terça-feira, 16 de agosto de 2011

A história da pedagogia sistêmica


A história da pedagogia sistêmica
Escrito por Angélica Olvera (CUDEC)   
O trabalho, ora denominado “Pedagogia Sistêmica”, originou-se a partir dos trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger. Sua carreira como missionário católico na África do Sul durante quase 20 anos, lecionando em escolas para os zulus, durante o regime do apartheid colocaram-no em uma perspectiva ímpar para identificar questões de conflito e consciência.

Seu desenvolvimento pessoal o levou a estudar e praticar uma vasta gama de abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional, hipnoterapia Ericsksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares, análise de histórias, etc. Seus trabalhos o levaram a descobrir a natureza da consciência pessoal e certas leis inconscientes que ditam o comportamento humano em grupos familiares e sociais, as quais denominou “ordens do amor”.

Mais tarde, diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área educacional, sendo a contribuição mais relevante feita inicialmente por Mariane Franke-Gricksh a qual escreveu um livro denominado “Você é um de nós” (publicado no Brasil pela Editora Atman – www.atmaneditora.com.br). Depois disso a abordagem se difundiu pelos países de fala espanhola, especialmente o México e a Espanha.


Introdução à Pedagogia Sistêmica CUDEC com o enfoque de Bert Hellinger

No ano de 1999 aconteceu o primeiro contato entre Bert Hellinger e o CUDEC durante um workshop em Constelações Familiares em Barcelona (Espanha). No ano seguinte, em maio, Bert Hellinger trabalhou no CUDEC. Posteriormente, ainda no ano 2000, fez um workshop para a comunidade CUDEC. Em novembro de 2003, Hellinger oferece no CUDEC o primeiro workshop aplicado à educação. E finalmente, no ano seguinte, celebram o I Congresso Internacional de Pedagogia Sistêmica, que aconteceu na Cidade do México (México). Em 2006, aconteceu em Sevilha (Espanha), o II Congresso Internacional de Pedagogia Sistêmica, com a presença de 700 pessoas de vários países.

Pedagogia Sistêmica: sem raízes não há asas.

O sonho que marcou a diferença na educação.

A Pedagogia Sistêmica inicia-se no ano 2000; um novo enfoque, num novo milênio que se baseia no natural da vida e nos elementos que anteriormente não tinham sido observados dentro de um sistema que está inter-relacionando-se totalmente, um com outro. Refiro-me ao sistema educativo, ao sistema familiar e ao sistema social.


Ponto de vista sistêmico-fenomenológico no ensino - Marianne Franke

Como menciona Marianne Franke Gricksch, em 2006 a transferência da visão sistêmica da terapia familiar para a docência, permite perceber as pessoas não como indivíduos isolados, mas como parte de uma estrutura inter-relacionada. Hellinger assinala que, a nível subconsciente, participamos na trama familiar e de seu destino coletivo. As constelações familiares permitem revelar o fato de que fazemos parte de uma grande alma que compreende a todos os membros da família, sujeitos a um ordem essencial. Tem-se que encontrar e respeitar tal ordem para que encontremos nosso lugar dentro da nossa família, respeitando o destino dos outros membros dessa família. O respeito e o amor à família não são um sentimento, constituem uma postura baseada em princípios que geralmente não é consciente. Nossa inclusão nessa grande alma é um senão, e nós nos encontramos sujeitos ao nosso destino familiar. Nisto se baseia o enfoque sistêmico-fenomenológico.

Marianne visitou o CUDEC pela primeira vez no ano 2002 e desde então, houve várias outras visitas, contribuindo desta maneira, com este sonho. CUDEC aprecia o ponto de vista sistêmico fenomenológico no ensino, de Marianne Franke.

A visão da Pedagogia Sistêmica é belíssima, porque vê nas atitudes disfuncionais dos alunos, somente uma mostra profunda de amor; uma lealdade incondicional ao pai, uma lealdade incondicional à mãe.

A última oportunidade que temos como pais de família, de participar de maneira poderosa e eficaz na vida de nossos filhos é na adolescência; e hoje, os filhos, os alunos, precisam muitíssimo dos adultos, precisam de uma participação afetiva e generosa, desde declarar que o processo educativo se leva a cabo, principalmente, através do trabalho dos pais; neste ponto, baseia-se a diferença.


Que se requer? Firmeza e Sensibilidade

Essencialmente, como professores, precisamos tomar nossos pais em nosso coração, e daí, se abre a sensibilidade, mas junto com a sensibilidade, uma outra ferramenta fundamental, é a firmeza. Não é uma ou a outra, são as duas juntas. Amor claro e reconhecimento de limites.


O futuro da Pedagogia Sistêmica

Na Pedagogia Sistêmica recuperamos a alegria por viver, e é a força que levamos a aula.

Imaginemos os professores usando o amor que lhes é comum, porém tomando a força de seus próprios pais, e daí fluindo para seus alunos; e imaginemos o amor dos pais de seus alunos fluindo através deles; isso é poderosíssimo. Toda a diferença é educar no amor, fluindo desde a ordem. Sem ordem, não flui o amor; não tem a mesma força e, portanto, o mesmo impacto; O AMOR DOS PAIS FLUINDO NOS FILHOS É A FORÇA NA EDUCAÇÃO.

http://www.institutohellinger.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=80:a-historia-da-pedagogia-sistemica&catid=46:textos-sobre-escolas-e-pedagogia-sistemica&Itemid=96
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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estréias de fimes nesta sexta . Traillers


FILMES | Estréias

A Árvore da Vida

A Árvore da Vida

Gênero: Drama
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain
Direção: Terrence Malick
Duração: 138 min.
Classificação: 10 Anos
Distribuidor: Imagem Filmes



Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Gênero: Terror
Elenco: Brandon Routh, Sam Huntington, Peter Stormare
Direção: Kevin Munroe
Duração: 107 min.
Classificação: 14 Anos
Distribuidor: Playarte



Solidão e Fé

Solidão e Fé

Gênero: Documentário
Elenco:
Direção:
Duração: 105 min.
Classificação: 10 Anos
Distribuidor: ** Outras **



Super 8

Super 8

Gênero: Ficção
Elenco: Kyle Chandler, Elle Fanning, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joel Courtney
Direção: J.J. Abrams
Duração: 112 min.
Classificação: 12 Anos
Distribuidor: Paramount




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Video





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O'Bryan - Maria




Enviado por  em 17/07/2010
O'Bryan - Maria


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Teoria dos Tipos Psicológicos video-aulas










Enviado por  em 28/06/2009
Aplicações Práticas da Teoria dos Tipos Psicológicos

Ver mais aulas em: http://www.tutorar.com.br

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O Poder Do Subconsciente

O Poder Do Subconsciente

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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Psicomotricidade slides

psicomotricidade e educação fisica








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Sugestão de leitura do editor do blog. POP-TT Protocolo de observação psicomotora Relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências

POP-TT Protocolo de observação psicomotora


POP-TT Protocolo de observação psicomotora
Relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências

Teresa Borghi / Telma Pantano


A coordenação motora depende de sistemas funcionais complexos comandados pelo cérebro, assim como as experiências na infância são fundamentais para o desenvolvimento de diversos segmentos, entre eles a harmonia dos movimentos corporais e mentais que evidenciam a maturidade global do SER HUMANO. Os pais são fundamentais nas primeiras estimulações da criança, pois existe um componente afetivo diretamente ligado à qualidade do "gesto". São eles que podem proporcionar aos filhos momentos ou situações de liberdade de expressão, para que a criança viva seu corpo de maneira prazerosa, numa arquitetura dinâmica de aquisições interiores relativas ao desenvolvimento da psicomotricidade.
Este protocolo foi elaborado após ampla reflexão aliada à experiência de atendimentos clínicos, considerando as características atuais inerentes ao desenvolvimento, no qual a brincadeira, que já privilegiou a vivência motora, hoje prioriza a velocidade de informações através dos facilitadores tecnológicos de multimídia. Ele visa corroborar os critérios diagnósticos em crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, desenvolvimento e/ou aprendizagem no período dos quatro aos doze anos de idade, buscando a compreensão mais acertada acerca das inadaptações existentes, numa análise simplificada do arcabouço psicomotor em funcionamento.





Sumário:


Prefácio
Protocolo de observação psicomotora relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências
Educação psicomotora
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Transtorno psicomotor
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Observação psicomotora breve
   I - Conhecendo o corpo
   II - Praxia global
   III - Praxia fina



fonte http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2410

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Conversas sobre Didática,