Filosofia oriental
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A filosofia oriental é filosofia que foi desenvolvida de uma forma geral nos países da Ásia oriental, Oriente Médio e regiões. Ou seja, Índia, Irã (Pérsia), China, Japão, e Coreia. Muitos filósofos (logicamente os filósofos ocidentais) preferem chamar de "Pensamento Oriental", já que o termo "filosofia" surgiu na Grécia e se restringiria ao pensamento filosófico que se desdobrou dali (no Ocidente).Argumentos contra a designação de "filosofia oriental"
Muitos tem argumentado contra a distinção entre filosofia oriental e ocidental pois tal distinção seria arbitrária e puramente geográfica e até mesmo eurocêntrica. Ela abrange três tradições filosóficas quais sejam a indiana, a chinesa e a persa que são distintas entre si assim como entre a chamada filosofia ocidental.Outro argumento é que esta distinção dicotômica seja simplista ao ponto de estar inacurada. Além do que não leva em conta a enorme quantidade de interações ocorridas no interior da tradição filosófica euroasiática.
Percepção de Deus e dos Deuses
Por conta da influência do monoteísmo das religiões Abrahamicas a filosofia oriental tem sido mostrada essecialmente com a questão da natureza do Deus e sua relação com o Universo.Tipos
- Budismo
- Zen Budismo
- Chan / Zen
- Carvaka
- Confucionismo
- Hinduismo
- Islamismo
- Jainismo
- Judaismo
- Legalismo
- Maoismo
- Xintoismo
- Zoroastrianismo
- Dualismo
- Taoísmo
- Ioga
Ver também
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário