gente teve anos de ditadura no Brasil. Mas, quando ela acabou, a esquerda estava em sua plenitude. Tomou conta das universidades, dos institutos culturais, das redações de jornal. Você pode ver nas universidades, por exemplo, cartazes de um ciclo de palestras sobre o pensamento de Trotsky e sua atualidade, mas não se vêem cartazes anunciando conferências sobre a critica à Revolução Francesa de Edmund Burke, filósofo irlandês fundamental para entender as origens do conservadorismo. Não há um pensamento alternativo à tradição de Rousseau, de Hegel e de Marx. Tenho um amigo que é dono de uma grande indústria e cuja filha estuda em um colégio de São Paulo que nem é desses chiques de esquerda. É uma escola bastante tradicional. Um dia, uma professora falava da Revolução Cubana corno se esse fosse um grande tema. Ela citou Che Guevara, e a menina perguntou: “Ele não matou muita gente?”. A professora se vira para a menina e responde: “O seu pai também mata muita gente de fome”. O que autoriza um professora a usar esse tipo de argumento é o status quo que se instalou também nas escolas, e não só na universidade. O infantilismo político dá vazão e legitima esse tipo de julgamento moral sumário.
Como essa tendência se manifesta na universidade?
O mundo das ciências humanas, em que há pouco dinheiro e se faz pouca coisa, é dominado pela esquerda aguada. Há muito corporativismo, e a tendência geral de excluir, por manobras institucionais, aqueles que não se identificam com a esquerda. Existe ainda a nova esquerda, para a qual não é mais o proletariado que carrega o sentido da história, como queria Marx. Os novos esquerdistas acreditam que esse papel hoje cabe às mulheres oprimidas, aos índios, aos aborígines, aos imigrantes ilegais. Esses segmentos formariam a nova classe sobre a qual estaria depositada a graça redentora. Eu detesto política como redenção.
(…)
Por que o senhor deixou de ser ateu?
Comecei a achar o ateísmo aborrecido do ponto de vista filosófico. A hipótese do Deus bíblico, na qual estamos ligados a um enredo e um drama morais muito maiores do que o átomo, me atraiu. Sou basicamente pessimista, cético. descrente, quase na fronteira da melancolia. Mas tenho sorte sem merecê-la. Percebo uma certa beleza, uma certa misericórdia no mundo, que não consigo deduzir a partir dos seres humanos, tampouco de mim mesmo. Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres. Só encontro isso na tradição teológica.
Post publicado originalmente às 19h25 deste sábado
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-o-cristianismo-e-moralmente-superior-a-esquerda-materialista-ou-a-estupidez-dos-jantares-inteligentes/

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PALAVRA DO DIA: Férias



PALAVRA DO DIA

Aulete DigitalPalavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Verão. 

Férias (19/12/12)
As férias consistem em dias consecutivos para descanso de trabalhadores e de estudantes, após um período anual ou semestral de atividade. A denominação dessa forma, no plural, é muito mais conhecida. O que pouca gente sabe, no entanto, é que também a palavra 'féria', no singular. Ela se sefere à renda de um trabalhador ou ao dia em que não se comemora festa especial. Desta segunda definição é que a palavra 'férias', como conhecemos hoje, se origina. O termo provém do latim 'feria, ae', singular de 'feriae, arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa. É muito comum que o período de férias dos trabalhadores e, principalmente, dos estudantes coincida com o verão. Por isso, aqui no Brasil e no restante do hemisfério sul do planeta, as férias mais longas do ano são tiradas entre os meses de dezembro e fevereiro. nos países do hemisfério norte, isso ocorre entre junho e agosto.

 >>Definição do iDicionário Aulete: 
(.ri:as)
sfpl.
1. Dias consecutivos para descanso de trabalhadores e de estudantes, após um período anual ou semestral de atividade (férias regulares; férias de
meio de ano).
[F.: Pl. de féria.]

 
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O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

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