Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Saúde dos olhos | Novos tratamentos contra catarata e glaucoma
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Testes de acuidade visual têm início na rede pública
Testes de acuidade visual têm início na rede pública
Por: André J. Gomes
Começaram nesta semana os testes de acuidade visual para os alunos das salas de recuperação paralela nas escolas da rede municipal. Até o início de setembro, cerca de 2.800 crianças do Ensino Fundamental passarão por essas aferições. O objetivo é garantir a cada uma delas as condições necessárias para o seu aprendizado, de acordo com os planos da Secretaria da Educação, que tem a meta de alfabetizar com excelência todos os alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental.
“Os testes contribuem para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem a partir da identificação de problemas visuais nos alunos. Muitas vezes, eles apresentam dificuldades no aprendizado que decorrem apenas de um déficit na visão”, explica Adilene Cavalheiro, gestora de desenvolvimento educacional da Secretaria da Educação.
Esta ação é parte da mobilização da equipe da pasta para intensificar os esforços pela alfabetização na idade certa. Por meio de uma parceria com a Secretaria da Saúde, depois de uma triagem as crianças e adolescentes que apresentarem algum tipo de déficit visual serão encaminhados a consultas e exames com especialistas.
“Muitas vezes, a criança não tem dificuldade de aprender. Tem dificuldade de enxergar. Não consegue ver o que está na lousa, tem cansaço para fazer leituras, tudo por conta de um problema de visão. E os testes vão nos ajudar a resolver essa questão e incentivar de modo efetivo o aprendizados dos nossos alunos”, conta Nilza Caramez, uma das gestoras de desenvolvimento educacional à frente da ação.
Para fazer as medições, as lideranças da Secretaria da Educação passaram por um treinamento específico e organizaram uma agenda de visitas a todas as escolas que mantêm salas de recuperação paralela. A partir do ano que vem, a expectativa da Secretaria é estender os testes de acuidade visual a todos os alunos da rede.
Flanelógrafo - ferramenta para a contação de histórias e educação infantil
Contar histórias e educar ao mesmo tempo é uma arte. Para que seja possível, as crianças têm de ser levadas ao mundo dos contos e da fantasia, e o flanelógrafo é perfeito para isso
A história contada existe desde que o mundo é mundo e até hoje agrada as crianças. Saber contar uma história é, sem dúvida alguma, uma arte e, no desenvolvimento desta arte, o contador deverá ter domínio da oralidade expressiva. Uma história bem contada envolve as crianças, capturando sua atenção e fazendo com que entrem no mundo dos contos e da fantasia. Neste momento, elas descobrem palavras novas, deparam-se com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, captam o ritmo do conto, fluindo como uma canção. Ao contar uma história, o contador tem de criar o clima, dar as pausas constantes para o imaginário da criança construir seu cenário, visualizar os seus monstros, criar os seus dragões, adentrar pela sua floresta, vestir a princesa com a roupa que está inventando, pensar na cara do rei e tantas coisas mais. E para que tudo isso seja possível, de forma otimizada, nada melhor que fazer uso de um mecanismo eficiente na contação de histórias: o flanelógrafo.
O flanelógrafo é um material didático dos mais úteis em qualquer disciplina ou nível de ensino e para qualquer tipo de conteúdo. Trata-se de uma superfície rígida, recoberta por flanela ou material semelhante, onde podem ser afixadas as mais diversas figuras. Sua cor pode variar, de acordo com as necessidades do contador e as dimensões devem ser satisfatórias para leitura a distância.
Vantagens do flanelógrafo nas contações de histórias:
- É um material acessível em preço e dispensa aparelhagem complicada em sua utilização.
- Favorece a concretização do ensino, tornando ideias e conceitos mais próximos da realidade.
É preciso planejar bem a utilização desse material, levando-se em conta:
- Escolha da mensagem.
- Analise o público ao qual o recurso se destina.
- Prepare os pontos-chave dos conteúdos da apresentação de forma sequencial.
- Utilize o contraste entre o fundo e as figuras, usando sempre cores mais fortes para as figuras. O fundo não deve chamar atenção, mas sim as cenas que se desenrolam.
- Numere as gravuras para melhor segurança durante a exposição. Após utilização, guardá-las em um envelope.
- Explore cada ilustração ao máximo com perguntas e comentários, deixando as crianças manusearem as figuras.
- Solicite aos alunos que participem na confecção das figuras, pois além de os alunos se sentirem participantes, eles também podem desenvolver a sua criatividade.
Como fazer um flanelógrafo:
Pode-se fazer flanelógrafo de vários modos e tamanhos.
Materiais necessários para a confecção do flanelógrafo
- Papelão resistente. Corte-o ou dobre-o para que os dois lados fiquem com medida aproximada de 80 cm x 60 cm;
- Feltro ou flanela;
- Cola quente; e
- Tesoura.
Como montar o flanelógrafo
1- Escolha o lado do papelão onde colocará o feltro - sem cortes, emendas ou estragos.
2- Corte o feltro com tesoura, acompanhando as medidas do papelão.
3- Dobre o papelão ao meio, dando-lhe a forma de um triângulo.
4- Confeccione uma base para o flanelógrafo, também em papelão.
5- Cole (com cola quente) o feltro esticado sobre um dos lados do papelão.
Está pronto o flanelógrafo, que poderá ser usado sobre uma mesa, cadeira ou banco.
Para que uma história realmente prenda a atenção da criança, o contador deve entretê-la de forma a despertar sua curiosidade. A maneira de contar uma história, por sua vez, deve variar de acordo com o perfil do público ouvinte. O contador deve se adequar aos espectadores, variando a forma das contações. Não há predeterminação de público, mas é necessário que as idades sejam próximas. Crianças, jovens, adultos e terceira idade podem formar grupos, desde que homogêneos.
Conheça os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:
Curso CPT Confecção de Histórias de Flanelógrafo
Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias
Curso CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil
Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita
Curso CPT Educação Física Infantil
Curso CPT Teatro na Educação Infantil
Por Silvana Teixeira
Como tirar parafuso quebrado - Dica Jogo Rápido
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...