segunda-feira, 17 de março de 2014

Cursos de extensão na faculdade de educação da Unicamp março de 2014





 Comunicações em História da Educação: Brasil arcaico e Escola Nova: ciência, técnica e utopia na educação brasileira
Conferencista: Prof. Dr. Carlos R. S. Monarcha.
Data: 17 de março de 2014, às 17h, na sala de defesa da Pós-graduação/ 1º andar, Bloco A.
Realização: HISTEDBR
seta CONFERÊNCIA 
Higher Education Access and Inclusion: Transnational Lessons for Research, Policy, and Practice (Acesso e Inclusão ao Ensino Superior: Lições transnacionais de Políticas, Práticas e Pesquisas) 
De 17 a 19 de março de 2014, no Salão Nobre da FE-Unicamp
Programação e inscrições gratuitas (até 15 de março): <clique aqui>
* Haverá tradução simultânea!
Realização: FE-Unicamp, MDCC/Labjor/IEL-Unicamp, Nepp-Unicamp, Projeto Miseal/Pagu-Unicamp, DPCT/IG-Unicamp e UCLA
Apoio: Fapesp e Obeduc-Capes




 CICLOS DE VIVÊNCIA E PRÁTICAS DA PEDAGOGIA GRIÔ
De 19 a 27 de março de 2014, na Casa do Lago - Unicamp e Estação Cultura de Campinas
- Programação e mais informações <clique>
- Inscrições para o curso "Formação em Pedagogia Griô" (19/03) <clique>
- Inscrições para a trilha, com saída às 7h30 da Unicamp (27/03) <clique>
- Demais atividades sem inscrição prévia
Realização: Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho/?FE-Unicamp) e Ponto de Cultura NINA (Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes Culturais)
Apoio: Faepex e FE-Unicamp
seta OFICINA
Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógicos 
Professor responsável: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (FE-Unicamp)
Em 21 e 22 de março de 2014, no Salão Nobre da FE-Unicamp
Programação e mais informações: <clique aqui>
Inscrições gratuitas: <clique aqui>
* Inscrições presenciais também serão aceitas no primeiro dia da oficina!
Realização: Paideia/FE-Unicamp
seta SEMINÁRIO 
Motivação para ler e compreensão leitora: evidências de pesquisa e considerações para a aprendizagem
Convidada: Profa. Dra. Adriana Cristina Boulhoça Suehiro (UFRB; pós-doutoranda da FE-Unicamp/CNPq)
Em 25 de março de 2014, das 8h às 12h, no Salão Nobre da FE-Unicamp
Realização: Gepesp/FE-Unicamp
seta CICLO DE PALESTRAS SOBRE PEDAGOGIA WALDORF
Pedagogia Waldorf: a concepção de educação de Rudolf Steiner
Convidado: Dr. Jonas Bach Junior (Pós-doutorando da FE-Unicamp/PNPD-Capes)
Em 26 de março de 2014, das 14h30 às 17h30, no Salão Nobre da FE-Unicamp
Programação: <clique aqui> Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (Paideia/FE-Unicamp)
Apoio: Capes
seta SEMINÁRIO VIOLAR
Mesa-redonda: Jovens e Cultura Contemporânea: experiências em espaços educativosConvidados: Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan (FE-Unicamp), Cláudio Gomes da Victoria (Doutorando FE-Unicamp) e Me. Virgilio Paulo da Silva Alves
Em 27 de março de 2014, das 14h às 17h, no Salão Nobre da FE-Unicamp
Mais informações: <clique aqui> ou <clique aqui>
Inscrições gratuitas: <clique aqui>
Realização: Violar/FE-Unicamp
seta PALESTRA: Panorama dos instrumentos de cooperação intergovernamental no Brasil: desafios e oportunidades no âmbito da educação
Convidada: Profa. Thamara Strelec (PUC-Campinas e Doutoranda IFCH-Unicamp)
Em 28 de março de 2014, às 09h, no Salão Nobre da FE-Unicamp. Realização: Laboratório de Gestão Educacional (Lage/FE-Unicamp)
seta IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Aprender Matemática e Conquistar Autonomia
De 14 a 16 de abril de 2014, na Unicamp Realização: LPG/FE-Unicamp
Programação e mais informações: <clique aqui>
Inscrições: <clique aqui>



UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" , CEP 13083-865 - Campinas - SP - Brasil





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SUPRIDORES DA SOBERBA Por Fabio Campos




SUPRIDORES DA SOBERBA

Por Fabio Campos


Texto base: “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria”. – Provérbios 11.2 AFC


A situação em nosso meio não está nada boa, pelo menos nas redes sociais. Por estes dias tive o desprazer de ler o absurdo dos absurdos. O moderador de uma comunidade falou com um arrogância terrível acerca das últimas mensagens do Rev. Hernandes Dias Lopes. Nesta especificamente, acusou-o de “pregador triunfalista”. Geralmente o Hernandes tira trechos daquilo que já escreveu nos seus livros e posta na pagina do seu facebook. Confira aquela que gerou este “burburinho”:

VAI DAR TUDO CERTO! “A dúvida, às vezes, nos atormenta. A dúvida é como um chicote que açoita nossas costas. É hora de agir com fé. É hora de confiar em Deus. Mesmo que você não esteja no controle, Deus está no controle. Ele sabe o que está fazendo em sua vida. Vai dar tudo certo!” Hernandes Dias Lopes.

Segue o comentário desta pessoa na própria postagem do reverendo: Triunfalismo Pentecostal? Hehehe”. Lamento muito por tal comentário julgando ser ele soberbo, arrogante, desprovido de misericórdia para com aqueles que precisam, em certos momentos, escutar uma palavra de encorajamento. De fato a teologia da prosperidade por meio dos seus pregadores tem difundido este tipo de mensagem. Porém, seus preletores não conhecem a Deus. Na boca destes, é “triunfalismo”. Diferente do Hernandes Dias Lopes. Sua vida com Deus – seu desfrute das bênçãos do Senhor pelos anos que seguiram em fidelidade a Palavra – seu servir a Jesus – todas essas coisas lhe dão base para podermos classificar tal mensagem não como triunfal, mas sim de encorajamento. Quem conhece um pouquinho do ministério do reverendo sabe o que ele fala, não é do que não vive, mas da experiência em servir a Deus por longos anos.

Alguns teólogos do facebook estão mais preocupados em alimentar seu ego por meio das mentes soberbas do quê esvaziar a si mesmo para alimentar a alma dos famintos. Sou jovem, e mesmo discordando de alguns irmãos mais velhos, nisto me veem o temor ao postar algo por não ter vivido ainda nem um quarto daquilo que estes irmãos já viveram com Deus. Meu irmão e amigo Renan Lima, muito equilibrado, disse que é o tipo de crente que não consegue chamar a Deus de ‘Aba’Geralmente são jovens, com boa teologia, mas sem sabedoria”. Teologia se faz na sala de aula e por meio da leitura de livros. Espiritualidade se constrói no dia-a-dia. Teologia pensa sobre Deus; espiritualidade forma o caráter de Cristo em nós. Ambos andam juntas; mas são bem diferentes. Contudo, porém, no céu prevalecerá a espiritualidade.

Quando o secundário se torna fundamental, coamos mosquitos e engolimos camelos. Quanta ostentação intelectual nas redes sociais. Fico a pensar - se Jesus estivesse fisicamente hoje entre nós e a vista de todos chegasse a Ele uma notícia assim: “Senhor, aquele [Lazaro] a quem amas está enfermo”. Nesta situação o que pensariam ao ouvir de Jesus: “Esta enfermidade não acabará em morte, mas é para glória de Deus”. Quando Hernandes Dias Lopes diz “vai dar tudo certo”-, ele simplesmente confia que aquilo que Deus faz, faz certo, por ter Ele nunca errado naquilo que fez. A mensagem triunfalista olha o sucesso do ponto de vista do homem, de acordo com a perspectiva humana; pode aparentar que deu tudo certo, mas pode estar errada. Contudo, Deus não erra! Por isso o reverendo nos encoraja a confiar em Deus, pois mesmo quando não temos o controle da situação, Deus assim o tem; logo, podemos descansar que vai dar tudo certo e que tudo vai cooperar a nosso favor para cumprir o propósito pelo qual fomos chamados.

Será que Jesus era um triunfalista? O que diriam nos dias de hoje se o vesse dizendo a uma mulher que padecia por doze anos de um fluxo de sangue:“Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou”. A morte da filha da viúva de Naim não seria uma mensagem triunfalista por dizer a ela naquele momento doloroso: “Não chores”? Pois é, nestes comentários [contemporâneos] soberbos, não há compaixão. O Senhor se compadeceu da viúva [classe essa que tinha a atenção especial de Deus]. Além de ter perdido seu marido, agora a viúva estava enfrentando a dor [talvez a pior] em perder o seu único filho. Disto diz a Escritura: “compadeceu dela e disse: não chores”.

