sábado, 20 de janeiro de 2024

QUE TAL UM MESTRADO EAD? CONFIRA AS POSSIBILIDADES!


Mulher mexendo no computador
9 minutos para ler
Banner do ebook o melhor EAD é a na Estácio: veja quais são os benefícios para os alunos

Já imaginou conquistar o título de mestre estudando de forma totalmente online? Será que isso é possível? Ao longo do artigo, você vai entender melhor como funciona o mestrado EaD e quais os requisitos para a sua implementação.

Esse é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque na área acadêmica e tem despertado o interesse de muitos profissionais. Afinal, um curso de mestrado oferece destaque ao currículo de qualquer pessoa, mas nem todos conseguem ter acesso às aulas presenciais.

Assim, o modelo a distância facilitaria o acesso a uma formação de alto nível para uma parcela muito maior da sociedade. Venha com a gente saber mais!

É possível fazer um mestrado EaD no Brasil?

Teoricamente sim, pois essa modalidade foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Capes em dezembro de 2018. Em seguida, ela foi regulamentada por meio da Portaria nº 90, de 24 de abril de 2019.

A partir de então, várias instituições de ensino submeteram propostas de cursos a Capes para que fossem avaliadas e liberadas, caso tudo estivesse correto.

Apenas depois da análise individual de cada programa é que, de fato, é possível implementá-los e oferecer aos estudantes. A questão é que, até o momento, os cursos de mestrado EaD no Brasil ainda não estão em funcionamento e vamos explicar o motivo.

Atual situação do mestrado EaD

Em 2019, a Capes recebeu 17 projetos de mestrado EaD elaborados por diferentes instituições, porém nenhum deles foi aprovado já que não seguiam todas as regras exigidas pela instituição. 

Além disso, por conta da pandemia, não houve liberação de um novo edital em 2020. É bem provável que, até o final de 2021, saia alguma novidade sobre o assunto.

Diante de tal cenário, o mestrado EaD só deve estar disponível para matrícula daqui a algum tempo.

Obrigatoriedades que a Capes impõe para a implementação do mestrado a distância

Na Portaria nº20 constam várias regras para que um curso de mestrado possa ser ofertado de forma virtual. Porém, o documento ficou ainda mais detalhado com a regulamentação da Portaria nº2, lançada em janeiro de 2021.

O novo documento trouxe diretrizes bem específicas relacionadas ao funcionamento dos polos presenciais de apoio aos cursos.

De forma geral, para que um mestrado EaD seja aprovado, ele precisa:

  • ser ofertado por uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e que tenha nota mínima 4 no Índice Geral de Cursos (IGC);
  • oferecer, de forma presencial: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais, atividades de campo, atividades em laboratório e avaliações;
  • possuir polos com estrutura mínima de acesso aos alunos.

A estrutura dos polos precisa ser bem mais completa do que aquela exigida para graduações ou especializações e consta na Portaria 2. O documento cita que, no polo de apoio, o estudante deve encontrar:

  • sala administrativa;
  • laboratório de informática ou sala multimídia;
  • sala de estudos com acesso a biblioteca virtual e bases de dados;
  • salas de aula ou de web conferência;
  • acesso à internet em todos os espaços;
  • computadores para, no mínimo, 50% da quantidade de vagas disponibilizadas no local.

O que é Capes?

Homem usando a lousa para fazer um cálculo
Existem órgãos responsáveis pela fiscalização de programas de mestrado e doutorado.

A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior, um órgão vinculado ao MEC. Seu objetivo é apoiar as universidades brasileiras criando programas que ajudem a expandir e consolidar os cursos de mestrado e doutorado do país.

É a Capes que:

  • divulga a produção científica nacional;
  • promove cooperação científica internacional;
  • incentiva a formação continuada dos professores;
  • investe nos cursos stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado;
  • avalia a qualidade desses cursos.

Como funciona o mestrado EaD?

O mestrado EaD, quando for colocado em prática, terá as mesmas regras de funcionamento de um mestrado presencial. Ou seja, a duração será de dois anos, com foco em determinada área do conhecimento.

Para entrar no curso, será preciso passar por um processo seletivo com várias etapas. Já no fim dos estudos, você precisará elaborar uma dissertação, com o auxílio de um professor orientador, e apresentar para uma banca avaliadora.

No decorrer das aulas, a universidade precisa disponibilizar o acesso a uma plataforma de estudos, o AVA. Nesta, você poderá assistir a videoaulas, fazer atividades, interagir com outros alunos, postar mensagens nos fóruns, assistir às aulas ao vivo e conversar com o professor.

É obrigatório que algumas atividades sejam realizadas presencialmente, nos polos de apoio. Isso inclui avaliações, defesa da tese, pesquisas de campo, estágios obrigatórios, seminários, etc.

Os encontros com o seu orientador para o desenvolvimento da pesquisa podem ser realizados tanto presencialmente quanto por meio de videoconferência. Tudo vai depender das regras da universidade.

Benefícios do mestrado a distância

Os principais benefícios de fazer um mestrado a distância são:

  • flexibilidade;
  • economia de tempo;
  • baixo investimento.

Pela maior parte do curso ser online, você consegue planejar melhor seus horários de estudo, tendo condições de aprender no momento que for mais conveniente.

Isso também acaba gerando economia de tempo, pois o aprendizado pode ser feito em qualquer momento da sua rotina, entre um e outro intervalo cotidiano.

Em relação ao baixo investimento, ele decorre dos custos reduzidos que a universidade tem com o modelo online. E, consequentemente, o valor das mensalidades também reduz.

Afinal, o diploma de mestrado EaD é válido no mercado?

Duas mulheres estudando pelo computador
O diploma de um mestrado EaD é válido em todo o território nacional.

Sim. De acordo com a Portaria nº20, que regulamenta o mestrado EaD, o diploma recebido tem validade nacional e o mesmo peso de um ofertado pelo mestrado presencial.

E no exterior?

O seu diploma, seja de um curso online ou tradicional, é válido apenas dentro do território brasileiro.

Caso queira utilizar o título de mestre no exterior, precisa solicitar uma revalidação de diploma. Este é um processo burocrático e que tem regras específicas em cada país. Então, organize-se com antecedência para analisar todas as exigências.

Outras possibilidades de especializações: veja alternativas!

Além do mestrado acadêmico, existem outros tipos de pós-graduações que você pode realizar e, assim, melhorar seu currículo.

Pós-graduação

pós-graduação a que nos referimos aqui é a especialização. Este é um curso que tem, no mínimo 360h, e pode ser encontrado no formato presencial, a distância ou semipresencial. Seu objetivo é desenvolver habilidades práticas específicas para o mercado de trabalho.

MBA

O MBA é similar à especialização em termos de carga horária e de modelo de aulas. A diferença é que um MBA tem ênfase na área da Administração e dos Negócios. Ou seja, é um curso para quem quer exercer cargos de liderança e de alta gerência.

Mestrado profissional

O mestrado profissional, assim como o mestrado acadêmico, ainda não tem propostas aprovadas para o modelo online. Porém, é oferecido normalmente na versão presencial.

Neste tipo de curso, o aluno une o conhecimento técnico ao conhecimento científico. Assim, ele consegue inovar na proposta de soluções para as empresas. Até porque, como o nome sugere, a formação tem uma aplicação mais voltada para o mercado econômico.

Diferenças entre mestrado acadêmico e mestrado profissional

Em termos de carga horária, seleção e modelo de curso, o mestrado acadêmico e o profissional são iguais. A diferença está no foco de cada um deles.

No primeiro, você vai desenvolver conhecimentos voltados para a atuação como pesquisador e professor universitário.  Ou seja, estudará questões mais teóricas e voltadas para a sociedade como um todo.

Em contrapartida, o mestrado profissional visa desenvolver no aluno a capacidade de utilizar a pesquisa científica para maximizar a vantagem competitiva das empresas.

Com qualquer um dos dois, entretanto, você recebe o título de mestre e pode atuar dando aula em universidades ou seguindo carreira em empresas comerciais diversas. 

Benefícios de fazer uma especialização na Estácio

Mulher sentada estudando
Existem inúmeros benefícios em fazer um mestrado EaD ou presencial.

A Estácio oferece diversos tipos de pós-graduações para você, tanto stricto sensu (mestrado e doutorado) quanto lato sensu (MBA e especialização). Assim, basta escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Em se tratando de mestrado e doutorado, nossos programas são avaliados com notas 4 e 5 pelo MEC, o que significa qualidade extrema para você.

Caso queira começar estudando por um curso lato sensu, a Estácio possui dezenas de opções nas áreas de comunicação, educação, saúde, administração, direito, etc. O melhor é que você consegue escolher opções tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Além disso, são oferecidos vários programas de intercâmbio, bem como incentivos para participação em pesquisas internacionais. O que é ótimo para quem busca uma titulação dupla.

Bem, com tudo o que explicamos, você já pode ficar esperto. Afinal, muito em breve, o mestrado EaD vai ganhar espaço no Brasil. Até porque a modalidade já foi aprovada, só faltam surgir cursos que atendam as recomendações exigidas pela Capes.

Enquanto a novidade não sai do papel, você não precisa ficar parada. Busque por uma das especializações a distância que oferecemos e destaque o seu currículo no mercado de trabalho. Bons estudos!


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário: