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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
domingo, 6 de janeiro de 2013
Dicas para se fazer um bom resumo
Dicas para se fazer um bom resumo
Veja dicas para fazer um bom resumo com as mais variadas informações e palavras necessárias para um ótimo trabalho escolar confira.
O resumo é uma forma de exercício
e avaliação dos professores comuns nas salas de aulas de todas as
séries do ensino fundamental, médio e também no superior. Em casos de
resumo de livros , por exemplo, você deve atentar-se principalmente para
os temas e elementos centrais da narração. A apresentação deve ser
sucinta, com respeito à ordem das apresentações do enredo, sem
repetições de ideias, sem cópias de trechos (quando necessário, fazer por meio de aspas). Se você apresenta dificuldades com o domínio da palavra e com a elaboração de um resumo, sugerimos algumas dicas que podem auxiliá-lo em seu trabalho escolar.
Dicas para se fazer um bom resumo passo 1
Enredo,
personagens, tempo, espaço, tema, assunto, devem ser inseridos em
poucas linhas e de forma coerente capacidade e seletiva. Quando ao
tamanho, condicionamos a extensão do trabalho fica condicionada à
habilidade aluno de sintetizar as informações da leitura, ou, conforme a exigência do professor.
Dicas para se fazer um bom resumo passo 2
Dicas para se fazer um bom resumo passo 3
Esse
tipo de resumo pode ser classificado com indicativo, quando indica
apenas os pontos principais do texto, sem apresentar dados qualitativos,
quantitativo, etc, ou ainda Informativos, quando tem o objetivo
de esclarecer ao seu leitor a conveniência da leitura do texto,
sublinhando a finalidade, metodologia, resultados e conclusões. Por sua
vez, a resenha deve conter uma análise fortemente interpretativa do
documento.
Veja mais dicas para se fazer um bom resumo
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- Como fazer um resumo
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http://situado.net/dicas-para-se-fazer-um-bom-resumo/
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Livro mostra como cientistas dos Estados Unidos foram pioneiros nas práticas de "limpeza racial"
Livros
O lado escuro da América
Livro mostra como cientistas dos
Estados Unidos foram pioneiros
nas práticas de "limpeza racial"
Jerônimo Teixeira Estados Unidos foram pioneiros
nas práticas de "limpeza racial"
| O biólogo Davenport: papa da eugenia americana |
| Carrie Buck (à esq.), com sua mãe: guerra aos "inferiores" |
| Trechos do livro |
Em 1934, quando Hitler completava um ano no poder, um médico americano protestava em um jornal da Virgínia: "Os alemães estão nos vencendo em nosso próprio jogo". O nome do jogo era eugenia, e suas regras eram simples: "incapazes" e membros de raças "inferiores" deveriam ser impedidos de se reproduzir, em prol dos melhores espécimes humanos, previsivelmente de olhos claros e cabelos louros. O placar a favor dos alemães era mantido pelas cifras de esterilização. O obscuro médico que elogiou os nazistas estava certo sobre a vitória deles: o programa de esterilização na Alemanha vitimava em média 5.000 pessoas por mês. Mas ele também estava certo em afirmar que aquele era um jogo dos americanos. Em A Guerra contra os Fracos (tradução de Tuca Magalhães; A Girafa; 860 páginas; 68 reais), o jornalista Edwin Black demonstra que os Estados Unidos foram pioneiros no racismo científico que conduziria ao holocausto europeu. Black é conhecido por IBM e o Holocausto, no qual revelava que a IBM prestou serviços de processamento de dados fundamentais para os levantamentos raciais do nazismo. A Guerra contra os Fracos é uma empreitada histórica mais alentada. Black coordenou uma equipe de mais de cinqüenta pesquisadores, que devassaram arquivos e bibliotecas na Europa e nos Estados Unidos, reunindo mais de 50.000 documentos. O resultado final é um painel surpreendente da pseudociência racista no século XX.
A palavra "eugenia" foi cunhada pelo cientista inglês Francis Galton no fim do século XIX. Primo de Charles Darwin, Galton acreditava que o talento era hereditário. Sua utopia era a implementação de uma eugenia positiva, que encorajasse os mais talentosos a cruzar entre si. Os americanos desenvolveriam essas idéias em outro sentido. Investiram na eugenia negativa, cujo objetivo era impedir a reprodução dos supostamente inferiores. O papa da eugenia americana foi o biólogo Charles Davenport. Fruto de uma rígida educação puritana, ele traduziria seus preconceitos em linguagem científica, erguendo a raça nórdica como padrão de qualidade genética. Em 1904, Davenport montou um laboratório experimental em Cold Spring Harbor, Long Island, no qual muita pesquisa genética legítima seria realizada – o laboratório existe até hoje e já teve até James Watson, um dos descobridores da hélice dupla do DNA, entre seus diretores. Mas Cold Spring Harbor também abrigou um escritório de registro dedicado a coletar dados sobre linhagens humanas. Seus pesquisadores percorriam o país, visitando prisões e hospícios, na tentativa de descobrir padrões hereditários para o crime e até mesmo para a pobreza. Orientadas por uma paródia de método científico, essas pesquisas foram amparadas por algumas das maiores fortunas americanas – a Fundação Rockefeller estava entre os financiadores de Davenport.
A eugenia conseguiu se infiltrar na sociedade americana ao longo das primeiras décadas do século XX, exercendo influência sobre várias políticas públicas. Nos anos 20, por exemplo, a legislação do Estado da Virgínia proibiu índios, negros e mestiços de contrair matrimônio com brancos "puros". Pela mesma época, Harry Laughlin, um dos mais raivosos colaboradores de Davenport, tornou-se consultor científico do Congresso para assuntos relacionados à imigração. Em 1922, ele apresentou um relatório em que dizia: "Particularmente no campo da insanidade, as estatísticas indicam que os Estados Unidos, nos últimos anos, têm sido um despejadouro para os habitantes mentalmente instáveis de outros países. Essas degenerações e incapacidades hereditárias são inerentes ao sangue". Seu trabalho foi fundamental para dar respaldo à lei que, em 1924, impôs cotas raciais à imigração. A nova lei restringiu a entrada de italianos, judeus e eslavos, privilegiando os imigrantes de cepa nórdica.
Até Hollywood se rendeu à eugenia: o filme The Black Stork (A Cegonha Negra), de 1917, defendia a eutanásia de bebês com defeitos congênitos. O astro principal era Harry Haiselden, médico de Chicago polêmico por ter admitido publicamente que negava cuidados a recém-nascidos deficientes. O carro-chefe da campanha eugenista era a esterilização compulsória. Em 1927, a Suprema Corte, órgão máximo do Judiciário americano, ratificou a determinação de esterilizar Carrie Buck, mãe solteira de 18 anos que os médicos tacharam de "débil mental" (a classificação era muito elástica, incluindo qualquer um que não tivesse educação formal). O caso fixou a jurisprudência sobre o tema e abriu as comportas para vários programas estaduais de esterilização, alguns dos quais seguiram em atividade até os anos 70. Black calcula que cerca de 60.000 americanos foram esterilizados.
Com essas realizações, não é de surpreender que os americanos trocassem figurinhas com seus colegas alemães. Nos anos que antecederam a II Guerra, o Eugenical News, órgão oficial da eugenia americana, estampava artigos elogiando as políticas raciais do nazismo – alguns chegavam quase a lamentar a existência da democracia, incômodo obstáculo para as mais saudáveis práticas eugênicas adotadas pelo totalitarismo alemão. No pós-guerra, os campos de concentração seriam fonte de constrangimento para muitos cientistas, dos dois lados do Atlântico. Hoje, a própria palavra "eugenia" tem uma aura maldita.
| "Três gerações de imbecis são suficientes" |
'É melhor para todos que, em vez de esperar para executar descendentes degenerados por crimes, ou deixar que morram de fome por causa de sua imbecilidade, a sociedade possa impedir os que são claramente incapazes de continuar a espécie. O princípio que sustenta a vacinação compulsória é amplo o bastante para cobrir o corte das trompas de Falópio. Três gerações de imbecis são suficientes.' Ponto final. Carrie Buck foi esterilizada antes do meio-dia, em 19 de outubro de 1927. Daquele momento em diante, a esterilização eugenista tornou-se a lei da terra. As comportas ficaram completamente abertas." Trecho de A Guerra contra os Fracos |
| Capa da revista. |
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Blog do João Maria andarilho utópico sou contra as cotas raciais
Publicado em 06/01/2013
Thomas Sowell analisa as políticas de ação afirmativa ao redor do mundo
http://www.youtube.com/watch?v=r2sn0pIygEI
Ação Afirmativa, a máquina de produzir etnias
http://www.filosofiacirurgica.com/2010/04/acao-afirmativa-maquina-de-produzir...
Thomas Sowell
http://es.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sowell
Vaga reservada
A política de cotas está em pleno funcionamento no Brasil - mais de 40 universidades já reservam vagas para alunos negros. Agora só falta o país responder duas perguntas: precisamos disso? E dá certo? Por Mauro Tracco
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_274295.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=r2sn0pIygEI
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cotas
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Lucas 17
Lucas 17
1 E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
2 Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
3 Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.
6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira:
7 Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
8 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
9 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
22 E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.
23 E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;
24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
25 Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.
26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
32 Lembrai-vos da mulher de Ló.
33 Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
35 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
36 Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.
37 E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.
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