Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sábado, 22 de março de 2014
O que é paisagem, território e lugar geográficos?
1 lugar, território, espaço e paisagem from Fernanda Lopes
- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;
- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;
- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;
- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.
- Região Sudeste do Brasil;
Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.
3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
Obrigado pela visita, volte sempre.
Assunto: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO
Objetivos da aula:
- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;
- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;
- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;
- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.
Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos dá continuidade ao assunto estudado, ou pelo menos iniciado na semana passada. Trata-se das categorias geoespaciais. Na aula passada aprendemos diferenciar: Paisagem de espaço geográfico . Nessa aula vamos conhecer mais algumas categorias geoespaciais: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO
Então vamos lá!!!
Iniciaremos a nossa aula com o conceito de LUGAR.
O que é Lugar? Numa palavra: podemos dizer que lugar é o e espaço cotidiano.
E o que é que eu entendo por espaço cotidiano?
Você sabe?
Podemos dizer que ele é a porção da superfície terrestre que nos é familiares, que faz parte da nossa vida, que nos dá identidade própria e nos permitem estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo.
DESSA FORMA:
É o espaço base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade:
Habitante - identidade- lugar.
Nesse sentido, lugar é a porção do espaço apropriado(apropriação) pela e para vida humana, que é o espaço vivido, experimentado, reconhecido e concebido como próprio de cada indivíduo e no qual o ser humano cria identidade como individuo cultural e se e relaciona com os outros indivíduos e grupos de uma mesma cultura através de laços afetivos com esses seus iguais culturalmente.
Assim o conceito de lugar, está ligado à relação HOMEM/AMBIENTE, e ele é portanto, a base fundamental para a existência humana como, experiência ou “centro de significados” , isto é, o centro onde são experimentados os eventos mais significativos de nossa existência : o viver e o habitar, o uso e o consumo, o trabalho e o lazer etc..
Vamos agora ver e analisar o conceito de Região
Bem! REGIÃO é uma área (porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por possuir semelhança em comum.
Exemplificando:
- Região Sudeste do Brasil;
- Região do Vinho na França.
- Região da serra da Ibiapaba no Ceará
- Região do Euro na Europa. Etc..
Isto é, é um porção do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas.
Por último falaremos do conceito de Território. Bem! o que é um território?
Território é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam.
OBS.: Lembres-se que Região é diferente de Território
Por que?
Veja que agora já não estamos mais falando da divisão simples com o natural, mas sim de uma divisão com a noção de divisão social.
Exemplificando:
São exemplos clássicos de demarcação de território:
- a cerca (agropecuária)
- e o muro Indústrias e residência
Concluindo:
Então TERRITÓRIO é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do Espaço Geográfico, pelo Poder, seja uma dominação material (terra) ou simbólica ( cultural).
Assim o conceito de território está ligado noção de poder, dominação e conquista. O território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos países membros da OTAN.
OBS:O Espaço Geográfico é anterior ao Território
Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.
Ex2:Também pode ser um simples elevador de serviço (pobres) x o elevador social (ricos).
Importante:
É possível existir um território sem nação?
Sim!!! Ex: Antártida
É possível existir uma nação sem território?
Sim !!! Ex: nação, povo curdo, povo basco
Exercícios de Fixação:
1) O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
2) O conceito geográfico associado a tudo aquilo que a visão alcança e é interpretado pelo nosso conhecimento pessoal:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
4) O conceito geográfico associado a uma área onde existem relações de poder e dominação no uso do espaço:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
5) O conceito geográfico associado ao espaço transformado pela ação do homem e seu trabalho através de processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
Bons estudo!!!
Populismo: PALAVRA DO DIA
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Princípios ideológicos
populismo (21/03/2014)
Prática política, não raro transformada em doutrina, de extrema complexidade. De modo geral, o populismo nasce na crise da ideologia dominante, não dispondo de nenhuma teoria própria e sistematizada. No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista. O termo populismo aplicou-se a diversos movimentos políticos e sociais ocorridos em diferentes países da África, Ásia, Europa e América, assumindo ênfase particular na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil e no México.
>>Definição do iDicionário Aulete:
sm.
1. Bras. Pol. Tendência política de buscar o apoio do povo pregando, sinceramente ou não, a defesa de seus interesses, e que se utiliza ger. de práticas assistencialistas. [Cf. demagogia e demagogismo.]
2. Pol. Ação de caráter populista.
3. Liter. Gênero literário de temática popular .
[F.: Do fr. populisme. Ideia de: popul -.]
