sábado, 27 de fevereiro de 2016

Como organizar o conselho de classe | Maura Visita vídeo-aula



Obrigado pela visita, volte sempre.

CONSELHO DE CLASSE, o que é para que serve na escola?




O Conselho de Classe congrega os professores de cada turma do Colégio em uma atividade cooperativa, com vistas a avaliação do aproveitamento do aluno e da auto-avaliação do próprio professor.
O Conselho de Classe é constituído por todos os professores de turma, e ainda pelo Diretor Pedagógico, pelo representante do Conselho Escolar e da APM.
Haverá tantos conselhos de classe quantas forem as turmas de alunos.
A presidência de todos os Conselhos de Classe será do Diretor Pedagógico, podendo por delegação ser exercida pelo professor conselheiro de classe.
As reuniões do Conselho de Classe devem ser planejadas pelo supervisor escolar, orientador, em colaboração com o professor conselheiro de classe.
Todas as reuniões do Conselho de Classe devem ser registradas em ata.
A ata deve ser aprovada e assinada por todos os membros presentes a reunião.

1. Compete ao Conselho de Classe:
I – Avaliar o crescimento global do aluno, proporcionando a melhor integração dos objetivos educacionais.
II – Homologar ou não, decidindo caso por caso os resultados finais e de aproveitamento, desde que sua decisão não decorra em prejuízo ao aluno.
III – Debater o aproveitamento geral das turmas, estudando e analisando as causas do baixo e alto nível de rentabilidade do ensino de cada uma.
IV – Caracterizar e localizar o aluno com dificuldades de aprendizagem.
V – Sondar e localizar a causa da dificuldade no processo ensino-aprendizagem que vem obstruindo o desenvolvimento do educando.
VI – Estabelecer para cada caso e por áreas de estudos, disciplina ou atividade o tipo de acompanhamento que deverá ter o aluno para recuperar-se.
VII – Opinar sobre a aplicação de medidas disciplinares ou de reajustamento a qualquer membro do corpo discente.
  • O Conselho de Classe reunir-se-á bimestralmente e sempre que os interesses do Colégio o exigirem;
  • As reuniões só se realizarão com a presença obrigatória de todos os professores ou da maioria dos mesmos;
  • Cada reunião do Conselho de Classe será lavrada em livro próprio devendo ser aprovada e assinada por todos os membros presentes;
LEGISLAÇÃO BÁSICA QUE REGE O CONSELHO DE CLASSE:
–       Decreto nº 10.623/77
–       Decreto nº 11.625/78
–       Parecer nº 67/98 ( NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS)
–       Regimento Escolar
CONSELHO ESCOLAR
1.O QUE É UM CONSELHO ESCOLAR?
R: Um conselho escolar é um grupo responsável pelo  estabelecimento de objetivos e de  direção que a escola tomará no futuro. Ele desempenha um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida em todas as decisões importantes tomadas pela escola.
2.QUE DECISÕES PODE O CONSELHO ESCOLAR TOMAR?
R: O conselho escolar averigua o que a escola precisa e quais são os assuntos mais importantes que a escola deve focalizar. O conselho escolar assessora as necessidades financeiras da escola. O conselho escolar orienta o diretor sobre os assuntos, como por exemplo, se a escola está usando o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o bem estar dos estudantes na escola.
3. HÁ ALGO QUE O CONSELHO ESCOLAR NÃO PODE FAZER?
R: O Conselho escolar não pode empregar funcionários e não tem o poder de admitir ou demitir professores ou outros funcionários do quadro do pessoal da escola. O conselho escolar não é responsável pela administração da escola ou pela escolha de programas de ensino e aprendizagem ensinados na escola. Os programas de ensino e de aprendizagem estão sob a responsabilidade do diretor e dos professores.
4. QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Os membros do conselho escolar são os pais, professores, representantes das comunidades locais e algumas vezes os alunos. O diretor da escola também faz parte do conselho. A maior parte do conselho escolar é composta pelos pais e representantes das comunidades. Nenhum grupo, como por exemplo, os representantes das comunidades ou professores pode perfazer um número que supere os votos do resto do conselho escolar. A única qualificação necessária para pertencer ao conselho escolar é o desejo de ajudar a escola.
5. PORQUE EU GOSTARIA DE SER UM MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Ser membro do conselho escolar é um bom meio para pode expressar sua opinião sobre assuntos importantes da escola. Se representa um grupo de pessoas, tais como os pais ou alunos, terá a oportunidade de expressar o ponto de vista destas pessoas quando as decisões são tomadas. Também terá oportunidades regulares de dar conselhos sobre assuntos que afetam a escola. Aprenderá muito sobre a escola como membro do conselho a ajudará a fazer da escola um lugar ainda melhor. Se é um dos pais de uma criança na escola, os seus próprios filhos serão beneficiados. Estará mostrando a eles que se interessa pela sua educação e que deseja trabalhar para a escola deles.
6. TEREI ALGUMA RESPONSABILIDADE LEGAL?
R: Como membro do conselho escolar está protegido contra qualquer responsabilidade resultante de suas tarefas desempenhadas junto ao conselho escolar.
7. COM QUE FREQUÊNCIA O CONSELHO ESCOLAR SE REÚNE?
R: Cada conselho escolar funciona de forma diferente, mas normalmente eles se reúnem cerca de oito vezes por ano. Suas reuniões são feitas em ocasiões convenientes para os membros.
8. COMO POSSO TORNAR-ME MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Fale com o diretor da escola ou com o presidente do grupo de pais da escola. Eles poderão dar-lhe mais informações sobre os conselhos escolares em geral, sobre o seu conselho escolar local ou sobre como tornar-se um membro do conselho escolar.
A realidade do nosso século é caracterizada pelo pluralismo cultural, por uma vertiginosa rapidez da conquista das ciências (tecnologia e informática), por mudanças de costumes e hábitos e pelos Meios de Comunicação Social, quase sempre ligados a interesse de minorias transnacionais e a serviço de uma verdadeira gama de contra-valores.  Assim, são muitas as novas idéias e, grande a expectativa diante do imprevisto que isso traz. Mas, as escolas precisam ser  organismos que cultivam, preservam, vivem e comungam valores.
Em nossa época, a Escola assume papel relevante como meio eficaz de educação e, na realidade atual, como instrumento de resgate de valores.
Autora:
O Conselho de Classe congrega os professores de cada turma do Colégio em uma atividade cooperativa, com vistas a avaliação do aproveitamento do aluno e da auto-avaliação do próprio professor.
O Conselho de Classe é constituído por todos os professores de turma, e ainda pelo Diretor Pedagógico, pelo representante do Conselho Escolar e da APM.
Haverá tantos conselhos de classe quantas forem as turmas de alunos.
A presidência de todos os Conselhos de Classe será do Diretor Pedagógico, podendo por delegação ser exercida pelo professor conselheiro de classe.
As reuniões do Conselho de Classe devem ser planejadas pelo supervisor escolar, orientador, em colaboração com o professor conselheiro de classe.
Todas as reuniões do Conselho de Classe devem ser registradas em ata.
A ata deve ser aprovada e assinada por todos os membros presentes a reunião.

1. Compete ao Conselho de Classe:
I – Avaliar o crescimento global do aluno, proporcionando a melhor integração dos objetivos educacionais.
II – Homologar ou não, decidindo caso por caso os resultados finais e de aproveitamento, desde que sua decisão não decorra em prejuízo ao aluno.
III – Debater o aproveitamento geral das turmas, estudando e analisando as causas do baixo e alto nível de rentabilidade do ensino de cada uma.
IV – Caracterizar e localizar o aluno com dificuldades de aprendizagem.
V – Sondar e localizar a causa da dificuldade no processo ensino-aprendizagem que vem obstruindo o desenvolvimento do educando.
VI – Estabelecer para cada caso e por áreas de estudos, disciplina ou atividade o tipo de acompanhamento que deverá ter o aluno para recuperar-se.
VII – Opinar sobre a aplicação de medidas disciplinares ou de reajustamento a qualquer membro do corpo discente.
  • O Conselho de Classe reunir-se-á bimestralmente e sempre que os interesses do Colégio o exigirem;
  • As reuniões só se realizarão com a presença obrigatória de todos os professores ou da maioria dos mesmos;
  • Cada reunião do Conselho de Classe será lavrada em livro próprio devendo ser aprovada e assinada por todos os membros presentes;
LEGISLAÇÃO BÁSICA QUE REGE O CONSELHO DE CLASSE:
–       Decreto nº 10.623/77
–       Decreto nº 11.625/78
–       Parecer nº 67/98 ( NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS)
–       Regimento Escolar
CONSELHO ESCOLAR
1.O QUE É UM CONSELHO ESCOLAR?
R: Um conselho escolar é um grupo responsável pelo  estabelecimento de objetivos e de  direção que a escola tomará no futuro. Ele desempenha um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida em todas as decisões importantes tomadas pela escola.
2.QUE DECISÕES PODE O CONSELHO ESCOLAR TOMAR?
R: O conselho escolar averigua o que a escola precisa e quais são os assuntos mais importantes que a escola deve focalizar. O conselho escolar assessora as necessidades financeiras da escola. O conselho escolar orienta o diretor sobre os assuntos, como por exemplo, se a escola está usando o melhor meio de informar aos pais sobre o aproveitamento do aluno ou sobre o bem estar dos estudantes na escola.
3. HÁ ALGO QUE O CONSELHO ESCOLAR NÃO PODE FAZER?
R: O Conselho escolar não pode empregar funcionários e não tem o poder de admitir ou demitir professores ou outros funcionários do quadro do pessoal da escola. O conselho escolar não é responsável pela administração da escola ou pela escolha de programas de ensino e aprendizagem ensinados na escola. Os programas de ensino e de aprendizagem estão sob a responsabilidade do diretor e dos professores.
4. QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Os membros do conselho escolar são os pais, professores, representantes das comunidades locais e algumas vezes os alunos. O diretor da escola também faz parte do conselho. A maior parte do conselho escolar é composta pelos pais e representantes das comunidades. Nenhum grupo, como por exemplo, os representantes das comunidades ou professores pode perfazer um número que supere os votos do resto do conselho escolar. A única qualificação necessária para pertencer ao conselho escolar é o desejo de ajudar a escola.
5. PORQUE EU GOSTARIA DE SER UM MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Ser membro do conselho escolar é um bom meio para pode expressar sua opinião sobre assuntos importantes da escola. Se representa um grupo de pessoas, tais como os pais ou alunos, terá a oportunidade de expressar o ponto de vista destas pessoas quando as decisões são tomadas. Também terá oportunidades regulares de dar conselhos sobre assuntos que afetam a escola. Aprenderá muito sobre a escola como membro do conselho a ajudará a fazer da escola um lugar ainda melhor. Se é um dos pais de uma criança na escola, os seus próprios filhos serão beneficiados. Estará mostrando a eles que se interessa pela sua educação e que deseja trabalhar para a escola deles.
6. TEREI ALGUMA RESPONSABILIDADE LEGAL?
R: Como membro do conselho escolar está protegido contra qualquer responsabilidade resultante de suas tarefas desempenhadas junto ao conselho escolar.
7. COM QUE FREQUÊNCIA O CONSELHO ESCOLAR SE REÚNE?
R: Cada conselho escolar funciona de forma diferente, mas normalmente eles se reúnem cerca de oito vezes por ano. Suas reuniões são feitas em ocasiões convenientes para os membros.
8. COMO POSSO TORNAR-ME MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?
R: Fale com o diretor da escola ou com o presidente do grupo de pais da escola. Eles poderão dar-lhe mais informações sobre os conselhos escolares em geral, sobre o seu conselho escolar local ou sobre como tornar-se um membro do conselho escolar.
A realidade do nosso século é caracterizada pelo pluralismo cultural, por uma vertiginosa rapidez da conquista das ciências (tecnologia e informática), por mudanças de costumes e hábitos e pelos Meios de Comunicação Social, quase sempre ligados a interesse de minorias transnacionais e a serviço de uma verdadeira gama de contra-valores.  Assim, são muitas as novas idéias e, grande a expectativa diante do imprevisto que isso traz. Mas, as escolas precisam ser  organismos que cultivam, preservam, vivem e comungam valores.
Em nossa época, a Escola assume papel relevante como meio eficaz de educação e, na realidade atual, como instrumento de resgate de valores.
Autora: Soraya M. Marques


Obrigado pela visita, volte sempre.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Hoje é dia de jejum de Saphala Ekadasi 3. 05/01/2016

Saphala jejum de Ekadasi 3


                        Maharaja Yudhisthira disse :

 

                   -Ó Sri Krishna, qual o nome do Ekadasi que ocorre durante o quarto crescente do mês Pausa(dezembro/janeiro)? Como ele é observado e qual Deidade deve ser adorada neste dia? Por favor, narre tudo isto para mim, Ó Janardana.

 

                   A Suprema Personalidade de Deus respondeu :

 

                   -Ó melhor dos reis, desde que você deseja ouvir, Eu descreverei totalmente a você as glórias do Pausa-Krishna Ekadasi. Eu não fico satisfeito por sacrifícios ou caridades tanto quanto fico pela execução do jejum completo no Ekadasi por meus devotos. Desta forma, com o melhor da sua habilidade, a pessoa deve jejuar no Ekadasi, o dia do Senhor Hari.

 

                   Ó Yudhisthira, Eu  lhe recomendo que ouça com atenção indesviavel as glórias do Pausa-Krishna Ekadasi, o qual cai noDvadasi. Como já lhe expliquei anteriormente, não se deve diferenciar entre os muitos Ekadasi. Ó rei, para o benefício da humanidade em geral Eu lhe descreverei agora o processo para se observar o Pausa-Krishna Ekadasi.

 

                   O Pausa-Krishna  Ekadasi tambem é conhecido como Saphala Ekadasi.  Neste dia sagrado a pessoa deve adorar o SenhorNarayana, pois Ele é a Deidade predominante. Deve-se seguir o método de jejum prescrito

anteriormente. Assim como entre as cobras Sesa-naga é a melhor, entre os pássaros Garuda é o melhor, entre os sacrifícios oAsvamedha-yajna é o melhor, entre os rios o Ganges é o melhor, entre os semideuses o Senhor Vishnu é o melhor e entre os seres de duas pernas os brahmanas são os melhores, assim mesmo dentre todos os dias de jejum Ekadasi é o melhor. Ó principal entre os reis nascidos na dinastia Bharata, quem quer que respeita estritamente o Ekadasi torna-se muito querido para Mim e realmente adorável por Mim de todas as maneiras. Agora ouça enquanto Eu descrevo o processo para se observar o Saphala Ekadasi.

 

                   No Saphala Ekadasi Meu devoto deve Me adorar oferecendo-me frutas frescas de acordo com tempo, lugar e circunstância e meditando em Mim, a Suprema Personalidade todo auspiciosa. Ele deve Me oferecer uma fruta jambira, romã, noz de betel, coco, goiaba, mangas, nozes, cravos e diferentes tipos de especiarias aromáticas. Ele tambem deve Me oferecer incensos e lâmpada gheeacesa, pois tal oferecimento de lâmpada no Saphala Ekadasi é especialmente glorioso. O devoto deve tentar permanecer desperto por toda a noite.

 

                   Agora por favor ouça com atenção fixa, enquanto lhe descrevo o tanto de mérito que se alcança, se alguém jejua e permanece acordado durante toda a noite. Ó melhor dos reis, não há sacrifício ou peregrinação que conceda mérito igual ou melhor que o  mérito alcançado por alguém que jejua no Saphala Ekadasi. Tal jejum,  particularmente se a pessoa poder ficar acordada e alerta durante toda a noite, concede ao devoto fiel o mesmo mérito da execução de austeridade por cinco mil anos.

 

                   Ó leão entre os reis, por favor ouça a história gloriosa deste Ekadasi. Havia certa vez uma cidade chamada Campavati, a qual era governada por um rei santo chamado Mahismata. Ele tinha quatro filhos, dentre os quais o mais velho, Lumpaka, sempre se ocupava em atividades muito pecaminosas: sexo com as esposas dos outros, jogatina e associação frequente com prostitutas famosas. Seus maus feitos reduziram gradualmente a riqueza de seu pai, o rei Mahismata. Lumpaka tambem tornou-se muito crítico para com ossemideuses e brahmanas, todos os dias ele costumava blasfemar os vaishnavas. Por fim o rei Mahismata, vendo a condição do seu filho, exilou-o na floresta. Devido ao temor pelo rei até mesmo os parentes compassivos não defenderam Lumpaka, já que o rei estava muito irado por Lumpaka ser muito pecaminoso.

 

                   Desorientado em seu exílio, Lumpaka pensou consigo mesmo: "Meu pai me mandou embora e até mesmo meus parentes não fizeram nenhuma objeção. O que devo fazer agora?"  Ele planejou pecaminosamente e pensou: "Devo ir sorrateiramente para a cidade coberto pela escuridão e roubar suas riquezas. Durante o dia permanecerei na floresta e à noite irei até a cidade."  Pensando assim,Lumpaka entrou na floresta escura. Ele matava muitos animais durante o dia e durante a noite ele roubava as coisas valiosas da cidade. Os habitantes da cidade prenderam ele várias vezes, mas devido ao temor do rei, eles deixavam Lumpaka em paz. Eles pensavam que devido aos pecados dos seus nascimentos prévios, Lumpaka tinha perdido todas as suas facilidades reais e atuava assim tãopecaminosamente.

 

                   Embora fosse um comedor de carne,  Lumpaka tambem costumava comer frutas todos os dias. Ele residia sob uma velha figueira-de-bengala a qual  acontecia de ser muito querida pelo Senhor Vasudeva. De fato, muitos adoravam-na como a um deus dentre todas as árvores da floresta. No devido curso do tempo, enquanto Lumpaka estava executando muitas atividades condenáveis e pecaminosas, chegou o Saphala Ekadasi. Na véspera do Ekadasi, Lumpaka teve de passar toda noite sem dormir devido ao frio severo e às suas insuficientes roupas de cama. O frio não somente lhe tirou toda a paz mas tambem quase o matou. Na hora do sol nascer, seus dentes estavam batendo e ele estava quase em coma e durante toda manhã daquele dia, Ekadasi, ele não pode despertar daquele torpor.

 

                   Quando chegou o meio-dia do Saphala Ekadasi, o pecaminoso Lumpaka finalmente despertou e tentou levantar do local sob a figueira-de-bengala. No entanto, a cada passo ele tropessava ao chão. Tal qual um aleijado, ele andou lenta e hesitantemente, sofrendo muito de fome e sede no meio da floresta. Lumpaka estava tão fraco que não pôde matar nenhum animal naquele dia. Em vêz disso, ele foi forçado a coletar as frutas que encontrou caídas ao chão. Na hora que ele retornou à figueira-de-bengala, o sol já tinha se posto.

 

                   Colocando as frutas no chão próximo a ele, Lumpaka começou a lamentar: "Oh! como sou desgraçado! O que devo fazer? Querido pai, o que será de mim? Ó Sri Hari, por favor seja misericordioso comigo e aceite estas frutas!" Novamente ele foi forçado a permanecer acordado por toda noite sem dormir, porem neste meio tempo a Suprema Personalidade de Deus,  Madhusudhana, ficou satisfeito com o oferecimento de frutas silvestre feito por Lumpaka e Ele aceitou-o-as. Lumpaka tinha observado involuntariamente o jejum completo do Ekadasi e pelo mérito que ele acumulou neste dia, reobteve seu reino sem maiores dificuldades.

 

                   Ouça, ó Yudhisthira, o que aconteceu com o filho do rei Mahismata quando um simples fragmento do mérito brotou dentro do seu coração. Assim que o sol surgiu belamente no dia seguinte ao Ekadasi, um magnífico cavalo aproximou-se de Lumpaka e ficou ao seu lado. Ao mesmo tempo, uma voz de repente falou do céu claro e azul:

 

                   -Este cavalo é para você, Lumpaka! Monte nele e galope para encontrar sua familia! Ó filho do rei Mahismata, pela misericórdia do Senhor Vasudeva e a força do mérito que você adquiriu por observar o Saphala Ekadasi, seu reino lhe será devolvido, sem mais problemas. Tal é o benefício que você ganhou por jejuar neste dia auspicioso. Agora vá  até seu pai e desfrute do seu merecido lugar em sua dinastia.

 

                   Após ouvir estas palavras vindas dos céus, Lumpaka montou no cavalo e voltou para a cidade Campavati. Pelo mérito que obteve jejuando no Saphala Ekadasi ele se tornou um príncipe garboso mais uma vez e foi capaz de absorver sua  mente nos pés de lótus da  Suprema  Personalidade de Deus, Hari. Em outras palavras, ele se tornou Meu devoto puro.

 

                   Lumpaka ofereceu suas reverências humildemente a seu pai, o rei Mahismata e novamente aceitou suas responsabilidades principescas. Vendo seu filho decorado com ornamentos vaishnava e tilaka, o rei Mahismata entregou a ele o reino o qual Lumpakagovernou sem impedimentos por muitos e muitos anos. Quando quer que o Ekadasi chegasse, ele adorava o Senhor Supremo com grande devoção. Pela misericórdia de Sri Krishna ele obteve uma bela esposa e um bom filho. Na velhice Lumpaka entregou o reino a seu filho, exatamente como seu pai, o rei Mahismata, o tinha entregue a ele e então foi à floresta para servir ao Senhor Supremo com a mente e os sentidos controlados. Purificado de todos os desejos materias, ele abandonou seu corpo e retornou a casa, de volta ao Supremo, obtendo um lugar proximo aos pés de lótus do Senhor Sri Krishna.

 

                   Ó Yudhisthira, aquele que se aproxima de Mim tal como Lumpaka o fêz, torna-se-á completamente livre da lamentação e ansiedade. Na verdade, qualquer pessoa que observe apropriadamente este glorioso Saphala Ekadasi, mesmo desavisadamente comoLumpaka, torna-se famoso neste mundo. Ele se tornará perfeitamente liberado e ao morrer,  retornará a Vaikuntha. Quanto a isto não há dúvida. Além disso, aquele que simplesmente ouve as glórias do Saphala Ekadasi obtém o mesmo mérito derivado da execução de umRajasuya-yajna e pelo menos, vai ao céu no próximo nascimento.

 

                   Acaba assim a narração das glórias do Pausa-krishna Ekadasi ou Saphala Ekadasi  

                                                                    do Bhavisya-uttara Purana.




Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

 

Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:

E

Ler todas as histórias sobre os jejuns de ekadasi

E

Baixar o livro que fala tudo sobre jejum

E

Ver todas as datas

Para ler mais ou baixar livros gratis sobre este conhecimento clique aqui



Estrutura de um projeto de pesquisa

Modelo Projeto Pesquisa 1 boneco Estrutura de um projeto de pesquisa Apresentamos a seguir algumas sugestões e descrições das seções de um...