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sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
Inteligência Emocional , Daniel Goleman phd
Como funciona a Educação a Distância? Perguntas e Respostas: Universidade Federal de Alagoas
Como funciona a Educação a Distância?
Existem leis que regulamentam a Educação a Distância. Além da Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação, compõem a legislação brasileira sobre EAD.
O que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)?
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
O que é o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)?
O AVA UFAL é uma sala de aula virtual na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O Centro utiliza a plataforma Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais utilizados no mundo. Os AVAs são espaços virtuais compostos por recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um software livre, o Moodle foi customizado e adaptado para atender às necessidades e exigências das formações ofertadas pela UFAL.
Os estudantes têm acesso à plataforma após a aprovação em seleção e cadastramento, por meio do qual recebe um usuário e uma senha pessoal para acesso, que pode ser feito a partir de qualquer computador conectado à internet. É por meio do AVA que o usuário poderá acessar os conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, interagir com outros usuários nos fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.
Como me ingressar em um curso de graduação EAD?
Para ingresso nos cursos de graduação da UFAL, na modalidade a distância, o candidato deve participar de um concurso vestibular, realizado em uma etapa. A nota final dos candidatos será definida pela média aritmética simples das notas de cada uma das provas das áreas de conhecimento.
A seleção é feita sempre por concurso público, regido por edital específico, disponibilizado nos sites da COPEVE, da Comissão Permanente de Vestibular da UFAL.
Como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação?
O perfil do aluno a distância é um pouco diferente do aluno do presencial. Os cursos a distância trazem uma riqueza de oportunidades e de situações de aprendizagem que motivam o aluno e ampliam seus horizontes, mas é preciso que o aluno aceite o convite de vivenciar e participar efetivamente das diferentes situações propostas. Em termos de faixa etária, o aluno da modalidade a distância, historicamente, tem um perfil mais velho, com média de 30 anos, já empregado no mercado de trabalho e com família, sob sua responsabilidade. No entanto, de uns anos para cá, esse perfil vem também agregando alunos mais jovens e com o binômio “mobilidade” (celulares, tablets, internet 3G e 4G) e o advento das “Redes Sociais”, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, e outros, a tendência é a disseminação da modalidade.
Veja algumas dicas sobre o perfil do estudante a distância:
- Auto-organização para melhor constituir um plano de estudo;
- Gerenciamento do tempo para:
- Saber estruturar de forma flexível o trabalho acadêmico;
- Manter acessos regulares ao ambiente virtual;
- Aprimorar sua capacidade de interação e socialização;
- Além de administrar o tempo deve gerir os prazos;
- Defenir bem seus objetivos, metas e motivar-se permanentemente para alcança-los;
- Desenvolver a autonomia para resolver situações problemas, tais como pesquisa, leituras complementares, associar teoria e prática dentre outras;
- Intimidade com as tecnologias da informação.
Os cursos EAD são totalmente a distância ou possuem encontros presenciais?
Os cursos são semipresenciais, ou seja, desenvolvidos na modalidade a distância, com momentos presenciais obrigatórios, tais como avaliações, atividades em laboratórios, tutorias, seminários etc, geralmente, realizados nos polos de apoio presencial. Destaca-se que a apresentação das avaliações que fecham os períodos são, invariavelmente, presenciais.
Em cursos EAD, há aulas presenciais obrigatórias?
A Lei 5622/2005 em seu primeiro parágrafo diz:
“ § 1° A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:
- avaliações de estudantes;
- estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
- defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e
- atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso."
O que é um polo de apoio presencial?
De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; o polo é o espaço dotado de uma infraestrutura física e logística de funcionamento, reservado para o atendimento aos estudantes. O Polo fica localizado no município e é mantido pela prefeitura municipal ou Estado. Um Polo deve ser constituído com laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos, entre outros, compatíveis com os cursos que serão ofertados.
Posso fazer um curso à distância mesmo que na minha cidade não tenha um polo?
Sim. Você poderá fazer o curso de qualquer cidade, sendo obrigatório comparecer em um polo apenas nos encontros presenciais determinados pelo curso. A educação a distância não possui limite geográfico.
O diploma do curso a distância é reconhecido oficialmente?
Os cursos em EAD da UFAL possuem certificação do Ministério da Educação (MEC). Isto significa que o diploma dos cursos EAD oferecidos pela UFAL são reconhecidos oficialmente e tem a mesma validade que qualquer curso presencial.
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4. Liderança
Portanto, uma vez que o trabalho final da liderança é alcançar e superar resultados, quais são os comportamentos das lideranças que produzem resultados?
Em artigo de Daniel Goleman, renomado autor do campo da liderança e autor do livro Inteligência emocional, valiosas pesquisas recentes apontam seis estilos ou comportamentos distintos de lideranças eficazes, conforme a figura abaixo. A seguir, iremos sintetizar os principais achados das pesquisas, segundo o autor.
Figura 1 – Estilos de Liderança
Os líderes coercivos exigem obediência, os confiáveis mobilizam pessoas em direção a uma visão. Os agregadores criam laços emocionais e harmonia. Os democráticos constroem um consenso por meio da participação. Já os agressivos esperam excelência e auto direção. E os líderes conselheiros desenvolvem pessoas para o futuro.
Figura 2– Frases e Estilos de Liderança
Em cada um dos estilos citados existem competências implícitas. Ou seja, neste momento já é importante percebermos que um estilo não é necessariamente inadequado ou adequado. Depende!
Figura 3 – Estilos: competências implícitas
Depende da Situação! Quando os estilos melhor funcionam?
Figura 4 – Estilos: situação indicada
Assim, necessariamente um estilo não é melhor ou pior do que o outro. Um estilo pode ser mais adequado ou não à determinada situação. Nesta ótica, segundo as pesquisas realizadas a adoção de um ou de outro estilo irá depender do momento, da natureza e envergadura dos desafios enfrentados, da maturidade das equipes, entre outros fatores. Contudo, é possível afirmar que os estilos coercitivos e agressivos tendem a causar significativos impactos negativos no ambiente de trabalho e frequentemente não irão provocar resultados duradouros.
Por fim, a partir dos conceitos até aqui apresentados, é importante notar o conceito de Liderança Situacional. Onde basicamente, o estilo de liderança para ser efetivo precisa se adequar à situação. Um dos principais modelos de Liderança Situacional foi o desenvolvido por Hersey & Blanchard. Vejamos uma ilustração adaptada do modelo.
Figura 5 – Liderança Situacional
Segundo este princípio de liderança, a principal variável encontrada por um líder ao exercer sua liderança se refere aos seus subordinados. Assim, conforme o modelo, o grau de apoio e direção da liderança será determinado pelo nível de comprometimento e maturidade/competência dos subordinados.
Em resumo, conforme os quadrantes ilustrados temos quatro estilos fundamentais:
Diretivo
O Líder fornece instruções específicas e supervisiona rigorosamente o cumprimento das tarefas.
Supervisão
O Líder continua a dirigir e supervisionar atentamente a realização de tarefas, mas explica também decisões, solicita sugestões e incentiva o desenvolvimento.
Apoio
O Líder facilita e apoia os esforços dos subordinados para cumprir tarefas e compartilha com eles a tomada de decisões.
Delegação O Líder delega a responsabilidade do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados, concentrando-se no acompanhamento dos resultados finais.
Nesta direção, vale a pena notar que nenhum modelo ou teoria de liderança será perfeito. No entanto, os princípios e estilos de liderança apresentados, bem como o princípio de Liderança Situacional nos trazem uma importante contribuição, ou seja, a necessidade da liderança ser flexível e se ajustar aos diferentes contextos e desafios.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
O CHEFE O Livro Que O Lula Temia: Ivo Patarra
Biografia
Ivo trabalhou como jornalista na Folha de S. Paulo, na Folha da Tarde, no Diário Popular e no Jornal da Tarde[1][2], além de ter participado da gestão de Luiza Erundina (1989-1992) como assessor de comunicação social da prefeitura paulistana.
Em março de 2010[3], Ivo publicou o livro O Chefe[4] pela Livraria da Folha e com edição independente[1]. O livro conta de forma minuciosa a corrupção durante o governo Lula[3], especialmente dos 13 meses do escândalo do mensalão[2].
Ivo também publicou os livros Fome no Nordeste Brasileiro (Editora Marco Zero, 1982), Lula Presidente do Brasil - A estratégia que derrotou FHC em 1994 (Editora Alfa-Omega, 1995), O Governo Luiza Erundina - Cronologia de quatro anos de administração do PT na Cidade de São Paulo (Geração Editorial, 1996), Petroladrões - A história do saque à Petrobras (Vide Editorial, 2016), A Lava Jato e os Petroladrões - As investigações que marcaram o maior escândalo de todos os tempos no Brasil (Edição do Autor, 2018).
O jornalista também dirigiu os departamentos de jornalismo e comunicação das Prefeituras de São Paulo (1992), Guarulhos (1999), Osasco (2002) e São Bernardo do Campo (2004).
Entre outras atuações, é autor dos documentos O Lado Brasileiro, parte do relatório Situação Mundial da Infância, do Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância (1985); Relatório JK, sobre as dúvidas acerca da versão oficial da morte do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek, parte integrante dos trabalhos da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal de São Paulo (2014); organizador do dossiê A Devastação da Mata Atlântica no Município de São Paulo, elaborado pelo Gabinete do Vereador Gilberto Natalini (2019).
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