Prova Nacional Docente

Apresentação
A Prova Nacional Docente (PND) é um exame anual realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes.
1. A PND não substitui o processo seletivo das redes.
A rede continua planejando e executando seus processos seletivos. A PND é um instrumento avaliativo adicional, podendo ser utilizado tanto como etapa única quanto complementar nos processos seletivos das redes a depender da decisão do ente. O ente é responsável por todos os procedimentos necessários para planejamento e efetivação do processo seletivo, bem como das contratações/nomeações decorrentes destes.
2. O processo de adesão à PND pela rede é simples e muito importante.
A adesão à PND é feita pelo Secretário(a) de Educação via Simec (https://simec.mec.gov.br/) até o dia 15.06.2025. Ao aderir, o ente demostra o seu interesse em utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos, garantindo que os candidatos interessados se preparem e participem da PND. Além disso, por meio da adesão, o Ministério pode melhor apoiar os entes nesses processos, inclusive na divulgação dos editais de seleção.
3. A adesão não obriga o ente a utilizar os resultados da PND em todos os seus processos seletivos.
A adesão é uma manifestação de interesse do ente de eventualmente utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos, de forma que o ente tem autonomia para definir quando e como utilizar os resultados da PND, observando as possibilidades estabelecidas pela Portaria MEC nº 96, de 11 de fevereiro de 2025. Caso o ente opte por utilizar os resultados da PND, este deverá organizar seus processos seletivos normalmente e prever em seu edital o uso da PND como etapa de seleção única ou complementar, explicando como os resultados serão utilizados e observando o cronograma de realização da PND. Confira o guia prático para mais informações.
4. A utilização dos resultados da PND não se limita aos concursos públicos.
Não há restrição quanto à utilização da Prova Nacional Docente (PND). Ela pode ser empregada tanto em concursos públicos quanto em seleções simplificadas ou outros formatos de seleção, desde que previstos em edital ou na regulamentação do processo seletivo.
Objetivos
- Subsidiar os entes federativos na seleção de profissionais qualificados para suas redes de ensino;
- Estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil;
- Conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com vistas à continuidade de sua formação e à inserção no trabalho docente; e
Fornecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.
Desse modo, a Prova Nacional Docente (PND) auxilia na promoção da padronização e na elevação da qualidade dos processos seletivos para professores. Ela facilita a realização de concursos públicos e demais formas de processo seletivo, permitindo que estados e municípios a utilizem para a admissão de docentes em suas redes de ensino. Isso resulta na redução de custos com licitações e assegura a qualidade das provas aplicadas. Ademais, a prova confere autonomia às redes de ensino para utilizarem os resultados conforme suas necessidades específicas, seja de forma classificatória, eliminatória ou complementar à outras provas.
Público
fonte:
www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/prova-nacional-docente
Prova Nacional Docente (PND): inscrições em julho!
FGV aplicará as provas da Prova Nacional Docente (PND)!
A Prova Nacional Docente (PND) é uma das principais iniciativas do governo federal para a reposição de vagas para docentes pelo país.
Os candidatos à PND poderão se inscrever entre os dias 14 e 25 de julho ao custo de R$ 80,00,no site do INEP.
Já as provas serão aplicadas no dia 26 de outubro, com o resultado final previsto para o dia 10 de dezembro. Vale reforçar que a aplicação das provas e logística ficarão a cargo da Fundação Getúlio Vargas.
O programa permite que estados e municípios utilizem a Prova Nacional Docente (PND) como etapa única ou complementar de seleção nos seus editais para admissão de docentes.
Além disso, a Prova Nacional Docente (PND) adotará as matrizes de referência e os instrumentos da avaliação teórica do Enade para as Licenciaturas.
Na primeira edição, serão avaliados 17 cursos de licenciatura. Os concluintes que realizarem o Enade poderão utilizar sua nota para participar dos processos seletivos das redes públicas de ensino que aderirem à PND.
Confira mais detalhes no artigo!
- Prova Nacional Docente – PND
- Situação: edital publicado
- Banca: INEP/FGV
Confira neste artigo mais informações sobre a Prova Nacional Docente e os detalhes de seu edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Prova Nacional Docente: situação atual
Edital publicado
Consta em Diário Oficial da União do dia 17 de junho, edital contendo as diretrizes, os procedimentos e os prazos da Prova Nacional Docente – PND.
A PND será realizada com observância aos critérios definidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade estabelecidos no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, para as áreas das licenciaturas – Enade das Licenciaturas, não estando vinculada às regras dos concursos ou processos seletivos estabelecidas pelos entes federativos.
Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.
A PND não constitui concurso público em si e, como processo independente, visa subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos. Além disso, a inscrição na PND não dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleções de interesse dos participantes, as quais serão conduzidas pelos entes federativos.
Principais datas
| Situação | Mês |
|---|---|
| Isenção da taxa de inscrição | 30/6 a 4/7/2025 |
| Inscrição | 14 a 25/7/2025 |
| Pagamento da taxa de inscrição | 14 a 31/7/2025 |
| Aplicação da PND | 26/10/2025 |
| Divulgação das versões preliminares do gabarito das questões objetivas e do padrão de resposta da questão discursiva | 28/10/2025 |
| Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva | 11/11/2025 |
| Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva | 25/11/2025 |
| Divulgação do resultado final da PND | 10/12/2025 |
Prova Nacional Docentes: inscrições
A inscrição deve ser realizada pelo endereço do INEP, entre o dia 14 de julho de 2025 e as 23h59 do dia 25 de julho de 2025, horário de Brasília-DF.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00 e deverá ser paga até o dia 31 de julho de 2025.
Etapas e provas da Prova Nacional Docente
A realização da PND abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:
Prova teórica: destinada a aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Questionário para o participante habilitado para a realização do Enade das Licenciaturas 2025: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do estudante e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES.
Questionário Contextual: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos.
Questionário de Percepção de Prova: destinado a coletar informações que permitam aferir a percepção dos participantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados.
A prova, com duração total de 5 (cinco) horas e 30 (trinta) minutos, é composta por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.
A parte de Formação Geral Docente, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 30 (trinta) questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e 1 (uma) questão discursiva que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.
A parte de Componente Específico de cada área de avaliação da PND terá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Na PND serão aplicadas provas para as áreas abaixo, cujos objetos de avaliação estão descritos em suas respectivas matrizes de referência, publicadas no Diário Oficial da União e reproduzidas no Portal do Inep:
Através das Portarias que foram divulgadas no Diário Oficial da União, foram divulgadas as etapas e as disciplinas as quais os candidatos serão submetidos.
A Prova Nacional Docente (PND) adotará as matrizes de referência e os instrumentos da avaliação teórica do Enade para as Licenciaturas.
Na primeira edição, serão avaliados 17 cursos de licenciatura. Os concluintes que realizarem o Enade poderão utilizar sua nota para participar dos processos seletivos das redes públicas de ensino que aderirem à PND.
Veja todos os detalhes logo abaixo:
- Língua Portuguesa
- Linguística
- Literatura Brasileira
- Literatura em Língua Inglesa
- Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Fundamentos da Educação
- Tecnologias Educacionais
- Historiografia
- História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea
- História do Brasil (Colônia, Império, República)
- Teoria e Metodologia da História
- Educação Histórica
- Ensino de História
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Fundamentos da Educação
- Diversidade e Direitos Humanos
- Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Química
- Tecnologias Educacionais
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Biologia e Física Básica
- Matemática Aplicada
- Saúde e Meio Ambiente
- História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea
- Ética
- Estética
- Lógica
- Filosofia da Ciência
- Epistemologia
- Filosofia Política
- Didática e Metodologia do Ensino de Filosofia
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Cinesiologia e Biomecânica
- Fundamentos da Educação Física
- Atividades Rítmicas e Expressivas
- Esportes Individuais e Coletivos
- Jogos e Brincadeiras
- Metodologia do Ensino da Educação Física
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Educação e Diversidade
- Cálculo Diferencial e Integral
- Álgebra Linear
- Geometria Euclidiana e Analítica
- Estatística e Probabilidade
- Matemática Discreta
- Fundamentos da Matemática
- Metodologia do Ensino de Matemática
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Biologia Celular e Molecular
- Genética
- Zoologia
- Botânica
- Ecologia
- Microbiologia
- Ensino de Ciências e Biologia
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- História da Arte
- Teoria da Arte
- Fundamentos do Desenho, Pintura e Escultura
- Arte Contemporânea
- Cultura Visual
- Educação Estética
- Ensino das Artes Visuais
- Fundamentos da Educação
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Linguística
- Língua Inglesa
- Literatura em Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Tecnologias Educacionais
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Língua Espanhola
- Literatura em Língua Espanhola
- Linguística
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Tecnologias Educacionais
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Literatura Portuguesa
- Linguística
- Análise do Discurso
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
- Tecnologias Educacionais
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Fundamentos de Computação
- Algoritmos e Programação
- Estruturas de Dados
- Sistemas Operacionais
- Redes de Computadores
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Computação
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Física Clássica (Mecânica, Termodinâmica, Óptica)
- Física Moderna (Relatividade, Quântica)
- Matemática Aplicada à Física
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Física
- Tecnologias Educacionais
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Laboratórios Didáticos
- Teoria Musical
- Prática Instrumental
- História da Música
- Percepção Musical
- Regência
- Composição
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Música
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado

Informações da 1ª edição da Prova Nacional Docente
- Data da prova: 26/10/2025
- Escolaridade: Nível superior
- Cargos: Professor (a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário