sábado, 1 de dezembro de 2018

AS SAMPRADAYAS VAISNAVAS : Temos quatro grandes escolas vaisnavas:



AS SAMPRADAYAS VAISNAVAS

Temos quatro grandes escolas vaisnavas:

1.MADHAVA GAUDYA SAMPRADAYA

Também conhecida como Brahma Sampradaya, adora Radha-Krishna. Ela vem do Senhor Brahma. Principal acarya: Madhava (1238-1317 d.C.). Doutrina: suddhadvaita ou dvaita-vada (dualismo puro) . Existe uma eterna distinção entre o indivíduo e o Absoluto. De Madhavacarya o Senhor Caitanya assimilou a total rejeição da filosofia mayavada e o principio da adoração à deidade do Senhor Krsna.


2.RAMANUJA SAMPRADAYA

Também conhecida como Sri Sampradaya ou Lakshmi Sampradaya, adora Lakshmi-Narayana. Ela vem de Lakshmi. Principal acarya: Ramanuja (1017-1137 d.C.). Doutrina: vishistadvaita (não-dualismo qualificado). Só existe o Deus Absoluto que contém tudo dentro de si. Todos os seres individuais são fundamentalmente iguais.  De Ramanujacarya, o Senhor Caitanya aceitou o conceito de devoçao pura, sem mácula alguma de Karma (ganho material) e jnana (monismo), e o serviço aos vaisnavas.


3.VISHNUSWAMI SAMPRADAYA

Também conhecida como Rudra Sampradaya. Ela vem do Senhor Shiva. Principal acarya: Vallabha (700 d.C.). Doutrina: vishuddhadvaita (não-dualismo puro) ou shuddha-advaita-vada. Só existe o Ser Absoluto e tudo o mais é falso. De Visnusvami, o Senhor Caitanya adotou a filosofia por trás da atitude de se depender plenamente de Krsna e a beleza do serviço devocional espontâneo.


4.NIMBARKA SAMPRADAYA
Também conhecida como Sanaka Sampradaya ou Nimbaditya Sampradaya ou Kumara Sampradaya. Ela vem de Sanaka Kumara (um dos quatro Kumaras).Principal acarya: Nimbarka (1130-1200 d.C.). Doutrina:dvaitadvaita-vada (dualismo na unidade ou dualismo com monismo). A alma é una em qualidade e não é una em quantidade com Deus. Nimbarkacarya contribuiu com o ideal máximo, o elevado amor que as gopis demonstraram por Krsna em Seus passatempos de Vraja; e a necessidade de refugiar-se exclusivamente nelas. De Nimbaditya, o Senhor Caitanya aceitou o refúgio exclusivo aos pés de Srimati Radhika e os sentimentos das gopis.


    A filosofia Vaishnava estabelecida por Sri Chaitanya Mahaprabhu é conhecida como "achintya bedhabedha tattwa", a inconcebível unidade (adwaita) e diferenciação (dwaita) entre o Infinito (Deus) e o infinitesimal (nós). Unificando as quatro sampradayas, Ele revelou o aforismo "achintya bedhabedha tattwa",  a filosofia segundo a qual o Senhor Supremo, por Sua insondável potência transcendental, é , simultânea e inconcebivelmente (acintya) igual(bhedha) as Suas criações e diferentes(abheda) delas.


Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Niti sastra As "máximas" de Canakya Pandita




Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Mantra gayatri




Obrigado pela visita, e volte sempre
. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Plano de aula - Material dourado 2º e 3º ano do ensino fundamental. Tema: Introduzindo o Material Dourado.





Turma do 2º e ou 3º  ano do ensino fundamental. 


Objetivos:


• Apresentar o material dourado para a turma;
Construir o conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado;
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.


Conteúdos: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.


Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:


1º Momento: Apresentar a rotina do dia, em seguida apresentar  a caixa de material dourado.

Passar a caixa para que todos os alunos vejam o que está dentro, em seguida explicar que as peças que formam o material dourado  tem seus nomes e valores :
Apresentar o cubinho que vale uma unidade, a barra que vale uma dezena, a placa  que vale uma centena e  o cubão que vale uma unidade de milhar.




2º Momento: Com a turma sentada em círculo, distribuir o material dourado para que  os alunos explorem o material livremente. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos.
 Em seguida questionar:

1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?
4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?   
Professor explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:
- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?

- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?

Solicitar que os alunos represente as quantidades solicitadas.

12
14
27
36
85











 Atividade saborosa:
                                      Experimentando sabores...
Leve para a sala de aula um pacote de balas. Solicite para que os alunos façam a estimativa. Depois conte as balas com os alunos,levantando questionamentos:

Vamos contar?
    1) Quantas balas são ao todo?     
   2) Quantos alunos têm na nossa sala?
  3) Sabendo-se que na sala de aula existem 18 alunos e que a professora trouxe um pacote com 119 balas .Quantas balas cada aluno irá receber?

  • Como podemos representar esse número? 
  •  Com o material dourado os alunos representam a situação problema.
  •  Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.
É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.
Dê preferência ao pacote de balas sortidas, depois  construa um gráfico, junto aos alunos, com o sabor preferido pela turma.
Explore gráfico ,tabela e valor posicional!


Atividades com material dourado;


A apostila do link abaixo é muito boa!
http://www.atividadespnaic.com/wp-content/uploads/2015/02/Apostila-com-Material-Dourado-e-SND-2014.pdf

Diversificar a atividade utilizando palitos coloridos, fichas coloridas ...etc.

Observação:

  • Assim que a turma tiver apreendido o valor de cada peça, já poderá introduzir a adição e subtração com material dourado.
  • Adicionar e subtrair utilizando o material dourado, fazendo a troca, agrupando e reagrupando.

Avaliação:   Serão avaliadas todas as atividades durante seu decorrer através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos. 
         fonte https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2015/09/temaintroduzindo-o-material-dourado.html                            


Obrigado pela visita, volte sempre.

Caligrafia e seu ensino são importantes sim. João maria




Obrigado pela visita, volte sempre.

Matemática: Importância da tabuada nos anos iniciais. Saber Pedagógico.




Obrigado pela visita, volte sempre.

Estou fazendo Segunda Licenciatura em Pedagogia serve para Concursos? J...




Obrigado pela visita, volte sempre.

Ler para entender. Livros introdutórios. Propedêutica pedagógica.




Obrigado pela visita, volte sempre.

Como montar uma escola. ECONOMIA DO LAR 8. JOÃO MARIA.




Obrigado pela visita, volte sempre.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Quanto custa cada aluno no ensino público do Brasil? João Maria Andarilho.



Quanto custa um aluno no Brasil?
Cálculo é difícil e leva em conta diferentes realidades e níveis de educação, mas alguns órgãos e institutos mostram e explicam seus números
POR:
Paula Calçade, Luiz Fernando Menezes
26 de Junho de 2018
https://novaescola.org.br/conteudo/11...

Mendigo Passa em Concurso Público do BB e CALA Todos! Veja Como Ele Fez
https://www.youtube.com/watch?v=edVHe...

Com livros achados no lixo, catadora passa em vestibular no ES
https://www.youtube.com/watch?v=wdLFn...

Aluna de psicologia da Unip fica em primeiro lugar no Enade
https://educacaodialogica.blogspot.co...

Sociedade Sem Escolas: Padre Ivan ILLICH de João Maria Andarilho
https://educacaodialogica.blogspot.co...

Obrigado pela visita, volte sempre.

Conversas sobre Didática,