terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Consumo de gordura 'boa' reduz mortes por câncer de próstata, diz estudo



DA REUTERS

Uma dieta rica em gordura de origem vegetal, presente em nozes e azeite de oliva, diminui o risco de metástase em pacientes diagnosticados com câncer de próstata. Segundo os pesquisadores, trocar carboidratos por alimentos com esse tipo de gordura também reduziu o risco de morte em geral, independente da causa.
O consumo de gordura saturada e trans, presente em carnes e alimentos processados, no entanto, aumentou os riscos para a saúde dos pacientes avaliados.
"Os médicos recomendam simplesmente cortar as gorduras após o diagnóstico de câncer de próstata", diz o Stephen Freedland, urologista da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Mas o estudo mostra que o consumo do "tipo certo de gordura" (a vegetal) reduz não apenas o risco de morrer do câncer, como também de qualquer doença, explica o médico.
Os pesquisadores acompanharam 4.577 homens com câncer de próstata localizado durante um amplo estudo sobre a saúde dos trabalhadores, iniciado em 1986. Os pacientes preencheram questionários a cada quatro anos sobre a frequência com que consumiam ou bebiam 130 tipos diferentes de alimentos e bebidas.
Em um período de oito a nove anos, 315 homens desenvolveram câncer de próstata letal, do tipo que se espalha por outras partes do organismo. Outros mil pacientes morreram por outras causas.
Os homens que disseram consumir boa parte das calorias diárias a partir de gordura vegetal tiveram risco 33% menor de morrer após o diagnóstico de câncer. Trocar 10% das calorias diárias de carboidratos por gordura vegetal pode resultar em uma queda de 29% no risco de ter câncer de próstata letal e a uma redução de 26% nas chances de morrer por qualquer outra causa, segundo Erin Richman, da Universidade de Califórnia, em São Francisco.
Segundo a pesquisadora, a gordura vegetal contém antioxidantes e pode reduzir inflamações no corpo, dificultando a progressão do câncer. Estimativas da Sociedade Americana do Câncer apontam que um a cada seis homens americanos será diagnosticado com câncer de próstata e um a cada 36 devem morrer em decorrência da doença.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/06/1293257-consumo-de-gordura-boa-reduz-mortes-por-cancer-de-prostata-diz-estudo.shtml

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Chupeta faz mal para os bebês, como usar e até quando?


Autor: Doutora Carmem
Flexibilidade é um tema  importante, para quem não deseja viver contrariado. Pois contrariados vivem os pais que decidem não dar a chupeta para seus bebês, e não conseguem.
Começa aí o desafio: alguns bebês têm mesmo uma necessidade de sugar maior que outros, para desespero de muitos pais.
Venho por meio deste artigo, dizer que não vou endemonizar a tal chupeta. Mas é claro, que algumas informações e cuidados  são necessários, caso você opte ou seja forçado a oferecê-la.

Cuidados no uso da Chupeta

•Em primeiro lugar: O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe-filho. (Redação dada pela Lei nº 11.474, de 2007), e a chupeta pode diminuir o interesse do bebê pela amamentação.
•Não se desespere caso seu bebê for daqueles que realmente não conseguem satisfazer a necessidade de sucção com o seio ou mamadeira;
• Uma vez decidido que vão dar a chupeta, saiba que o hábito terá um prazo: não há chupetas para crianças maiores que três anos no mercado; portanto programe-se para a remoção da chupeta em torno dos dois anos de idade, para não prejudicar as arcadas;
• Se for o caso de oferecer a chupeta, compre as de silicone, bico ortodôntico no tamanho apropriado à idade;
• Não deixe a mesma pendurada por meio de prendedores na roupa da criança durante o dia.
•  Ofereça apenas antes de dormir;
• Para fazer com que o bebê se desinteresse, ou seja, que fique satisfeito quanto à sua necessidade de sucção, proceda assim:  quando a criança estiver adormecida, faça o toque da chupeta nos lábios estimulando a sucção e depois   remova a mesma por umas dez vezes. Assim o bebê estará “exercitando” sua musculatura perioral, e não mantendo a “malvada chupeta” durante todo o período do sono;
•  Todos os pais querem saber o quanto a chupeta poderá afetar a boa oclusão dos dentes. Tanto a sucção de dedo como o uso de chupeta, terão efeitos diferentes sobre a oclusão, dependendo:
- do tipo facial, do tônus muscular e de uma série de hábitos, como por exemplo, da dieta, mais pastosa ou sólida que for oferecida para essa criança;
- das características respiratórias e saúde geral dessa criança: respiradores bucais, alérgicos e crianças com baixa resistência terão mais propensão  a alterações nas arcadas, que serão potencializadas pelo uso da chupeta;
• Lembre-se sempre: alimentação consistente, variada, de preferência com integrais e orgânicos sempre poderão minimizar os transtornos provocados pela chupeta.

Como tirar o hábito da Chupeta

• A remoção do hábito exige planejamento: conte com a ajuda de um elemento de transição, que pode ser um bichinho de tecido ou pelúcia que poderá transmitir o que a chupeta propiciava: aconchego companhia e segurança;
• Tocar o bebê através da massagem, com o uso do Óleo de Calêndula da Weleda, sempre é importante, para transmitir essa tranqüilidade que o bebê precisa;
• Aromatizar o quarto do bebê também tem efeito tranqüilizante, trás conforto e prazer; (ver link samya)
• Conversar com a criança, fazendo com que compreenda a necessidade de remoção do hábito, geralmente  gera a cooperação. Muitas vezes a criança está empenhada em ajudar, mas não consegue. Medicamentos Homeopáticos ou Antroposóficos nos casos mais resistentes poderão ser de grande ajuda;
• Combinar trocas, em festas especiais como aniversário, Páscoa ou Natal é valido somente se a criança já estiver preparada, do contrário, trará a sensação de frustração para todos;
• Lembre-se de que não dá para fazer tudo de uma só vez: tirar mamadeira, fraldas e chupeta;
• O momento da retirada do hábito da sucção da chupeta não pode ser um momento de tensão familiar, por motivo de doença, desentendimento entre os pais, mudança de escola, de casa ou nascimento de um irmãozinho. Programe-se com antecedência se planeja alguma dessas coisas;
• A presença principalmente damãe, através da calorosidade provinda de cantigas fazem bem a todos, inclusive para a mamãe;
E finalmente, leia o artigo http://desmameconsciente.com.br/epoca-do-desmame  em que os Doze Sentidos são descritos, para ajudar o desmame. Observar todas as possibilidades de criar um ambiente amoroso, terá um efeito transformador em toda a família.

Veja também este vídeo da Dra. Carmem sobre a Chupeta (Chupeta faz mal para as Crianças? (Como e até quando usar a Chupeta?)




fonte: http://www.clinicaamai.com.br/chupeta-faz-mal-para-os-bebes-como-usar-ate-quando



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segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Dá Vômitos Ver Regina Casé



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Memória cognitiva...


Memória cognitiva...


MEMORIA
Por Dr. Bernard Croisile.

A maneira como nosso cérebro armazena, mantém e acessa a memória é um processo fascinante. Apenas recentemente é que neurocientistas e pesquisadores acadêmicos começaram a realmente entender como esse processo complicado funciona. As informações que chegam até nós são processadas de três formas primárias:
  • Memória Sensorial – A memória sensorial é usada para descrever nossa habilidade de reter impressões de informações que chegam através dos nossos cinco sentidos. Uma memória sensorial pode existir para qualquer desses canais sensoriais:
    • Memória visual | visão
    • Memória auditiva | audição
    • Memória tátil | tato
    • Memória olfativa | olfato
    • Memória gustativa | paladar
Cada um desses tipos de memória é importante e deficiências em qualquer um deles pode tornar certas tarefas mais difíceis. Por exemplo, deficiências na memória visual podem afetar sua habilidade de ler e escrever. Deficiências na memória auditiva podem afetar sua habilidade de compreender palavras ou lembrar informações que foram apresentadas verbalmente.
Um dos maiores fatores que separa a memória sensorial dos outros tipos de memória é que esse tipo de memória é geralmente armazenado no seu cérebro por menos de dois segundos. Essa breve janela de tempo nos dá tempo suficiente para processar, analisar e interpretar a mensagem que chega. Se julgarmos a informação importante o suficiente, nós a movemos para o próximo tipo de armazenamento.
  • Memória de Curto Prazo / Memória de Trabalho – Quando a informação é julgada importante, nós a movemos da memória sensorial para nossa memória de curto prazo. Através da memória de curto prazo, a maioria dos seres humanos pode lidar com aproximadamente 7 informações durante uns 30 segundos. Podemos estender esse período “ensaiando” a informação, repetindo os pensamentos em nossa mente, o que ajuda a movê-la para a memória de longo prazo. A maioria das informações é perdida (esquecida) na memória de curto prazo. Os limites da memória de curto prazo tornam impossível para qualquer um lembrar tudo que experimentam. Até pessoas com “memória fotográfica” não conseguem se lembrar de tudo, ao contrário da crença popular.
  • Memória de Longo Prazo – Se a informação tiver sorte o suficiente de sobreviver os primeiros dois estágios, ela terá a chance de ser processada e encontrar um lugar em sua memória de longo prazo. Uma metáfora comum é que a memória de longo prazo é a biblioteca do cérebro. Como uma biblioteca tradicional, a informação na memória de longo prazo é classificada, arquivada e indexada de diversas formas. Porque somos criaturas espaciais, e na maior parte organizamos nossas vidas baseadas no tempo, nossas memórias de longo prazo são organizadas por data e hora cronologicamente. O sistema de catalogação de longo prazo do nosso cérebro é complexo, mas é composto por três componentes chave:
    • Memória semântica: A parcela da memória de longo prazo que cuida de formular nossas ideias, significados e conceitos.
    • Memória processual: A parcela da memória de longo prazo que nos ajuda a lembrar como fazer as coisas.
    • Memória episódica: A parcela da memória de longo prazo que se refere à nossa habilidade de resgatar experiências pessoais do nosso passado.
Temos que admitir, esse é um resumo muito breve do que compõe nossa memória e de forma alguma é exaustivo. Além disso, existem definições especiais dentro da memória que fogem da esfera dessa progressão de três estágios. Por exemplo, existe um aspecto da memória que descreve o aumento de sensibilidade da nossa mente subconsciente a certa informação quando nós somos expostos a ela diversas vezes ao longo de um período de tempo. Um exemplo do mundo real é nossa habilidade crescente de lembrar melhor o nome de um colega de trabalho depois que você o ouviu pela quinta vez, ao invés de quando ouviu pela primeira vez.
Estudos mostram que nossa memória melhora com a prática e fazerjogos de memória é uma ótima maneira de se conseguir justamente isso, e de se proteger do declínio cognitivo.  Experimente e você rapidamente estará na direção de melhorar sua memória.


http://www.cerebromelhor.com.br/blog/template_permalink.asp?id=121


http://psicoerikaluppi.blogspot.com.br/2012/05/memoria-por-dr.html

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10 Brinquedos que EDUCAM!


10 Brinquedos que EDUCAM!

BLOCOS DE MONTAR


Para crianças a partir dos 3 anos, dependendo do tamanho do material
Essas peças maleáveis ou sólidas que se encaixam e formam estruturas – casinhas, prédios etc -, além de divertidas, contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de alguns valores. “Favorecem a concentração, a coordenação motora, a interação, a descoberta, a fala e até mesmo o desenvolvimento das regras”.

DAMAS

Para crianças a partir dos 8 anos
Um dos jogos de tabuleiros mais populares do mundo, o jogo de damas desenvolve, entre outras coisas, noções de estratégia. “Brincando se estimula a concentração, o desenvolvimento de regras e respeito ao oponente, trabalha-se o raciocínio lógico, a solução de problemas e a linguagem oral”.

IOIÔ

Para crianças a partir dos 6 anos, dependendo do tipo de objeto
Constituído por dois discos e uma corda que estica e se enrola, o ioiô é um dos brinquedos mais antigos da história. “O brinquedo desenvolve concentração, coordenação motora e até criatividade - dependendo dos malabarismos que as crianças criarem com o ioiô”.

PIÃO

Para crianças a partir dos 7 anos (piões musicais podem ser oferecidos à crianças a partir de 1 ano, porém com fieira)
Uma peça cilíndrica – geralmente de madeira ou de plástico – que gira em seu próprio eixo, impulsionada pelo desenrolar de uma corda em seu corpo. Um dos brinquedos mais populares na América latina, o pião desenvolve mais do que habilidades motoras e não é necessariamente uma atividade individual. “A brincadeira trabalha a concentração, coordenação motora, respeito às regras, experimentação, descoberta, socialização”.

CINCO MARIAS OU JOGO DAS PEDRINHAS

Para crianças a partir dos 4 anos
Cinco saquinhos de areia ou de arroz ou mesmo cinco pedrinhas. Jogue um para o alto e tente pegar os outros antes que o arremessado caia. O ‘malabarismo’ é divertido e um bom treino para a cabeça. “Por meio dessa brincadeira as crianças treinam a concentração, a coordenação motora, a criação e o respeito às regras, a linguagem, a socialização, o raciocínio lógico e a possibilidade de experimentação”.

XADREZ

Para crianças a partir dos 10 anos
Geralmente associado aos adultos, o jogo de xadrez pode ser muito interessante e construtivo para as crianças. “O xadrez trabalha a concentração, o raciocínio lógico, a resolução de problemas, o desenvolvimento e o respeito às regras e a socialização”.

BONECOS

Para crianças de qualquer idade, dependendo do tamanho do material em relação à idade
Brincar com representações humanas ajuda no estabelecimento de noções fundamentais para a vida em sociedade. “Os bonecos permitem que as crianças representem papéis sociais, lidem com a possibilidade de erro, façam descobertas e desenvolvam a linguagem".

CARRINHOS

Para crianças a partir dos seis meses de idade, dependendo do tamanho do brinquedo
Assim como os bonecos, as representações de automóveis (aviõezinhos, caminhões, etc) ajudam as crianças a assimilarem regras sociais. “Brincadeiras com miniaturas de automóveis estimulam a representação do mundo técnico e social, a representação de papéis e de regras e desenvolvem a linguagem nas crianças”.

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Desde recém-nascido
Crianças costumam ficar fascinadas com música. Colocá-las em contato com instrumentos desde cedo desenvolve não só habilidades musicais. “Por meio da música a criança treina a concentração, a audição e a criatividade”.

Por: Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da faculdade de Educação da PUC-SP.



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domingo, 8 de dezembro de 2013

O QUE É INIBIÇÃO COGNITIVA?


O QUE É INIBIÇÃO COGNITIVA?

Inibição cognitiva

Por: Rosa Azambuja

Entende-se por inibição cognitiva a uma diminuição da atuação de algum aspecto da cognição, enquanto o sintomatizar é a sua transformação. A inibição cognitiva, nessa ótica, é a diminuição dos processos cognitivos os quais a adaptação mobiliza, o que é expresso na forma de sintoma, entendido como dificuldade de aprendizagem.

A inibição de um dos movimentos do processo de equilibração impede a permanente reconstrução pessoal da modalidade a partir dos quatro níveis (organismo, corpo, inteligência e desejo).

O sintoma cristaliza a modalidade de aprendizagem em um determinado momento, a partir daí, esta perde a possibilidade de ir transformando-se e de ser utilizada para transformar. O sintoma implica colocar em outro lado, jogar fora, atuar o que não se pode simbolizar, enquanto a simbolização permite ressignificar, e a ressignificação possibilita que a modalidade possa ir se modificando.

Ao não poder estabelecer este processo de ressignificação interno à própria modalidade de aprendizagem, esta modalidade fica enrijecida, impedindo ou dificultando a aprendizagem de determinados aspectos da realidade. Fernández (1991 p.116)

A Inibição Cognitiva de fundo emocional, ou de ordem das relações, pode ser questionada se o psicopedagogo não tiver a afetividade como variante no processo de aprendizagem. Sobre o assunto,  Griz (2004) cita Pain (1996) ao descrever que:

“A inibição precoce de atividades assimilativo-acomodativas dá lugar à modalidade nos processos representativos, cujos extremos podemos caracterizar da seguinte maneira:

- hipoassimilação: os esquemas de objetos permanecem empobrecidos, bem como a capacidade de coordená-los. Isto resulta num déficit lúdico, e na disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora;

- hiperassimilação: pode dar-se uma internalização prematura dos esquemas, com um predomínio lúdico que ao invés de permitir a antecipação de transformações possíveis, desrealiza negativamente o pensamento da criança;

- hipoacomodação: que aparece quando o ritmo da criança não foi respeitado, nem sua necessidade de repetir muitas vezes a mesma experiência. Sabemos que a modalidade da atividade do bebê é a circularidade, mas esta não pode ser exercitada no caso de perder-se o objeto sobre o qual se aplica; isto por sua vez atrasa a imitação adiada e, portanto, a internalização das imagens. Assim, podem aparecer problemas na aquisição da linguagem, quando os estímulos são confusos e fugazes;

- hiperacomodação: acontece quando houve superestimulação da imitação. A criança pode cumprir as instruções atuais, mas não dispõe de suas experiências nem de sua experiência prévia com facilidade” ( p 47 ).

A partir da descirção da supracitada autora, Griz (2004) compreende a importância de análisar a influência dos aspectos afetivos do sujeito que interfere na constituição dos esquemas cognitivos causando dificuldade de aprendizagem ou inbição cognitiva.

Referencias:

GRIZ. Maria das Graças S. Cognição e Afetividade. Psicopedagogia Online. 2004. Disponível emhttp://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=494

FERNANDEZ. Alicia. A Inteligencia Aprisionada. Porto Alegre. Artes Médicas, 1991.

Wilkipedia.org. Inibição Cognitiva. Disponível emhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Inibi%C3%A7%C3%A3o_cognitiva


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sábado, 7 de dezembro de 2013

Mudança na rede de estadual Paulista amplia chance de reprovação

Alunos da rede pública de SP


Mudança na rede de estadual amplia chance de reprovação

O novo sistema prevê que o ensino fundamental seja dividido em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta sexta-feira 8 que, a partir de 2014, os alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino passarão por três ciclos com possibilidade de reprovação.
Atualmente a rede estadual funciona com o sistema de ciclos no ensino fundamental. Ou seja, o aluno só é retido ao final do 5º ano e ao final do 9º ano caso não seja aprovado.
O novo sistema prevê agora que o ensino fundamental seja dividido em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. O estudante pode ser reprovado ao final de cada um desses ciclos.
De acordo com o governo, a mudança deve afetar cerca de 2,5 milhões de estudantes. O estudante poderá ser reprovado pelo número de faltas em todos os anos do ensino fundamental.
Durante o anúncio, no Palácio dos Bandeirantes, a equipe tucana se apressou em dizer que a mudança não teve influência do anúncio, feito três meses antes pela Prefeitura de São Paulo, do fim da aprovação continuada na rede municipal de ensino.
"Não teve nenhuma interferência. A reestruturação vem sendo discutida na rede há três anos", disse Alckmin.
Recentemente, o governador elogiou os corredores de ônibus inaugurados pela administração petista e, a exemplo do prefeito, disse que também tinha interesse em usar transporte público durante os compromissos externos.
Solução? Embora tenha apoio de pais e professores, a reprovação é alvo de questionamento por especialistas, conforme mostrou reportagem recente da revista Carta Fundamental. “Não existe nenhuma pesquisa mostrando que onde há reprovação anual os alunos apresentam desempenho melhor do que onde não há reprovação”, disse à época a professora do Departamento de Educação da Unifesp Márcia Jacomini.
Ainda de acordo com a reportagem, um relatório divulgado em 2012 pelo Instituto de Estatísticas da Unesco estimava que 9% dos custos com educação básica no Brasil sejam destinados a dar suporte aos alunos reprovados na escola. A professora cita uma pesquisa, realizada em 2002 pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE com 16 mil alunos da região sudeste, que investigou o impacto do regime de organização do ensino (seriado ou em ciclos) nos resultados escolares dos estudantes. Não foi encontrada evidência de que o desempenho acadêmico dos alunos com defasagem idade-série seja inferior ao desempenho dos alunos em idade adequada por causa do regime de organização do ensino em vigor na escola que ele frequenta.
Professor da Faculdade de Educação da USP e crítico à reprovação, Vitor Paro explica que o professor aprende que a reprovação é positiva durante sua própria formação escolar. Márcia Jacomini chegou à conclusão semelhante ao estudar as opiniões de pais e alunos sobre a progressão continuada e a reprovação na rede municipal de São Paulo. Para ela, a reprovação ainda é vista como um estímulo positivo para o aluno porque a experiência escolar da maioria envolveu a reprovação e a organização seriada. “Na verdade, há uma compreensão presente no senso comum de que a reprovação é um instrumento necessário para o processo educativo”, conta.
Na mesma reportagem, Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP, ressaltou os aspectos moralistas da proposta de reestruturação: “Há um senso comum disseminado de que a reprovação é boa e sua ausência é lasciva”.


http://www.cartacapital.com.br/educacao/mudanca-na-rede-de-estadual-amplia-chance-de-reprovacao-9777.html
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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sequência didática quer brincar de pique esconde





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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PAUSA Estratégias de Leitura Público Alvo: 7ª série/8º ano – 8ª série/ 9º ano Texto: Pausa - Moacyr Scliar



