sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Gestão de Pessoas: Trabalho em equipe (GP)



4. Liderança

Portanto, uma vez que o trabalho final da liderança é alcançar e superar resultados, quais são os comportamentos das lideranças que produzem resultados?

 

Em artigo de Daniel Goleman, renomado autor do campo da liderança e autor do livro Inteligência emocional, valiosas pesquisas recentes apontam seis estilos ou comportamentos distintos de lideranças eficazes, conforme a figura abaixo. A seguir, iremos sintetizar os principais achados das pesquisas, segundo o autor.

 Figura 1 – Estilos de Liderança

 

Os líderes coercivos exigem obediência, os confiáveis mobilizam pessoas em direção a uma visão. Os agregadores criam laços emocionais e harmonia. Os democráticos constroem um consenso por meio da participação. Já os agressivos esperam excelência e auto direção. E os líderes conselheiros desenvolvem pessoas para o futuro.

 Figura 2– Frases e Estilos de Liderança

 

Em cada um dos estilos citados existem competências implícitas. Ou seja, neste momento já é importante percebermos que um estilo não é necessariamente inadequado ou adequado. Depende!

Figura 3 – Estilos: competências implícitas

  

Depende da Situação! Quando os estilos melhor funcionam?

Figura 4 – Estilos: situação indicada

Assim, necessariamente um estilo não é melhor ou pior do que o outro. Um estilo pode ser mais adequado ou não à determinada situação. Nesta ótica, segundo as pesquisas realizadas a adoção de um ou de outro estilo irá depender do momento, da natureza e envergadura dos desafios enfrentados, da maturidade das equipes, entre outros fatores. Contudo, é possível afirmar que os estilos coercitivos e agressivos tendem a causar significativos impactos negativos no ambiente de trabalho e frequentemente não irão provocar resultados duradouros.

 

Por fim, a partir dos conceitos até aqui apresentados, é importante notar o conceito de Liderança Situacional. Onde basicamente, o estilo de liderança para ser efetivo precisa se adequar à situação. Um dos principais modelos de Liderança Situacional foi o desenvolvido por Hersey & Blanchard. Vejamos uma ilustração adaptada do modelo.

Figura 5 – Liderança Situacional

  

Segundo este princípio de liderança, a principal variável encontrada por um líder ao exercer sua liderança se refere aos seus subordinados. Assim, conforme o modelo, o grau de apoio e direção da liderança será determinado pelo nível de comprometimento e maturidade/competência dos subordinados.

 

Em resumo, conforme os quadrantes ilustrados temos quatro estilos fundamentais:

 

Diretivo

O Líder fornece instruções específicas e supervisiona rigorosamente o cumprimento das tarefas.

 

Supervisão

O Líder continua a dirigir e supervisionar atentamente a realização de tarefas, mas explica também decisões, solicita sugestões e incentiva o desenvolvimento.

 

Apoio

O Líder facilita e apoia os esforços dos subordinados para cumprir tarefas e compartilha com eles a tomada de decisões.

 

Delegação O Líder delega a responsabilidade do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados, concentrando-se no acompanhamento dos resultados finais.

 

Nesta direção, vale a pena notar que nenhum modelo ou teoria de liderança será perfeito. No entanto, os princípios e estilos de liderança apresentados, bem como o princípio de Liderança Situacional nos trazem uma importante contribuição, ou seja, a necessidade da liderança ser flexível e se ajustar aos diferentes contextos e desafios.

fonte 



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