sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Olavo de Carvalho palestra 'O Brasil Perante os Conflitos da Nova Ordem...

A ANEDONIA SEXUAL - DO TÉDIO AO NÃO PRAZER





 

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5. Liderança e a Motivação: Gestão de Pessoas: Trabalho em equipe (GP)


“Se você quiser construir um barco, reúna seus homens, mas não os mande para a floresta derrubar árvores, serrar os troncos, pregar as tábuas. Em vez disso, ensine-os a desejar o mar.” Antoine de Saint Exupéry.

 

A metáfora produzida pelo escritor francês ilustra bem o conceito de motivação. A palavra motivação é derivada da palavra em latim movere, que significa mover para realizar determinada ação. Ou seja, como seres humanos precisamos de motivos para realizar algo.

 

Nesse sentido, a motivação é de natureza individual. Portanto, líderes não motivam pessoas. Líderes podem e dever criar condições favoráveis para o que melhor das pessoas possa ser posto em prática.

 

Existem diferentes teorias sobre a motivação. Basicamente, as teorias são divididas em dois grupos: teorias de processo e teorias de conteúdo.

 

As Teorias de Conteúdo tem como foco os fatores que motivam as pessoas. Dentre as mais conhecidas abordagens estão a teoria da hierarquia das necessidades, desenvolvida por Maslow e a teoria de McClelland.

 

A teoria de Maslow procurou organizar as necessidades humanas em ordem hierárquica, conforme figura a seguir. Segundo o autor, as pessoas são motivadas pelo desejo de satisfazer cinco tipos de necessidades: básicas, segurança, sociais, estima e auto realização.

 

De maneira geral, as necessidades localizadas na base da pirâmide precisam ser primeiramente atendidas, antes do atendimento das necessidades que se encontram próximas ao topo.

 

Figura 6 – Hierarquia das Necessidades de Maslow

 

Necessidades Básicas: as necessidades básicas ou fisiológicas referem-se à sobrevivência. Neste grupo enquadram-se as necessidades de água, alimento e abrigo. Neste caso, aplicando-se ao mundo do trabalho a presença dos fatores, por si só, não é um fator motivacional; entretanto, por exemplo, se o salário recebido não for suficiente para arcar com as necessidades mais básicas a motivação será afetada.

 

Necessidades de Segurança: as necessidades de segurança referem-se às necessidades de proteção das pessoas, quanto a sua integridade física e psicológica. O emprego e a própria proteção contra sua perda encontram-se neste grupo.

 

Necessidades Sociais: as necessidades sociais envolvem a interação e relação com outras pessoas. Uma vez que, as necessidades básicas e de segurança estão satisfeitas os indivíduos procuram atender suas necessidades de afiliação, amizade e de aceitação por parte da comunidade, grupos ou equipes as quais pertence.

 

Necessidades de Estima: neste grupo estão incluídas as necessidades de reconhecimento por si mesmo e pelos outros. A realização pessoal, o desejo de status e poder se enquadram neste campo. Nesta categoria, as pessoas podem ser influenciadas pelo reconhecimento organizacional, materializado em recompensas adicionais ou pelo status conferido.

 

Necessidades de Auto Realização: neste grupo estão inclusas as necessidades de maximização das competências e aptidões pessoais. Localizado no topo da pirâmide este grupo de necessidades busca desafiar o indivíduo. O objetivo maior está voltado para a realização de grandes desafios ou contribuições, ultrapassando o atendimento das necessidades anteriores.

  

Outra Teoria de Conteúdo amplamente desenvolvida é a Teoria de McClelland. Segundo McClelland, as necessidades podem ser agrupadas em três grandes grupos: realização, filiação e poder, conforme pode ser visualizado na tabela abaixo:

 

Tabela 1: Teoria de McClelland


Necessidade

Descrição

Realização

Necessidade de sucesso, conforme padrões de excelência. Foco na concorrência.

Filiação

Necessidade de ser aceito e bem quisto pelos outros. Foco no relacionamento.

Poder

Necessidade de exercer comando e influência sobre outras pessoas.

 

 

Já as teorias de processo procuram explicar como funciona a motivação. Dentre as existentes, cabe destacar a Teoria da Fixação de Objetivos.

 

Segundo esta teoria, desenvolvida por Edwin Locke, os indivíduos reforçam sua motivação, por meio do estabelecimento, busca e alcance de objetivos.

 

Conforme os trabalhos desenvolvidos por Locke, há fatores que afetam o comprometimento com os objetivos, como destacado por Hitt, Miller e Colella na obra Comportamento Organizacional – Uma Abordagem Estratégica.

  • O objetivo é estabelecido por uma pessoa que tenha autoridade para tal.
  • Recompensas e punições são vinculadas ao alcance dos objetivos.
  • O objetivo fomenta um sentido de realização pessoal e um potencial para o desenvolvimento.
  • A pessoa que estipula o objetivo é percebida como confiável.
  • A pessoa que estipula o objetivo é incentivadora, e promove a eficácia pessoal.
  • Os trabalhadores considerados como padrões estão comprometidos com o objetivo.
  • A pessoa que estipula o objetivo fornece uma argumentação racional para o mesmo.

 

Há ainda, segundo os mesmos autores, fatores que fazem crescer este desejo:

  • Existe um elevado nível de eficácia pessoal na tarefa.
  • Existem exemplos de modelos bem-sucedidos.
  • A tarefa não é incrivelmente difícil.
  • A expectativa de sucesso é elevada.
  • Existe concorrência com outras pessoas.

 

Uma vez que tenhamos observado algumas das teorias de motivação, sejam estas de conteúdo ou processo, podemos ter a impressão de estarmos diante de questões apenas teóricas. Contudo, não há nada melhor para uma prática eficaz do que uma boa teoria. Ou seja, as teorias contribuem e facilitam nosso entendimento acerca da complexa natureza humana.

 

Em adição, de maneira prática, como líderes por meio da luz alçada pelas teorias, podemos estabelecer mecanismos e ações que impulsionem a motivação de nossas equipes.

 

Neste sentido, em acordo com as teorias descritas, ambientes de trabalho que proporcionem, entre outros fatores: recompensas individuais diferenciadas e vinculadas ao desempenho; condições para que indivíduos e equipes possam remodelar seus trabalhos; e objetivos claros e contrapartidas atreladas aos mesmos, tendem a proporcionar maior sucesso na influência e desenvolvimento das pessoas.

 

“Homens e Mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão”(Bill Hewlett – Fundador da HP).

 

 



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