Dr. Dre - Nuthin' But a G Thang Ft. Snoop Dogg (Dirty) Music Video 1992
Em 1975, "I Want'a Do Something Freaky To You" foi lançado alguns meses depois da música de retorno de Ben E King, "Supernatural Thing", e compartilhava o mesmo misterioso som orquestral.
Leon vinha trabalhando em sua carreira solo desde o início dos anos 60, antes de conseguir invadir as paradas pop com sua marca de R&B. Ele assinou contrato com a 20th Century Records em 1974 e teve Barry White como seu companheiro de gravadora.
Ele também foi agraciado com a presença de Gene Page, que fez os arranjos de cordas em todas as produções de Barry White/Love Unlimited. Seu primeiro single para sua nova gravadora foi "I Want'a Do Something Freaky To You" e subiu nas paradas para # 15 pop e # 7 R&B. Seu sucessor de 1976, "Strokin' (Pt II), alcançou a posição # 13 R&B e então, em 1978, sua música "Party" alcançou a posição # 24 R&B.
Sua luz diminuiu por um tempo, mas ele voltou em 1980 com "Don't Push It Don't Force It", que alcançou a posição # 2 R&B, # 10 disco, mas só alcançou a posição # 49 no Hot100. Essa explosão de criatividade continuou com uma música que ele escreveu "She's A Bad Mama Jama", que ele deu e produziu para Carl Carlton em 1981. Essa música reviveu a carreira de Carlton quando alcançou a posição # 2 R&B e # 22 no Hot 100.
Ele continuou a gravar para várias gravadoras como Casablanca e Modern Records, mas não conseguiu se conectar. Voltando-se para a produção, ele se juntou à Edge Records e trabalhou em seu próprio selo, Evejim Records, gravando álbuns de blues de Jimmy McCracklin, Ronnie Lovejoy e Buddy Ace.
Em 5 de abril de 2016, Leon faleceu aos 74 anos. Sua influência foi sentida pela geração hip hop que sampleou "I Want'a Do Something Freaky To You" e "Mama Jama" para nomes como Dr Dre, Mariah Carey. , Aaliyah, Redman e Inimigo Público. É hora de ficar maluco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário