domingo, 21 de fevereiro de 2021

Democracia em perigo. Por João Maria Andarilho Utópico.


Obras de Raymundo Faoro

Sua primeira obra foi também a mais importante, Os donos do poder, lançada em 1958. Outras publicações importantes ao longo de sua trajetória foram Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio (1974), A Assembleia Nacional Constituinte: a legitimidade recuperada (1981) e Existe um pensamento político brasileiro? (1994)|2|.

Algumas coletâneas de textos ou entrevistas foram lançadas após a sua morterepública inacabada (org. Fábio Konder Comparato), 2007; A democracia traída (org. Mauricio Dias), 2008; república em transição (org. Joaquim Falcão & Paulo Augusto Franco), 2018.

Frases

“Aqui a história, pelo menos a história da democracia, ainda não começou.”

“Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político — uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada, amorfa muitas vezes — impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando.”

“Deitou-se remendo de pano novo em vestido velho, vinho novo em odres velhos, sem que o vestido se rompesse nem o odre rebentasse.”

“Sempre achei que o trabalhador devia ter um partido, uma representação. Era necessário à democracia.”

Notas

|1| Academia Brasileira de Letras. Raymundo Faoro: Biografia.

|2| Intérpretes do Brasil. Raymundo Faoro. Para acessar, clique aqui.

|3| COMPARATO, Fábio Konder. Raymundo Faoro historiador. São Paulo: Estudos Avançados, vol.17 n. 48, 2003.

Crédito da imagem

[1] Biblioteca Azul (Reprodução)

Publicado por: Milka de Oliveira Rezende
Leia o livro 


https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4254333/mod_resource/content/1/Raymundo%20Faoro%20-%20Os%20Donos%20do%20Poder.pdf

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Oratória: dez dicas para dar um show na sua próxima apresentação

Toda apresentação deve ter início, meio e fim

Erik Penna (*)

Já encontrei muitas pessoas apavoradas por terem que se apresentar em público ou até mesmo numa pequena reunião de empresa. Algumas pesquisas apontam que o medo de falar em público é tão significativo que chega até a superar o medo da morte.

Insegurança, calafrio, dor de cabeça e desespero, tudo por causa da apresentação na faculdade ou na reunião da empresa. Seguindo as dicas abaixo, você fará bonito e surpreenderá positivamente seus expectadores:

1) Domine o assunto. Conhecer profundamente o tema que será apresentado é fundamental para o sucesso. Isso trará a confiança necessária para você discursar. Lembre-se: inicie a fala pelo que é mais fácil para você. Isso serve como um aquecimento e será vital para você se acalmar, ganhar confiança e, em seguida, deslanchar, sem se lembrar do calafrio inicial.

2) Fale com naturalidade. Não caia na tentação de querer imitar alguém. Cada pessoa tem seu estilo e você deve enaltecer o seu. O ideal é falar em público com a mesma naturalidade com que se conversa entre os amigos e familiares.

3) Varie o tom de voz. Ora mais baixo, ora mais alto, mais rápido ou pausadamente, assim, as pessoas não se cansarão e permanecerão prestando atenção na sua fala e no conteúdo. E, sobretudo, fale com emoção e paixão. Assim, você contagiará os expectadores com sua vibração.

4) Não fique parado atrás do púlpito ou no mesmo local o tempo todo. Movimente-se pelo local e aproxime-se das pessoas mais interessadas, para que elas se sintam enaltecidas, e também das pessoas desinteressadas ou sonolentas, pois assim as manterá atentas.

5) Faça perguntas durante a apresentação. Mesmo que você mesmo as responda. Questionamentos geram maior atenção e interação dos participantes.

6) Use recursos audiovisuais. A tecnologia pode lhe propiciar uma didática moderna, mas não abuse, pois as pessoas estão ali para assistir você e não para ver vídeos longos e cansativos. E não caia na armadilha de escrever todo o conteúdo nos slides, pois a apresentação vai virar uma leitura cansativa e pode passar a impressão que você não conhece o assunto.

7) Preste atenção na linguagem não-verbal. O sucesso da comunicação interpessoal não está somente naquilo que você diz, mas em como diz. Segundo a teoria 7-38-55, de Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), somente 7% do impacto da mensagem decorre de seu conteúdo, 38% da comunicação verbal (intensidade e velocidade da voz) e 55% da linguagem não verbal (gestos, postura, contato visual). Portanto, durante a apresentação, evite permanecer com a mão no bolso ou encostado em alguma coisa, pois isso pode transmitir insegurança ou indiferença. Também evite ficar segurando algum papel ou objeto, pois, se estiver nervoso, sua mão estará trêmula e o objeto irá balançar, expondo, assim, sua ansiedade.

