quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conceituando a palavra cognição. (meus artigos).





A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória e raciocínio.Portanto técnicas cognitivas envolvem tudo que citei anteriormente.Cognição é compreensão, apreensão, capacidade de entender, assimilar, dar um significado mental a algo.
Palavra que vem do latim cognitione, e significa ação de adquirir, absorver conhecimento palavra "cognitivo" é um adjetivo e quer dizer "relativo à cognição","relativo ao conhecimento".P.ex.:processo cognitivo = processo de cognição/conhecimento;poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;etc.os sufixos -ivo, -tivo criam adjetivos:emoção/emotivo chamar/chamativo conclusão/conclusivo (João C. Maria).
 

 http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2008/09/cognio-e-evoluo-contribuio-de-konrad.html

Acima meu artigo, abaixo do Portal Educacional

Cognição
 
Essa é uma palavra muito presente em textos pedagógicos e que significa, segundo o Dicionário Aurélio, "aquisição de conhecimento". A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento e é hoje um ramo da psicologia dividido em centenas de linhas de pesquisa diferentes, que encontram dificuldade para conversar entre si.
Geralmente, no meio educacional, a psicologia cognitiva é invocada em oposição à psicologia "afetiva". A psicologia cognitiva é mais ligada à corrente piagetiana, que se preocupa com o desenvolvimento intelectual, enquanto a afetiva está relacionada à linha de Freud, mais interessada nas emoções.
Apesar da simplicidade da definição, a palavra "cognição" é bastante complexa. Por trás desse conceito ocultam-se diferenças essenciais entre teorias e visões do mundo e, ao tentar defini-lo, somos confrontados com questões do tipo: Qual a relação entre cognição e percepção? E entre cognição e consciência? Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?
Como se pode ver, essas e outras questões espinhosas, às quais diferentes correntes dão diferentes respostas, estão longe de ser resolvidas. O melhor que podemos fazer, se não tivermos preocupações filosóficas ou necessidade de rigor acadêmico, é evitar essas discussões ou respeitar o fato de que pessoas igualmente inteligentes têm opiniões completamente diferentes sobre a definição clara do conceito e de seus pressupostos.
Em todos os casos em que textos pedagógicos falam em desenvolvimento cognitivo, podemos tranquilamente substituir a palavra "cognitivo" por "intelectual". Isso deve simplificar as coisas. Não que a definição de "inteligência" não seja tão ou mais problemática que a de "cognição". Porém, é uma palavra à qual estamos mais acostumados e com a qual, geralmente, nos sentimos pisando em terreno mais firme.


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Teorias da Aprendizagem

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Taylorismo e Fordismo

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cursos stricto senso, Revista Nova Escola

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sonhos - Programa O Homem Universal









Programa exibido em: 06/02/03

Bloco I: O que os sonhos podem revelar a respeito do interior do ser humano, passado, futuro, revelações, etc.
Sonhos: ligados a uma consciência cósmica (Jung, que era mais místico); Freud (realização de desejos inconscientes).

Quadro: "Descoberta do Inconsciente".
Freud foi estudar com Charcot (na França) a questão da hipnose.
Quadro: "Idéia Keppeana".

Interpretação Keppeana dos sonhos - Englobam aspectos da consciência, globais.
Freud: elementos do sonho ligados a questões sexuais.

Bloco II: Resposta à telespectadora sobre sonho constante com casa própria (comenta Dra. Cláudia).
Exemplo de sonho dado por José Ortiz de Camargo Neto - Jornalista e Repórter da SITA, presente à gravação.
Quanto mais a pessoa envelhece, mais entra no breque da perenidade.

1a. Pergunta: "Qual sua idéia sobre os sonhos?" (entrevistados respondem).

Entrevistados:
1) Dra. Carmem Proença - Psicanalista - Professora da UNISA.
2) Dr. Reimão - Neurologista.
3) Dra. Vânia - Psicóloga - Instituto do Sono

Doença está na censura à consciência (especialmente dos erros).

Quadro do livro "A Medicina da Alma" (pág. 80).
Exemplo de sonho dado pela Dra. Selma Genzani - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação. (cliente que sonha com aviões).

Dr. Keppe: Cliente vê no desenvolvimento um perigo (sonha com avião que cai, etc).

A pessoa ataca quem mais lhe faz o bem, quem mais lhe faz favores. (vê no bem um mal).

Bloco III: Iceberg - 90% do ser humano está mergulhado na escuridão (e ele é guiado por isso).

Comenta: Dr. Ademar Monteiro - Médico psicossomaticista e psicoterapeuta da SITA sobre a fisiologia dos sonhos: Psicotrópicos - cortam os sonhos (eliminam sintomas).

2a Pergunta: "Qual sua idéia sobre as perturbações do sonho, como os pesadelos?" (entrevistados respondem).

Pesadelos - algo reprimido que a pessoa precisa ver, mas tem terror de ver.

Exemplo de sonho de cliente dado pelo Dr. Markku Lyyra - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação.

Dr. Keppe comenta: cliente não queria assumir a própria vida (rejeita), e a vida é uma jóia.

Outro exemplo dado pelo Dr. Markku num sonho prevendo um acontecimento futuro (desastre com barco que afundou). Dr. Keppe dá exemplo bíblico (7 anos de vacas magras e vacas gordas).

 Bloco IV:

Dra. Cláudia: pessoa com dia difícil tem sonhos repousantes, de consolo, e pessoa com dias felizes, tem pesadelos à noite (aqui aparece a inversão).

Não falar a verdade para os filhos - é censura: o jovem precisa ver o que está errado, que sua conduta é inconveniente.

3a Pergunta: "Como lidar com os sonhos?" (entrevistados respondem).

Quadro: "Idéias Sobre a Psicopatologia".
Fotos livros do Jung mostrando as influências espirituais nos seres humanos.

Crianças com medo de escuro (medo do contato com o próprio interior).

Exemplo dado pelo Dr. José Casseb (sonho sobre piscina);

fonte destes vídeos  https://www.youtube.com/user/trilogiaanalitica?feature=watch

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

C.G. Jung - A Importância dos Sonhos- vídeo





Do livro ''O Homem e seus símbolos''.

 fonte destes vídeos:
http://www.youtube.com/user/danielhohenstauffen?feature=watch



Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Videoaula | Psicopedagogia Clínica











Enviado em 16/02/2012
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/888/curso-de-psicopedagogi...

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cotas Raciais opinião de Rachel Sheherazade



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Olavo de Carvalho — O Charlatão Paulo Ghiraldelli Jr. 1/3 — TO 02/07/07,...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sistema de cotas raciais (sou Contra)




Meus amigos, que visitam este espaço. Meu muito obrigado.
Sou afro descendente dizem, mas acho que tenho sanque de indio e português.
Sou  contra este sistema de cotas raciais.  Se vc tem outra opinião respeito, afinal democracia e isto.
Mas só me posiciono, para ter mais transparência e em respito a vocês.

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Roda Viva - Bruno Daniel - 27/02/2012 - Bloco 1



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Conversas sobre Didática,