terça-feira, 9 de agosto de 2011

Chutney

Chutney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chetnins de beringela e limão, à direita e em cima.
Chetnim de coco.
Chetnim de tomate.
Chetnins servidos em folha de banana, à maneira do sul da Índia.
Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.


Variantes

Ingredientes comuns a em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.
Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.
Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.
Em Goa, é possível encontrar, entre outros, chetnim de camarão seco, chetnim de coentro e chetnim doce de manga[1].
De notar que existe um estilo, ou género, de música originário das ilhas Trinidade e Tobago intitulado chutney.

Etimologia

A palavra chetnim é derivada da palavra da língua persa chāshni (چاشنى), que teve origem na palavra çāshnik do antigo idioma persa médio, partilhando a mesma raiz etiomológica de outras palavras persas tais como chāsht (چاشت), que significa "uma porção de comida".

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. Rita D' Souza , "Goan Kitchen", Roli Books 2002, ISBN 81-7436-195-2

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Chutney






Enviado por tvcancaonova em 12/08/2010

Uma receita saborosa e diferente que vai agradar muito o seu paladar, é uma geléia de manga com pimenta, acompanhe também: blog.cancaonova.com/manhaviva

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.