POP-TT Protocolo de observação psicomotora Relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências Teresa Borghi / Telma Pantano |
A coordenação motora depende de sistemas funcionais complexos comandados pelo cérebro, assim como as experiências na infância são fundamentais para o desenvolvimento de diversos segmentos, entre eles a harmonia dos movimentos corporais e mentais que evidenciam a maturidade global do SER HUMANO. Os pais são fundamentais nas primeiras estimulações da criança, pois existe um componente afetivo diretamente ligado à qualidade do "gesto". São eles que podem proporcionar aos filhos momentos ou situações de liberdade de expressão, para que a criança viva seu corpo de maneira prazerosa, numa arquitetura dinâmica de aquisições interiores relativas ao desenvolvimento da psicomotricidade.
Este protocolo foi elaborado após ampla reflexão aliada à experiência de atendimentos clínicos, considerando as características atuais inerentes ao desenvolvimento, no qual a brincadeira, que já privilegiou a vivência motora, hoje prioriza a velocidade de informações através dos facilitadores tecnológicos de multimídia. Ele visa corroborar os critérios diagnósticos em crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, desenvolvimento e/ou aprendizagem no período dos quatro aos doze anos de idade, buscando a compreensão mais acertada acerca das inadaptações existentes, numa análise simplificada do arcabouço psicomotor em funcionamento.
Sumário:
Prefácio
Protocolo de observação psicomotora relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências
Educação psicomotora
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Transtorno psicomotor
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Observação psicomotora breve
I - Conhecendo o corpo
II - Praxia global
III - Praxia fina
fonte http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2410
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário