sábado, 3 de abril de 2021

Você já ouviu falar na expressão VERDADE NUA E CRUA.


No final do século XIX, no ano de 1896 foi contada uma parábola judaica referente à VERDADE e MENTIRA. Desde então a expressão a VERDADE NUA E CRUA nasceu de acordo com esta parábola. Leia a história de hoje e entenda a famosa expressão que todos nós falamos: “VERDADE NUA E CRUA”, entretanto, provavelmente você não sabe a sua origem.

HISTÓRIA

Em um belo dia a VERDADE e a MENTIRA se encontraram, assim disse a MENTIRA  para a VERDADE:

— Hoje está um dia lindo e maravilhoso. Não está?

VERDADE deu um suspiro e olhou para o céu e teve de concordar, pois o dia estava realmente maravilhoso. Com isto, começaram a passear e caminhar juntas por um bom tempo até que elas chegaram perto de um belo poço de água.

MENTIRA experimentou a água e disse para a VERDADE:

— A água está ótima, que tal tomarmos um banho.

VERDADE ficou um pouco desconfiada, mas resolveu testar a água e descobriu que realmente a água estava muita, mas muita convidativa, desta forma, elas se despiram e começaram a tomar um belo banho. De repente, sorrateiramente a MENTIRA saiu da água, vestiu as roupas da VERDADE e saiu correndo.



VERDADE quando percebeu, saiu do poço furiosa e correu tentando encontrar a MENTIRA para pegar as suas roupas de volta. E assim saiu nua correndo pelas ruas e a VERDADE ia abrindo caminho entre as pessoas que desviavam com olhares de desprezo, raiva e com vergonha.

A pobre VERDADE depois de muito correr e procurar em vão as suas roupas voltou para o poço, nua e recusou-se a vestir-se com a roupa da MENTIRA, sendo assim, por não envergonhar-se a VERDADE saiu nua a caminhar pelas ruas e vilas e, é por isto que, desde então, aos olhos de muita gente é muito mais fácil aceitar a MENTIRA vestida com as roupas da VERDADE, do que aceitar, simplesmente, a VERDADE que está totalmente NUA E CRUA.

MORAL DA HISTÓRIA

É mais fácil aceitar a MENTIRA com as roupas da VERDADE, do que aceitar a VERDADE NUA E CRUA.

REFLEXÃO DA HISTÓRIA

No mundo virtual de MENTIRAS e VERDADES sempre existirão amigos que vão te amar pelo que você é e outros que vão te odiar pelo mesmo motivo.

Assim, aprenda a lidar com as MENTIRAS e as VERDADES, pois:

  • Quem gosta de você evita ver os defeitos;

  • Quem não gosta de você não consegue ver as suas qualidades;

  • Quem é amigo de VERDADE vê defeitos & qualidades.



Em tempos de pandemia devemos verificar o que é VERDADE ou MENTIRA, com isto, observar as hipóteses; analisar os fatos e certificar as evidências verdadeiras, pois contra fatos e dados não se tem argumentos, assim jamais existirá alguma MENTIRA vestida com as roupas da VERDADE.

FONTE DA HISTÓRIA

Parábolas Judaicas


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quarta-feira, 31 de março de 2021

Sobre a questão do aborto Postado por Prabhupadanuga






Sobre a questão do aborto
Postado por Prabhupadanuga em 05 de março de 2020

“A Suprema Personalidade de Deus não permite que ninguém vá contra as estritas leis da natureza material; conseqüentemente, a vida sexual ilícita é punida vida após vida. Relacionamentos ilícitos causam gravidezes indesejadas e levam ao aborto. As pessoas envolvidas nesses pecados ficam enredadas em suas consequências, a ponto de na próxima vida o mesmo castigo ser aplicado a elas. Assim, eles são forçados a entrar no ventre da mãe e serem mortos da mesma maneira. " Significado do Srimad Bhagavatam 5.14.9.



“Porque ele cometeu aquele aborto, aquela atividade pecaminosa. Agora, o homem que causa o aborto dela, que também está sendo punido, "nunca verá a luz deste mundo. Ele simplesmente terá que viver de um útero a outro, de um útero a outro ... continuamente." Portanto, o castigo da natureza é assim. Mas essas pessoas tolas não sabem. ”B.gita class 2-12 London 1973

"... mas esses patifes, essa classe ateísta, eles dizem, kim anyat kāma-haitukam:" Apenas desejos lascivos, essa é a única razão. Essa é a única causa. " A classe ateísta pensa assim, que "Este nascimento está ocorrendo devido aos nossos desejos lascivos, mas não queremos assumir a responsabilidade. Então mate-o. O que é isso?" Portanto, eles estão tornando esse aborto, matando a criança, legal. O kāma ... "Tínhamos alguns desejos lascivos e os conseguimos, mas não os queremos. Mate-os." Isso é tudo. Isso está acontecendo Isso é ateísmo ... ”Bhagavad Gita classe 16.8 Tóquio 01-28 1975

