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terça-feira, 20 de setembro de 2011
Efeitos Da Psicomotricidade Em Crianças Com Atraso no desenvolvimento psicomotor
Efeitos Da Psicomotricidade Em Criancas Com Atraso No to Psi Como Tor
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Fichas de observações de psicomotricidade
fonte http://vanessamachadopsicopedagoga.blogspot.com/p/fichas-psicomotricidade.html
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segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Dissertação de mestrado (ciências da educação) - A Influência Das Estratégias Lúdidas na Aprendizagem de Crianças da Educação Infantil.
Dissertação - A Influência Das Estratégias Lúdidas na Aprendizagem de Crianças da Educação Infantil.
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domingo, 18 de setembro de 2011
Elogios em excesso. Rosely Sayão ( minhas observações, a este artigo dela))
Elogios em excesso
ROSELY SAYÃO
Muitas famílias têm transformado a educação dos filhos em um grande processo de barganha. Vale quase tudo para conseguir que as crianças e os adolescentes obedeçam, esforcem-se, dediquem-se, cumpram com suas obrigações e não façam o que não deve ser feito: oferecer presentes -que, conforme a idade do filho, chegam a ser bem custosos-, dar dinheiro, prometer passeios, elaborar quadros de incentivos inspirados no programa de TV "Supernanny" e, principalmente, elogiar.
O elogio, em especial, virou moeda de troca fácil nesse processo equivocado. O filho fez um desenho? Dá-lhe elogio.
O elogio, em especial, virou moeda de troca fácil nesse processo equivocado. O filho fez um desenho? Dá-lhe elogio.
Fez a lição, arrumou a cama, estudou, tirou nota boa, tomou banho no horário determinado ou dormiu em sua própria cama? Dá-lhe elogio. Agora, quase tudo o que as crianças fazem virou motivo para elogio.
Os pais acreditam que elogiar o filho ajuda a criança a se ter em boa conta e a enfrentar as novas aprendizagens que surgem a cada dia e, portanto, que se trata de um agente do bom desenvolvimento e crescimento. Na verdade, elogiar em demasia -e é isso o que tem acontecido- atrapalha tal movimento. Por quê?
Em primeiro lugar, porque o elogio está sempre ligado a algum resultado: um comportamento, uma aprendizagem ou a finalização de alguma atividade. O elogio é a apreciação favorável de um produto considerado bom. Só que, para alcançar tal resultado, a criança precisou realizar um processo que exigiu mais ou menos esforço ou persistência, e, para o crescimento, isso é o que importa.
Do jeito que as coisas andam, crianças têm recebido elogios por coisas que não exigiram esforço nenhum. Além disso, é preciso lembrar que nem todo bom processo se converte em bons resultados, não é?
Do modo como o elogio tem sido usado, todo o procedimento é ignorado em nome do resultado. A criança aprende que o importante é acertar, e não aprender, e isso não pode ser uma boa coisa. Afinal, para aprender, é preciso reconhecer a ignorância e correr o risco de errar, e quem visa ao elogio não quer correr tal risco.
Em segundo lugar, o elogio freqüente torna a criança quase dependente da aprovação dos pais -do outro, portanto-, e isso impede que se veja, que se auto-avalie e que reconheça o valor do que faz. O elogio em excesso infantiliza.
Por sinal, podemos constatar o quão infantilizado está o mundo adulto justamente pela busca do elogio. Muitos adultos, mesmo na vida profissional, têm feito de tudo para ganhar elogios e reclamam quando não os obtêm. Há algo mais infantil? Afinal, do outro precisamos buscar reconhecimento da nossa existência, e não aprovação, e essas duas coisas são bem diferentes entre si.
Finalmente, o elogio não é da ordem do afeto, o eixo fundamental da educação familiar. É para garantir o amor dos pais que a criança se deixa educar. Por isso, muito mais efetivo para a criança é receber um beijo.
Ganhar um afago e perceber com clareza o quanto os pais estão orgulhosos -ou não- são manifestações de afeto que, além de solidificarem as relações amorosas, também funcionam como excelentes recursos educativos. Deixar os elogios para situações especiais só valoriza o seu uso.
ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (ed. Publifolha)
Eu João Maria gostaria de colocar algumas obs. neste artigo de Rosely Sayão.
Primeiro: quando muitos pais e pessoas em geral leem este artigo, acham que não se deve mais elogiar. Estas pessoas são as chamadas extremistas (é oito ou oitenta).
Desta forma temos que tomar cuidado ao usar o afago ou beijo ou mesmo um abraço como moeda de troca também. Se abraçarmos nosso filho (a) como se fosse um poste, qual o valor?
É bem mecânico, não é verdade? Assim temos que colocar amor nas nossas relações. Não este amor sucateado pelos meios de comunicação e sociedade. O amor humano, temos que humanizar nossas relações.
Outro ponto é como ela chegou a esta conclusão. Foi a partir dos lugares que ela frequenta? E que lugares são esses?
Outro ponto é como ela chegou a esta conclusão. Foi a partir dos lugares que ela frequenta? E que lugares são esses?
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sábado, 17 de setembro de 2011
O Professor e a Diversidade Cultural
O Professor e a Diversidade Cultural
A noção de bifurcação encontra-se na base
da idéia do acontecimento.
Mirivan Carneiro Rios
RESUMO
A formação docente do professor exige, na contemporaneidade, que seja inerente à diversidade cultural. Por sua vez, esta formação deve ser contínua, sustentada em valores éticos, que se tornam pressupostos necessários ao respeito da individualidade na diversidade, numa perspectiva de práxis pedagógica aliada não só ao ambiente escolar, mas, estendendo-se à própria comunidade, por meio de transformações na padronização curricular.
Introdução
A expressão cultura popular surgiu no Brasil, no início dos anos de 1960, embora, na verdade, já existisse há muito tempo.
A expressão cultura popular surgiu no Brasil, no início dos anos de 1960, embora, na verdade, já existisse há muito tempo.
Para (FAVERO, 1983, p.15) “a existência humana é existência de pessoas em comunidade, ou seja, comunicação de valores de uma pessoa a outra”. Diante dessa diversidade de valores é que está assentado o trabalho do professor. É a ele, que cabe o papel de conciliar essa diversidade, e dela fazer um instrumento para o seu trabalho. |
Assim, o trabalho de conscientização, de respeito à diversidade cultural, cabe ao professor deles nutrir-se ao longo de sua formação acadêmica na universidade, haja vista que as academias são um laboratório contínuo na vida de qualquer profissional da educação e, em especial, para o professor, pois é nelas que tem a oportunidade de viver experiências com mestres e doutores, que ali estão para lhe fornecer os requisitos básicos para a sua formação, pois
Essa necessária renovação da instituição educativa e esta nova forma de educar requerem uma redefinição importante da profissão docente e que se assumam novas competências profissionais no quadro de um conhecimento pedagógico, científico e cultural revistos. Em outras palavras, a nova era requer um profissional da educação diferente (IMBERNÓN, 2002, p.12). |
Este profissional diferente na educação, não é construído de um momento para o outro, mas ao longo de sua atuação no processo educacional e requer, portanto, uma nova ação docente.
Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é, ao mesmo tempo, índio, afrodescendente, imigrante, urbano, sertanejo, caiçara, caipira. Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania. Assim, isto se justifica quando observamos o que nos diz GODELIER (2003, p. 54):
O processo histórico faz com que o trabalho deixe de ser a condição de produção; a matéria-prima, o instrumento, os meios de subsistência, a terra, convertem-se em não-propriedades, condicionantes da emergência da forma capitalista. A dissolução das relações de propriedade e dos laços de sangue contidos na apropriação comunitária acarreta o surgimento irreversível de relações de dominação e poder, assim como as múltiplas transições das sociedades sem classes para a de classes. |
Desta forma, percebemos que os educadores atuais muito embora nadem num mar de teorias e propostas, a desumanização e a mercantilização os influencia a ponto de eles não conseguirem definir corretamente os seus objetivos.
Há que se considerar que se somos parte de uma sociedade globalizada fruto de um neoliberalismo inescrupuloso, que nos leva a crer que estamos vivendo num estado de bem-estar social, o professor assume, na sociedade, uma identidade que não lhe é peculiar, isto é, transita entre duas classes sociais distintas, sem obter uma definição real de sua posição em ambas.
Portanto, trabalhar a diversidade cultural em sala de aula, é propor uma concepção de sociedade brasileira que busque explicitar a diversidade étnica e cultural que a compõe. Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) afirmam que,
[...] considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de construirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano (2001, p. 19). |
Então, trabalhar com a diversidade humana comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a construção da consciência e da realidade que vive. Para o professor a construção de uma consciência crítica começa com a sua formação inicial e prossegue com a formação continuada, formação esta que, muitas vezes, ocorre de forma conturbada, uma vez que, em relação à formação inicial de professores, conforme PIMENTA (1996, p.73), |
[...] os cursos de formação, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágios distanciados da realidade das escolas, numa perspectiva burocrática e cartorial que não dá conta de captar as contradições presentes na prática social de educar, pouco têm contribuído para gestar uma nova identidade do profissional docente. |
A não captação da realidade, assim, se não permite a construção de uma nova identidade, esta fica mais comprometida com, segundo FÁVERO (1983), a propaganda comercial que desempenha a espetacular tarefa de padronizar as atitudes, introduzir hábitos novos, reflexos condicionados e conceitos estranhos na mentalidade do povo, submetido com isso a um processo de estúpida massificação. Eficiente e sutil é o funcionamento desse processo, cuidadosamente planejado e dirigido segundo técnicas e leis que nos vendem, além de bens de consumo, slogans políticos, idéias, gostos artísticos, hábitos e atitudes.
Necessária é, assim, uma proposta curricular voltada para a cidadania que deve preocupar-se com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos de valores universais e não somente imbuída da preocupação com requisitos morais traduzidos em meras opiniões assentadas no relativismo, no hedonismo e no materialismo. É a ética que norteia e exige de todos, e da escola e dos educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação.
Preconceito e discriminação que muitas vezes aparecem na sala de aula ou até mesmo nas rodas de educadores de forma explícita; será que este ato ocorre por falta de conhecimento ou mesmo de despreparo para exercer a função de educador? É comum ver professores comentando particularidades de seus alunos com colegas na sala de professores, sem um mínimo de ética.
Desde a sua implantação, os Parâmetros Curriculares Nacionais vêm enfrentando dificuldades para serem desenvolvidos nas escolas da rede oficial de ensino, face à grande resistência por parte dos educadores em desenvolver as propostas e metas ali contidas. Este problema, que traduz o desconhecimento e, portanto, a acefalia, agrava-se mais ainda quando se trata dos temas transversais e da diversidade cultural.
Desta forma,
Uma tomada de posição implica necessariamente eleger valores, aceitar ou questionar normas, adotar uma outra atitude – e essas capacidades podem ser desenvolvidas por meio da aprendizagem. Entretanto, considerar atitudes, normas e valores como conteúdos requer uma reflexão sobre sua natureza e sua aprendizagem (PCNS, 2001, p.43). |
É preciso que o professor compreenda que normas e atitudes possuem em sua essência uma dimensão social, que devem ser discutidas e analisadas em todos os seus aspectos.
Para MORIN (2003, p.89), “não é de hoje que a alienação se institui como o alto preço pago pelos homens para viverem com o outro, mesmo que sua visibilidade adquira maior nitidez nesses tempos de barbárie”. Portanto, esta citação ajuda-nos a entender um processo em que o conhecimento profissional, para além de uma classificação de traços unificadores de toda a profissão docente, é fundamental.
A profissão do educador engloba um conhecimento pedagógico específico, um compromisso ético e moral e a necessidade de dividir a responsabilidade com outros agentes sociais.
Desta maneira, um fator importante a ser observado na capacitação profissional é a atitude do professor ao planejar sua tarefa docente não apenas como técnico infalível, mas como facilitador de aprendizagem, um prático reflexivo, capaz de provocar a cooperação e participação dos alunos.
Neste sentido, o professor deve ser um espectador ágil para observar as diferenças existentes dentro da sala de aula e utilizar a sua observação como um instrumento para o seu planejamento diário. É a oportunidade que tem para introduzir os temas transversais e trabalhar a diversidade cultural no seu universo de atuação.
BIBLIOGRAFIA
FÁVERO, Osmar (Org.). Cultura Popular, Educação Popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983.
GODELIER, Maurice. A Materialidade Aberta. In: CARVALHO, Edgard de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo: Cortez, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente Profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, Edgar. A complexidade necessária. In: CARVALHO, Edgard de Assis. Enigmas da Cultura. São Paulo: Cortez, 2003.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores – saberes de docência e identidade do professor. In: REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO-USP. São Paulo: FEUSP, vol. 22, no. 02, jul./dez. 1996.
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Dormir pouco afeta crescimento infantil
A importância do sono
por Ricardo Westin
Dormir pouco afeta crescimento infantil
Horas corretas de sono durante a noite são importantes para a criança porque afetam liberação do hormônio do crescimento
Especialistas dizem que crianças pequenas devem dormir entre as 19h30 e as 20h30; horas de sono variam conforme a idade
Crianças que seguem os horários dos adultos e dormem pouco correm o risco de ter sérios problemas de desenvolvimento, dizem especialistas. Isso ocorre porque o hormônio do crescimento é liberado nas fases mais profundas do sono.
"Quem tem sono ruim, na quantidade ou na qualidade, tende a ter déficit de crescimento", diz o pneumologista Maurício da Cunha Bagnato, responsável pelo departamento de medicina do sono do hospital Sírio-Libanês. "Depois que se opera uma criança que dorme mal por causa das amígdalas, ela cresce muito rápido. É impressionante."
As horas de sono necessárias variam conforme a idade. Um recém-nascido, que está com o sistema nervoso em amadurecimento, precisa dormir até 20 horas diárias. Uma criança de três anos deve dormir 10 ou 11 horas durante a noite e tirar uma soneca no dia.
E não basta dormir o número de horas indicado. Também é preciso ir para a cama na hora certa. O ideal, segundo o neurologista Israel Roitman, do hospital Albert Einstein, é que as crianças pequenas se deitem entre as 19h30 e as 20h30.
Roitman explica que certos hormônios só são liberados adequadamente no organismo quando se está acordado durante o dia e se dorme durante a noite. "Há crianças que ficam acordadas até a meia-noite. Isso é um absurdo", diz ele. Evidências científicas ligam a falta de sono, ao menos em adultos, a um maior risco de obesidade, diabete, doenças cardiovasculares e infecções.
A maneira mais fácil de perceber se a criança está dormindo pouco é observar como ela acorda. Cansada, ela reluta a sair da cama. "Na primeira oportunidade que tem, ela encosta e dorme. Isso ocorre muito no trajeto da casa à escola, dentro do carro", explica o médico Ricardo Halpern, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Essas crianças podem ficar hiperativas e ter dificuldade de concentração. Também costumam ficar irritadiças e até agressivas. E, ao contrário do que ocorre com os adultos, tomar uma xícara de café não resolve o problema do sono.
"Dormir tarde cria outro problema para os pais, o da indisciplina. As crianças não gostam de dormir, porque é o fim da brincadeira. À noite, o problema de indisciplina é maior", diz Paulo Afonso Ronca, doutor em psicologia educacional.
Além dos benefícios para a saúde, colocar o filho para dormir sempre na mesma hora é importante para o desenvolvimento psicológico da criança."É importante que a criança saiba que num momento ela vai tomar banho, por exemplo, depois pôr o pijama, depois jantar, depois brincar, depois escovar os dentes e depois dormir. Quando sabe o que vai acontecer depois, ela ganha segurança", explica a coordenadora pedagógica do colégio Santo Américo, Liamara Montagner. "É por isso que muitas crianças assistem ao mesmo desenho 20 vezes."
O desejo de ficar mais tempo com os filhos é legítimo e necessário. "A primeira relação das crianças é com os pais. É dessa relação que vêm as identificações, o carinho, os limites", diz Júnia de Vilhena, psicanalista e professora da PUC-Rio. "Os pais já delegam demais [para babás, avós, professores], não podem delegar tudo."
Bons Sonhos
Rotina ajuda na hora de dormir, dizem especialistas
A criança deve dormir na mesma hora e ter seus "rituais" noturnos (uma ordem para tomar banho, vestir o pijama e escovar os dentes). A rotina ajuda a criar bons hábitos. Perto da hora de dormir, a família deve começar a apagar as luzes da casa e, se os pais forem ficar acordados, o volume da televisão deve ser baixado. Deve-se evitar atividade física antes de dormir, como brincar de luta, porque isso deixa a criança agitada. Especialistas também afirmam que refeições pesadas à noite devem ser evitadas.
Após noites maldormidas, estudantes precisam completar sono no colégio
Rotina ajuda na hora de dormir, dizem especialistas
A criança deve dormir na mesma hora e ter seus "rituais" noturnos (uma ordem para tomar banho, vestir o pijama e escovar os dentes). A rotina ajuda a criar bons hábitos. Perto da hora de dormir, a família deve começar a apagar as luzes da casa e, se os pais forem ficar acordados, o volume da televisão deve ser baixado. Deve-se evitar atividade física antes de dormir, como brincar de luta, porque isso deixa a criança agitada. Especialistas também afirmam que refeições pesadas à noite devem ser evitadas.
Após noites maldormidas, estudantes precisam completar sono no colégio
Professores e diretores de escolas notam logo quando os pequenos estudantes dormem pouco em casa. "Eles chegam atrasados. Alguns entram na escola dormindo, no colo do pai. Em certos casos, precisam terminar o sono aqui. Isso está se tornando cada vez mais freqüente", diz Liamara Montagner, coordenadora pedagógica do colégio Santo Américo.
Crianças com problemas de sono também ficam irritadiças e choram por qualquer coisa. "Temos até colchonetes para elas dormirem na escola, mas isso é ruim. Quando dormem, perdem a oportunidade de brincar com os amigos, fazer outras atividades", afirma Paula Bacchi, orientadora do colégio Santa Maria. "O ideal é que durmam cedo e cheguem aqui dispostas para aproveitar o dia na escola."
As duas educadoras afirmam que a rotina dos pais tem de ser adaptada à dos filhos, não o contrário. "Se está havendo prejuízo para a criança por ela dormir tarde, então que o adulto fique com o prejuízo", afirma Liamara Montagner. "Se o casal decidiu ter filho, tem que saber que precisa fazer alguns sacrifícios", acrescenta Paula Bacchi.
Para Júnia de Vilhena, psicanalista, terapeuta familiar e professora da PUC-Rio, os pais não devem fazer comparações nostálgicas com a época em que eles eram crianças e não havia essa necessidade de "esticar" o dia dos filhos, pelo fato de as mães não trabalharem fora e os pais chegarem mais cedo do trabalho.
"Não adianta querer pensar que antigamente era melhor. Foram as famílias antigas que geraram as neuroses atuais", explica ela. "Cada tempo tem o seu problema. É preciso fazer ajustes e adaptações, senão você não vive."
Folha de São Paulo - Cotidiano
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sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Obrigado Chegamos a marca de 1 milhão de Visitas
Obrigado a você que me visita e confia em minhas postagens e orientações voluntárias. Eu, João Maria Andarilho Utópico, agradeço as mais de 1 milhão de visitas, as 1.600.000 paginas vistas e os 593 comentários aos 2.654 artigos postados desde 07-03-2008. Agradeço também a todos que forneceram material e sugestões para o aprimoramento desse blog, que começou com um trabalho apresentado ao curso pedagogia da Unopar Virtual na disciplina de Tecnologias em Educação da professora Juliana Telles Faria Suzuki (Unidade Campinas 2) e se mantém até hoje. Postamos videos, podcasts e artigos relacionados ao professorado, educação, magistério, pedagogia, psicopedagogia, psicomotricidade, educação especial, arte educação e assuntos variados, orientando gratuitamente sobre pesquisas, TCCs, concursos públicos etc. Acesse, participe, comente! Essa marca foi alcançada graças a você! (e também a uma pessoa muito especial em minha vida, minha esposa Ana Maria).
E
E uma pessoa que me ajuda
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Xamanismo
Por Ana Lucia Santana
O Xamanismo é uma prática ancestral, tão remota quanto a consciência do Homem. Embora muitos pensem que o xamã é uma figura indígena, e os índios tenham realmente preservado esta tradição, ela remonta ao período em que os homens viviam nas cavernas, na Era Paleolítica. A cultura xamânica abrange a práxis medicinal, mágica, religiosa e filosófica. Seu exercício engloba atos de cura, estados de transe, transformações e interação entre os corpos dos participantes e espíritos, tanto dos xamãs quanto de criaturas míticas, de animais, de pessoas que já morreram, entre outras.
A fonte desta expressão está localizada entre os asiáticos e árticos – este termo foi provavelmente criado pelos Tugus siberianos -, mas é praticamente impossível situar historicamente ou geograficamente o Xamanismo, bem como seu início. Ele se constitui, desde remotas eras, há pelo menos 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, em um exercício universal, segundo alguns uma herança da Espiritualidade para o ser humano. Vestígios desta tradição estão presentes nas mais diversas religiões. Traços dele têm sido investigados por antropólogos nas Américas, na África, entre os indígenas australianos, esquimós, indonésios, da Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, na Antiga Inglaterra, por várias partes da Europa, até mesmo no Tibet, onde se estabeleceu uma vertente que o une ao Budismo, o ‘Xamanismo Bon’.O ritual xamânico pressupõe a presença de um sacerdote, conhecido como xamã. Ele normalmente se apresenta com o estado de consciência alterado, em êxtase, expressando assim poderes que normalmente não detém, comunicando-se com espíritos, plantas, entre outros seres, por meio de instrumentos próprios destes ritos, do seu corpo ou do organismo dos que assistem à cerimônia ou lá se encontram para serem tratados. Tambores soam, pessoas dançam, ervas consideradas sagradas são consumidas ritualmente, para que assim seja possível alcançar uma condição transmutada do consciente.Normalmente o status de ‘xamã’ pode ser conquistado por homens ou mulheres, os quais geralmente atravessaram um período de dor e sofrimento, seja através de uma enfermidade ou uma crise pessoal, que assim configura um chamado, um dom. Assim convocado pela espiritualidade, o indivíduo passa por um longo preparo, durante o qual aprende sobre a cura presente na Natureza e outros procedimentos medicinais, sobre métodos necessários para se alcançar estados de transe e meios de se defender contra qualquer desequilíbrio. No contexto indígena brasileiro, o pajé corresponde à imagem do xamã. Proveniente do tupi, esta palavra substituiu no nosso idioma a expressão ‘xamã’. Mas as práticas são as mesmas, com algumas variações culturais. Este sacerdote conhece profundamente a essência humana, seja no seu aspecto orgânico, quanto no psíquico. No Brasil, esta tradição é conhecida como pajelança, e é comum o uso de instrumentos musicais característicos de nosso país, como maracás, zunidores, entre outros. O Pajé, por sua vez, normalmente fuma cachimbos de grande porte. O essencial, porém – as técnicas de cura e as comunicações espirituais -, está sempre presente nestes rituais.
Por Ana Lucia Santana
A fonte desta expressão está localizada entre os asiáticos e árticos – este termo foi provavelmente criado pelos Tugus siberianos -, mas é praticamente impossível situar historicamente ou geograficamente o Xamanismo, bem como seu início. Ele se constitui, desde remotas eras, há pelo menos 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, em um exercício universal, segundo alguns uma herança da Espiritualidade para o ser humano. Vestígios desta tradição estão presentes nas mais diversas religiões. Traços dele têm sido investigados por antropólogos nas Américas, na África, entre os indígenas australianos, esquimós, indonésios, da Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, na Antiga Inglaterra, por várias partes da Europa, até mesmo no Tibet, onde se estabeleceu uma vertente que o une ao Budismo, o ‘Xamanismo Bon’.
O ritual xamânico pressupõe a presença de um sacerdote, conhecido como xamã. Ele normalmente se apresenta com o estado de consciência alterado, em êxtase, expressando assim poderes que normalmente não detém, comunicando-se com espíritos, plantas, entre outros seres, por meio de instrumentos próprios destes ritos, do seu corpo ou do organismo dos que assistem à cerimônia ou lá se encontram para serem tratados. Tambores soam, pessoas dançam, ervas consideradas sagradas são consumidas ritualmente, para que assim seja possível alcançar uma condição transmutada do consciente.
fonte http://www.infoescola.com/religiao/xamanismo/
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Xamanismo
Por Ana Lucia Santana
O Xamanismo é uma prática ancestral, tão remota quanto a consciência do Homem. Embora muitos pensem que o xamã é uma figura indígena, e os índios tenham realmente preservado esta tradição, ela remonta ao período em que os homens viviam nas cavernas, na Era Paleolítica. A cultura xamânica abrange a práxis medicinal, mágica, religiosa e filosófica. Seu exercício engloba atos de cura, estados de transe, transformações e interação entre os corpos dos participantes e espíritos, tanto dos xamãs quanto de criaturas míticas, de animais, de pessoas que já morreram, entre outras.
