domingo, 18 de agosto de 2013

Como usar uma bússola





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Luto e a dificuldade de aprendizagem





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Luiz Felipe Pondé - Debate Sobre O Politicamente Correto



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I plano de aula pronto em pdf, quimica





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Julio Severo: Organização Mundial de Saúde é acusada de promover...

Julio Severo: Organização Mundial de Saúde é acusada de promover...: Organização Mundial de Saúde é acusada de promover vacinas que beneficiam fabricantes Jeannie Stokowski-Bisanti O governo japonês can...

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A Igreja dos Macacos - 1ª Parte



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sábado, 17 de agosto de 2013

Monografias e dissertações, teses e artigos, sobre Autismo. Links.



 http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N204412.pdf

http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/monografia-autismo-na-educacao-infantil/

http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3208

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32836/000787263.pdf?sequence=1

http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-E-lida.pdf

http://www.lapeade.com.br/publicacoes/tesesedissertacoes/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Mara%20Lago%202007.pdf

http://www.slideshare.net/JuDias1/o-autista-na-escola-inclusiva

http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/monografia-autismo-na-educacao-infantil-2/

http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T208174.pdf

http://www.crda.com.br/tccdoc/22.pdf

http://www.afaga.com.br/biblioteca/jeitodeser.pdf

http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/2160/1/2011_GlauciadaSilvaLacerda.pdf

http://pt.scribd.com/doc/58309524/monografia-autista

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.polemica.uerj.br/ojs/index.php/polemica/article/viewFile/6/8

http://www.transtornosdodesenvolvimento.com/?cd=1550

http://www.usf.edu.br/itatiba/mestrado/psicologia/uploadAddress/Lilia_Maise_de_Jorge[14166].pdf

http://w3.ufsm.br/autismo/?page_id=340

http://www.revistapsicologia.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55%3Asobre-a-inclusao-de-alunos&catid=30%3Aano-i-edicao-ii-2010&Itemid=54&showall=1

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300005

http://www.salesianolins.br/areaacademica/materiais/posgraduacao/Educacao_Especial_Inclusiva/Fundamentos_Psicologicos_e_Biologicos/Aula2/Aula_c%F3pia.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=P8C4VRy7Ov0

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Yoga como conteúdo das aulas de Educação Física

Yoga como conteúdo das aulas de Educação Física


             Além da Educação Física Escolar o Yoga é minha outra grande paixão. Meu interesse por essa prática surgiu depois de ler o livro "Corpo Mente" de Ken Dychtwald, durante o curso de graduação em Educação Física. Depois de 10 anos praticando finalmente me formei instrutora dessa prática. Hoje dou aulas de Power Yoga, na escola onde também ministro aulas de Educação física. O Yoga é muito mais antigo do que a Educação Física, estudos nos mostram que a mais de 5000 a.c. na India já haviam indícios dessa prática. O Yoga não é apenas uma série de exercícios físicos e nem uma religião como muitos acreditam, mas sim, uma filosofia de vida.
           O termo Yoga significa união, união do corpo, da mente e dos sentimentos. Ele visa a evolução do ser humano, a transformação, a expansão da consciência, um estado de consciência chamado Samadhy. O caminho para se chegar a Samadhy é a meditação. Uma das linhas do Yoga chamada Hatha-Yoga acredita em fortalecer o corpo e deixa-lo saudável para meditar. Assim, além da meditação o Hatha-Yoga propõe a realização de uma seqüência de movimentos realizados de acordo com o ritmo da respiração com alguns momentos de permanência, essas posturas ou posições são chamadas Asana. O Hatha-Yoga oferece um trabalho de consciência corporal, de fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade, além de auxiliar na redução do estresse e da depressão, também melhora a concentração e nos ajuda a ter mais foco e equilíbrio.



            Há 3 anos introduzi o Power Yoga como conteúdo das aulas de Educação Física do 8º ano do Fundamental II, o foco não foi falar da filosofia, mas sim, trabalhar a consciência corporal, e experimentar alguns benefícios dessa prática, como aprender a respirar, a relaxar, a desenvolver flexibilidade, força muscular, equilíbrio e experimentar a sensação de bem estar que sentimos após a prática. A experiência foi tão interessante que no ano passado resolvi experimentar o Yoga nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, e o resultado foi maravilhoso. Antes disso muitos alunos se ausentavam das aulas de Educação Física, não mostravam muito interesse pela prática, foi então que no segundo semestre de 2010 resolvemos oferecer duas opções, um dos professores desenvolveria o conteúdo trabalho em aulas teóricas como capacidades físicas: flexibilidade, força, ou anatomia: sistema esquelético, e muscular, entre outros assuntos, por meio do esporte e eu por meio do Yoga. E assim por livre e espontânea vontade os alunos participam dessa prática. Cada vez mais temos percebido os benefícios do Yoga para nossos jovens nessa fase pré-vestibular.

           Pratique Yoga, experimente! Leve essa prática para seus alunos também! Mas lembre-se Yoga não é Educação Física portanto procure um instrutor capacitado que possa oferecer essa prática para seus alunos! Ou quem sabe você também não se apaixona e resolve fazer um curso de formação...
 http://www.aliancadoyoga.com.br/




Quer saber mais sobre Yoga...
http://www.yogasite.com.br/
http://www.yoga.pro.br/inicial.php

 http://jogosqueeducam.blogspot.com.br/2011/03/yoga-como-conteudo-das-aulas-de.html

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CONTEÚDOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE PORTO VELHO. Licenciatura em Educação Física monografia




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A GINÁSTICA ARTÍSTICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR





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Hoje é: Pavitropana jejum de Ekadasi 18

 

Maharaja Yudhisthira disse:

                   -Ó Madhusudanapor favor seja misericordioso comigo e descreva o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana (julho/agosto).

                   O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:

                   -Sim, ó rei, narrarei com alegria estas glórias para você, porque simplesmente por ouvir sobre este jejum (Ekadasi) sagrado, a pessoa obtém o mérito da execução de um Asvamedha-ygna.

                   No começo da Dvapara-yuga vivia um rei chamado Mahijita, o qual governava o reino de Mahismati-puri. Devido a não ter filhos, todo seu reino parecia-lhe completamente triste. Um homem casado que não tem filhos não é feliz nem nesta vida nem na próxima (nota 1). Por muito tempo o rei tentou em vão obter um herdeiro. Vendo que sua idade avançava o rei Mahijitatornava-se cada vez mais ansioso. Um dia ele disse na assembléia de seus conselheiros:

                   -Não cometi pecados nesta vida, e não há dinheiro ilegal no meu tesouro. Nunca usurpei as oferendas aos semideusesou brahmanas. Quando me ocupei em guerrear e conquistar reinos, eu segui as regras e regulações da arte militar, e tenho protegido meus súditos como se eles fossem meus próprios filhos. Eu puni até meus parentes caso eles desobedecessem a lei, e se meu inimigo fosse gentil e religioso eu lhe dava as boas vindas. Ó almas duas-vezes nascidas, embora eu seja um seguidor fiél e religioso dos padrões védicos, mesmo assim minha casa não tem filhos. bondosamente digam-me a razão para isto.

                   Ouvindo isto, os conselheiros brahmanas do rei discutiram o assunto entre eles, e com o propósito de beneficiar o rei, eles visitaram vários asramas de renomados sábios. por fim eles chegaram em um sábio que era austero, puro, auto-satisfeito e que estava observando estritamente o voto de jejum. Seus sentidos estavam completamente sob controle, ele tinha conquistado sua ira e era experto em executar seu dever ocupacional. Na verdade, este grande sábio era experto em todas as conclusões dos vedas e tinha prolongado sua duração de vida como a mesma do senhor Brahma. Seu nome era Lomasa rsi e ele conhecia o passado, presente e futuro. Após a passagem de uma Kalpa (nota 2), um cabelo costumava cair da sua cabeça.

Todos os conselheiros brahmanas do rei aproximaram-se com muita alegria um a um para oferecer seus humildes respeitos.

                   Cativados por esta grande alma, os conselheiros do rei Mahijita ofereceram reverências a ele e disseram mui respeitosamente:

                   -Ó sábio, somente devido a nossa grande boa fortuna nos foi permitido vê-lo.

                   Lomasa rsi viu eles curvarem-se e respondeu:

                   -Bondosamente, deixem-me saber por que vocês vieram aqui; por que vocês estão me glorificando? Farei tudo o que puder para resolver seus problemas, pois sábios como eu só tem um interesse: ajudar os outros. Não tenham dúvidas disto (nota3).

                   Os representantes do rei disseram:

                   -Nós viemos até aqui, ó sábio exaltado, para pedir a sua ajuda na solução de um problema muito sério. Ó sábio, você é como o senhor Brahma. Na verdade, não há sábio melhor em todo mundo. Nosso rei, Mahijita, não tem filhos, embora ele nos tenha sustentado e protegido como se fossemos seus filhos. Vendo-o tão infeliz devido a não ter filhos, nós ficamos mui pesarosos, e portanto, ó sábio, entramos na floresta para executar severas austeridades. Por nossa boa fortuna encontramos por acaso com você. Simplesmente pela sua audiência (darshana) os desejos e atividades de todos tornam-se bem sucedidos. Assim, pedimos humildemente que nos diga como nosso bondoso rei pode obter um filho.

                   Ouvindo o apelo sincero deles, Lomasa rsi absorveu-se em meditação profunda por um momento e logo compreendeu a vida anterior do rei. Então ele disse:

                   -Na vida passada seu governante era um mercador, e achando que sua riqueza era insuficiente, ele cometeu ações pecaminosas. Ele viajou por muitas vilas para negociar suas mercadorias. Uma vez ao meio-dia, no dia após o jejum (Ekadasi) que acontece durante o quarto-crescente do mês Jyestha, ele sentiu sede enquanto viajava de um lugar para outro. Ele chegou a um belo açude nos arredores de uma vila, mas bem na hora que estava prestes a beber água no açude, chegou ali uma vaca com seu bezerro recém-nascido. Estas duas criaturas estavam também muito sedentas devido ao calor, porém quando a vaca e o bezerro começaram a beber água, o mercador rudemente empurrou-os para o lado e egoisticamente saciou sua própria sede. Esta ofensa contra a vaca e seu bezerro, resultou em seu rei ficar agora sem um filho. No entanto, as boas ações que ele executou em sua vida anterior deram-lhe o domínio sobre um reino sem perturbações.

                   Ouvido isto, os conselheiros do rei responderam:

                   -Ó renomado rsi, ouvimos dizer que nos vedas descreve-se como alguém pode nulificar os efeitos dos pecados passados conseguindo méritos. Seja bondoso e nos dê alguma instrução para que os pecados de nosso rei possam ser destruídos,por favor conceda-lhe a sua misericórdia para que um príncipe nasça em sua família.

                   Lomasa rsi disse:

                   -Existe um jejum (Ekadasi) chamado Putrada, o qual ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana. Neste dia todos vocês, incluindo seu rei, devem jejuar e permanecer acordados todo noite, seguindo estritamente as regras e regulações. Então vocês devem dar todo mérito por esse jejum ao rei. Se vocês seguirem estas minhas instruções, ele certamente será abençoado com um esplêndido filho.

                   Todos os conselheiros do rei ficaram muito contentes em ouvir estas palavras de Lomasa rsi, e todos eles ofereceram-lhe suas reverências agradecidos. Então com os olhos brilhando de felicidade eles voltaram para casa.

                   Quando chegou o mês de Sravana, os conselheiros do rei lembraram-se das palavras de Lomasa rsi, e sob a direção deles todos os habitantes de Mahismati-puri, juntamente com o rei, jejuaram. E no dia seguinte (Dvadasi), os habitantes ofereceramsubmissamente ao rei o mérito obtido. Pela força de todo este mérito, a rainha ficou grávida e eventualmente deu luz a um filho muito belo.

                   -Ó Yudhisthira, o Senhor Krishna concluiu, o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravanatornou-se, com razão, famoso como Putrada (que concede um filho). Quem quer que deseje felicidade neste mundo e no próximo, certamente deve jejuar de todos cereais e leguminosas neste dia santo. Realmente, Qualquer pessoa que simplesmente ouça as glórias do Putrada Ekadasi, livra-se completamente de todos os pecados e é abençoado com um bom filho, subindo ao céu após a morte.

                   Assim acaba a narração das glórias do Sravana-sukla Ekadasi, ou Putrada Ekadasi do Bhavisya-uttaraPurana.
                             
-NOTAS-

1) A palavra sânscrita para "filho" é putraPu é o nome de um inferno em particular e tra significa "salvar". Assim a palavra  putrasignifica a pessoa que salva alguém do inferno pu. Portanto, todo homem casado deve gerar pelo menos um filho e educá-lo espiritualmente, então o pai será salvo de uma condição infernal de vida. No entanto, esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o Senhor torna-se seus filhos, pai e mãe.

   Sobre este assunto, Canakya Pandita declara o seguinte:

   "A verdade é minha mãe, conhecimento meu pai, o dever ocupacional meu irmão, a bondade meu amigo, tranquilidade minha esposa e o perdão meu filho. Estes são os seis membros da minha família."

   Dentre as vinte e seis principais qualidades de um devoto do Senhor, perdão é a principal. Portanto os devotos devem fazer um esforço extra para desenvolver esta qualidade. Acima Canakya Pandita diz que o perdão é meu filho, portanto o devoto do Senhor, muito embora possa estar no caminho da renúncia, pode observar o Putrada Ekadasi e orar para obter este tipo de filho.

2) Uma kalpa, ou doze horas do senhor Brahma é igual a 4.320.000.000 anos.

3) Lomasa rsi tem todas as boas qualidades porque é um devoto do Senhor Supremo. Como se afirma no Srimad-Bhagavatam(5.18.12): "Naquele que o serviço devocional a Sri Krishna é resoluto, todas as boas qualidades de Krishna e dos semideusesmanifestam-se consistentemente. Entretanto, aquele que não tem devoção pela Suprema Personalidade de Deus, não tem boas qualificações porque está ocupado em especulação mental na existência material, a qual é o aspecto externo do Senhor."
                                                                                   -FIM-
                    


Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
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Para ler mais ou baixar livros gratis sobre este conhecimento clique aqui

http://radioharekrishna.com/Pavitropana_jejum_de_Ekadasi_18.html

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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Elementos tempo espaco from Andrea Cortelazzi




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As formas de planejar do professor from Liz de Oliveira Mendes Francisco





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Material dourado from Roseli Aparecida Tavares


 


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AGENDA - documentário completo - Legendado


Documentário completo mostrando a origem, formas de atuação e objetivos do movimento socialista/comunista nos EUA.

Divulgue esse filme para o máximo de pessoas que puder!

Site oficial: http://agendadocumentary.com/
Filme disponível no Vimeo: http://vimeo.com/63749370
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2360880/?...
Arquivo da legenda: https://docs.google.com/file/d/0B3ud4...


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Julio Severo: Irmandade Muçulmana afirma: temos informações comp...

Julio Severo: Irmandade Muçulmana afirma: temos informações comp...: Irmandade Muçulmana afirma: temos informações comprometedoras sobre Obama Filho de líder preso fala de prova que pode colocar o preside...

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Artigo valores na escola from Luis Carlos Almeida




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Mais Médicos



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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Reporteres Revolucionários Controlam a Opinião Pública



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Lewandowski x Joaquim Barbosa



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Imprensa e mídia brasileira, me dão nojo. João Maria andarilho utópico



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Sindrome de asperger guia para professores




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Como lidar com crianças autistas na escola




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A ludicidade do século XXI ainda na visão de Dom Bosco Simone Helen Drumond





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O brincar na educação infantil texto final




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EX-ESQUERDISTAS E FAMOSOS DENUNCIAM A ESQUERDA - Lobão, Caetano, Gabeira...



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Percy Jackson e o Mar de Monstros (2013) - Trailer #2 Dublado Oficial [HD]



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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A estética na filosofia de Platão e Aristóteles

Platão e Aristóteles - Idéias divergentes sobre a arte
Platão e Aristóteles - Idéias divergentes sobre a arte


 A “Teoria das Ideias” platônica surgiu para explicar primeiramente o problema colocado por Sócrates sobre definições. Em seu desenvolvimento foi necessário estabelecer as ideias como unificadoras dos múltiplos objetos dados nas sensações (representações do olfato, paladar, visão, audição e tato), que sozinhos não são suficientes para explicar as representações desses objetos e sua essência.
Platão divide, assim, a realidade em dois universos distintos: o inteligível e o sensível. O primeiro contém as formas puras, as essências e o fundamento da existência dos seres do segundo. Assim, tanto os seres da natureza quanto os homens são cópias sensíveis de modelos originais inteligíveis.
É a partir disso que Platão faz sua crítica à arte. Cada ser particular participa das ideias (a participação é a relação entre o todo e as partes) sem se confundir com elas, que são, pois, absolutas. O mundo é uma cópia do real e esse afastamento do verdadeiro já é uma Dessemelhança, ainda que natural. Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural. Por isso Platão rejeita a arte em seu estado ideal, querendo, com isso, substituir a Poesia pela Filosofia.
Já para Aristóteles, esse modelo platônico é inútil e insustentável. Para ele, a realidade é o sensível e “o ser se diz de várias maneiras”. Quer dizer que se denominam os seres sempre em relação a uma categoria e a um gênero universal abstraído dos seres particulares. A imitação, pois, torna-se até benéfica porque representa uma composição de narrativas que mostram experiências possíveis. A imitação tem um caráter pedagógico, pois que seu efeito (catarse) promove uma identificação com o personagem, criando ou despertando sentimentos que purificam e educam, caracterizando normas de ações.
Nesse sentido, diz-se que a experiência artística se apoia em situações que possuem umaVerossimilhança, não com fatos ou atos reais, mas também com os que são possíveis de acontecer, ou seja, que estão em potência. Aristóteles utiliza a tragédia acima das outras formas de arte, porque ela trata dos dramas humanos em que só os melhores conseguem ser felizes resolvendo tais dramas.
Portanto, enquanto a dessemelhança, ou melhor, a sua produção, afasta cada vez mais do real, a verossimilhança (embora ontologicamente diferente) é a possibilidade de se tornar uma realidade. A primeira deseduca, enquanto a segunda prepara para a vida em comunidade, despertando sentimentos comuns e universais.
Por João Francisco P. Cabral
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP



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1994 - Enéas Carneiro do PRONA disputa a presidência.avi



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Julio Severo: Quando um assassino em massa e soldado de Alá não ...

Julio Severo: Quando um assassino em massa e soldado de Alá não ...: Quando um assassino em massa e soldado de Alá não é um terrorista Michael Brown Se alguém se parece com um terrorista muçulmano, iden...

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Cinismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Filósofo cínico, Museus Capitolinos— Roma
cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamadoAntístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos. O termo passou à posteridade como caraterização pejorativa de pessoas sem pudor, indiferentes ao sofrimento alheio (que em nada se assemelha a origem filosófica da palavra).
Esta atitude era parte de uma procura da independência pessoal. Alguns foram longe demais, rejeitando mesmo as decências básicas. Para poderem manter a compostura face à adversidade, reduziam as suas necessidades ao mínimo para garantir a sua autossuficiência. Mais do que uma teoria, era um modo de vida. 1 Para os Cínicos, a vida virtuosa consiste na independência, obtida através do domínio de desejos e necessidades, para encorajar as pessoas a renunciarem aos desejos criados pela civilização e pelas convenções. Os cínicos empreenderam uma cruzada de escárnio anti-social, na esperança de mostrar, pelo seu próprio exemplo, as frivolidades da vida social. 2

Etimologia[editar]

A palavra deriva do grego kynismós, chegando até o presente pelo latim cynismu. A origem do termo, porém, é incerta: Alguns autores afirmam que o nome originou-se do local onde Antístenes teria fundado sua Escola, o Ginásio Cinosarge, ao passo que outros afirmam ser um termo derivado da palavra grega para cachorrokŷőn, kynós, numa analogia com o fato de os cínicos pregarem uma vida como a dos cães, na ótica das pessoas contemporâneas.