“Mas aqui, na civilização avançada, a mãe está matando a criança, o aborto. Você vê? Ainda assim, é chamado de teaser. O dever da mãe é cuidar do filho com carinho materno. . . E agora o problema é que a mãe não quer filhos. Você vê? E para evitar as crianças, eles as estão matando. Eles estão matando regularmente. Então, qual é a utilidade desta civilização? Por estar se envolvendo em atividades pecaminosas, você terá que ser punido. Você não pode escapar da punição de Deus, embora possa escapar da punição do estado. Não .. "SB classe 1.16.23 Havaí, 19 de janeiro de 1974"

As pessoas acreditam que podem se libertar do sofrimento por meio do aborto, matando a criança no útero. Dessa forma, eles cometem pecado após pecado e se tornam cada vez mais emaranhados. Como consequência, a entidade viva abortada terá que entrar no útero de outra mãe para passar pelo nascimento pretendido. Mas quando ela entra no corpo de outra mãe, ela pode ser morta novamente, e pode não ter permissão para ver a luz do sol por muitos anos. Em Kali-yuga, as pessoas estão se tornando tão pecadoras que não há possibilidade de resgate, exceto para aquele que se torna consciente de Krishna. Toda a civilização humana está caindo no fogo da ilusão de maya. As pessoas voam para o fogo como as mariposas. " Os Ensinamentos do Senhor Kapila 17.41

“Então, aqueles que são muito pecadores, aqueles que estão causando esses abortos, terão esse tipo de vida. Eles nunca verão a luz. Eles entrarão em um útero e serão mortos; outro útero assassinado; outro útero assassinado; outro útero morto. Isso é tão pecaminoso, esse aborto. E a civilização moderna e a ordem sacerdotal estão pensando: "a mãe escolhe ... do contrário, não há objeção, o aborto". Este mundo de patifes está assim ... Vê? Existem muitas leis sutis da natureza. ”SB 2-3-9 class Los Angeles 1972

Svarūpa Dāmodara: A ciência médica avançou tanto que agora as pessoas estão ...
Prabhupāda: A ciência médica deu a oportunidade de cometer atividades pecaminosas. Isso é tudo. E o médico e o homem que está cometendo tais atividades pecaminosas sofrerão. Essa é a vantagem de sua chamada ciência médica. Eles não sabem. Eles aprovaram esse aborto, a ciência médica. Isso significa que eles deram a oportunidade de cometer atividades pecaminosas. Isso é tudo. Portanto, há tantos canalhas em todo o mundo, e nós, nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa, queremos parar com todo esse absurdo e salvar a humanidade de descer ao reino animal.
Também Srila Prabhupada endereça uma carta ao Papa Paulo VI e menciona o problema.

Assim como esse aborto. Agora eles aprovaram uma lei que permite matar. Portanto, agora o massacre está acontecendo, em massa, pelas mães de seus próprios filhos. Essa é a condição da sociedade humana ... Praticamente não há mais vida familiar, e a união do homem e da mulher está sendo degradada ao padrão da sexualidade. Sei de fontes confiáveis ​​que as pessoas estão tentando obter a aprovação de Sua Santidade para o método anticoncepcional, o que certamente é contra qualquer religião no mundo. Na religião hindu, tal método anticoncepcional ou aborto é considerado equivalente ao assassinato. " Carta de Srila Prabhupada ao Papa Paulo VI Montreal 08/03 / 196.-

SB 6.16.14


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terça-feira, 30 de março de 2021

Wittgenstein: “Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”

Wittgenstein: “Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”



Ele só escreveu um livro. Mas foi o suficiente para impactar todas as ciências
Por Da Redação
9 out 2019, 16h12 - Publicado em 29 out 2015, 13h19

Herdeiro de um dos homens mais ricos da Europa, Ludwig Wittgenstein nasceu em Viena e viajou a Cambridge para concluir sua graduação em Engenharia. Mas se encantou pela lógica e resolveu ir a Manchester para estudar com Bertrand Russell. Seu único livro,Tratado Lógico-Filosófico, de 1921, se tornou um dos principais textos da história da filosofia e impactou todas as ciências ao impulsionar o movimento conhecido como positivismo lógico.

O austríaco escreveu o livro enquanto era soldado, durante a 1ª Guerra. Nas 70 páginas de sua obra, empenha-se em definir os limites da linguagem e, consequentemente, de todo o pensamento. Ao concluí-lo, julgou ter resolvido todos os problemas da filosofia.

Por considerar que não tinha nada mais a aportar à disciplina, resolveu se dedicar a outras atividades. Passados alguns anos, porém, começou a rever seu próprio pensamento, tornando-se um de seus principais críticos. Foi então que voltou a Cambridge, onde lecionou de 1929 a 1939.

Fonte: https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/ideias/os-limites-da-minha-linguagem-sao-os-limites-do-meu-mundo-wittgenstein/amp/

segunda-feira, 29 de março de 2021

Conceitos e Características da Aprendizagem.

Conceitos e Características da Aprendizagem


Conceitos e Características da Aprendizagem
aprendizagem está vinculada à história do homem, à sua construção e evolução enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações. 

Desde sempre se ensinou e aprendeu, de forma mais ou menos elaborada e organizada, já antes do início deste século existiam explicações para a aprendizagem, mas o seu estudo está intimamente ligado ao desenvolvimento da psicologia enquanto ciência. Contudo, este estudo não se processou de forma uniforme e concordante. 

A aprendizagem tem sido considerada um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria conexionista da aprendizagem, ou o ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente, conforme a teoria funcionalista. 

Hilgard (apud CAMPOS, 1987) define a aprendizagem como um processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo, por exemplo, fadiga ou drogas. 

Coelho e José (1999) definem aprendizagem como o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maduro, que se expressa, diante de uma situação- problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência. 

A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades e potencialidades do homem, tanto físicas quanto mentais e afetivas. Isto significa que a aprendizagem não pode ser considerada somente um processo de memorização, tampouco que emprega apenas o conjunto das funções mentais ou unicamente os elementos físicos ou emocionais, pois todos estes aspectos são necessários. 

Para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida, ou seja, o sujeito precisa ser capaz de reconhecer as situações em que aplicará o novo conhecimento ou habilidade. 

Podem-se citar seis características básicas da aprendizagem, segundo Campos (1987):
1. Processo dinâmico: nesse processo a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz, envolvendo a participação total e global do indivíduo. Ou seja, na 

escola, o aluno aprende pela participação em atividades, tais como leitura de textos, ouvindo as explicações do professor, pesquisando e interagindo. Assim, a aprendizagem escolar depende não só do conteúdo dos livros, nem só do que o professor ensina, mas muito mais da reação dos alunos. 

2. Processo contínuo: a aprendizagem está sempre presente, desde o início da vida. Por exemplo, ao sugar o seio materno, a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem: terá que coordenar movimentos de sucção, deglutição e respiração. É um processo de aprendizagem desde a idade escolar, na adolescência, na idade adulta e até em idade mais avançada, na terceira idade. 

3. Processo global ou compósito: o comportamento humano é considerado como global ou compósito, pois inclui sempre aspectos motores, emocionais e ideativos ou mentais. Portanto, a aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do indivíduo, para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender, a fim de que seja restabelecido o equilíbrio vital, rompido pelo aparecimento de uma situação problemática. 

4. Processo pessoal: a aprendizagem é considerada intransferível de um indivíduo para outro: ninguém pode aprender por outrem. Portanto, a maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de indivíduo para indivíduo, face ao caráter pessoal da aprendizagem. 

5. Processo gradativo: cada aprendizagem se realiza através de operações crescentemente complexas, ou seja, em cada nova situação, envolve maior número de elementos. Então, cada nova aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior. 

6. Processo cumulativo: ao analisar o ato de aprender, verifica-se que, além da maturação, a aprendizagem resulta de atividade anterior, ou seja, da experiência individual, onde ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. 

Desta maneira, a aprendizagem constitui um processo cumulativo, em que a experiência atual aproveita-se das experiências anteriores. E a acumulação das experiências leva à organização de novos padrões de comportamento, que são incorporados pelo sujeito. 

Assim, a função fundamental da aprendizagem humana é interiorizar ou incorporar a cultura, para assim fazer parte dela. Fazemo-nos pessoas à medida que personalizamos a cultura. Graças à aprendizagem, incorporamos a cultura que, por sua vez, traz incorporadas novas formas de aprendizagem. 

Cada sociedade, cada cultura gera suas próprias formas de aprendizagem, seus meios de aprendizagem. Desse modo, a aprendizagem da cultura acaba por levar a uma determinada cultura de aprendizagem. E as atividades de aprendizagem devem ser entendidas no contexto das demandas sociais que as geram. Além do fato de em diferentes culturas se aprenderem coisas diferentes, as formas ou processos de aprendizagem culturalmente relevantes também variam. 

A relação entre o aprendiz e os materiais de aprendizagem está mediada por certas funções ou processos de aprendizagem que se derivam da organização social dessas atividades e das metas impostas pelos instrutores ou professores. 

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), pode-se afirmar que o aluno precisa elaborar hipóteses e experimentá-las para que se alcance uma aprendizagem significativa. 

Fatores e processos afetivos, motivacionais e relacionais são importantes neste momento. Os conhecimentos gerados na história pessoal e educativa têm um papel determinante na expectativa que o aluno tem, da escola e de si mesmo, nas suas motivações e interesses, em seu autoconceito e em sua auto-estima. Com isso torna-se fundamental que a intervenção do educador propicie um desenvolvimento em direção a uma aprendizagem significativa, pois se esta for uma experiência de sucesso, o aluno constrói uma representação de si mesmo como alguém capaz. 

Finalmente, queremos destacar as características do conceito de aprendizagem. Mediante os processos de aprendizagem, incorporamos novos conhecimentos, valores e habilidades que são próprias da cultura e da sociedade em que vivemos. 

As aprendizagens que incorporamos fazem-nos mudar de condutas, de maneiras de agir, de maneiras de responder. São produto da educação que outros indivíduos, da nossa sociedade, planejaram e organizaram,ou melhor, do contato menos planificado, não tão direto com as pessoas com quem nos relacionamos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais e ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. 











CAMPOS, D. M. de S
Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987. COELHO, M. T; JOSÉ, E. A. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. 








WRUCK, Dianne Françoise. Desenvolvimento e aprendizagem na escola/Dianne Françoise Wruck, Fernanda Germani de Oliveira. - Blumenau: Edifurb: Gaspar: ASSEVALI. Educacional, 2008.


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sexta-feira, 26 de março de 2021

Qual a melhor Universidade nos cursos de Pedagogia? Não sei. Tire prove...

Votação do segundo pedido de impeachment contra o Governador Carlos Moisés

Sankirtana - O que o torna tão eficaz Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa) tradução google tadutor.

Sankirtana - O que o torna tão eficaz

Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa)

 




Quando falamos sobre sankirtana, estamos, é claro, falando sobre o canto congregacional dos santos nomes do Senhor, especificamente no maha-mantra Hare Krishna. Para muitas pessoas, esta é a primeira maneira pela qual entram em contato com o canto do mantra Hare Krishna e com o movimento de sankirtana do Senhor Chaitanya, ouvindo os devotos cantando os santos nomes. Mas o que há neste processo que o torna tão eficaz e tão importante na maneira como as pessoas são expostas a ele pela primeira vez?

Para responder a isso, encontramos evidências específicas nas obras de Jiva Goswami, que explica isso da maneira mais perspicaz.

A IMPORTÂNCIA DE SANKIRTANA EM KALI-YUGA

Em primeiro lugar, encontramos informações sobre a importância do sankirtana para esta era de Kali-yuga. Em seu Sri Krishna- sandarbha, Anuccheda 82, Jiva Goswami explica: "O Senhor Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, e Seus santos nomes, qualidades e passatempos são sublimes e inigualáveis. Que nenhum outro santo nome do Senhor é igual ao O nome de Krishna é confirmado no seguinte verso do Sri Krsnastottara-shata-nama-stotra , encontrado no Brahmanda Purana : 'Cantando o santo nome do Senhor Krishna apenas uma vez, consegue-se o mesmo efeito purificador obtido cantando outros nomes de o Senhor Supremo três mil vezes. '"

Então, continuando em seu Sri Bhakti-sandarbha , encontramos informações adicionais importantes que esclarecem as coisas ainda mais. Começando na Anuccheda 270, ele explica como e por que kirtana é o processo recomendado para Kali-yuga:

"Esta devoção ao Senhor na forma de kirtana é ilimitadamente misericordiosa para os devotos que são humildes e desprovidos do orgulho associado à riqueza, nascimento prestigioso, qualificações admiráveis ​​e realizações louváveis. Isso é compreendido a partir dos Vedas e dos Puranas . o Brahma-vaivarta Purana :

“'Portanto, em Kali-yuga, atividades como penitência, ioga, estudo dos Vedas e sacrifícios não podem ser realizados apropriadamente, mesmo por aqueles que são altamente competentes.'

"Portanto, sankirtana, aparecendo entre o povo de Kali-yuga, que são naturalmente mansos, confere facilmente a eles todos os resultados derivados das práticas proeminentes em outros yugas e, portanto, os torna perfeitos. Por esta razão, o Senhor está especialmente satisfeito em Kali -yuga apenas por sankirtana, conforme declarado no Caturmasya-mahatmya do Skanda Purana : 'Neste mundo, cantar sobre o Senhor Hari é a melhor penitência. Em Kali-yuga especialmente, deve-se realizar kirtana para o prazer do Senhor Vishnu.'




"O mesmo ponto é feito pelo sábio Sukadeva: 'O que é alcançado em Satya-yuga meditando no Senhor Vishnu, e em Treta-yuga propiciando-O com sacrifícios elaborados, e em Dvapara-yuga por adoração à divindade, é alcançado em Kali-yuga cantando sobre o Senhor Hari '( Bhagavatam 12.3.52)

"Além disso, 'tudo o que alguém alcança em Satya-yuga pela meditação, em Treta-yuga pela realização de sacrifícios [rituais], e em Dvapara-yuga pela adoração da divindade, é alcançado em Kali-yuga cantando sobre o Senhor Keshava. '"( Vishnu Purana 6.2.17)

Além disso, o Srimad-Bhagavatam (11.5.36-37) diz: "Aqueles que são realmente avançados no conhecimento são capazes de apreciar o valor essencial desta era de Kali. Essas pessoas iluminadas adoram Kali-yuga porque nesta era decaída, todos perfeição de vida pode ser facilmente alcançada pela realização de sankirtana. Na verdade, não há maior ganho possível para as almas encarnadas forçadas a vagar pelo mundo material do que o movimento de sankirtana do Senhor Supremo, pelo qual alguém pode alcançar a paz suprema e se libertar de o ciclo de repetidos nascimentos e mortes. "

Portanto, de muitas maneiras, o Senhor é tão misericordioso que, visto que esta é a pior era, o Senhor nos deu a maneira mais fácil de sermos libertos desta situação de ciclos repetidos de nascimento e morte. Em qualquer outro método de desenvolvimento espiritual possível, na Kali-yuga uma pessoa pode obter tudo o que for necessário pelo processo de sankirtana. Não pode ser muito mais fácil do que isso.

Jiva Goswami continua a elaborar o versículo acima, "... paz suprema significa que alguém atinge o pináculo da fixidez no Senhor, que é inatingível mesmo por meditação e outros métodos, e como resultado concomitante, a escravidão material também é destruída Assim, mesmo as pessoas de Satya-yuga, que foram estabelecidas na meditação, não puderam atingir tal fixidez no Senhor.

“No Skanda Purana é dito: 'Em Kali-yuga, grandes devotos sempre realizam kirtana.' Em outras yugas , o Senhor, que concede graça especial apenas aos mansos, não revelou o processo, ou a glória, de kirtana, que é a causa de tal fixidez Nele. De acordo com a declaração acima do Skanda Purana , o A razão pela qual o Senhor não promulgou o kirtana em outras yugas é porque as pessoas daquela época tinham a capacidade de seguir os processos recomendados para suas respectivas idades. Consequentemente, as pessoas dessas idades, que eram adequadas para meditação e outras práticas, não o fariam consideraram o mero movimento da língua e dos lábios uma prática espiritual e, portanto, não teriam fé no kirtana. "

Este é o benefício da Kali-yuga. Os processos que levam anos para se desenvolver em outras eras podem ser rapidamente realizados em uma curta vida em Kali-yuga. Por esta razão, conforme relatado no Bhagavatam (11.5.38), "Os habitantes de Satya-yuga e de outras idades desejam ansiosamente nascer nesta era de Kali, uma vez que nesta era haverá muitos devotos do Senhor Supremo. " Isso também indica que haverá o processo de sankirtana que será popular entre aqueles devotos, o que é tudo o que torna a era de Kali-yuga atraente.

Portanto, como é dito no Skanda Purana , no Vaisakha-mahatmya do Padma Purana e no Vishnu-dharma , "Em todos os momentos e em todos os lugares, deve-se cantar os nomes do Senhor, o portador do disco." E no Skanda Purana novamente, "o canto dos santos nomes não depende de nenhum lugar, tempo, condição ou pureza do coração em particular. Em vez disso, é totalmente independente e concede o resultado desejado pelo aspirante." E novamente no Vishnu-dharma , "Para aquele em cujo coração está situado o Senhor Govinda, a era de Kali é Satya-yuga, e para aquele em cujo coração o Senhor Achyuta não está presente, a era de Satya é Kali-yuga."

A SUPERIORIDADE DE KIRTANA

Voltando ao Sri Bhakti- sandarbha de Jiva Goswami , Anuccheda 273, ele explica como o kirtana é o processo superior para todos. "No Vishnu Purana é dito: 'Fixando a mente em Krishna, a pessoa não vai para o inferno. Aqueles que fixaram seus corações e mentes em Krishna consideram até mesmo o prazer do céu como um obstáculo à meditação Nele. Então, mesmo Satya-loka, o planeta de Brahma, parece insignificante. Não é de se admirar que os pecados daqueles que cantam os nomes do Senhor Achyuta sejam destruídos, porque o Senhor imperecível, ficando situado nos corações daqueles que são puros de mente , concede-lhes a liberação. ' ( Vishnu Purana 6.8.55)

"Este verso do Vishnu Purana mostra pelo princípio kaimutya a superioridade do kirtana sobre a lembrança de Krishna, que continua mesmo no estado de transe.

"Portanto, foi dito anteriormente: 'Ó Rei, o canto constante do santo nome do Senhor segundo os caminhos das grandes autoridades é o caminho indubitável e destemido de sucesso para todos, incluindo aqueles que estão livres de todos os desejos materiais, e também aqueles que desejam todo prazer material, assim como aqueles que se satisfazem com o conhecimento transcendental. ' Bhagavatam 2.1.11)

“E no Vaishnava chintamani , 'A lembrança do Senhor Vishnu, que destrói o pecado, é alcançada por meio de um esforço tremendo. Portanto, cantar é superior à lembrança porque é realizado apenas movendo os lábios.'

“A superioridade do kirtana é mostrada em outro lugar também: 'Ó descendente de Bharata, os nomes do Senhor Hari estão sempre presentes na língua de alguém que adorou o Senhor Vasudeva apropriadamente por centenas de vidas anteriores.'

"A preeminência de kirtana também é compreendida a partir do Namaparadha-bhanjana-stotra , já citado em Anuccheda 265, que afirma que o santo nome entrega a pessoa até mesmo de ofensas ao Senhor Hari.

"Assim, em todas as yugas , cantar o nome do Senhor tem o mesmo poder. No entanto, em Kali-yuga, o Senhor pessoalmente defende o método de kirtana por Sua graça, e por esta razão kirtana foi especificamente elogiado nas escrituras para a época de Kali. Portanto, se alguém realiza qualquer outro tipo de bhakti em Kali-yuga, deve ser acompanhado por kirtana, pois é dito ( Bhagavatam 11.5.32): 'Na era de Kali-yuga, pessoas inteligentes realizam canto congregacional para adorar a encarnação de Deus que constantemente canta os nomes de Krishna. Embora Sua pele não seja negra, Ele é o próprio Krishna. Ele está acompanhado por Seus associados, servos, armas e companheiros confidenciais. "

Na Anuccheda 265, Jiva Goswami explica que "Após a glorificação do Bhagavata Purana , Sri Suka começa a narração. Desde o início, embora haja muitos membros de devoção, ele instrui o rei que cantar os nomes do Senhor é o principal Além disso, ele informa ao rei que cantar os nomes do Senhor também é o objetivo supremo para todos.

"Ó Rei, o canto constante do santo nome do Senhor segundo os caminhos das grandes autoridades é o caminho indubitável e destemido de sucesso para todos, incluindo aqueles que estão livres de todos os desejos materiais, e também aqueles que desejam todo o material gozo, bem como aqueles que estão satisfeitos por força do conhecimento transcendental. " Bhagavatam 2.1.11)

[O grande comentarista do Bhagavatam ] "Sridhara Swami comenta: 'Não há método mais benéfico do que cantar os nomes do Senhor, tanto para os praticantes quanto para aqueles que já alcançaram a perfeição. Sri Suka fala este verso apenas para deixar isso claro. Para aqueles que desejam gozo material, cantar os nomes do Senhor é o meio pelo qual seus desejos podem ser realizados. Para aqueles que buscam a libertação, somente este é o meio de salvação. E para aqueles que buscam o conhecimento do Absoluto, isso também foi determinado como o objetivo. Ao dizer que isso já foi concluído, indica que não há necessidade de mais evidências a esse respeito. '

Em seguida, Narada Muni descreve sua própria experiência após ser instruído pelo Senhor, e pouco antes de deixar seu corpo material para ser transferido para um corpo espiritual: "Assim, comecei a cantar o santo nome e a fama do Senhor por recitação repetida, ignorando todas as formalidades do mundo material. Tal cantar e lembrar dos passatempos transcendentais do Senhor são uma bênção. Assim fazendo, eu viajei por toda a terra, totalmente satisfeito, humilde e nada invejoso. " Bhagavatam 1.6.26)

Este é o poder do processo de cantar e cantar sobre as glórias do Senhor, que é alcançado somente depois de muitas vidas de buscas espirituais, ou pela rara bênção de um devoto puro. No entanto, também é recomendado evitar as dez ofensas ao santo nome se uma pessoa quiser fazer um progresso rápido.

FALAR SOBRE O SENHOR É REALIDADE

Além disso, simplesmente lembrar de Krishna é o epítome da ioga, como diz o Senhor Krishna no Srimad-Bhagavatam (11.13.14). Portanto, qualquer coisa que nos ajude a lembrar de Krishna, seja cantando, cantando ou recitando e lendo sobre Ele, nos coloca em contato com Ele como a Suprema Realidade.

A este respeito, na Anuccheda 269 de Sri Bhakti-sandarbha , Srila Jiva Goswami explica como falar sobre o Senhor é real, citando os versos do Srimad-Bhagavatam (12.12.49-50): "Palavras que não descrevem o transcendental Personalidade de Deus, mas em vez disso lidam com questões temporárias, são simplesmente falsas e inúteis. Somente aquelas palavras que manifestam as qualidades transcendentais do Senhor Supremo são realmente verdadeiras, auspiciosas e piedosas. Essas palavras que descrevem as glórias da tão famosa Personalidade de Deus são atraentes , saboroso e sempre fresco. Na verdade, essas palavras são um festival perpétuo para a mente e secam o oceano da miséria. "

"A palavra asatih aqui significa falso, e asatam , extraída do composto asat-katha , refere-se à fala sobre outras pessoas que não o Senhor e Seus devotos. Esses adjetivos descrevem uma fala que não está relacionada ao Senhor. Por outro lado, essa fala em que a fama do glorioso Senhor é cantada é a única real e dotada das outras virtudes mencionadas nestes dois versos. Isso se refere especificamente a recitações dos passatempos do Senhor. E por que essa fala é verdadeira e auspiciosa? Em resposta a isso, Suta diz que esse discurso faz com que as qualidades do Senhor sejam reveladas no coração de quem fala. Isso significa que tais discussões geram amor ao Senhor. "

COMO SANKIRTANA EFEITO OUTROS

SOBRIANDO AMOR

Agora estamos começando a nos aproximar da visão única que desejo destacar na explicação de Jiva Goswami de como e por que o sankirtana é tão potente. É porque invoca e inspira o amor que todas as almas condicionadas estão continuamente procurando. Não importa o que uma pessoa faça, é feito para expressar ou buscar amor. Mas esse amor fora da conexão com a Pessoa Suprema é apenas um reflexo do amor real que a alma está sempre buscando. E esse amor verdadeiro, que é espiritual, muitas vezes é experimentado pela primeira vez em algum grau por alguém que ouve o som transcendental do canto dos santos nomes do Senhor.

O som dos santos nomes entra nos ouvidos e, em seguida, passa pela mente, que pode interpretá-lo como atraente. Mas a vibração vai mais fundo na inteligência até chegar à alma, que então reverbera o som por causa do amor que é invocado na alma. É esse amor, ou mesmo o reflexo dele, que captura a alma. A alma deseja mergulhar mais profundamente neste sentimento e então se concentra no canto e no canto dos santos nomes. Isso é mais do que simplesmente tocar bateria de mridunga de uma forma tradicional ou atraente, o que pode de fato atrair algumas pessoas. É mais do que cantar as melodias tradicionais. Mas é o amor pelo Senhor Krishna que os líderes do kirtana injetam na vibração dos santos nomes que inspira os ouvintes a quererem se tornar parte do kirtana.Até mesmo Srila Prabhupada uma vez explicou em uma palestra (Bg. 7.1, em LA, 2 de dezembro de 1968) que ao liderar um kirtana, nosso primeiro negócio é agradar a Krishna. Em seguida, damos Krishna à multidão, o que irá agradar aos participantes.

Isso se reflete no fato de que se existe uma linguagem universal, é a música. A música pode capturar estados de espírito, atitudes, anseios e inspirações, mesmo quando a linguagem das palavras não é totalmente compreendida. E quando a linguagem é as vibrações espirituais transcendentais dos santos nomes, qualidades e características do Senhor, uma pessoa pode sentir que está voltando para casa, ou mesmo que chegou ao que tem procurado por muitas vidas, que é o amor divino em conexão com o Senhor Krishna.

É também por isso que é importante que os líderes do kirtana usem uma melodia que seja fácil de seguir, na qual as pessoas possam facilmente se juntar e participar. Essa é a chave - eles se tornam participantes dessa forma de serviço devocional. Para muitos, pode ser o primeiro ato de serviço devocional ao Senhor que já realizaram. E se eles puderem participar, terão o benefício adicional de não meramente ouvir, mas de participar do sankirtana. Caso contrário, se a melodia for complicada ou difícil de seguir, o público pode simplesmente ficar parado ou sentado lá e se tornar meros observadores, e não pode facilmente participar cantando junto. Ouvir também é muito benéfico, mas participar do kirtana é ainda melhor. Além disso, quanto mais pessoas cantam, mais poderoso ele se torna.

É como a explicação da diferença entre o Vishnu Purana e o Bhagavata Purana . O Vishnu Purana freqüentemente contém as mesmas histórias, até mesmo elaborações de detalhes não encontrados no Bhagavatam . Mas é dito que o Vishnu Purana é descrito do ponto de vista de um repórter contando histórias. Mas o Bhagavata Purana é mais doce porque conta as histórias do ponto de vista de um participante, alguém que está ativamente envolvido nos eventos que estão sendo descritos. Então, é muito mais íntimo e carinhoso.

Conforme descrito por Jiva Goswami em Anuccheda 266, "Quando a beleza da forma do Senhor Krishna é glorificada, isso cria uma atração para a fala dos poetas que cantam as glórias da forma do Senhor.

"Portanto, os quatro Kumaras também oraram: 'Ó Senhor, oramos para que o Senhor nos deixe nascer em qualquer condição infernal de vida, contanto que nossos corações e mentes estejam sempre engajados no serviço aos Seus pés de lótus, nossas palavras são tornada bela [falando de Suas atividades] assim como as folhas de tulasi são embelezadas quando oferecidas aos Seus pés de lótus, e enquanto nossos ouvidos estão sempre cheios com o canto de Suas qualidades transcendentais. '"( Bhagavatam 3.15.49)

Desse modo, quanto mais amor há nas descrições das glórias do Senhor, mais ele atrai os ouvintes que podem sentir esse amor. A extensão do sentimento de amor pelo Senhor é expressa no versículo do Bhagavatam (11.2.40), "Ao cantar o santo nome do Senhor Supremo, chega-se ao estágio de amor a Deus. Então o devoto é fixado em seu voto como um servo eterno do Senhor, e ele gradualmente se torna muito apegado a um nome e forma particulares da Suprema Personalidade de Deus. Conforme seu coração se derrete com amor extático, ele ri muito alto ou chora ou grita. Às vezes ele canta e dança como um louco, pois é indiferente à opinião pública. "

Além disso, na Anuccheda 264, Jiva Goswami diz que o efeito de cantar ou cantar os nomes do Senhor também concede uma experiência direta dos atributos do Senhor. Por meio desse processo, ele abre os canais para experiência e realização direta.

SANKIRTANA INVOCA A ATRAÇÃO DO SENHOR PELOS DEVOTOS

O outro aspecto de como o sankirtana invoca o amor é que cantar e cantar sobre o Senhor atrai o próprio Senhor. Como Jiva Goswami continua a explicar em Anuccheda 269: "No Skanda Purana é dito 'Ó rei, o Senhor Hari vai aonde quer que as histórias sobre Ele e Seus devotos sejam cantadas, assim como uma vaca segue seu bezerro por grande afeição.'

“No Vishnu-dharma e no Skanda Purana, o Senhor diz: 'Nunca abandono uma pessoa que sempre narra minhas histórias, alguém que tem a intenção de ouvi-las, ou alguém cuja mente é cativada por Minhas histórias.'

"O verbo anugiyate , que significa 'é cantado repetidamente', no verso acima do Bhagavatam (12.12.50) implica que se alguém tem uma voz melodiosa, ele ou ela deve cantar os passatempos do Senhor. Isso implica que cantar os passatempos do Senhor é superior ao simples ouvir e recitar. O mesmo se aplica a cantar sobre os santos nomes, formas e qualidades do Senhor. "

Na Anuccheda 262, encontramos "O canto do santo nome do Senhor Vishnu é o melhor processo de expiação para um ladrão de ouro ou outros objetos de valor, para um bêbado, para aquele que trai um amigo ou parente, para aquele que mata um brahmana , etc ... Simplesmente cantando o santo nome do Senhor Vishnu, tais pessoas pecaminosas podem atrair a atenção do Senhor Supremo, que, portanto, considera, 'Porque esta pessoa cantou Meu santo nome, Meu dever é protegê-la.' Bhagavatam 6.2.10)

"Sridhara Swami comenta: 'Só esta é a melhor forma de expiação. A razão para isso é que quando uma pessoa canta os nomes de Deus, atrai a atenção do Senhor Vishnu, que pensa:' Esta pessoa pertence a Mim, e como tal, Eu deveria protegê-lo. '

"Portanto, porque o nome do Senhor é parte de Sua natureza constitucional, ele naturalmente O impele a se tornar absorvido no amor por Seus devotos, que cantam Seus nomes. Como tal, ouvir até mesmo uma parte dos nomes do Senhor induz o amor nos grandes devotos de o Senhor."

Na Anuccheda 268, Jiva Goswami usa o versículo do Bhagavatam (2.8.4) para explicar que o Senhor fica tão atraído pelo devoto que Ele entra em seu coração. "Pessoas que ouvem [e recitam as atividades do Senhor como no] Srimad-Bhagavatam regularmente e estão sempre levando o assunto muito a sério, terão a Personalidade de Deus Sri Krishna manifestada em seus corações em pouco tempo."

"A frase adverbial nati-dirghena kalena , qualificando o verbo 'entra', significa que o Senhor entra no coração do devoto sem demora. O verbo vishate , que significa 'Ele entra', significa que o Senhor aparece diretamente no coração do devoto."

Dessa forma, à medida que o devoto se torna qualificado para o Senhor entrar em seu coração, a recitação ou o canto dos santos nomes como em sankirtana se torna ainda mais potente e atraente. É o amor no coração do devoto que torna o sankirtana uma experiência tão bonita para aqueles que o ouvem. Quanto mais amor existe, mais o Senhor se manifesta diretamente em seu interior e mais os ouvintes ficam animados por essa vibração espiritual.

O AMOR POR KRISHNA ENCONTRADO EM SANKIRTANA É O RESULTADO ETERNO DE TODAS AS BUSCAS ESPIRITUAIS

No Sri Bhakti- sandarbha de Jiva Goswami , Anuccheda 267, encontramos o versículo do Bhagavatam (1.5.22) que explica como todas as buscas espirituais atingem seu zênite, levando-nos a nos envolver na leitura, canto e canto dos santos nomes e características do Supremo Sendo: "Os círculos eruditos concluíram positivamente que o propósito infalível do avanço do conhecimento, ou seja, austeridades, estudo dos Vedas , sacrifício, canto de hinos e caridade, culmina nas descrições transcendentais do Senhor, que é definido na poesia escolhida. "

"A palavra srutam significa estudo dos Vedas ; svishtam , sacrifícios; suktam , recitação de mantras; buddham , conhecimento das escrituras; e dattam significa presentes dados em caridade. Quando todos esses atos são oferecidos exclusivamente ao Senhor, eles produzem frutos eternos. E o que é esse fruto eterno? Ser capaz de recitar regularmente as virtudes do Senhor glorioso.

"Mesmo depois de atingir a meta suprema na forma de recitação das qualidades do Senhor por amor, a pessoa experimenta um prazer sempre novo em continuar a descrever essas qualidades. É por esta razão que o adjetivo avichyuta foi usado, o que significa que este o resultado não chega ao fim. Assim, o adjetivo avichyuta , '[fruto] eterno' indica que o amor pelo Senhor é o fruto real da recitação de Suas virtudes. "

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[De www.stephen-knapp.com]



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