8) Domine o espaço físico. Se puder, vá ao local onde se apresentará, com antecedência, e treine por alguns minutos. E, durante a apresentação, procure olhar para as pessoas. Não precisa ficar encarando ninguém, pois os deixará encabulados, mas também não fique olhando para o chão. Olhe na linha dos olhos das pessoas e lembre-se de passar os olhos por toda sala para que todos se sintam prestigiados e percebam que estão sendo vistos e notados.

9) Encerre com chave de ouro. Toda apresentação deve ter início, meio e fim. O encerramento deve ser a parte mais impactante, conquistando, assim, a aprovação desejada e deixando um gostinho de quero mais.

10) Praticar, persistir e treinar continuamente. E, por último, esses procedimentos são o grande segredo. Lembre-se que o ser humano aprende por repetição e que excelência é conquistada com muito treinamento.

(*) Erik Penna é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Site: www.erikpenna.com.br. Este artigo foi publicado originalmente em 23-10-2014.


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O verdadeiro sentido de ser mestre



Profissão mestre, por que não?

Marcos Pereira dos Santos (*)

professora infantilEtimologicamente, a palavra “mestre”, segundo Closs (1977), deriva do latim magister, que significa professor, ou seja, aquele que professa algo, que se dedica à arte de ensinar.

Todavia, nos dias atuais, esse vocábulo tem apresentado outros inúmeros sentidos, tais como: alguém que concluiu um curso de mestrado em alguma área do saber e/ou que exerce a profissão de: mestre-escola, mestre de obras, mestre-cuca, mestre-sala, mestre de cerimônias etc.

Em termos educacionais, ser mestre não se restringe apenas a possuir um título/grau acadêmico de mestrado concedido por uma instituição de Educação Superior (VELLOSO e VELHO, 2001). Ser mestre não é apenas lecionar, transmitir aos alunos determinados conteúdos curriculares programáticos. É também saber caminhar com os educandos passo a passo, desvelando aos mesmos os segredos e percalços da caminhada da escola da vida e da vida na escola.

Ser mestre é ser ‘perito’ em determinado campo do conhecimento, instrutor, orientador, guia, conselheiro, mediador, pacificador, amigo e companheiro. É sonhar o sonho dos aprendizes e ser exemplo de dedicação, respeito, doação, ética, moral, humildade, paciência, justiça, amor ao próximo, dignidade etc. É ser um pouco de profeta, poeta, pai, mãe, irmão, terapeuta, psicólogo entre tantas outras coisas (...).

Ser mestre é ser muito mais do que apenas bacharel, licenciado, professor, docente ou educador. Ser mestre é saber compartilhar experiências e saberes, alegrar-se com as conquistas dos alunos e apoiá-los em seus momentos difíceis. É ser ensinante-e-aprendente, isto é, dodiscente (PIENTA et al, 2005). Mas, é também ser apóstolo, discípulo, missionário; e usar de autoridade quando necessário, sem autoritarismo.

Nesse contexto, o mestre que caminha à sombra do templo rodeado de discípulos não dá somente de sua sabedoria (conhecimento teórico e prático), mas também de sua fé e ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não os convidará a entrar na mansão de seu saber; mas, antes, os conduzirá ao limiar de suas próprias mentes. Sendo assim, pode-se dizer que mestre não é aquele que simplesmente apresenta um caminho novo, mas aquele que mostra como algo novo o jeito de caminhar.

Dizemos isso, porque há mestres de todo tipo: uns que nos falam e nós não ouvimos; alguns que nos tocam e não sentimos; outros que nos “ferem” e nem cicatrizes deixam. Mas, há também aqueles que marcam profundamente, com palavras e ações, a vida de seus alunos. Ser mestre é coisa séria! Uns são apenas homens; outros, professores; poucos são verdadeiramente mestres. Aos primeiros, escuta-se; aos segundos, respeita-se; aos últimos, segue-se.

De uma forma ou de outra, é necessário agradecer a todos: aos que se limitam a ser apenas professores ou somente mestres, nosso respeito; àqueles que simplesmente passam pela vida de seus alunos, nossa compreensão; e àqueles que são mestres por excelência, que dedicam parte de seu precioso tempo e contribuem com sua experiência de vida pessoal, acadêmica e profissional para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, criativos, conscientes, responsáveis e comprometidos com a construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna, equânime e democrática; nosso afeto.

Que possamos, pois, assumir com amor e afinco o grande desafio que constitui o ato de educar, de tudo contribuir no sentido da humanização da Ciência e de fazer dos educandos o centro de nossa missão como mestres, respeitando-os como seres únicos e ajudando-os a caminhar de modo independente pelas estradas da vida.

Face ao exposto, vê-se quão difícil e gratificante é a tarefa de ser mestre. É uma profissão de extrema importância. Ser mestre é fazer parte da história de ontem, de hoje e do amanhã. Enfim, ser mestre é ser um pouco de tudo isso e muito além disso (...). “É ser o início, o meio e nunca o fim” (SANTOS, 2012, p.92). Eis, portanto, o verdadeiro sentido de ser mestre.

A todos os mestres, educadores, docentes e professores do Brasil e do mundo, nossa solene e sincera homenagem. Que todos os profissionais da educação possam ser devidamente respeitados e valorizados, tanto pelas autoridades governamentais quanto pela própria sociedade em geral. Que o DIA DO PROFESSOR não fique restrito apenas à data de 15 de outubro. Trata-se apenas de um dia ‘comemorativo’ previsto em calendário escolar, e nada mais. Pensemos nisso!    

 

Referências

CLOSS, D. Os graus de mestre e doutor nas instituições de ensino norte-americanas. Brasília: Editora da UnB, 1977.

PIENTA, A. C. G. et al. Educação, formação profissional docente e os paradigmas da ciência. In: Revista Olhar de Professor. Ponta Grossa: Editora da UEPG, v.8, n.2, p.93-106, jul./dez., 2005.

SANTOS, M. P. Operação docente. In: VÁRIOS AUTORES. Antologia de poesias, contos e crônicas. São Paulo: All Print Editora, p.91-92, 2012.

VELLOSO, J.; VELHO, L. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de formação. Brasília: Fundação CAPES/Editora da UnB, 2001.

 

prof-marcos-pereira web(*) Marcos Pereira dos Santos é doutorando e mestre em Educação, especialista em Educação Matemática, especialista em Gestão Escolar e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Escritor, poeta, cronista, articulista e pesquisador da área educacional (Formação de Professores, Tecnologias Educacionais e Educação Matemática). Professor adjunto da Faculdade Sagrada Família (FASF), junto a cursos de graduação (bacharelado/licenciatura) e pós-graduação lato sensu, em Ponta Grossa – Paraná. Endereço eletrônico: mestrepedago@yahoo.com.br    



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domingo, 7 de fevereiro de 2021

Hoje é dia de Sagrado jejum de Sri Ekadasi Sat tila dia 07/02/2021

A História do Sath-tila Ekadashi

Dalbhya Rishi disse para Pulastya Muni: “Quando a alma espiritual entra em contato com a energia material, imediatamente começa a realizar atividades pecaminosas, tais como roubar, matar, e sexo ilícito. Poderá até realizar muitos outros atos terríveis, tais como matar brahmana, ó mais pura das personalidades, por favor, conte-me como estas almas desafortunadas podem escapar da punição de ser mandado ás regiões infernais da criação. Por bondade informe como dando mesmo um pouquinho de caridade, se pode facilmente ficar livre de seus pecados”.

Pulastya Muni respondeu: Ó ser afortunado, perguntastes uma pergunta boa e confidencial, que nem mesmo Brahma, Visnu, Shiva ou Indra, jamais perguntaram.  Por favor, ouça minha resposta muito cuidadosamente.

Com a chegada do mês de Magha, (jan/fev), deve-se tomar banho, controlar cuidadosamente os sentidos abandonando a luxúria, ira, orgulho, inveja, buscar erros e cobiça, e meditar na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna. Deve-se então juntar algum excremento de vaca antes que este toque o solo e, após misturá-lo com sementes de gergelim e algodão, formar 108 bolas. Isto deve ser feito no dia quando a constelação de Purvashadha-nakshatra chegar. Então se deve seguir as regras e regulações do Ekadashi que agora te explicarei.

Após tomar banho, a pessoa que tenciona observar o Ekadashi deve adorar o Senhor Supremo. Enquanto ora ao Senhor Sri Krishna cantando Seu nome, deve prometer observar o Jejum de Ekadashi. Deve permanecer acordada durante a noite toda e realizar um homa. Então o devoto deve realizar um arati para o Senhor – que segura uma concha, disco, massa e assim por diante em suas mãos – oferecendo-Lhe pasta de sândalo, incenso, cânfora, uma luminosa lamparina de ghee e deliciosas preparações de alimento. Em seguida o devoto deve oferecer as 108 bolas de excremento de vacas, gergelim e algodão no fogo sagrado enquanto canta os nomes do Senhor Supremo, Sri Krishna. Durante todo o dia e a noite ele deve também observar jejum padronizado de Ekadashi, que neste caso é um jejum de todos os grãos e feijões. Nesta ocasião se deve oferecer ao Senhor abóbora, coco e goiaba. Se estes artigos não estiverem disponíveis podem ser substituídos por noz de betel.
O devoto deve orar ao Senhor Janardana, o benfeitor de todos os seres, destas maneiras: “Ó Sri Krishna, és a mais misericordiosa Personalidade de Deus, e o liberador de todas as almas caídas, ó Senhor nós caímos no oceano da existência material”.
“Por favor, seja bondoso para conosco, ó divindade dos olhos de lótus, por favor, aceite as nossas mais humildes e afetuosas reverências. Ó protetor do mundo, oferecemos-Lhe nossos respeitos de novo e de novo, ó Espírito Supremo, ó Ser Supremo, ó fonte de todos nossos antepassados, que Tu e Tua consorte Srimati Lakshmi-devi possam aceitar essas humildes oferendas”.

O devoto deve então tentar agradar um Brahmana qualificado com uma saudação calorosa, um pote cheio de água, uma sombrinha, um par de sapatos, e roupas pedindo-lhe ao mesmo tempo em que conceda suas bênçãos, pelas quais se pode desenvolver amor puro sem misturas por Krishna. Conforme a capacidade da pessoa, se pode doar uma vaca preta a tal brahmana, especialmente a um que seja bem versado em todas as injunções das Escrituras Védicas. Deve-se oferecer a ele também um pote cheio de sementes de gergelim.
Ó exaltado Dalbhya Muni, sementes de gergelim escuro são especialmente apropriadas para adoração formal e sacrifício do fogo, enquanto que as brancas ou marrons se destinam a serem comidas por um brahmana qualificado. Quem puder providenciar doação de ambos os tipos de sementes de gergelim neste sagrado Sat-tila Ekadashi será promovido aos planetas celestiais por tantos milhares de anos quanto o número de sementes que seria produzido se as sementes que doou fossem plantadas e crescessem como plantas maduras, dando sementes.
Neste Ekadashi, uma pessoa fiel deve banhar-se em água misturada com sementes de gergelim, passar pasta de gergelim em seu corpo, oferecer semente de gergelim em sacrifício, comer sementes de gergelim, dar semente de gergelim em caridade, e aceitar dádivas caridosas de sementes de gergelim. Estes são os seis (sat) meios em que sementes de gergelim (tila) são utilizadas  para purificação espiritual neste Ekadashi. Portanto se chama Sat-tila Ekadashi.

Ó grande Devarishi Naradaji certa vez perguntou a Suprema Personalidade de Deus Shri Krishna: Ó Senhor de braços poderosos, ó Tu que és tão afetuoso para com Teus devotos amorosos, por favor, aceite minhas mais humildes reverências, ó Yadava, bondosamente diga-me o resultado que se obtém por observar Sat-tila Ekadashi.

O Senhor Sri Krishna retrucou: “Ó melhor dos duas vezes nascido, vou narrar para ti um relato de um incidente que testemunhei pessoalmente. Há muito tempo vivia na terra uma velha brahmani que Me adorava todo dia com os sentidos controlados. Ela mui fielmente observava bastante jejuns, especialmente em dias especiais em honra a Mim e Me servia com plena devoção, sem qualquer motivo pessoal. Seus jejuns rigorosos a tornaram bastante fraca e magra”.
“Dava caridade aos brahmanas e jovens donzelas, e até mesmo planejava dar sua casa em caridade, ó melhor dos brahmanas, embora esta mulher de mente espiritualizada, desses donativos caridosos a pessoas dignas, a estranha característica de sua austeridade era que nunca dava alimentos aos brahmanas e semideuses.”

Comecei a refletir sobre essa curiosa omissão: “Esta boa mulher se purificou por jejuar em todas as ocasiões especiais e oferecer-Me adoração devocional estrita. Portanto ela certamente se tornou qualificada para entrar em minha morada pessoal, que é inatingível por pessoas comuns”.  “Portanto desci a este planeta para examiná-la disfarçando-Me como um seguidor do Senhor Shiva completo com guirlandas de crânios ao redor de Meu pescoço e um pote de mendicante em Minha mão”.

Quando Me aproximei dela disse-Me: “Ó ser respeitável, diga-me verdadeiramente porque vieste diante de mim”.
Retruquei: “Ó bela pessoa, vim para pegar alguns sagrados donativos seus.” – ao que ela zangada, jogou um denso bolo de barro em Meu pote de mendicante! Ó Narada, simplesmente virei e retornei para minha morada pessoal, espantado com a peculiar mistura de grande magnanimidade e mesquinhez desta boa brahmani.
Afinal esta austera senhora chegou ao mundo espiritual naquele mesmo corpo, tão grande foram seus esforços de jejum e caridade. E porque de fato Me oferecera um torrão de barro, transformei aquele barro numa linda casa. Contudo, ó Naradaji, esta casa em particular estava completamente destituída de qualquer grão comestível, bem como de qualquer móvel ou decoração e quando entrou nela, encontrou apenas uma estrutura vazia. Portanto ela se aproximou de Mim e disse com tanta raiva: Jejuei repetidamente em tantas ocasiões auspiciosas, tornando meu corpo fraco e magro. Adorei-te e orei a ti de tantas diferentes maneiras, pois és verdadeiramente o soberano e protetor de todos os universos. Contudo apesar de tudo isto não há alimento ou riqueza para ser vista em minha nova casa, ó Janardana. Por que isso?

Respondi: Por favor, retorna para tua casa. Daqui há algum tempo as esposas dos semideuses te farão uma visita devido a curiosidade de ver quem acaba de chegar, mas não abra a tua porta até que tenham descrito as glórias e a importância do Sat-tila Ekadashi.

Ouvindo isso ela retornou para sua casa. Eventualmente as mulheres dos semideuses ali chegaram e em um uníssono disseram: Ó ser belo, viemos para obter seu darshanas. Ó ser precioso, por favor, abra sua porta e nos deixe ver-te.
A senhora respondeu: “Ó seres mais queridos, se quiserem que abra esta porta devem descrever para mim o mérito obtido por observar o sagrado jejum do Sat-tila Ekadashi”. Mas nenhuma das esposas respondeu.
Mais tarde, contudo, elas retornaram a casa e uma das esposas explicou bem a natureza desse sublime Ekadashi. E quando a senhora afinal abriu sua porta, viram que ela não era uma semideusa, nem Gandharvi, nem demônia tampouco Naga-patni. Era simplesmente uma senhora comum.

A partir de então a senhora observou Sat-tila Ekadashi, que confere gozo material e liberação ao mesmo tempo, conforme fora descrito. E ela finalmente recebeu as guarnições e grãos que esperava para seu lar. Além do mais, aquele corpo material comum de antes, se transformou em uma forma espiritual linda em uma bela compleição. Assim, pela misericórdia e graça do Sat-tila Ekadashi, tanto a senhora como seu novo lar no mundo espiritual, afinal eram esplêndidos e luminosos como ouro, prata, joias e diamantes.

Ó Naradaji, uma pessoa não deve observar ostensivamente Ekadashi por cobiça, na esperança de obter fortuna desonestamente. Desinteressadamente, deve simplesmente doas sementes de gergelim, roupas e alimento segundo sua capacidade, pois assim fazendo obterá boa saúde e consciência espiritual exaltada, nascimento após nascimento (2). Afinal, a liberação e acesso á morada suprema do Senhor serão suas. “Isto é minha opinião ó melhor dos semideuses.”

“Ó Dalbhya Muni” Pulastya Rishi, concluiu: Quem observa devidamente o maravilhoso Sat-tila Ekadashi com grande fé, se torna livre de toda pobreza – espiritual, física, social e intelectual – bem como de todos os tipos de má sorte e maus presságios. De fato, seguir este jejum de Ekadashi doando, e sacrificando ou comendo sementes de gergelim, nos livra de todos os pecados passados, sem nenhuma dúvida. Não é preciso querer saber como isto acontece. “A rara alma que realiza corretamente estes atos de caridade no humor devocional certo, seguindo as injunções védicas, se tornará totalmente livre de todas as reações pecaminosas e voltará para Deus, de volta ao mundo espiritual”.

Assim termina a narrativa das glórias Magha-Krishna Ekadashi ou Sat-tila do Bhavishya-utara Purana.

Notas

  1. Embora no mundo espiritual, ira e desejo material estejam totalmente ausentes, Sri Krishna providenciou para que a senhora demonstrasse estas qualidades para as glórias de Sat-tila Ekadashi fossem reveladas.
  1. Para um Vaishnava, caridade significa dar consciência de Krishna, especialmente o cantar do Hare Krishna Mantra. Como disse Sri Caitanya Mahaprabhu: eka bar to mulhe hari bol l bhai.ei matra bhiksha cai.  “Ó irmão, por favor, cante Hare Krishna apenas uma vez. Esta é a única doação que peço”.  Se um devoto chefe-de-família pode arcar com a despesa, deverá dar algumas sementes de gergelim, roupas ou alimentos como caridade a uma pessoa digna, mas isso não é obrigatório.



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domingo, 31 de janeiro de 2021

Médico que há 10 anos denuncia problemas na saúde, revela o “protocolo da morte” em Manaus (veja o vídeo)




O programa Contraponto da TV JCO, recebeu na sexta-feira (29) o médico Mario Vianna, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas. Ele fez denúncias graves que ajudam a entender porque a saúde está em crise na região. Vianna contou que denuncia os problemas há dez anos.

“A saúde na região Norte, e no Amazonas não é diferente, sempre foi esquecida. E nos últimos anos, pelo menos nos dez últimos anos que estou à frente do sindicato, a gente vem denunciando isso sistematicamente. Em 2019 a gente vivia uma situação bem complicada, 100% do serviço de emergência e urgência de Manaus são de empresas de saúde terceirizadas.
Naquela ocasião, tínhamos de 5 a 8 meses de atraso salarial dessas empresas, uma situação de falta de insumos, equipamentos danificados. Pedimos uma audiência ao Mandetta - segundo o ex-ministro, o governador do Amazonas chegou a pedir que eles não nos recebesse, mas Mandetta nos recebeu. Apresentei a situação do Amazonas, ele ficou muito impressionado e pedimos que fosse feita uma intervenção federal, tal a situação calamitosa já naquela época.
O então ministro Mandetta disse que a intervenção era muito complicada, do ponto de vista político, e prometeu que iria mandar uma comitiva. Essa comitiva nunca chegou, chegou no início desse ano, com a pandemia já em andamento”, explicou o médico.
Protocolo da morte?

Pelas denúncias que tem feito, o médico está sendo processado e revelou que está com medo.

“Vi uma reportagem no Fantástico, na qual uma médica do SAMU era entrevistada contando o drama que era entregar pacientes nos prontos atendimentos. O jornalista perguntou o que ela fazia quando não conseguia entregar os pacientes.
Ela disse que eles estavam orientados a iniciar um protocolo, com morfina, para analgesia do paciente, reduziam o oxigênio e esperavam o falecimento do paciente. Eu particularmente fiquei horrorizado com isso e resolvi gravar um vídeo, eu entendi isso como eutanásia. Tive um encontro com uma liderança dos condutores de ambulância e ele disse que dezenas de mortes têm ocorrido dentro das ambulâncias.
Pedi que o Conselho de Medicina apurasse os fatos, por conta disso, estou sendo processado pela Procuradoria Geral do Estado, e sendo ameaçado de todas as formas”, ressaltou.

Fonte: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/26581/medico-revela-que-faz-10-anos-que-denuncia-o-protocolo-da-morte-em-manaus-veja-o-video

https://youtu.be/yqEeelClYMI

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quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Ideologia de Gênero: falsa, errada e danosa

 1 de janeiro de 2019 08:41Rodrigo Serra Palmeira

O intelecto humano é uma ferramenta poderosa, um grupo de animais mal adaptados consegue modificar o meio em causa própria e de forma fantástica garantir sua hegemonia, porém como todo instrumento, os efeitos dependem do seu uso e posso afirmar que a “ideologia de gênero” é um exemplo de raciocínio inadequado e danoso.

O motor inicial provém do entendimento que a situação social determina as características dos humanos, ou seja, o indivíduo feminino apenas atua como mulher por pressão da sociedade, acontecendo o mesmo com o masculino, o fato de existirem mulheres e homens anteriormente a uma sociedade capaz de promover essa influência não foi levado em consideração. As pessoas foram aceitando que a totalidade do comportamento é adquirido, culminando na ideia que independe das características físicas inatas ao sexo ao qual pertencemos.

Anos de observações dos recordes olímpicos demonstrando um abismo intransponível entre os polos. Ilustro da seguinte forma: um homem de 56 kg eleva na modalidade arremesso 171 kg, ao passo que uma atleta treinada de 75 kg eleva 164 kg, deve-se levar em consideração que as faixas de peso são diferentes, sendo o exemplo dado de um homem na classe inicial contra uma mulher na penúltima classe, nas faixas mais pesadas 105 Kg para homens e mais de 75 kg para mulheres a diferença é de 263 kg a 193 kg,  nas modalidades de salto e corrida a diferença permanece impressionante.

Nas salas de estudo de anatomia humana, uma das primeiras informações passadas aos estudantes de medicina diz respeito às diferenças de consistência entre os corpos, os homens tem maior densidade óssea e maior quantidade de músculos, ao passo que as mulheres apresentam ossos mais frágeis e maior proporção de gordura, mais importante ainda: no momento em que a quantidade  de tecido adiposo reduz nas mulheres, o próprio sistema endócrino passa a funcionar de forma deficiente, elas deixam de menstruar e tendem a sofrer de osteoporose precocemente, com maior risco de fraturas.

A diferenciação inicial ocorre no momento da fecundação, ali existem dois pares de cromossomos que nas mulheres são “XX” e nos homens “XY”, esse é o sexo genético. Ali no cromossomo “Y” existe uma seqüência chamada de SRY, esta determina o desenvolvimento sadio dos tecidos sexuais, nos machos, as células testiculares de Sertoli produzem o hormônio antimulleriano, após haverá a diferenciação das células de Leyding, produtoras de testosterona.  Superficialmente podemos afirmar que o modelo humano é do sexo feminino, se não houver o estímulo, a tendência é que o ducto embrionário de Muller se desenvolva em útero, trompas, cervix e terço superior da vagina, nos homens aquele ducto é degenerado por ação do hormônio antimulleriano em detrimento do Ducto de Wolff  que se desenvolve em  epidídimo, vesículas seminais  e ducto ejaculatório. O pênis e o terço inferior da vagina são formados a partir de outra estrutura embriológica, o seio urogenital, que tem seu desenvolvimento regrado pela testosterona.

Após todas essas fases aquele corpo assumirá as características femininas e masculinas secundárias ao estímulo do hormônio correspondente (sexo endócrino) e isso tudo já estará definido no quadragésimo dia pós coito, os receptores de testosterona estão locados em diferentes lugares e tem afinidades distintas e efeitos diferentes em cada sexo.  As características sexuais não dependem apenas da quantidade de testosterona produzida, os tecidos respondem de forma peculiar ao estímulo endócrino, respeitando seu sexo cromossômico. Resumindo: após o sexo cromossômico ser definido, há a definição do sexo gonadal e acontece uma sincronia dos dois, disto resultará o sexo endócrino, seguindo o desenvolvimento normal teremos a formação de um bebê que pertencerá após o nascimento a um sexo social.

E como posso afirmar que é necessária a conformidade cromossomial com a endócrina para que o indivíduo seja saudável?  Como em muitos casos na medicina, compreendemos um processo fisiológico a partir de patologias. Existem falhas raras que o indivíduo a despeito de sua combinação cromossômica apresentará um aparato físico diferente, cito três tipos: “Síndrome da Insensibilidade de Androgênios” onde há produção de androgênios, porém eles não são capazes de produzir seus efeitos levando a uma impossibilidade de resposta dos tecidos que desenvolverão as características secundárias, estas pessoas XY  aparentam ser mulheres, o fenótipo se evidencia em diferentes níveis sendo que algumas vezes tem micropênis e em outras vaginas completas; existe também a “Síndrome do Homem XX” onde o SRY foi translocado para um cromossomo X, produzem testosterona e apresentam muitas de suas características secundárias masculinas, no entanto acontecem alterações de desenvolvimento (ginecomastia, baixa estatura entre outras); há ainda a “Síndrome da Mulher XY”, neste caso o SRY está ausente ou defeituoso,  estas pessoas tem genitais completamente femininos, com formação de útero, vagina e trompas, porém não apresentam ovários, consequentemente não produzem estrogênio e progesterona e suas características secundárias só se desenvolverão com indução hormonal artificial.

Estes casos são exemplos de formação defeituosa pois apresentam defeitos de desenvolvimento e são inférteis.  Isto demonstra que o estímulo hormonal só se torna eficaz quando aplicado em células cromossomicamente compatíveis e nestes casos, tendo em vista que o seguimento normal das definições sexuais foi alterada é admissível que o médico induza as características para locá-los num sexo social mais condizente com seu instrumental anatômico, em boa parte dos casos as gônadas devem ser extirpadas por elevado risco de câncer e em alguns poucos indivíduos (aquelas em que a genitália é ambígua) pode ser necessária a cirurgia de redesignação.

A importância de decidir qual sexo social o indivíduo em condição ambígua pertencerá se tornou muito clara com uma tragédia, o menino Deivid Reimer era saudável e num evento cirúrgico teve seu pênis carbonizado aos 8 meses de idade, consultado pelo sexólogo John Money o mesmo aplicou neste paciente a teoria de “neutralidade do sexo” e foi optado por tratar a criança como menina, os testículos foram retirados aos 22 meses e a puberdade foi induzida com estrogênios, como resultado, depressão severa e suicídio aos 38 anos. Os pesquisadores Reiner &  Gearhart acompanharam 16 crianças que apresentavam sexo cromossômico masculino com uma alteração chamada de extrofia da cloaca com micropênis, na época os médicos decidiram que seriam inadequado manter a identidade masculina e destes, 14 foram redesignados ao sexo oposto, todos eles relataram dificuldades extremas em socializar, depressão e inadequação.

Estas condutas facilmente questionáveis só foram levadas em consideração, pois alguns estudiosos entenderam que a despeito de todos os fatos os cérebros eram neutros, todas as diferenças entre as condutas dos sexos seriam causadas pelo meio no qual a pessoa cresce, para eles o cérebro seria um órgão imune ao seu cariótipo e aos estímulos endócrinos e de diferenciação sexual que passam todos os tecidos no período de formação e desenvolvimento.

Para ilustrar pesquisas acadêmicas que confrontam a ideia de neutralidade, citarei o Dr. Baron-Cohen, estudou o comportamento de recém nascidos da seguinte maneira: escolheu bebês com um dia de vida e mostrou imagens de rostos e objetos mecânicos, cronometrou o tempo que cada criança observava cada foto, os resultados foram claros, os do sexo masculino observavam por mais tempos objetos mecânicos e as meninas os rostos, fez mais ainda, mediu a testosterona produzida no ambiente intra-uterino e acompanhou os recém-nascidos, assim conseguiu  demonstrar que quando mais testosterona aquelas crianças produziram, mais lentas foram no quesito comunicação e tinham menos tempo de contato visual, ou seja, maiores níveis de testosterona foram proporcionais a menor desenvolvimento de linguagem e desenvolvimento social. Outro estudioso, Dr. Diseth, deixa brinquedos masculinos, femininos e neutros a disposição dos infantes e estuda as preferências, relata que entre meninos e meninas saudáveis a identificação é muito precoce e estuda a possibilidade deste teste ajudar aqueles pacientes em condição de intersexualidade.

Todas as publicações médicas de genitália ambígua abordam a cautela em escolher um sexo para criança. A abordagem é mais sensível devido aos grandes fracassos nesta área, logo, se existe este problema e é fato que o problema é complexo, torna-se mandatório concluir que a teoria de que os cérebros são sexualmente neutros é absurda.

Existe ainda os casos raros em que o indivíduo com desenvolvimento aparentemente normal apresenta dificuldade em aceitar sua condição sexual, é uma patologia geralmente resolvida por psicoterapia, mas que em alguns casos exige intervenções farmacológicas e até cirúrgicas de redefinição sexual (usadas em apenas um décimo dos pacientes). Estas realidades levaram a Associação Americana de Pediatria a considerar a “ideologia de gênero” abuso infantil, na prática seria impor uma condição anormal como desenvolvimento adequado.

É importante que fique claro que em momento algum me refiro ao objeto de desejo sexual, isto não tem relevância alguma nesta argumentação, as ações (entre elas a de desejar) são forçosamente precedidas pela definição do agente, logo, tentar definir uma escala de sexualidade humana e ao mesmo tempo anular a existência de seus extremos é impossível.

Provada a diferença entre os sexos na fecundação (são materialmente diferentes), na formação embriológica, no desenvolvimento e no resultado final (anatômico, psicológico e social), provado também o fato que o indivíduo exposto quimicamente a condições diversas do exigido por seu cariótipo desenvolverá dificuldades de desenvolvimento, a literatura médica demonstra também que essa incoerência iniciada quando todo o desenvolvimento já fora completado é ainda mais danosa. Ao submeter um organismo a intervenções terapêuticas com estímulos pertencentes ao sexo oposto, o médico necessariamente induz o aumento da suscetibilidade a neoplasias, distúrbios de coagulação, distúrbios psiquiátricos, deficiências imunológicas, hipertensão, dislipidemia e outros agravos.

Termino afirmando que todas as evidências demonstram claramente que a “ideologia de gênero” não é apenas errada do ponto de vista médico, não é apenas absurda ao ser analisada empiricamente, como não se sustenta como teoria possível, pois exige tipificar sexualmente o indivíduo e ao mesmo tempo, afirma que esta mesma tipificação é inexistente e sabemos que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

Fonte: https://tercalivre.com.br/ideologia-de-genero-falsa-errada-e-danosa/

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