domingo, 23 de dezembro de 2012

*Civilização e Transcendência [Cap. 3]



*Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!

*Civilização e Transcendência [Cap. 3]

Religião inventada
  
  Discípulo: Questão número trêis: “Afirma-se que a maior força do hinduísmo consiste em sua liberalidade, ou amplitude de visão, mas afirma-se que é também a sua maior fraqueza o fato de haver pouquíssimos preceitos religiosos compulsórios para todos, como acontece em  outras religiões. É necessário e possível delinear certos preceitos básicos minímos para todos os hindus?”.
    
Śrīla Prabhupāda: No que se refere à religião védica, ela não é apenas para os ditos hindus. Tente entender que sanātana-dharma é a natureza e o dever eternos  e universais de todo o ser vivo – destina-se a todas as entidades vivas, daí chamar-se sanātana-dharma. A entidade viva é sanātana, ou eterna, e Deus é sanātana, e existe o sanātana-dhāma, a morada eterna do Senhor. Como Kṛṣṇa descreve no Bhagavad-gītā (8.20), paras tasmāt tu bhāvo `nyo vyakto `vyaktāt sanātanaḥ: “Contudo, existe outra natureza, que é imanifesta e eterna”. E, no décimo primeiro capítulo, o próprio Kṛṣṇa é descrito como sanātanaḥ .
    Na verdade, o sistema védico é chamado de sanātana-dharma,  e não de dharma hindu. Essa é uma concepção errada. Sanātana-dharma destina-se a todas as entidades vivas, não apenas aos ditos hidus. O próprio termo “hindu” é uma concepção errônea. Os muçulmanos se referiam ao povo indiano, que vivia do outro lado do rio Sind, como “Sindus”, o que, devido à peculiaridade da pronúncia deles, tornou-se “hindus”. De qualquer forma, os muçulmanos chamavam a  Índia de “Indostão”, que significa” a terra do outro lado do rio Sind, ou ‘Hind’’’, mas não há referência nos textos védicos do termo “Indostão”. Diante disto, não há tal coisa como dharma hindu” nos textos védicos.
   Antes de tudo, temos que entender que o verdadeiro dharma védico é sanātana-dharma, ou varṇāśrama-dharma. Agora que o sanātana-dharma, ou o dharma védico, está sendo desobedecido, deturpado e mal representado, ele passou a ser conhecido como “hinduísmo”. Essa é uma compreensão errônea, falsa. Temos de estudar o sanātana-dharma, ou varṇāśrama-dharma, a partir do que compreenderemos o que é religião védica.
   Toda a entidade viva é eterna, sanātana e Deus também é eterno, e podemos viver com Deus no sanātana-dhāma,Sua morada eterna. Esta reciprocidade chama-se sanātana-dharma,  a natureza e dever eternos do ser vivo. A religião védica, portanto, é o sanātana-dharma, e não o “dharma hindu”. Leia o verso do Bhagavad-gītā que descreve Kṛṣṇa como sanātanaḥ.   
  
seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
 ISKCON_Nova Gokula

Srila Prabhupada


Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.