A escola transmite seus valores aos alunos
Ao iniciar um estudo acerca da Cultura Escolar é importante relembrar as especificidades da cultura nas sociedades. Tudo que é adquirido historicamente, ou que cresce e se transforma dentro de uma sociedade, que se manifesta através de hábitos, valores, pensamentos e formas de organizar e desenvolver os espaços sociais pode ser denominado cultura.
Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores. Dessa forma, cada instituição escolar deve buscar um jeito próprio de caminhar, de ver o educando, e de transmitir-lhe seus costumes e seus valores, daí a necessidade de adequar-se à filosofia da escola.
A Cultura escolar está fortemente ligada à filosofia da escola, ou seja, sua missão, e é ela que dirá como a escola vê o educando no processo educativo e sua projeção para a vida social e intelectual. A Legislação Educacional, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, as abordagens de ensino, o público que se deseja alcançar e as metas pedagógicas e administrativas, todos esses fatores dependem das estratégias abordadas na formação da cultura a qual a instituição deseja formar.
A cultura do “vestibular”, por exemplo, vai de encontro com uma filosofia escolar mecanicista, a metodologia aplicada nessa escola será aquela de fazer com que o aluno passe no vestibular, que seja bem colocado e que acima de tudo eleve o nome da instituição que o projetou, muitos exercícios, muita prática e pouca teoria. Sem dúvida alguma essa é a sua cultura, portanto, sua missão. Todavia, vale-se da análise do cliente que a procura, se sua intenção maior é passar no vestibular – é essa sua instituição.
Agora, se a escola é focada na “educação integral”, sua missão compreenderá que o educando deve ser visto como ser completo com necessidades múltiplas, portanto, essa escola terá eminentemente uma abordagem mais complexa, com o intuito de atender às mais distintas necessidades do seu aluno. Seu currículo terá como requisito básico a abordagem dos temas transversais e uma abordagem pedagógica que o aluno possa interagir com teoria, prática e experiências coletivas.
Diante dos fatos mencionados, pode-se dizer que da missão escolar saem seus valores, e sua política tem suas origens nos valores, de onde saem seus objetivos e suas estratégias de ensino. Daí o ponto de partida, escolher a escola ideal é fazer uma breve análise de sua história, é entender sua cultura, sua missão, sua filosofia; pesando seus objetivos e a aplicabilidade do ensino diante das especificidades e necessidades sociais.
A cultura do “vestibular”, por exemplo, vai de encontro com uma filosofia escolar mecanicista, a metodologia aplicada nessa escola será aquela de fazer com que o aluno passe no vestibular, que seja bem colocado e que acima de tudo eleve o nome da instituição que o projetou, muitos exercícios, muita prática e pouca teoria. Sem dúvida alguma essa é a sua cultura, portanto, sua missão. Todavia, vale-se da análise do cliente que a procura, se sua intenção maior é passar no vestibular – é essa sua instituição.
Agora, se a escola é focada na “educação integral”, sua missão compreenderá que o educando deve ser visto como ser completo com necessidades múltiplas, portanto, essa escola terá eminentemente uma abordagem mais complexa, com o intuito de atender às mais distintas necessidades do seu aluno. Seu currículo terá como requisito básico a abordagem dos temas transversais e uma abordagem pedagógica que o aluno possa interagir com teoria, prática e experiências coletivas.
Diante dos fatos mencionados, pode-se dizer que da missão escolar saem seus valores, e sua política tem suas origens nos valores, de onde saem seus objetivos e suas estratégias de ensino. Daí o ponto de partida, escolher a escola ideal é fazer uma breve análise de sua história, é entender sua cultura, sua missão, sua filosofia; pesando seus objetivos e a aplicabilidade do ensino diante das especificidades e necessidades sociais.
Por Giuliano Freitas
Graduado em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-cultura-escolar.htm
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário