sexta-feira, 18 de julho de 2008

Desenvolvimento do pensamento matemático


Desenvolvimento do pensamento matemático

NÚMEROS PARES E ÍMPARES

Para apresentar este tema em classe, é preciso que os alunos já saibam distinguir entre os números de 1 ao 10, quais são os pares e quais são os ímpares.

O trabalho com os exercícios deve ser desenvolvido em duas aulas.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO

Cada aluno usará esse tipo de ficha três vezes no transcurso do trabalho com o tema. É muito importante que o aluno faça as anotações em cada ficha para que depois possa compará-las.

Ficha_______________________

Eu compreendi

Completamente

Bastante

Um pouco

Nada

O que é um número par





O que é um número ímpar





Propriedades dos números pares





Propriedades dos números ímpares





PRIMEIRA AULA

MATERIAL

- Sementes (feijão, lentilhas etc.)

- Lápis

- Folha impressa com a tabela abaixo ou desenho na lousa para que os alunos possam copiá-la.

PROCEDIMENTO

1- Primeiro lembrar aos alunos quais são as características de um número par e quais as de um número ímpar.

2- Pedir aos alunos que preencham a tabela com os números que eles quiserem.

Número

par ou ímpar

O número termina com

57

ímpar

7




























Em seguida pedir aos alunos que respondam as seguintes perguntas:

1- Que terminação têm os números pares?

2- Que terminação têm os números ímpares?

3- Cada aluno escolhera a quantidade de sementes que deseja e as acomodará em pares.

4- Fazer as seguintes perguntas para ajudar o aluno a determinar a paridade do número que escolheu.

  • Restou alguma semente sozinha?
  • Conseguiu acomodar todas as sementes em pares?

5- Discutir e formalizar com os alunos as seguintes idéias:

  • No caso de haver sobrado semente sem par, somente pode sobrar uma. Por que?
  • Se sobrou uma semente sem par então o número é impar.
  • Se não sobraram sementes sem par então o número é par.

SEGUNDA AULA

O trabalho deverá ser realizado em equipe formada por dois integrantes.

MATERIAL

- Sementes

- Lápis

- Folha impressa com a tabela

Cada integrante da equipe escolherá uma quantidade de sementes, de preferência que não seja muito grande, anotará na folha sua quantidade e se é par ou ímpar. Somar ambas as quantidades e preencher a tabela.

Primeiro número

Par ou
Ímpar

Segundo número

Par ou
Ímpar

Resultado da Soma

Par ou
Ímpar

5

impar

6

par

11

impar























































Pedir às Equipes que completem as seguintes frases:

A soma de dois números pares é um número ________________.

A soma de dois números ímpares é um número_______________.

A soma de um número par com um número ímpar é um número______________.

FAZER A SEGUINTE PERGUNTA:

O QUE ACONTECE COM O RESTO?

Os alunos repetirão os números que escolheram antes e agora completarão com o que restou.

Primeiro número

Par ou
Ímpar

Segundo número

Par ou
Ímpar

Resultado do Resto

Par ou
Ímpar

5

impar

6

par

11

impar























































COMPLETAR AS SEGUINTES FRASES:

A diferença de dois números pares é um número______________.

A diferença de dois números ímpares é um número_____________.

A diferença de um número par com um número ímpar é um número:____________.

PEDIR AOS ALUNOS QUE PREENCHAM AS SEGUINTES TABELAS:

TABELA 1

x

5

9

13

3




1




7




TABELA 2

x

2

8

10

4




12




6




Completar

Na tabela 1, os produtos são números ______________.

Na tabela 2, os produtos são números_______________.

O produto de dois números pares é um número ___________.

O produto de dois números ímpares é um número ___________.

PERGUNTAS AOS PROFESSORES

1- A aproximação ao tema lhe parece adequada?

2- Parece-lhe correto primeiro manejar os conceitos de forma intuitiva para depois formalizá-los?

3- Acredita que os alunos se sentiram motivados com a experiência?

4- Acredita que é importante que os alunos conheçam as propriedades da paridade dos números?

5- Acredita que o fato de manipular material concreto pode ajudar a tirar dúvidas dos alunos?

6- Que mudanças você proporia na forma de abordar o tema?

7- Acredita que houve aprendizagem matemática significativa?

8- Houve algum outro tipo de aprendizagem?

Contate!

Vera Lúcia Camara Zacharias

Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE.

http://www.centrorefeducacional.com.br/pensmatm.htm
Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

r.Nome Próprio ( Nome Próprio, Brasil, 2007). Traille


A história de Camila (Leandra Leal), uma jovem empenhada em se tornar escritora. Sua vida é sua narrativa. Camila é intensa, corajosa e quer a sua literatura como um ato de revelação. É um filme sobre a paixão de Camila e seu esforço para bancá-la. Sobre uma personagem feminina que encara abismos e retira disso a força que necessita para existir.

Gênero: Drama
Tempo: 120 min.
Lançamento: 18 de Jul, 2008
Classificação: 18 anos
Distribuidora: Downtown

Elenco e créditos
Estrelando: Frank Borges, Luciano Bortoluzzi, Luciana Brites, Juliano Cazarré, David Cejkinski, Milhem Cortaz, Alex Disdier, Reginaldo Faidi, Fábio Frood, Ricardo Galli, Ricardo Garcia, Rosane Holland.
Dirigido por: Murilo Salles

http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2008/07/14/040264E0B10327.jhtm?nome-proprio-040264E0B10327


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Maus Hábitos (Malos hábitos). Traillers.


  • Sinopse
    Matilde (Ximena Ayala) é uma jovem freira que acredita piamente no poder da fé. Secretamente, ela inicia um jejum místico para impedir uma inundação que ela acredita estar por vir. Elena (Elena de Haro) é uma mulher linda e magra que tem vergonha do peso de sua filha, Linda (Elisa Vicedo), e pretende fazer de tudo para que ela esteja em forma no dia de sua Primeira Comunhão. A menina, por sua vez, está disposta a se defender até a morte para escapar do orgulho da mãe. Gustavo (Marco Antonio Treviño), o pai de Linda, redescobre o amor nos braços de uma estudante (Milagros Vidal) cujo apelido é Gordinha. Os personagens do longa tem suas vidas unidas não somente pelos laços familiares, mas, principalmente, pelos disturbios alimentares.

    Já Viu o Filme? Comente e Dê sua Nota...
  • Informações Técnicas
    Título no Brasil: Maus Hábitos
    Título Original: Malos hábitos
    País de Origem: México
    Gênero: Drama
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 103 minutos
    Ano de Lançamento: 2007
    Estréia no Brasil: 18/07/2008
    Site Oficial:
    Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
    Direção: Simón Bross
  • Elenco
    Ximena Ayala ... Matilde
    Elena de Haro ... Elena
    Marco Antonio Treviño ... Gustavo
    Aurora Cano ... Teresa
    Elisa Vicedo ... Linda
    Emilio Echevarría ... Ramón - padre de Matilde
    Patricia Reyes Spíndola ... Madre Superiora
    Milagros Vidal ... Gordibuena
    Héctor Téllez ... Sacerdote
    Alejandro Calva ... Doctor Sensato
    Leticia Gómez Rivera
    Mónica Huarte ... Fanny
    Lilia Mendoza

http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2008/07/14/04026CE0B10327.jhtm?maus-habitos-04026CE0B10327


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ESPECULAÇÃO (es.pe.cu.la.ção). Palavra do Dia.


Palavra do Dia:


ESPECULAÇÃO (es.pe.cu.la.ção)

Não é raro ver em toda a mídia o uso de termos como "especulação imobiliária", "especulação financeira", etc. Geralmente nas notícias relativas à economia e finanças. Entretanto, a palavra "especulação" não precisa necessariamente ser usada apenas para estes assuntos. Com origem no latim 'spectulátio-onis', "especulação" pode ser compreendido de diferentes maneiras. Primeiramente, uma especulação é o resultado de especular, isto é, supor, levantar uma hipótese. Na economia, a especulação diz respeito aos resultados obtidos por operações financeiras que se baseiam na oscilação do mercado ou também se entende o termo quando uma das partes da negociação se beneficia em cima da boa-fé da outra.

Há ainda a compreensão de "especulação" como uma suposição sem fundamento, por vezes feita de forma leviana.

Definição do dicionário Aulete Digital:

ESPECULAÇÃO (es.pe.cu.la.ção)

substantivo feminino.
1 Ação ou resultado de especular.
2 Econ. Operação financeira que aproveita as oscilações do mercado para obter lucros elevados: Ganhou uma fortuna na especulação com o dólar.
3 Econ. Operação financeira em que uma das partes abusa da boa-fé da outra, obtendo com isso lucros acima do razoável.
4 Afirmação ou investigação teórica sem fundamento em nenhuma evidência ou apenas com base no raciocínio abstrato (especulações teológicas): Gostava de fazer especulações sobre o fim do mundo.
5 Conclusão acerca dessas investigações.
6 Suposição maldosa ou sem fundamento: A notícia sobre a renúncia do presidente era pura especulação.

[Plural: -ções.]

[F.: Do lat. speculatîo,ônis.]

_____

Aulete Digital: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

www.auletedigital.com.br

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para palavradodia@auletedigital.com.br
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Posições do futebol. E suas Regras.


Entenda futebol.

Clique nas letras em azul e leia sobre o assunto.

Categoria:Posições do futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigos na categoria "Posições do futebol"

Esta categoria contém as 12 seguintes páginas (de um total de 12):

A

C

G

L

M

P

V

Z


Categoria:Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Futebol

Esta categoria reúne artigos sobre futebol.

Artigos na categoria "Futebol"

Esta categoria contém as 142 seguintes páginas (de um total de 142):

A

B

C

D

E

F

F (continuação)

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

Z


E já que estamos falando de futebol. Fique com um vídeo de jogadas do maior de todos os boleiros, Pelé, pois ele jogou em todas as posições inclusive no gol.
O Rei Do FUTEBOL
RodrigoBragaPinto


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Conversas sobre Didática,