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PAUSA

Estratégias de Leitura

Público Alvo: 7ª série/8º ano – 8ª série/ 9º ano

Texto: Pausa - Moacyr Scliar

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama,correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
— Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva*; mas as sobrancelhas eram espessas*, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume* na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
— Por que não vens almoçar?
— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga, Samuel pegou o chapéu:
— Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas*.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras.
Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujoOlhou para os lados e entrou furtivamente.* Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé.
— Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
— Estou com pressa, seu Raul! — atalhou Samuel.
— Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. — Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante.
Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre* floreado, olharam-no com curiosidade:
— Aqui, meu bem! — uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave.
Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé*. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho* franzido com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata. Sentado na cama, comeu vorazmente* quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se e fechou os olhos. Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos...
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido*.
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam.
Samuel mexia-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante* nas costas. Sentou-se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá-lo* com a lança. Esvaindo-se em sangue, molhado de suor, Samuel tombou  lentamente; ouviu o apito soturno *de um vapor. Depois, silêncio.
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, lavou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu. Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
— Já vai, seu Isidoro?
— Já — disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
— Até domingo que vem, seu Isidoro — disse o gerente.
— Não sei se virei — respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
— O senhor diz isto, mas volta sempre — observou o homem, rindo. Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.
SCLIAR, Moacyr. In: BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cutrix, 1997.


1º passo - Antecipando o texto

1.    Qual o significado da palavra pausa para você?
2.    Quando você precisa de uma pausa no seu dia-a-dia?
3.    O que você faz quando isso acontece?


2º passo – Leitura do texto


3º passo – Análise textual

Leia novamente o texto fazendo anotações de acordo com o esquema:

Símbolo
Analisar
Sublinhado
Possibilidades de dedução
Com *
Hipótese de significado
Negrito
Termo anterior a qual se refere


4º passo – Estudo do texto

1.    O que Samuel procurava fazer todos os domingos?
2.    Por que você acha que ele fazia isso?
3.    Qual a relação entre Isidoro e Samuel?
4.    Ao final do texto, há uma mudança no comportamento de Samuel? Explique.


5º passo – Interdiscursividade

Leia a letra da música e relacione com texto lido. (Se possível, levar a música para tocar para os alunos)
 
Cotidiano - Chico Buarque

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor. 

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


6º passo – Trecho do filme

Após assistir trechos do filme “Click” – Frank Coraci, relacione-o com a música “Cotidiano” - Chico Buarque e com o texto "Pausa" - Moacyr Scliar. Faça uma produção textual, mostrando essa relação e analisando os costume do dia-a-dia das pessoas.


Michael Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale), com que tem Ben (Joseph Castanon) e Samantha (Tatum McCann) como filhos. Michael tem tido dificuldades em ver os filhos, já que tem feito serão no escritório de arquitetura em que trabalha no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff). Um dia, exausto devido ao trabalho, Michael tem dificuldades em encontrar qual dos controles remotos de sua casa liga a televisão. Decidido a acabar com o problema, ele resolve comprar um controle remoto que seja universal, ou seja, que funcione para todos os aparelhos eletrônicos que sua casa possui. Ao chegar à loja Cama, Banho & Além ele encontra um funcionário excêntrico chamado Morty (Christopher Walken), que lhe dá um controle remoto experimental o qual garante que irá mudar sua vida. Michael aceita a oferta e logo descobre que ela realmente é bastante prática, já que coordena todos os aparelhos. Porém Michael logo descobre que o controle tem ainda outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida.

Professora Cláudia Mª Carpinelli Sabbag


http://accdd.blogspot.com.br/2013/06/sequencia-didatica-pausa.html

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quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Informatizza - Assistência Técnica de Equipamentos para Informática em Centro - Campinas, SP. Planos 4 G da ON


Informatizza - Assistência Técnica de Equipamentos para Informática em Centro - Campinas, SP


Razão Social: Informatizza Segurança Eletrônica e Informática Ltda

Assistência Técnica de Equipamentos para Informática

av Campos Sales,Dr, 347, Centro, Campinas - SP, 13010080 
 
 TEL.: (19) 4141-4910 
 
http://www.informatizza.com.br/


 • Formatação
Indicado para computadores que apresentam lentidão, vírus ou até mesmo um grande número de arquivos espalhados e perdidos pelo HD. A formatação possibilitará efetivamente a melhoria do desempenho de seu Micro.

• Manutenção preventiva
Indicado para computadores com mais de um ano de uso.

• Assistência técnica
Indicado para micros que não ligam, desligam aleatoriamente e que apresentam dificuldades em abrir arquivos e executar programas.

• Orçamentos em geral
Consulte nossos serviços para Up grade de micros e notebooks, equipamentos para rede sem fio, Wireless, Wi-fi e outros.


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4 G da On com modem e  wifi.




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