O grande mal em nosso meio é que não há um equilíbrio. Existe aqueles que pregam só “vitória”; outros fazem do Evangelho somente uma apologética contra os hereges. Se a mensagem não for de confronto - se não falar contra o calvinismo ou contra o arminianismo – então, não é Evangelho. Evangelho não é boas-novas? Paulo nos ensina que a pregação consiste em edificarencorajar e consolar (1 Co 14.3). Se essa não for a finalidade, então, não é o Evangelho de Jesus Cristo. Ainda que haja apologética, confronto contra o pecado, tudo isso deve ser feito com sal e muita moderação para que os ouvintes sejam convencidos pelo Espírito e sejam edificadosencorajados consolados naquilo que carece em sua vida do ponto de vista de Deus.

O irmão (a) citado agiu com falta de respeito contra o Hernandes Dias Lopes. Não em discordar apenas, mas pela forma debochada como postou seu comentário. De quebra disse que os pentecostais são triunfalistas sem ao menos conhecer todos eles. Não houve respeito! Usei deste episódio para escrever algo que já tem acontecido em grande proporção em nosso meio: falta de respeito e de amor para com os irmãos através do linguajar debochado, contencioso e desprovido da graça e misericórdia de Deus.
Lamentável! Que Deus tenha misericórdia.


Soli Deo Gloria!

Fabio Campos




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Psiquiatria: Maconha como Fator de Risco (+playlist)



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sábado, 15 de março de 2014

JM SBT - UM ALERTA AO BRASIL SOBRE A REELEIÇÃO DE DILMA (+playlist)



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68 Atividades de Matemática Para 1º e 2º Anos


68 Atividades de Matemática Para 1º e 2º Anos
















São 68 Atividades de matemática para 1º e 2º Ano, atividades de adição e subtração, atividades com conjuntos, atividades com pequenos problemas, atividades com ordem crescente, atividades com sinais de maior e menor, problemas de matemática ilustrados.
Para Baixar as 68 atividades de uma só vez clique abaixo:



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quarta-feira, 12 de março de 2014

As evidências na consulta de puericultura e o exame físico



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https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/329

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Planos de aulas, 1ª a 4ª séries e educação infantil níveis 1 a 3


Planos de aulas, 1ª a 4ª séries e educação infantil níveis 1 a 3


 
Planos de aulas e atividades de lição de casa. Para os anos iniciais do ensino fundamental. E também para educação infantil.

1ª série.
1ª série matemática.
Ciências 1ª série.
Geografia 1ª série.
História 1ª série
Língua Portuguesa 1ª série.

2ª série.
Matemática 2ª série.
Ciências 2ª série.
Línguia Portuguesa 2ª série.
Geografia 2ª série.
História 2ª série.

3ª série.
Ciências 3ª série.
Geografia 3ª série.
História 3ª série.
Língua Portuguesa 3ª.
Matemática 3ª série.

4ª série.
Língua Portuguesa 4ª série.
Ciências 4ª série.
Geografia 4ª série.
História 4ª série.
Matemática 4ª série.

Educação Infantil nível 1
Linguagem.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1040
Matemática.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1041
Natureza e Sociedade.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1042

Educação Infantil nível 2.
Linguagem.
Matemática.
Natureza e Sociedade.
Educação Infantil nível 3.
Linguagem.
Matemática.
Natureza e Sociedade.

Para ter acesso aos planos de aulas e projetos, clique no link abaixo da disciplina.
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Hoje é jejeum de Amalaki Ekadasi 12 de março de 2014



Amalaki Ekadasi
               O rei Mandhata certa vez disse para Vasistha muni:
                   -Ó grande sábio, bondosamente seja misericordioso comigo e descreva o jejum sagrado que irá me beneficiar eternamente.
                   Vasistha muni respondeu:
                   -Ó rei, por favor ouça enquanto lhe descrevo o melhor de todos os dias de jejum, Amalaki Ekadasi. Aquele que fielmente observa o jejum neste Ekadasi, alcança muita riqueza, livra-se dos efeitos de todos os tipos de pecados e obtém a liberação. Jejuar neste Ekadasi, é mais purificante do que doar mil vacas em caridade a um brahmana qualificado. Portanto, por favor me ouça atenciosamente, enquanto lhe descrevo a história de um caçador, que embora se ocupasse diariamente em matar animais inocentes para sua subsistência, obteve a liberação observando o jejum no Amalaki Ekadasi, e seguindo as regras e regulações prescritas de adoração.
                   Havia uma vez um reino chamado Vaidisa, onde todos os brahmanasksatriyasvaisyas e sudras estavam igualmente capacitados com o conhecimento védico, grande força corporéa e inteligência apurada. Ó leão entre os reis, em todo reino havia vibrações de sons védicos, nenhuma pessoa sequer era ateísta e ninguém era pecador. O governador deste reino era o rei Pasabinduka, um membro da dinastia soma, a lua. Ele também era conhecido como Citraratha, e era muito religioso e veraz. Está dito que o rei Citraratha, tinha a força de dez mil elefantes, que ele era muito rico e conhecia as seis ramificações do conhecimento védico(nota 1) perfeitamente.
                   Durante o reinado de maharaja Citraratha, nem siquer uma pessoa em seu reino, tentava se desviar do seu dharma (dever ocupacional). Assim, perfeitamente ocupados em seu próprio dharma, estavam todos os brahmanasksatriyasvaishyas e sudras. Nem miséria nem pobreza eram vistas neste reinado, e não havia secas nem enchentes. As pessoas prestavam serviço amoroso à Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Vishnu, tal como fazia o rei, o qual também prestava serviço especial ao senhor Shiva. Além disso, duas vezes por mês, todos jejuavam no Ekadasi.
                   Desta maneira, ó melhor dos reis, os habitantes de Vaidisa viviam muitos anos em grande felicidade e prosperidade. Abandonando todas variedades de religião materialista, eles se dedicavam completamente ao serviço amoroso ao Senhor Supremo Hari.
                   Uma vez, no mês de Phalguna, chegou o santo jejum do Amalaki Ekadasi, que estava conectado com o Dvadasi, portanto Maha Dvadasi. O rei Citraratha realizou que este jejum em particular, iria conceder um grande benefício especial. Assim, ele e todos os habitantes de Vaidisa, observaram este Ekadasi sagrado mui estritamente, seguindo cuidadosamente todas as regras e regulações pertinentes.
                   Após banharem-se em um rio, o rei e todos os seus súditos foram a um templo do Senhor Vishnu, onde havia uma árvore Amalaki. Primeiramente, o rei e seus principais sacerdotes ofereceram a árvore um pote com água, e também um fino dossel, bem como ouro, diamantes, rubis, pérolas, safiras e incenso aromático. Então eles invocaram e adoraram o Senhor Parasurama com essas orações:
                   -Ó Senhor Parasurama! Ó filho de Renuka! Ó ser totalmente satisfeito! Ó libertador dos mundos! Bondosamente venha até esta santa árvore e aceite nossas humildes reverências. 
                   Então eles oraram para a árvore Amalaki:
                   -Ó Amalaki! Ó cria do senhor Brahma! Você pode destruir todos os tipos de reações pecaminosas. Por favor aceite nossas respeitosas reverências, e estes humildes presentes. Ó Amalaki! Você é realmente a forma do brahmam, e você certa vez foi adorada pelo Senhor Ramachandra em pessoa. Quem quer que lhe circungire, livra-se imediatamente de todos os pecados.
                   Após oferecer essas excelentes orações, o rei Citraratha e seus súditos, permaneceram despertos por toda noite, orando e adorando de acordo com as regras e regulações relativas ao jejum de Ekadasi. E foi durante esta hora auspiciosa do jejum e oração, que um homem muito irreligioso aproximou-se da assembléia. Um homem que mantinha-se, ele e sua  família, matando animais. Oprimido pelo cansaço e pecados, o caçador viu o rei e os habitantes de Vaidisa observando o Amalaki Ekadasi, através da vigília por toda noite; do jejum e da adoração ao Senhor Vishnu, naquele belíssimo local da floresta, o qual estava iluminado por muitas lâmpadas brilhantes. O caçador então escondeu-se próximo, maravilhado com aquela visão extraordinária perante ele. Ele pensou: "O que está acontecendo ali?"  O que ele viu naquela linda floresta, embaixo da sagrada árvore Amalaki, foi a deidade do Senhor Damodara sendo adorada sobre uma asana de um pote dágua. E o que ele ouviu, eram os devotos cantando os sagrados sons descrevendo as formas e passatempos transcendentais do Senhor Sri Krishna. Apesar dele ser um matador firmemente irreligioso de animais e pássaros inocentes, ele passou toda noite muito surpreso com o que estava vendo na celebração do Ekadasi e ouvindo a glorificação ao Senhor Supremo Sri Krishna.
                   Logo após o nascer do sol, o rei e toda sua comitiva real, incluindo os sábios da corte e todos habitantes, completaram a observação do Ekadasi e retornaram para a cidade de Vaidisa. O caçador então retornou a sua cabana e tomou com alegria a sua refeição. No decurso do tempo o caçador morreu, mas o mérito que ele obteve por jejuar no Amalaki Ekadasi e ouvir a glorificação à Suprema Personalidade de Deus, e também por ter sido forçado a permanecer acordado por toda noite, tornou-o elegível a renascer como um grande monarca capacitado com muitas quadrigas, elefantes, cavalos e saldados. Seu nome era Vasuratha, o filho do rei Viduratha, e ele governou o reino de Jayante.
                   O rei vasuratha era forte e destemido, tão refulgente como o sol e belo como a lua. Na força ele era como Vishnu, e em perdão ele era como a terra. Muito caridoso e sempre veraz, o rei Vasuratha sempre prestava serviço devocional amoroso ao Senhor Supremo, Sri Vishnu. Ele portanto, tornou-se muito bem versado no conhecimento védico. Sempre ativo nos afazeres do estado, ele desfrutava de cuidar muito bem de seus súditos, como se eles fossem seus próprios filhos. Ele não gostava do orgulho em ninguém e costumava esmagá-lo se o visse. Ele executou muitos tipos de sacrifícios e sempre garantia que os necessitados de seu reino, recebessem caridade suficiente.
                   Um dia, enquanto passeava na floresta, o rei Vasuratha perdeu-se. Perambulando por algum tempo e eventualmente ficando esgotado, ele descansou sobre uma árvore e usando seus braços como travesseiro, dormiu profundamente. Enquanto ele dormia, alguns bárbaros tribais vieram até ele e lembrando a sua muita antiga inimizade contra o rei, eles começaram a discutir entre si as várias maneiras para matar o rei que dormia:
                   -É por causa dele que nossos pais, mães e cunhados, netos, sobrinhos e tios foram mortos e nós fomos forçados a vagar desamparadamente como loucos. Dizendo assim, eles se prepararam para matar o rei Vasuratha com várias armas, tais como: Lanças, espadas, flechas e cordas místicas.
                   Mas nenhuma dessas armas mortais pode siquer tocar o rei que dormia, e assim os tribais comedores de cães e incivilizados ficaram temerosos. Este medo debilitou a força deles e logo perderam aquele pouco de inteligência que tinham, e se tornaram quase que inconcientes com a confusão e fraqueza. Subitamente uma bela mulher apareceu do corpo do rei, surpreendendo os aborígenes. Decorada com muitos ornamentos e emanando um perfume maravilhoso, usando uma vistosa guirlanda ao redor do seu pescoço, com as sobrancelhas curvadas de uma maneira terrivelmente irada e com seus olhos vermelhos ferozmente abrazantes, ela assemelhava-se à morte personificada. Com seu cakra incandecente ela rapidamente matou todos os bárbaros tribais, os quais tinham tentado matar o rei enquanto dormia.
                   Então, logo o rei acordou vendo todos os tribais mortos ao redor dele, ele ficou atônito, e exclamou:
                   -Todos esses são meus inimigos! Quem os matou tão violentamente? Quem é meu grande benfeitor?
                   Naquele mesmo momento, ele ouviu uma voz do céu:
                   -Você pediu alguém que lhe ajudasse. Então quem é aquele que pode ajudar os sofredores na miséria? Este é somente Sri Kesava, a Suprema Personalidade de Deus, aquele que salva todos que se rendem a ele sem nenhum motivo egoísta.
                   Após ouvir estas palavras, o rei Vasuratha ficou dominado de amor pela Suprema Personalidade de Deus. Ele retornou a sua capital e governou ali como um segundo Indra, sem quaisquer obstáculo.
                   -Portanto, ó rei Mandatha!  "Concluiu o venerável Vasistha muni,"  Qualquer pessoa que observe o santo Amalaki Ekadasi, indubitavelmente obterá a morada suprema do Senhor Vishnu, tão grande é o mérito religioso adquerido pela observação deste sagrado dia de jejum.
                   Assim acaba a narração das glórias do Phalguna-sukla Ekadasi ou Amalaki Ekadasi
                                                               do Brahmanda Purana.
                                                                   -NOTA-
1) As seis ramificações conhecimento védico são: O sistema karma mimansa de Jaimini; O sistema sankhya do Senhor
    Kapila, o filho de Devahuti; A filosofia Nyaya de Gautama e Kanada; A filosofia mayavada de Astavakra; Os yogas
    sutras de Pantajali e a filosofia Bhagavata de Srila Vyasadeva.
                                                                   -FIM-    


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Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-Devi.

Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o d...