sexta-feira, 26 de março de 2021

Sankirtana - O que o torna tão eficaz Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa) tradução google tadutor.

Sankirtana - O que o torna tão eficaz

Stephen Knapp (Sri Nandanandana dasa)

 




Quando falamos sobre sankirtana, estamos, é claro, falando sobre o canto congregacional dos santos nomes do Senhor, especificamente no maha-mantra Hare Krishna. Para muitas pessoas, esta é a primeira maneira pela qual entram em contato com o canto do mantra Hare Krishna e com o movimento de sankirtana do Senhor Chaitanya, ouvindo os devotos cantando os santos nomes. Mas o que há neste processo que o torna tão eficaz e tão importante na maneira como as pessoas são expostas a ele pela primeira vez?

Para responder a isso, encontramos evidências específicas nas obras de Jiva Goswami, que explica isso da maneira mais perspicaz.

A IMPORTÂNCIA DE SANKIRTANA EM KALI-YUGA

Em primeiro lugar, encontramos informações sobre a importância do sankirtana para esta era de Kali-yuga. Em seu Sri Krishna- sandarbha, Anuccheda 82, Jiva Goswami explica: "O Senhor Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, e Seus santos nomes, qualidades e passatempos são sublimes e inigualáveis. Que nenhum outro santo nome do Senhor é igual ao O nome de Krishna é confirmado no seguinte verso do Sri Krsnastottara-shata-nama-stotra , encontrado no Brahmanda Purana : 'Cantando o santo nome do Senhor Krishna apenas uma vez, consegue-se o mesmo efeito purificador obtido cantando outros nomes de o Senhor Supremo três mil vezes. '"

Então, continuando em seu Sri Bhakti-sandarbha , encontramos informações adicionais importantes que esclarecem as coisas ainda mais. Começando na Anuccheda 270, ele explica como e por que kirtana é o processo recomendado para Kali-yuga:

"Esta devoção ao Senhor na forma de kirtana é ilimitadamente misericordiosa para os devotos que são humildes e desprovidos do orgulho associado à riqueza, nascimento prestigioso, qualificações admiráveis ​​e realizações louváveis. Isso é compreendido a partir dos Vedas e dos Puranas . o Brahma-vaivarta Purana :

“'Portanto, em Kali-yuga, atividades como penitência, ioga, estudo dos Vedas e sacrifícios não podem ser realizados apropriadamente, mesmo por aqueles que são altamente competentes.'

"Portanto, sankirtana, aparecendo entre o povo de Kali-yuga, que são naturalmente mansos, confere facilmente a eles todos os resultados derivados das práticas proeminentes em outros yugas e, portanto, os torna perfeitos. Por esta razão, o Senhor está especialmente satisfeito em Kali -yuga apenas por sankirtana, conforme declarado no Caturmasya-mahatmya do Skanda Purana : 'Neste mundo, cantar sobre o Senhor Hari é a melhor penitência. Em Kali-yuga especialmente, deve-se realizar kirtana para o prazer do Senhor Vishnu.'




"O mesmo ponto é feito pelo sábio Sukadeva: 'O que é alcançado em Satya-yuga meditando no Senhor Vishnu, e em Treta-yuga propiciando-O com sacrifícios elaborados, e em Dvapara-yuga por adoração à divindade, é alcançado em Kali-yuga cantando sobre o Senhor Hari '( Bhagavatam 12.3.52)

"Além disso, 'tudo o que alguém alcança em Satya-yuga pela meditação, em Treta-yuga pela realização de sacrifícios [rituais], e em Dvapara-yuga pela adoração da divindade, é alcançado em Kali-yuga cantando sobre o Senhor Keshava. '"( Vishnu Purana 6.2.17)

Além disso, o Srimad-Bhagavatam (11.5.36-37) diz: "Aqueles que são realmente avançados no conhecimento são capazes de apreciar o valor essencial desta era de Kali. Essas pessoas iluminadas adoram Kali-yuga porque nesta era decaída, todos perfeição de vida pode ser facilmente alcançada pela realização de sankirtana. Na verdade, não há maior ganho possível para as almas encarnadas forçadas a vagar pelo mundo material do que o movimento de sankirtana do Senhor Supremo, pelo qual alguém pode alcançar a paz suprema e se libertar de o ciclo de repetidos nascimentos e mortes. "

Portanto, de muitas maneiras, o Senhor é tão misericordioso que, visto que esta é a pior era, o Senhor nos deu a maneira mais fácil de sermos libertos desta situação de ciclos repetidos de nascimento e morte. Em qualquer outro método de desenvolvimento espiritual possível, na Kali-yuga uma pessoa pode obter tudo o que for necessário pelo processo de sankirtana. Não pode ser muito mais fácil do que isso.

