terça-feira, 8 de outubro de 2013

AO VIVO - GRAÇA SALGUEIRO - OS MÉDICOS CUBANOS NO BRASIL



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Arthur Schopenhauer dialética erística




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Erística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

erística é a arte ou técnica da disputa argumentativa no debate filosófico, empregada com o objetivo de vencer uma discussão e não necessariamente de descobrir a verdade de uma questão. Esta técnica foi desenvolvida principalmente pelos sofistas.
Como diria Arthur Schopenhauer na introdução de "dialética erística", "Dialética erística é a arte de discutir, mais precisamente, a arte de discutir de modo a vencer, e isto per fas et per nefas (por meios lícitos ou ilícitos). De fato, é possível ter razão objetivamente no que diz respeito à coisa mesma, e não tê-la aos olhos dos presentes ou inclusive aos próprios olhos."
A erística é um tipo de raciocínio que admite saltos lógicos falsos, de maneira que é uma argumentação ilusória. É uma manipulação do discurso, que chega a transgredir as regras da lógica (utilizada pelos sofistas). Entende-se que a erística opõe-se à dialética.
Para saber mais, clique abaixo.
http://www.slideshare.net/claedu/estratgias-para-vencer-um-debate-15038244#

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Filosofia Viva: " A Dialética Erística" de Artur Schopenhauer




Filosofia Viva: " A Dialética Erística" de Artur Schopenhauer: um texto do velho Schopenhauer para estudarmos as falácias, aprendermos a identificar o uso incorreto e tendencioso da razão, falsos argumen...

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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Resposta ao geneticista Eli Vieira.wmv



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Blog do João Maria andarilho utópico entendendo o vertical e horizontal



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Marina Silva no PSB



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Medidas Ativas Soviéticas - Taticas de desinformação (contra-informação)



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Educação e Cultura Escolar


A escola transmite seus valores aos alunos

Ao iniciar um estudo acerca da Cultura Escolar é importante relembrar as especificidades da cultura nas sociedades. Tudo que é adquirido historicamente, ou que cresce e se transforma dentro de uma sociedade, que se manifesta através de hábitos, valores, pensamentos e formas de organizar e desenvolver os espaços sociais pode ser denominado cultura.
Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores. Dessa forma, cada instituição escolar deve buscar um jeito próprio de caminhar, de ver o educando, e de transmitir-lhe seus costumes e seus valores, daí a necessidade de adequar-se à filosofia da escola.
A Cultura escolar está fortemente ligada à filosofia da escola, ou seja, sua missão, e é ela que dirá como a escola vê o educando no processo educativo e sua projeção para a vida social e intelectual. A Legislação Educacional, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, as abordagens de ensino, o público que se deseja alcançar e as metas pedagógicas e administrativas, todos esses fatores dependem das estratégias abordadas na formação da cultura a qual a instituição deseja formar.

A cultura do “vestibular”, por exemplo, vai de encontro com uma filosofia escolar mecanicista, a metodologia aplicada nessa escola será aquela de fazer com que o aluno passe no vestibular, que seja bem colocado e que acima de tudo eleve o nome da instituição que o projetou, muitos exercícios, muita prática e pouca teoria. Sem dúvida alguma essa é a sua cultura, portanto, sua missão. Todavia, vale-se da análise do cliente que a procura, se sua intenção maior é passar no vestibular – é essa sua instituição.
Agora, se a escola é focada na “educação integral”, sua missão compreenderá que o educando deve ser visto como ser completo com necessidades múltiplas, portanto, essa escola terá eminentemente uma abordagem mais complexa, com o intuito de atender às mais distintas necessidades do seu aluno. Seu currículo terá como requisito básico a abordagem dos temas transversais e uma abordagem pedagógica que o aluno possa interagir com teoria, prática e experiências coletivas.

Diante dos fatos mencionados, pode-se dizer que da missão escolar saem seus valores, e sua política tem suas origens nos valores, de onde saem seus objetivos e suas estratégias de ensino. Daí o ponto de partida, escolher a escola ideal é fazer uma breve análise de sua história, é entender sua cultura, sua missão, sua filosofia; pesando seus objetivos e a aplicabilidade do ensino diante das especificidades e necessidades sociais.
Por Giuliano Freitas
Graduado em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-cultura-escolar.htm

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sábado, 5 de outubro de 2013

Blog do João Maria: passar o legado de uma boa alimentação para nossas crianças



QUAIS SÃO OS ALIMENTOS CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES?
Por Claudia Grycak

http://alopeciaareatabrasil.wordpress...

De acordo com a função que desempenham no organismo humano, os alimentos podem ser classificados em três grupos principais:

Construtores

Pertencem a este grupo os alimentos ricos em proteínas, como leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe (origem animal), além da soja, ervilha, lentilha e feijão (origem vegetal). As proteínas são compostos que constituem o principal componente dos organismos vivos. Elas são fundamentais para o crescimento e, se o nosso corpo fosse uma casa, poderíamos comparar as proteínas aos tijolos que usamos na construção.

Energéticos

Estão nesta categoria temos o arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinhas, açúcares, bolos e mel, ou seja, alimentos que contém carboidratos, compostos orgânicos que nos dão energia para trabalhar, estudar e brincar. Existem também os alimentos superenergéticos, que possuem grande quantidade de gordura e açúcar e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

São eles manteiga, margarina, creme de leite, óleos, bolos confeitados, sorvetes cremosos, chocolates, refrigerantes, balas, chicletes, e salgadinhos. Os alimentos energéticos podem ser comparados com a energia elétrica de uma casa, que faz funcionar lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Reguladores

São formados por vitaminas, fibras, minerais e água, os alimentos desta categoria hidratam o corpo, deixando os cabelos brilhantes, unhas fortes e pele macia. São encontrados em legumes, verduras e frutas. As fibras ajudam na digestão, facilitando o movimento dos alimentos no aparelho digestivo, e no bom funcionamento do intestino. Os alimentos reguladores podem ser comparados ao cimento, que une os tijolos da casa, porque contribuem para que haja uma relação de equilíbrio entre os alimentos e o nosso organismo.


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Série Educação Editora Ática, bons livros para formação do professor da Educação infantil e Anos iniciais. Indicação de leitura 65

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