Saphala Ekadasi ocorre durante a lua minguante do mês Pausa – dezembro/janeiro. As glórias deste Ekadasi são insuperavelmente grandes. Na verdade não há como exaltar os resultados divinos da observação do Ekadasi; mas ainda assim eles são dados no Brahmananda Purana. Sri Krsna disse a Arjuna: “Ó melhor da linhagem Bharata, assim como o Senhor Sesa é o melhor entre as cobras, Garuda é o melhor entre os pássaros, o cavalo yajna é o melhor entre os sacrifícios, o Ganges é o melhor entre os rios, Sri Visnu é o melhor entre os sacrifícios. os semideuses e os brahmanas são os melhores entre os seres humanos; então, entre todos os votos de austeridade, o dia de Ekadasi é o melhor.
Era uma vez um famoso rei chamado Bahuldan que morava na cidade de Hirosena. Ele tinha quatro filhos e uma esposa muito bonita. Entre os filhos do rei, o mais velho e valente chamava-se Nalaka. Este Príncipe Nalaka era extremamente pecador. Ele frequentemente blasfemava contra os Vaishnavas, os brâmanes, os semideuses e era apegado ao jogo. Ele também visitava regularmente as casas das prostitutas. Consequentemente, seu pai, o rei Bahuldan, exilou-o para uma terra distante.
Sendo exilado longe do reino, Nalaka vivia em uma vasta selva. Ele comia frutas silvestres e trufas, raízes e brotos, carnes cruas e cogumelos para sobreviver. À noite, ele às vezes voltava ao reino de seu pai e roubava as casas dos cidadãos. Apesar de ter roubado, os cidadãos não conseguiram detê-lo por ser filho do rei.
Na floresta onde Nalaka morava havia uma figueira-da-índia gigantesca. Esta árvore era tão adorável quanto os próprios semideuses. Seus galhos desceram até o chão e reapareceram aqui, ali e em toda parte; formando uma floresta inimaginavelmente poderosa. Por algum tempo Nalaka viveu sob esta árvore tímida.
Por acidente, o dia de Saphala Ekadasi caiu enquanto Nalaka estava sob esta figueira-da-índia e ele nem percebeu. No entanto, devido à exaustão e fadiga por não comer adequadamente, Nalaka permaneceu inconsciente por muitas horas. Ele levantou-se à tarde no Ekadasi e, por estar muito fraco, não matou nenhum animal naquele dia. Ele encontrou algumas frutas e em uma condição lamentável e desamparada decidiu oferecê-las a Sri Visnu – A Suprema Personalidade de Deus. Quando o sol se pôs naquele dia, tudo o que ele conseguiu fazer foi oferecer uma palma cheia de frutas vermelhas, um ramo de amalaki e uma única fruta qualscion. Durante a noite ele permaneceu acordado devido ao medo dos lobos e à sua condição de fraqueza, onde não seria capaz de se defender.
Ao permanecer acordado em jejum, o Príncipe Nalaka observou involuntariamente Saphala Ekadasi. Lord Madhusudana aceitou suas austeridades mesmo sem perceber que era Ekadasi. Como resultado desse jejum desconhecido, o pai de Nalaka, Bahuldan, teve pena de seu miserável filho e o retirou da floresta, lavou-o e banhou-o e restabeleceu sua posição legítima como príncipe da província de Hirosena. Logo seu pai legou a terra a Nalaka e ele governou como um rei justo. Ele adquiriu uma linda esposa e teve muitos filhos.
Ao observar Saphala Ekadasi certamente receberemos benefícios insuperáveis. A fama e a libertação estão com as palmas das mãos postas diante de uma pessoa que jejua neste dia. Aqueles que escolhem jejuar neste Ekadasi são indubitavelmente grandes almas e receberão o resultado da realização de um sacrifício Asvamedha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário