quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Didática Geral video-aulas



De: univesptv  | 20/05/2011  | 
Qual a história desse campo de conhecimento chamado Didática? Quais são suas intenções? O programa tenta responder estas questões buscando algumas respostas em Comenius e Rousseau, apontados como precursores da disciplina. Quem conduz o assunto são os especialistas Cesar Aparecido Nunes, da Faculdade de Educação da Unicamp e Selma Garrido, da Faculdade de Educação da USP.

De: univesptv  | 20/05/2011  | 
Durante uma reunião de professores da Escola Ernani Silva Bruno, em Taipas (periferia de São Paulo), surgem as questões: "Qual é o perfil do aluno das escolas públicas?"; "A didática dos professores dá conta desse novo perfil de aluno?". A partir desse questionamento professores e especialistas (Ana Lúcia Guedes, da Faculdade de Educação da Unicamp e José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da USP) desenvolvem seus argumentos.


De: univesptv  | 20/05/2011  |
O programa fala sobre os tipos diferentes de conteúdo que existem em uma aula. Para isso, escolhe exemplos do trabalho de três professores da Escola Estadual Romeu de Moraes e de uma professora da Escola Estadual Bibliotecária Maria Luísa Monteiro da Cunha, ambas em São Paulo. Para guiar a narrativa, a UNIVESP TV entrevistou com exclusividade o psicólogo César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona, que dá suporte teórico à disciplina.

De: univesptv  | 20/05/2011  |
O programa que fecha a disciplina Didática Geral mostra um case pioneiro do uso de portfólios como método de avaliação. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Carolina Ribeiro, em São Paulo. A coordenadora pedagógica Jussara Ramires foi a responsável pela implantação da prática na escola e conta como e por que os docentes decidiram apoiá-la. A UNIVESP TV também entrevistou a professora Mara de Sordi, da Faculdade de Educação da Unicamp, que dá base teórica ao programa.


De: univesptv  | 20/05/2011  | 
A partir da observação da prática docente na Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo, a UNIVESP TV escolheu para o programa o exemplo de uma seqüência didática elaborada pela professora de Ciências do sexto ano. Em três dias de aula, ela mostra como o planejamento foi essencial para fazer com que os alunos aprendessem. A professora utilizou estratégias e roteiros diferentes a cada dia para atingir o objetivo. O programa tem a intenção de levantar a discussão sobre a importância de planejar a aula.


Enviado por em 20/05/2011
O programa dá exemplos reais de sala de aula para ilustrar possíveis estratégias de ensino. São situações vividas por um professor de matemática da Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo. De uma semana de observação da prática docente, a UNIVESP TV escolheu alguns momentos que revelam estratégias diferentes. O professor deu algumas entrevistas nas quais refletiu sobre a própria prática. Assim como o programa sobre planejamento de aula, este tem a intenção de suscitar a discussão sobre o tema.


De: univesptv  | 20/05/2011  | 416 exibições
O prazer de aprender está em alunos de todas as classes sociais? A escola pode ser um lugar agradável para o aluno? Por que uns alunos aprendem e outros não? O programa traz entrevistas de alunos e professores comprometidos com a escola e especialistas da área de educação (Bernard Charlot e José Cerchi Fusari), que refletem sobre o desafio de ensinar e do gostar de aprender.

De: univesptv  | 20/05/2011  | 
As relações do aluno com o professor e com o conhecimento são o foco desse programa, que busca entender como se dá o processo de aprendizagem a partir dessas interações. O programa conta com entrevistas de especialistas na área de Educação (Bernard Charlot, Maria Tereza Mantovani e José Cerchi Fusari) e de professores de Ensino Fundamental, que refletem sobre a importância das trocas e da construção conjunta entre alunos e professores na sala de aula.
De: univesptv  | 20/05/2011  | 
A aula, o ato pedagógico em si - O processo de ensino e aprendizagem pode acontecer na sala de aula ou em outros ambientes, como no pátio da escola, no recreio, no corredor ou mesmo fora da escola. Em entrevistas, especialistas da área de Educação (Selma Garrido, Faculdade de Educação da USP, e Ana Lúcia Guedes, Faculdade de Educação da Unicamp) e professores do Ensino Público Fundamental mostram que desconstruir esse espaço da "sala de aula" pode ser uma abertura para mudanças não só na interação aluno-professor, aluno-aluno, mas podem refletir também uma mudança na pedagogia.
 
Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fundamental 1 quarto ano resolução de problema.


Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos.

Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar. 


Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.


Sugestão de planejamento para resolução de um problema


1º Ler atentamente o enunciado identificado:
* os dados fornecidos
* o que é solicitado 


2º Planejar o trabalho, observando:
* os cálculos necessários para se chegar à resposta
* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar


3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe.

4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro.


Acompanhe este problema:


1)
Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.

Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra. 


1

  25
x12
____
1
50
25+
____
 300
Marcela gastou R$ reais para fazer esta compra.

Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.



Marcela usou  notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.

Agora faça você este problema:


1)
Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:

* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.


Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda? 


* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega. 


110 + 90 = 


* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta. 


330 -
=  

* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda. 


Resposta:
crianças gostam de pular corda.


fonte: http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/resolucao-de-problemas.html

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tratamento de informação - ensino fundamental ciclo I


Enviado por em 23/05/2011
Tratamento de Informação - Ensino Fundamental Ciclo I Diretoria Ensino Araraquara


Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Feliz natal e um prospero ano novo. Isto é o que desejo para meus visitantes e colegas e amigos e seguidores. Do Blog do Telegram do Youtube etc.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.