Origem[editar]

Supostamente, o pensamento cínico teve origem numa passagem da vida de Sócrates: estando este a passar pelo mercado deAtenas, teria exarado o comentário:
Vejam de quantas coisas precisa o ateniense para viver
Ao mesmo tempo demonstrava que de nada daquilo dependia. De fato, o que o filósofo propunha era a busca interna da felicidade, que não tem causas externas — aspecto o qual os cínicos passaram a defender, não somente com palavras, mas pelo modo de vida adotado.

A virtude moral - Autarquia[editar]

Ao contrário da acepção moderna e vulgar da palavra para o cinismo, o objetivo essencial da vida era a conquista da virtude moral, que somente seria obtida eliminando-se da vontade todo o supérfluo, tudo aquilo que fosse exterior. Defendiam um retorno à vida da natureza, errante e instintiva, como a dos cães.
Afirmavam que dispunha o homem de tudo que necessitava para viver, independente dos bens materiais. A isto chamavam de Autarcia(ou a variante, porém com outra acepção mais difundida, Autarquia) - condição de auto-suficiência do sábio, a quem basta ser virtuoso para ser feliz. O termo grego original é autárkeia - significando auto-suficiência. Além dos cínicos, foi uma proposição também defendida pelos estóicos.
Desacreditavam as conquistas da civilização e suas estruturas jurídicas, religiosas e sociais - elas não trariam qualquer benefício ao homem. Sendo auto-suficiente, tudo aquilo que naturalmente não é dado ao homem pelo nascimento (como o instinto) não pode servir de base para a conceituação da ética. Este pensamento pode ser encontrado no mito do "bom selvagem", de Rousseau.

Pensamento[editar]

PortalA Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia
Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com asaúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.
Aliado ao discurso, também o modo de vida do cínico deveria ser conforme as ideias defendidas. Para eles a virtude reside, sobretudo, na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco - e não nas conquistas materiais, na aparência exterior.
Os cínicos, assim como Sócrates, nada de escrito deixaram. O que se sabe sobre eles foi narrado por outros, em geral críticos de suas ideias.
O mais importante representante dessa corrente foi um discípulo de Antístenes chamado Diógenes. Ele vivia dentro de um barril e possuía apenas sua túnica, um cajado e um embornal de pão. Conta-se que um dia Alexandre Magno parou em frente ao filósofo e ofereceu-lhe, como uma prova do respeito que nutria por ele, a realização de um desejo, qualquer que fosse, caso tivesse algum. Diógenes respondeu: "Desejo apenas que te afastes do meu Sol". Essa resposta ilustra bem o pensamento cínico: Diógenes não desejava nada a mais do que tinha e estava feliz assim (apenas, no momento, gostaria que seu sol fosse desbloqueado).
O Sol também pode ser entendido como a Sabedoria ou a fonte do ConhecimentoPlatão usou a metáfora do sol em seu mito da caverna, significando a presença do Conhecimento e da Verdade que ilumina. Assim, Diógenes, quando pede para Alexandre Magno não se interpor entre ele e o Sol, aponta para o fato de que o Filósofo não necessita de nenhum poder situado entre ele e o Conhecimento.
Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.

Referências

  1.  Dicionário de Filosofia coordenado por Thomas Mautner. Edições 70, 2010
  2.  Simon Blackburn, Dicionário de Filosofia. Gradiva, 1997

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo

Diógenes - A figura mais marcante do Cinismo
Diógenes - A figura mais marcante do Cinismo

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Nivaldo cordeiro: Estatização dos bancos via mercado



A divulgação do record histórico de lucro obtido pelo Banco do Brasil, no semestre recém encerrado, é indicador de um fenômeno singular, a estatização dos ativos bancários pela via do mercado. Outro aspecto nefasto da política econômica do PT.


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Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-Devi.

Hoje é Rukmini-dvadasi, o dia do aparecimento de Srimati Rukmini-devi. Houve festividades maravilhosas durante todo o dia, começando com o d...