Estilos de Aprendizagem 3
Obrigado pela visita, volte sempre.
Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
terça-feira, 7 de agosto de 2012
ABD:: X SIMPOSIO INTERNACIONAL DE DISLEXIA
Clique aqui para visualizar melhor.
Como chegar.
Exibir mapa ampliado
Obrigado pela visita, volte sempre.
Srimad-Bhagavatam [Canto 4, Cap.12 verso 25] Dhruva Maharaja volta ao Supremo
*Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
*Srimad-Bhagavatam [Canto 4, Cap.12 verso 25]
Dhruva Maharaja volta ao Supremo
Tradução
É muito difícil alcançar Visnuloka, mas, por tua austeridade, tu o conseguiste. Mesmo os grandes rsis e semideuses não conseguem atingir esta posição. Simplesmente para ver a morada suprema [o planeta Visnu], o sol e a lua e todos os demais planetas, estrelas, mansões lunares e sistemas solares a estão circungirando. Agora, por favor, vem: recebe as boas-vindas e vem para lá.
Significado
Mesmo neste mundo material os ditos cientistas, filósofos e especuladores mentais esforçam-se por imergir no céu espiritual, mas jamais conseguem chegar lá. O devoto, porém, executando serviço devocional, não só compreende o que é realmente o mundo espiritual, mas também vai pessoalmente para lá, onde terá uma vida eterna de bem-aventurança e conhecimento. O movimento para a consciência de Krsna e tão potente que, adotando esses princípios de vida e desenvolvendo amor por Deus, pode-se mui facilmente voltar ao lar, voltar ao Supremo. Aqui o exemplo prático é o caso de Dhruva Maharaja. Enquanto o cientista e o filósofo vão à lua mas se frustram em suas tentativas de permanecer lá e ali viver, o devoto faz uma fácil viagem a outros planetas e por fim volta ao Supremo. Os devotos não têm interesse em ver outros planetas, mas, enquanto voltam ao Supremo, vêem todos eles de passagem, assim como uma pessoa que viaja a um lugar distante passa por muitas pequenas estações.
seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
ISKCON_Nova Gokula
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Como medir o tempo de reação: plano de aula ensino médio
Plano de Aula
Como medir o tempo de reação?
Auxilie os alunos a conhecer uma forma indireta de se medir intervalos de tempo pequenos, da ordem de centésimos de segundos, por meio do conceito de tempo de reação.
Objetivos
Comparar o tempo de reação visual e auditivo, identificando qual deles é o menor.
Conhecer como se pode obter o valor médio de um conjunto de dados para representar uma grandeza física, que neste caso será o tempo de reação.
Conteúdo - Movimento uniformemente variado
- Queda livre
- Formas indiretas de se medir o tempo.
Material necessário
1 régua de 30 cm ou maior para cada equipe de quatro alunos.
Calculadora
Cronômetro
(obs. Vários celulares possuem calculadoras e cronômetros entre seus aplicativos e podem ser utilizados na realização dessas atividades)
Tempo estimado Duas aula
Anos Ensino Médio
Desenvolvimento 1ª aula
Para iniciar o assunto, pergunte aos alunos se eles sabem o que é tempo de reação. Você pode utilizar o texto da matéria "100 metros - Como vencer sem correr mais rápido" para apresentar um exemplo desse tempo, aplicado no atletismo e destacar outras situações onde esse intervalo de tempo é importante. Um motorista, quando observa que o carro da frente parou bruscamente, tem que pisar no pedal do freio o mais rápido possível. O tempo que ele leva entre perceber a parada do carro e o momento em que coloca o pé no pedal é o seu tempo de reação. A diferença entre o motorista e o atleta está no tipo de estímulo. No caso do motorista, o estimulo é visual (ele vê o carro a frente parado) e do atleta é sonoro (a largada é dada com um som emitido por uma sirene).
O que explicar para a turma
Tempo de reaçãoA queda dos corpos próximos à superfície da Terra, desconsiderando a resistência do ar, pode ser descrito como um movimento retilíneo uniformemente variado, com aceleração constante de 9,8 m/s2. A equação que descreve esse tipo de movimento é:
Onde h(t) é a altura em que o objeto se encontra em um determinado tempo t, ho a altura inicial de onde a régua inicia seu movimento vo a velocidade vertical que o objeto está no início do movimento e a aceleração da gravidade. Aplicando essa equação para o movimento descrito pela régua, temos:
E reescrevendo essa equação em função do tempo:
Assim, podemos relacionar, para um certo deslocamento vertical da régua ( ), o intervalo de tempo t necessário para que o deslocamento ocorra. Essa é a equação que foi utilizada para se obter os valores da tabela utilizada na atividade.
Apresente então aos alunos uma forma indireta de se medir o tempo de reação. Ao se soltar uma régua ela cai com aceleração constante, sendo possível relacionar a distância que a régua percorre na queda com o intervalo de tempo entre o início e o fim da queda. A tabela a seguir relaciona a distância percorrida, em cm, com o intervalo de tempo em segundos.
Os alunos devem observar os dois conjuntos de dados obtidos (cinco medidas, em cm, do tempo de reação visual e outras cinco do tempo de reação auditiva) e pensar qual deles representa melhor seus tempos de reação visual e auditivo. Os alunos podem sugerir que se pegue o menor valor ou o maior. Apresente a eles a ideia de média: eles devem somar os cinco dados e dividir por cinco. O resultado será os valores médios para os tempos de reação visual e auditivo. Peça que eles transformem os valores médios de centímetros para segundos, usando a tabela apresentada na etapa 3.
Avaliação Peça que os alunos comparem seus tempos de reação visual e auditivo entre eles e com os dados apresentados na matéria. Eles podem descrever as etapas de como fizeram para medir seus tempos de reação, explicando quais cuidados foram necessários e por que se utilizou o valor médio dos dados. Nesse registro, você poderá verificar como os alunos compreenderam a atividade e se os objetivos propostos foram alcançados.
Consultoria Cristian Annunciato
Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/como-medir-tempo-reacao-694230.shtml
Obrigado pela visita, volte sempre.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Workshop Neurociência x Aprendizado na Associação Sagres
Dias 18 e 19 de agosto na Associação Sagres:
“Onde as etapas de desenvolvimento infantil são atropelados e os cuidados anímicos para o aprendizado ignorados, mais crianças desenvolvem processos de dificuldade de aprendizado, podendo em alguns casos, chegar a estados patológicos. Que caminhos devemos tomar?”
Em uma época onde existe a dificuldade de criar ambientes e condições para o desenvolvimento saudável das crianças, torna-se cada vez mais comum o aparecimento de aspectos que dificultam o aprendizado.
Com base neste contexto, torna-se cada vez mais essencial a busca pela identificação e solução destas dificuldades. Hoje, a todo momento surgem situações de crianças com dificuldades singulares, que necessitam de atenção especial e uma atuação desperta e consciente.
Neste Workshop teremos abordados alguns temas de profunda relevância para o assunto:
1 - Modificações do sistema nervoso
2 - Neurodesenvolvimento sadio e patológico
3 - Distúrbio da linguagem
4 - Déficit de atenção
5 - Dislexia
6 - Distúrbio das emoções
Data: 18 e 19 de agosto de 2012
Horários: 8:00 às 18:00 horas
Local: Associação Sagres - Florianópolis – Brasil
Valor: R$ 280,00 (Desconto especial para instituições que enviarem 3 ou + participantes)
Coordenação: Dra. Beatriz Padovan e Dr. Mauricio Baldissin
Neurociências X Aprendizado: Evidências médico-pedagógicas da neuroplasticidade que sustentam uma ampliação no conteúdo curricular e na abordagem terapêutica.
Inscrições e informações: (48) 3238-0433 – sagres@asssagres.org.br
Obrigado pela visita, volte sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...