domingo, 20 de outubro de 2013

Jesuitas da Depressão II



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

JM SBT - IMB lança a Revista Mises. Um remédio para o Guido Mantega



Obrigado pela visita, volte sempre.

ConexãoConservadora: Síria, hecatombe nuclear? Com Nivaldo Cordeiro e Ja...



Obrigado pela visita, volte sempre.

Monografia ALFABETIZAR LETRANDO: UM REPENSAR DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: HALLINE FIALHO DA ROCHA





Obrigado pela visita, volte sempre.

João de Deus: Cartilha Maternal



Cartilha Maternal é uma obra de natureza pedagógica, escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus e publicada em 1876, que se destinava a servir de base a um método de ensino da leitura às crianças. A Cartilha Maternal é uma das obras mais vezes reimpressas em Portugal, tendo sido extensivamente usada nas escolas portuguesas por quase meio século, ainda mantendo alguns seguidores.

Cartilha Maternal e o Método de João de Deus[editar]

A publicação da Cartilha Maternal, que tem o subtítulo de Arte de Leitura, foi saudada de forma encomiástica por um país onde o analfabetismo era uma tragédia nacional, o ensino mútuo era ainda a norma no limitado número de escolas existentes e em que os responsáveis políticos, apesar de reiterarem que a escola era o meio de regeneração da sociedade portuguesa, ainda não se tinha conseguido reconciliar com a anterior tentativa de alteração metodológica representada pelo Método Português de Castilho.
Apesar da veemência e obstinação com que António Feliciano de Castilho se tinha oposto ao ensino mútuo e aos métodos de repetição e soletração ritmada que nele imperavam, o professorado mostrou enormes resistências à adopção do seu novo método. Apesar de ter conseguido que em 1853 fosse criada, na Escola Normal de Lisboa, uma aula de ensaio do seu método, a qual persistiu até 1858, o método não ganhou momento suficiente. A sua morte em 1875 ditou um ainda maior apagamento da sua proposta educativa. Contudo, apesar deste aparente insucesso, estava aberto o caminho para as cartilhas.
Quando, no ano imediato ao da morte de Castilho, João de Deus apresentou a sua Cartilha Maternal, a intelectualidade e o professorado já estavam preparados para aceitar a alteração metodológica. A partir de 1877, começa a difundir-se o chamado método João de Deus e em 1882, por decisão parlamentar, é decretado o uso generalizado da cartilha maternal nas escolas portuguesas. Esta obrigatoriedade seria mantida até 1903, quando o método se tornou facultativo.
Estranhamente, face à resistência oposta ao Método Português de Castilho pelo professorado e pela intelectualidade, o Método de João de Deus tornou-se rapidamente no método de iniciação à leitura preferido pelos professores portugueses.
A expansão do método, para além da extraordinária reputação de João de Deus, beneficiou da fundação em 1882 da Associação de Escolas Móveis pelo Método de João de Deus (hoje a Associação de Jardins-Escolas João de Deus). Estas escolas funcionaram até 1921, tendo sido frequentadas por perto de 30 000 alunos.
Cartilha Maternal foi precursora de uma enorme variedade de cartilhas, as quais até ao final dos anos de 1930 foram dos livros com maior tiragem em Portugal e no Brasil, ainda sendo reeditadas na actualidade.

Ver também

Ligações externas


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartilha_Maternal

Cartilha maternal”, de João de Deus [no Carrossel com Sara Amado]


Vamos ao segundo, o filho do meio. Era o mais novo, mas depressa encarnou o seu novo papel, grande ator que é. Vai para o 1º ano e até há bem pouco tempo não consegui imaginar isso a acontecer. Depois começou a fazer contas (treinado pelo B até à exaustão), a pedir trabalhos de casa e a ler pequenas palavras.


Tirei a “Cartilha” da prateleira. Chegou o momento. Fizemos umas lições há uns tempos e o T sentiu-se promovidíssimo. Como fiz com o B (como farei com o R, quando for a altura certa – se for a altura certa), passo agora com o T pelas lições da “Cartilha maternal” de João de Deus. O livro que usamos é o mesmo que a minha mãe usou comigo e que funcionou comigo.


Quando são bebés, os miúdos precisam de nós para tudo, e tudo é descoberta e espanto, para eles e para nós. Depois vão crescendo e a vida corre neles, fora de nós. É natural, é bom. Numa altura em que já são tão autónomos, é fascinante e surpreendente observar este começo, um novo olhar sobre a palavra, sobre o mundo. Ao mesmo tempo faz pena que comecem também a deixar de demorar-se tanto nas ilustrações, que comecem a perder os pormenores que nós, na preguiça da palavra, já há muito não vemos.


Sendo um livro da “velha guarda”, é um livro divertido, porque ao juntar na mesma página palavras começadas ou acabadas pela mesma letra ou sílaba, constrói uma espécie de poemas concretos nonsense tão ao jeito do T, que se ri perdido quando descobre as palavras que leu: vida idiota, boi boa, bota batata, bela fala fivela.


Na escola onde andam misturam o método fonético com o global. Da minha dupla experiência, é de facto assim que os miúdos começam a ler: reconhecem a imagem da palavra e depois associam o som às letras que vão conhecendo. A “Cartilha” segue o método fonético mas de um modo natural, um pouco ilógico até, pois não segue o abecedário de A a Z; antes, vai entrando na língua devagar, pelo lado conhecido, pelo lado fácil, para chegar aos vários valores que a letra pode ter, às exceções, ao caos, enfim, da bela língua portuguesa.


João de Deus dedica este livro às mães em 1875, e apresenta a “Cartilha” como uma escapatória ao “flagelo da cartilha tradicional”. Eu, que acho que a escola é um bem maior e não um mal menor (se for uma boa escola, bem entendido), gosto particularmente que seja ao lado da mãe que comecem a ler. Faz mesmo sentido que este novo abrir de olhos para o verbo venha de quem os trouxe no princípio até à carne.

Sara Amado [convidado do Carrossel Cria Cria*]
http://criacria.com/2012/07/14/cartilha-maternal-de-joao-de-deus-no-carrossel-com-sara-amado/

Quer saber mais,
http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/ot_metodo_leitura_joao_deus_b.pdf

Obrigado pela visita, volte sempre.

sábado, 19 de outubro de 2013

Estratégias para fazer provas de verdadeiro ou falso




1. Cada parte de uma frase verdadeira deve ser verdadeira! 
Se qualquer uma das partes de uma frase é falsa, toda a frase será falsa apesar de que tenha muitas outras afirmações verdadeiras. 

2. As perguntas negativas podem ser confusas. 
Se uma pergunta tem negação como “não” ou “não pode”, elimine a negação e leia o restante. Decida se essa frase é falsa ou verdadeira. Se é verdadeira, seu oposto, ou a negação dela, geralmente será falsa.

3. Palavras como “as vezes, seguida, freqüentemente ou geralmente” quase sempre fazem com que uma frase seja verdadeira, porque é mais provável que sejam um reflexo da realidade. 

4.Pelo contrário, frases que incluem expressões como “não, nunca ou somente” implicam em que sejam 100% verdadeiras, e regularmente indicam que a frase é falsa. 

5. Adivinhe: Freqüentemente as provas de verdadeiro ou falso contém mais respostas verdadeiras do que falsas. Haverá mais de 50% de probabilidade de estar certo se responder “verdadeiro”. Sem dúvida, seu professor poderá fazer o contrário. Revise as provas anteriores para ver que tipo de padrão seguem. 


fonte: http://www.discoverynaescola.com/alumnos/alumnos_ayudante_s04.php

Obrigado pela visita, volte sempre.

JOSEINACIO.COM: Final da F-Indy e corrida da Stock

JOSEINACIO.COM: Final da F-Indy e corrida da Stock: A Fórmula Indy realiza nesse sábado às 21:30  sua última etapa da temporada no oval de Fontana, com Helio Castroneves (12º no grid de ...

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Horário de verão uma observação, Blog do João mari...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Horário de verão uma observação, Blog do João mari...: Obrigado pela visita, volte sempre.

Obrigado pela visita, volte sempre.

Horário de verão uma observação, Blog do João maria Andarilho utópico.





Obrigado pela visita, volte sempre.

Mês de DAMODARA começa hoje, dia dezenove de Outubro ate dia dezessete de Novembro de 2013



'' das plantas a sagrada Tulasi, das escrituras os Vedas, dos rios o Ganges, dos dias Ekadasi, dos meses Kartik... os mais queridos ao Senhor Krishna'' (Puranas)
Em 2013 começa dia 19 de outubro o mês lunar de Damodara. Durante este período, chamado Kartk, cantamos todos os dias a canção Damodarastaka, onde meditamos na forma infantil de Krishna e a relação amorosa materna com Deus, exemplificada por Yasoda, que faz o papel de mãe de Krishna.
Nesta época é muito auspicioso oferecer uma mechinha de ghee para Krishna todos os dias.
É uma época muito auspiciosa e propícia para reforçar nossa devoção, aproveitem!
Hoje também e ou inicio do ultimo mês de caturmasya.


Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de verão 2013-2014 quando adiantar e atrasar os relógios



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Horário de verão 2013-2014 quando adiantar e atrasar os relógios



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Os candidatos ao cargo de professor temporário da ...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Os candidatos ao cargo de professor temporário da ...: Professor temporário faz prova no dia 20 Thâmara Kaoru do Agora Os candidatos ao cargo de professor temporário da rede estadual de ...

Obrigado pela visita, volte sempre.

Os candidatos ao cargo de professor temporário da rede estadual (São Paulo) de ensino farão a prova no dia 20 deste mês.


Professor temporário faz prova no dia 20

Thâmara Kaoru
do Agora
Os candidatos ao cargo de professor temporário da rede estadual de ensino farão a prova no dia 20 deste mês.
A convocação está na edição de hoje do "Diário Oficial" do Estado.
A prova terá duração de quatro horas.
Para os professores do ensino fundamental do ciclo 2 (do 6º ao 9º ano), ensino médio e de educação especial, o exame começará às 8h30 e terá 80 questões.
Já para quem quer dar aulas para o ensino fundamental do ciclo 1 (do 1º ao 5º ano), a prova terá 60 questões e começará às 14h30.
Os locais estarão no site www.educacao.sp.gov.br.
  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta sexta, 11 de outubro, nas bancas
Thâmara Kaoru
do Agora
Os candidatos ao cargo de professor temporário da rede estadual de ensino farão a prova no dia 20 deste mês.
A convocação está na edição de hoje do "Diário Oficial" do Estado.
A prova terá duração de quatro horas.
Para os professores do ensino fundamental do ciclo 2 (do 6º ao 9º ano), ensino médio e de educação especial, o exame começará às 8h30 e terá 80 questões.
Já para quem quer dar aulas para o ensino fundamental do ciclo 1 (do 1º ao 5º ano), a prova terá 60 questões e começará às 14h30.
Os locais estarão no site www.educacao.sp.gov.br.
  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta sexta, 11 de outubro, nas bancas
 Consulta dos Locais de Prova link abaixo.
http://www.vunesp.com.br/localprova.aspx?c=SEED1303

 http://www.agora.uol.com.br/trabalho/2013/10/1355024-professor-temporario-faz-prova-no-dia-20.shtml

Obrigado pela visita, volte sempre.

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: O Brasil de hoje é resultado do Decálogo de Lenin ...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: O Brasil de hoje é resultado do Decálogo de Lenin ...:   O Brasil de hoje é resultado do Decálogo de Lenin seguido á risca: 1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual; 2. Infiltre...

Obrigado pela visita, volte sempre.

O Brasil de hoje é resultado do Decálogo de Lenin (esta porcaria de decálago) seguido á risca:

 

O Brasil de hoje é resultado do Decálogo de Lenin seguido á risca:

1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;

2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;

3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;

5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo

 6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o desassossego na população;

7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9- Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;

10- Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa...

 fonte http://www.nomundoenoslivros.com/2011/03/decalogo-de-lenin-para-tomar-o-poder.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

História do Varuthini Ekadasi O Dia no Calendário Védico . sabádo – 04 de Abril de 2024. Suddha Ekadasi – Varuthini Ekadasi.

VARUTHINI EKADASHI Yudhishthira Maharaja disse: “Ó Vasudeva, ofereço minhas mais humildes reverências a Ti. Por favor agora descreva o Ekada...