A fonte desta expressão está localizada entre os asiáticos e árticos – este termo foi provavelmente criado pelos Tugus siberianos -, mas é praticamente impossível situar historicamente ou geograficamente o Xamanismo, bem como seu início. Ele se constitui, desde remotas eras, há pelo menos 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, em um exercício universal, segundo alguns uma herança da Espiritualidade para o ser humano. Vestígios desta tradição estão presentes nas mais diversas religiões. Traços dele têm sido investigados por antropólogos nas Américas, na África, entre os indígenas australianos, esquimós, indonésios, da Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, na Antiga Inglaterra, por várias partes da Europa, até mesmo no Tibet, onde se estabeleceu uma vertente que o une ao Budismo, o ‘Xamanismo Bon’.O ritual xamânico pressupõe a presença de um sacerdote, conhecido como xamã. Ele normalmente se apresenta com o estado de consciência alterado, em êxtase, expressando assim poderes que normalmente não detém, comunicando-se com espíritos, plantas, entre outros seres, por meio de instrumentos próprios destes ritos, do seu corpo ou do organismo dos que assistem à cerimônia ou lá se encontram para serem tratados. Tambores soam, pessoas dançam, ervas consideradas sagradas são consumidas ritualmente, para que assim seja possível alcançar uma condição transmutada do consciente.Normalmente o status de ‘xamã’ pode ser conquistado por homens ou mulheres, os quais geralmente atravessaram um período de dor e sofrimento, seja através de uma enfermidade ou uma crise pessoal, que assim configura um chamado, um dom. Assim convocado pela espiritualidade, o indivíduo passa por um longo preparo, durante o qual aprende sobre a cura presente na Natureza e outros procedimentos medicinais, sobre métodos necessários para se alcançar estados de transe e meios de se defender contra qualquer desequilíbrio. No contexto indígena brasileiro, o pajé corresponde à imagem do xamã. Proveniente do tupi, esta palavra substituiu no nosso idioma a expressão ‘xamã’. Mas as práticas são as mesmas, com algumas variações culturais. Este sacerdote conhece profundamente a essência humana, seja no seu aspecto orgânico, quanto no psíquico. No Brasil, esta tradição é conhecida como pajelança, e é comum o uso de instrumentos musicais característicos de nosso país, como maracás, zunidores, entre outros. O Pajé, por sua vez, normalmente fuma cachimbos de grande porte. O essencial, porém – as técnicas de cura e as comunicações espirituais -, está sempre presente nestes rituais.
Por Ana Lucia Santana
A fonte desta expressão está localizada entre os asiáticos e árticos – este termo foi provavelmente criado pelos Tugus siberianos -, mas é praticamente impossível situar historicamente ou geograficamente o Xamanismo, bem como seu início. Ele se constitui, desde remotas eras, há pelo menos 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra, em um exercício universal, segundo alguns uma herança da Espiritualidade para o ser humano. Vestígios desta tradição estão presentes nas mais diversas religiões. Traços dele têm sido investigados por antropólogos nas Américas, na África, entre os indígenas australianos, esquimós, indonésios, da Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, na Antiga Inglaterra, por várias partes da Europa, até mesmo no Tibet, onde se estabeleceu uma vertente que o une ao Budismo, o ‘Xamanismo Bon’.
O ritual xamânico pressupõe a presença de um sacerdote, conhecido como xamã. Ele normalmente se apresenta com o estado de consciência alterado, em êxtase, expressando assim poderes que normalmente não detém, comunicando-se com espíritos, plantas, entre outros seres, por meio de instrumentos próprios destes ritos, do seu corpo ou do organismo dos que assistem à cerimônia ou lá se encontram para serem tratados. Tambores soam, pessoas dançam, ervas consideradas sagradas são consumidas ritualmente, para que assim seja possível alcançar uma condição transmutada do consciente.
fonte http://www.infoescola.com/religiao/xamanismo/
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