_____
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br
_____
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Clique aqui para cancelar o recebimento, ou envie um e-mail paracancelar@palavradodia.com.br
_____
Siga o Aulete no Twitter:www.twitter.com/aulete
Obrigado pela visita, volte sempre.
Roteiro básico para Plano de Aula
Roteiro básico para Plano de Aula
(Cada
aula obedecerá a um plano específico)
I.
Plano
de Aula:
Data:
|
II.
Dados
de Identificação:
Escola:
Professor
(a):
Professor
(a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III.
Tema:
-
o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
-
conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica
que sustenta o tema
|
IV.
Objetivos:
a
serem alcançados pelos
alunos e não pelo estagiário;
objetos da avaliação (item VIII);
Objetivo
geral:
projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e
procedimentos
Objetivos
específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a
4).
OBS.:
começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por
exemplo:
ao
nível de conhecimento
– associar, comparar, contrastar, definir, descrever,
diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar,
constatar, sumariar, contar;
ao
nível de aplicação
– calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar
um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
usar;
ao
nível de solução de problemas
– advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir,
criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar,
formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V.
Conteúdo:
conteúdos
programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI.
Desenvolvimento
do tema:
descrição
da abordagem teórica e prática do tema
|
VII.
Recursos
didáticos:
(quadro,
giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme,
música, quadrinhos, etc.)
|
VIII.
Avaliação:
pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica,
formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos
estabelecidos para a aula:
-
atividades
(ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão
de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos,
etc.)
-
critérios adotados para correção das atividades.
|
XIX.
Bibliografia:
indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e complementar
|
Obrigado pela visita, volte sempre.
Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
Ensino Fundamental - Modelos de Planos de Aula e Planejamento Anual
*(1-Abrir a imagem e salvar 2-Imagem salva, abrir antes de imprimir
3-Marcar: Papel A/4 - Ajustar imagem ao quadro)
Instruções de preenchimento
Modelo de Plano de Aula
Plano de Aula para Escola Dominical - Evangélico - Religioso
Planejamento Anual - Geografia
Planejamento Anual - História
Planejamento Anual - Ciências
Modelo Plano de Aula
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
Planejamento Anual - Educação Infantil
fonte; http://www.portalescolar.net/2013/04/alguns-modelos-de-planos-de-aula-e.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
sexta-feira, 21 de março de 2014
quinta-feira, 20 de março de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
terça-feira, 18 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
Cursos de extensão na faculdade de educação da Unicamp março de 2014
Comunicações em História da Educação: Brasil arcaico e Escola Nova: ciência, técnica e utopia na educação brasileira Conferencista: Prof. Dr. Carlos R. S. Monarcha. Data: 17 de março de 2014, às 17h, na sala de defesa da Pós-graduação/ 1º andar, Bloco A. Realização: HISTEDBR | |
CONFERÊNCIA Higher Education Access and Inclusion: Transnational Lessons for Research, Policy, and Practice (Acesso e Inclusão ao Ensino Superior: Lições transnacionais de Políticas, Práticas e Pesquisas) De 17 a 19 de março de 2014, no Salão Nobre da FE-Unicamp Programação e inscrições gratuitas (até 15 de março): <clique aqui> * Haverá tradução simultânea! Realização: FE-Unicamp, MDCC/Labjor/IEL-Unicamp, Nepp-Unicamp, Projeto Miseal/Pagu-Unicamp, DPCT/IG-Unicamp e UCLA Apoio: Fapesp e Obeduc-Capes | |
CICLOS DE VIVÊNCIA E PRÁTICAS DA PEDAGOGIA GRIÔ De 19 a 27 de março de 2014, na Casa do Lago - Unicamp e Estação Cultura de Campinas - Programação e mais informações <clique> - Inscrições para o curso "Formação em Pedagogia Griô" (19/03) <clique> - Inscrições para a trilha, com saída às 7h30 da Unicamp (27/03) <clique> - Demais atividades sem inscrição prévia Realização: Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho/?FE-Unicamp) e Ponto de Cultura NINA (Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes Culturais) Apoio: Faepex e FE-Unicamp | |
OFICINA Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógicos Professor responsável: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (FE-Unicamp) Em 21 e 22 de março de 2014, no Salão Nobre da FE-Unicamp Programação e mais informações: <clique aqui> Inscrições gratuitas: <clique aqui> * Inscrições presenciais também serão aceitas no primeiro dia da oficina! Realização: Paideia/FE-Unicamp | |
SEMINÁRIO Motivação para ler e compreensão leitora: evidências de pesquisa e considerações para a aprendizagemConvidada: Profa. Dra. Adriana Cristina Boulhoça Suehiro (UFRB; pós-doutoranda da FE-Unicamp/CNPq) Em 25 de março de 2014, das 8h às 12h, no Salão Nobre da FE-Unicamp Realização: Gepesp/FE-Unicamp | |
CICLO DE PALESTRAS SOBRE PEDAGOGIA WALDORF Pedagogia Waldorf: a concepção de educação de Rudolf SteinerConvidado: Dr. Jonas Bach Junior (Pós-doutorando da FE-Unicamp/PNPD-Capes) Em 26 de março de 2014, das 14h30 às 17h30, no Salão Nobre da FE-Unicamp Programação: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (Paideia/FE-Unicamp) Apoio: Capes | |
SEMINÁRIO VIOLAR Mesa-redonda: Jovens e Cultura Contemporânea: experiências em espaços educativosConvidados: Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan (FE-Unicamp), Cláudio Gomes da Victoria (Doutorando FE-Unicamp) e Me. Virgilio Paulo da Silva Alves Em 27 de março de 2014, das 14h às 17h, no Salão Nobre da FE-Unicamp Mais informações: <clique aqui> ou <clique aqui> Inscrições gratuitas: <clique aqui> Realização: Violar/FE-Unicamp | |
PALESTRA: Panorama dos instrumentos de cooperação intergovernamental no Brasil: desafios e oportunidades no âmbito da educação Convidada: Profa. Thamara Strelec (PUC-Campinas e Doutoranda IFCH-Unicamp) Em 28 de março de 2014, às 09h, no Salão Nobre da FE-Unicamp. Realização: Laboratório de Gestão Educacional (Lage/FE-Unicamp) | |
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Aprender Matemática e Conquistar AutonomiaDe 14 a 16 de abril de 2014, na Unicamp Realização: LPG/FE-Unicamp Programação e mais informações: <clique aqui> Inscrições: <clique aqui> | |
UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" , CEP 13083-865 - Campinas - SP - Brasil
Exibir mapa ampliado Obrigado pela visita, volte sempre.
SUPRIDORES DA SOBERBA Por Fabio Campos
SUPRIDORES DA SOBERBA
Por Fabio Campos
Texto base: “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria”. – Provérbios 11.2 AFC
A situação em nosso meio não está nada boa, pelo menos nas redes sociais. Por estes dias tive o desprazer de ler o absurdo dos absurdos. O moderador de uma comunidade falou com um arrogância terrível acerca das últimas mensagens do Rev. Hernandes Dias Lopes. Nesta especificamente, acusou-o de “pregador triunfalista”. Geralmente o Hernandes tira trechos daquilo que já escreveu nos seus livros e posta na pagina do seu facebook. Confira aquela que gerou este “burburinho”:
VAI DAR TUDO CERTO! “A dúvida, às vezes, nos atormenta. A dúvida é como um chicote que açoita nossas costas. É hora de agir com fé. É hora de confiar em Deus. Mesmo que você não esteja no controle, Deus está no controle. Ele sabe o que está fazendo em sua vida. Vai dar tudo certo!” Hernandes Dias Lopes.
Segue o comentário desta pessoa na própria postagem do reverendo: “Triunfalismo Pentecostal? Hehehe”. Lamento muito por tal comentário julgando ser ele soberbo, arrogante, desprovido de misericórdia para com aqueles que precisam, em certos momentos, escutar uma palavra de encorajamento. De fato a teologia da prosperidade por meio dos seus pregadores tem difundido este tipo de mensagem. Porém, seus preletores não conhecem a Deus. Na boca destes, é “triunfalismo”. Diferente do Hernandes Dias Lopes. Sua vida com Deus – seu desfrute das bênçãos do Senhor pelos anos que seguiram em fidelidade a Palavra – seu servir a Jesus – todas essas coisas lhe dão base para podermos classificar tal mensagem não como triunfal, mas sim de encorajamento. Quem conhece um pouquinho do ministério do reverendo sabe o que ele fala, não é do que não vive, mas da experiência em servir a Deus por longos anos.
Alguns teólogos do facebook estão mais preocupados em alimentar seu ego por meio das mentes soberbas do quê esvaziar a si mesmo para alimentar a alma dos famintos. Sou jovem, e mesmo discordando de alguns irmãos mais velhos, nisto me veem o temor ao postar algo por não ter vivido ainda nem um quarto daquilo que estes irmãos já viveram com Deus. Meu irmão e amigo Renan Lima, muito equilibrado, disse que “é o tipo de crente que não consegue chamar a Deus de ‘Aba’. Geralmente são jovens, com boa teologia, mas sem sabedoria”. Teologia se faz na sala de aula e por meio da leitura de livros. Espiritualidade se constrói no dia-a-dia. Teologia pensa sobre Deus; espiritualidade forma o caráter de Cristo em nós. Ambos andam juntas; mas são bem diferentes. Contudo, porém, no céu prevalecerá a espiritualidade.
Quando o secundário se torna fundamental, coamos mosquitos e engolimos camelos. Quanta ostentação intelectual nas redes sociais. Fico a pensar - se Jesus estivesse fisicamente hoje entre nós e a vista de todos chegasse a Ele uma notícia assim: “Senhor, aquele [Lazaro] a quem amas está enfermo”. Nesta situação o que pensariam ao ouvir de Jesus: “Esta enfermidade não acabará em morte, mas é para glória de Deus”. Quando Hernandes Dias Lopes diz “vai dar tudo certo”-, ele simplesmente confia que aquilo que Deus faz, faz certo, por ter Ele nunca errado naquilo que fez. A mensagem triunfalista olha o sucesso do ponto de vista do homem, de acordo com a perspectiva humana; pode aparentar que deu tudo certo, mas pode estar errada. Contudo, Deus não erra! Por isso o reverendo nos encoraja a confiar em Deus, pois mesmo quando não temos o controle da situação, Deus assim o tem; logo, podemos descansar que vai dar tudo certo e que tudo vai cooperar a nosso favor para cumprir o propósito pelo qual fomos chamados.
Será que Jesus era um triunfalista? O que diriam nos dias de hoje se o vesse dizendo a uma mulher que padecia por doze anos de um fluxo de sangue:“Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou”. A morte da filha da viúva de Naim não seria uma mensagem triunfalista por dizer a ela naquele momento doloroso: “Não chores”? Pois é, nestes comentários [contemporâneos] soberbos, não há compaixão. O Senhor se compadeceu da viúva [classe essa que tinha a atenção especial de Deus]. Além de ter perdido seu marido, agora a viúva estava enfrentando a dor [talvez a pior] em perder o seu único filho. Disto diz a Escritura: “compadeceu dela e disse: não chores”.
O grande mal em nosso meio é que não há um equilíbrio. Existe aqueles que pregam só “vitória”; outros fazem do Evangelho somente uma apologética contra os hereges. Se a mensagem não for de confronto - se não falar contra o calvinismo ou contra o arminianismo – então, não é Evangelho. Evangelho não é boas-novas? Paulo nos ensina que a pregação consiste em edificar, encorajar e consolar (1 Co 14.3). Se essa não for a finalidade, então, não é o Evangelho de Jesus Cristo. Ainda que haja apologética, confronto contra o pecado, tudo isso deve ser feito com sal e muita moderação para que os ouvintes sejam convencidos pelo Espírito e sejam edificados, encorajados e consolados naquilo que carece em sua vida do ponto de vista de Deus.
O irmão (a) citado agiu com falta de respeito contra o Hernandes Dias Lopes. Não em discordar apenas, mas pela forma debochada como postou seu comentário. De quebra disse que os pentecostais são triunfalistas sem ao menos conhecer todos eles. Não houve respeito! Usei deste episódio para escrever algo que já tem acontecido em grande proporção em nosso meio: falta de respeito e de amor para com os irmãos através do linguajar debochado, contencioso e desprovido da graça e misericórdia de Deus.
Lamentável! Que Deus tenha misericórdia.
Soli Deo Gloria!
Fabio Campos
Obrigado pela visita, e volte sempre.
domingo, 16 de março de 2014
Atividades: Espaço e forma
Atividades: Espaço e forma
fontehttp://viviane-negrini.blogspot.com.br/2012/04/atividades-espaco-e-forma.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)
Show da Madonna no Rio de Janeiro dia 04/05/2024. Não existe almoço grát...
Show da Madonna movimenta R$ 400 mi; cachê é de R$ 17 mi Gastos com hospedagem somam 4,85 milhões; a estrutura do palco, a maior da “Celebra...
-
Resenha é um texto em forma de síntese (no máximo de 3 páginas) de um livro ou de um escrito, que expressa a opinião do autor (da obra)...
-
– Wikipédia, a enciclopédia livre A Raposa e as Uvas , de Esopo . Quando a raposa percebe que não consegue alcançar as uvas, ela decide que...
-
Justiça e Verdade Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. Justiça: 4. 1. A Justiça em Aris...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Sérgio Biagi Gregório "Sejamos como as crianças, isto é, sem defesas, sem preconceitos." SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. ...
-
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...
-
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...