sábado, 6 de agosto de 2011

A ORIGEM DA PALAVRA ACADEMIA

 A ORIGEM DA PALAVRA ACADEMIA
A palavra Academia vem do grego, Akademeia. Esta por sua vez, provém do nome próprio Academo do grego, e via latim Academus. Este personagem se tornou um herói grego, tendo emergido da conhecida guerra de Tróia. Era ele proprietário de um bosque nos arredores de Atenas aonde construiu um ginásio para treinamento físico e de lutas marciais e que ficou conhecido como Jardim Academus. Este foi portanto o primeiro espaço reservado a atividade física e treinamento em lutas marciais ligada ao nome Academia que se tem noticia na história!

Aristócles era um dos freqüentadores do Ginásio Academus, e por ter ombros largos (plátos), ficou conhecido com o nome de Platão.
Platão nasceu em Atenas no ano 427 a.C. Era membro de uma família da aristocracia ateniense, a família Glaucon. Seu pai se chamava Ariston e sua mãe Perictione. Em sua juventude viveu o período das Guerras de Peloponeso.
Aos 21 anos passou a fazer parte do círculo de convivência do filósofo Sócrates, que exerceu grande influencia em suas concepções filosóficas e do qual se tornou aluno e depois um discípulo.
Platão, além dos dotes físicos, detinha tanto conhecimento e habilidades que os gregos o consideravam filho do deus Apolo. Dizia- se que em sua infância, abelhas tinham formado ninho em seus lábios, profetizando as doces palavras que iriam marcar sua forma falar.
Platão teorizou sobre o amor humano ideal, estabelecendo o conceito do chamado “amor platônico”, segundo o qual o homem supera a sensualidade quando a razão o faz compreender que a beleza é tanto mais perfeita, quanto mais afastada da matéria corruptível. Entretanto, com o passar do tempo, o conceito original do amor platônico foi distorcido, e é por isso que se fala em amor platônico como idealização do ser inalcançável.
É também de Platão a contraposição entre a realidade e o conhecimento, descrito por ele no célebre mito da caverna, na sua obra República.

Sócrates foi julgado e condenado à morte por sua amizade com Alcebíades (um dos trinta tiranos da Grécia), tendo sido acusado de corromper a juventude, introduzindo novos deuses.
O tratamento que Atenas deu à Sócrates, afetou profundamente Platão e em muitos de seus trabalhos, registram a memória de seu mestre. Comenta-se que grande parte de seus escritos sobre ética, visava evitar que injustiças como a sofrida por Sócrates voltassem a acontecer.
Após a morte de Sócrates, Platão decidiu afastar um tempo de Atenas, tendo viajado pela Itália, Sicilia, Egito e Cirene em busca de novas idéias e novos conhecimentos.

Ao voltar a Atenas, Platão adquiriu o Jardim Academus, onde fundou um centro de estudos, desenvolvimento e ensino de filosofia e cultura denominado A Academia, que ficou conhecido como Academia Platônica. Funcionou ininterruptamente até o ano de 529 da nossa era, quando foi fechada por Justiniano I, que via nela uma ameaça a propagação do cristianismo. A partir daí, quando se forma um grupo para o desenvolvimento de atividades específicas, usa-se a denominação Academia: para desenvolvimento físico, Academia de Ginástica; para desenvolvimento de atividades policiais, Academia de Polícia; para desenvolvimento de atividades filosóficas, Academia de Filosofia; para desenvolvimento de atividades literárias e culturais, Academia de Letras; para o desenvolvimento de atividades médico - científicas, Academia de Medicina.

Autor: Dr. Hélio Vilela Jardim

fonte http://www.feedbackfitness.com.br/noticias.php?cod_noticia=32

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,