Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Conceituando a palavra cognição. (meus artigos).
A palavra cognição tem
origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o ato ou processo de conhecer,
que envolve atenção, percepção, memória e raciocínio.Portanto técnicas
cognitivas envolvem tudo que citei anteriormente.Cognição é compreensão, apreensão,
capacidade de entender, assimilar, dar um significado mental a algo.
Palavra que vem do latim
cognitione, e significa ação de adquirir, absorver conhecimento palavra
"cognitivo" é um adjetivo e quer dizer "relativo à
cognição","relativo ao conhecimento".P.ex.:processo cognitivo =
processo de cognição/conhecimento;poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;desenvolvimento
cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;etc.os sufixos -ivo, -tivo
criam adjetivos:emoção/emotivo chamar/chamativo conclusão/conclusivo (João C. Maria).
http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2008/09/cognio-e-evoluo-contribuio-de-konrad.html
Acima meu artigo, abaixo do Portal Educacional
Cognição
Essa
é uma palavra muito presente em textos pedagógicos e que significa,
segundo o Dicionário Aurélio, "aquisição de conhecimento". A psicologia
cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de
conhecimento e é hoje um ramo da psicologia dividido em centenas de
linhas de pesquisa diferentes, que encontram dificuldade para conversar
entre si.
Geralmente,
no meio educacional, a psicologia cognitiva é invocada em oposição à
psicologia "afetiva". A psicologia cognitiva é mais ligada à corrente
piagetiana, que se preocupa com o desenvolvimento intelectual, enquanto a
afetiva está relacionada à linha de Freud, mais interessada nas
emoções.
Apesar
da simplicidade da definição, a palavra "cognição" é bastante complexa.
Por trás desse conceito ocultam-se diferenças essenciais entre teorias e
visões do mundo e, ao tentar defini-lo, somos confrontados com questões
do tipo: Qual a relação entre cognição e percepção? E entre cognição e
consciência? Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e
nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da
nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como
representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?
Como
se pode ver, essas e outras questões espinhosas, às quais diferentes
correntes dão diferentes respostas, estão longe de ser resolvidas. O
melhor que podemos fazer, se não tivermos preocupações filosóficas ou
necessidade de rigor acadêmico, é evitar essas discussões ou respeitar o
fato de que pessoas igualmente inteligentes têm opiniões completamente
diferentes sobre a definição clara do conceito e de seus pressupostos.
Em
todos os casos em que textos pedagógicos falam em desenvolvimento
cognitivo, podemos tranquilamente substituir a palavra "cognitivo" por
"intelectual". Isso deve simplificar as coisas. Não que a definição de
"inteligência" não seja tão ou mais problemática que a de "cognição".
Porém, é uma palavra à qual estamos mais acostumados e com a qual,
geralmente, nos sentimos pisando em terreno mais firme.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Sonhos - Programa O Homem Universal
Programa exibido em: 06/02/03
Bloco I: O que os sonhos podem revelar a respeito do interior do ser humano, passado, futuro, revelações, etc.
Sonhos: ligados a uma consciência cósmica (Jung, que era mais místico); Freud (realização de desejos inconscientes).
Quadro: "Descoberta do Inconsciente".
Freud foi estudar com Charcot (na França) a questão da hipnose.
Quadro: "Idéia Keppeana".
Interpretação Keppeana dos sonhos - Englobam aspectos da consciência, globais.
Freud: elementos do sonho ligados a questões sexuais.
Bloco II: Resposta à telespectadora sobre sonho constante com casa própria (comenta Dra. Cláudia).
Exemplo de sonho dado por José Ortiz de Camargo Neto - Jornalista e Repórter da SITA, presente à gravação.
Quanto mais a pessoa envelhece, mais entra no breque da perenidade.
1a. Pergunta: "Qual sua idéia sobre os sonhos?" (entrevistados respondem).
Entrevistados:
1) Dra. Carmem Proença - Psicanalista - Professora da UNISA.
2) Dr. Reimão - Neurologista.
3) Dra. Vânia - Psicóloga - Instituto do Sono
Doença está na censura à consciência (especialmente dos erros).
Quadro do livro "A Medicina da Alma" (pág. 80).
Exemplo de sonho dado pela Dra. Selma Genzani - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação. (cliente que sonha com aviões).
Dr. Keppe: Cliente vê no desenvolvimento um perigo (sonha com avião que cai, etc).
A pessoa ataca quem mais lhe faz o bem, quem mais lhe faz favores. (vê no bem um mal).
Bloco III: Iceberg - 90% do ser humano está mergulhado na escuridão (e ele é guiado por isso).
Comenta: Dr. Ademar Monteiro - Médico psicossomaticista e psicoterapeuta da SITA sobre a fisiologia dos sonhos: Psicotrópicos - cortam os sonhos (eliminam sintomas).
2a Pergunta: "Qual sua idéia sobre as perturbações do sonho, como os pesadelos?" (entrevistados respondem).
Pesadelos - algo reprimido que a pessoa precisa ver, mas tem terror de ver.
Exemplo de sonho de cliente dado pelo Dr. Markku Lyyra - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação.
Dr. Keppe comenta: cliente não queria assumir a própria vida (rejeita), e a vida é uma jóia.
Outro exemplo dado pelo Dr. Markku num sonho prevendo um acontecimento futuro (desastre com barco que afundou). Dr. Keppe dá exemplo bíblico (7 anos de vacas magras e vacas gordas).
Bloco IV:
Dra. Cláudia: pessoa com dia difícil tem sonhos repousantes, de consolo, e pessoa com dias felizes, tem pesadelos à noite (aqui aparece a inversão).
Não falar a verdade para os filhos - é censura: o jovem precisa ver o que está errado, que sua conduta é inconveniente.
3a Pergunta: "Como lidar com os sonhos?" (entrevistados respondem).
Quadro: "Idéias Sobre a Psicopatologia".
Fotos livros do Jung mostrando as influências espirituais nos seres humanos.
Crianças com medo de escuro (medo do contato com o próprio interior).
Exemplo dado pelo Dr. José Casseb (sonho sobre piscina);
fonte destes vídeos https://www.youtube.com/user/trilogiaanalitica?feature=watch
Obrigado pela visita, e volte sempre.
C.G. Jung - A Importância dos Sonhos- vídeo
Do livro ''O Homem e seus símbolos''.
fonte destes vídeos:
http://www.youtube.com/user/danielhohenstauffen?feature=watch
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Videoaula | Psicopedagogia Clínica
Enviado em 16/02/2012
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/888/curso-de-psicopedagogi...Obrigado pela visita, volte sempre.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Sistema de cotas raciais (sou Contra)
Meus amigos, que visitam este espaço. Meu muito obrigado.
Sou afro descendente dizem, mas acho que tenho sanque de indio e português.
Sou contra este sistema de cotas raciais. Se vc tem outra opinião respeito, afinal democracia e isto.
Mas só me posiciono, para ter mais transparência e em respito a vocês.
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...