Jiva Goswami continua a elaborar o versículo acima, "... paz suprema significa que alguém atinge o pináculo da fixidez no Senhor, que é inatingível mesmo por meditação e outros métodos, e como resultado concomitante, a escravidão material também é destruída Assim, mesmo as pessoas de Satya-yuga, que foram estabelecidas na meditação, não puderam atingir tal fixidez no Senhor.

“No Skanda Purana é dito: 'Em Kali-yuga, grandes devotos sempre realizam kirtana.' Em outras yugas , o Senhor, que concede graça especial apenas aos mansos, não revelou o processo, ou a glória, de kirtana, que é a causa de tal fixidez Nele. De acordo com a declaração acima do Skanda Purana , o A razão pela qual o Senhor não promulgou o kirtana em outras yugas é porque as pessoas daquela época tinham a capacidade de seguir os processos recomendados para suas respectivas idades. Consequentemente, as pessoas dessas idades, que eram adequadas para meditação e outras práticas, não o fariam consideraram o mero movimento da língua e dos lábios uma prática espiritual e, portanto, não teriam fé no kirtana. "

Este é o benefício da Kali-yuga. Os processos que levam anos para se desenvolver em outras eras podem ser rapidamente realizados em uma curta vida em Kali-yuga. Por esta razão, conforme relatado no Bhagavatam (11.5.38), "Os habitantes de Satya-yuga e de outras idades desejam ansiosamente nascer nesta era de Kali, uma vez que nesta era haverá muitos devotos do Senhor Supremo. " Isso também indica que haverá o processo de sankirtana que será popular entre aqueles devotos, o que é tudo o que torna a era de Kali-yuga atraente.

Portanto, como é dito no Skanda Purana , no Vaisakha-mahatmya do Padma Purana e no Vishnu-dharma , "Em todos os momentos e em todos os lugares, deve-se cantar os nomes do Senhor, o portador do disco." E no Skanda Purana novamente, "o canto dos santos nomes não depende de nenhum lugar, tempo, condição ou pureza do coração em particular. Em vez disso, é totalmente independente e concede o resultado desejado pelo aspirante." E novamente no Vishnu-dharma , "Para aquele em cujo coração está situado o Senhor Govinda, a era de Kali é Satya-yuga, e para aquele em cujo coração o Senhor Achyuta não está presente, a era de Satya é Kali-yuga."

A SUPERIORIDADE DE KIRTANA

Voltando ao Sri Bhakti- sandarbha de Jiva Goswami , Anuccheda 273, ele explica como o kirtana é o processo superior para todos. "No Vishnu Purana é dito: 'Fixando a mente em Krishna, a pessoa não vai para o inferno. Aqueles que fixaram seus corações e mentes em Krishna consideram até mesmo o prazer do céu como um obstáculo à meditação Nele. Então, mesmo Satya-loka, o planeta de Brahma, parece insignificante. Não é de se admirar que os pecados daqueles que cantam os nomes do Senhor Achyuta sejam destruídos, porque o Senhor imperecível, ficando situado nos corações daqueles que são puros de mente , concede-lhes a liberação. ' ( Vishnu Purana 6.8.55)

"Este verso do Vishnu Purana mostra pelo princípio kaimutya a superioridade do kirtana sobre a lembrança de Krishna, que continua mesmo no estado de transe.

"Portanto, foi dito anteriormente: 'Ó Rei, o canto constante do santo nome do Senhor segundo os caminhos das grandes autoridades é o caminho indubitável e destemido de sucesso para todos, incluindo aqueles que estão livres de todos os desejos materiais, e também aqueles que desejam todo prazer material, assim como aqueles que se satisfazem com o conhecimento transcendental. ' Bhagavatam 2.1.11)

“E no Vaishnava chintamani , 'A lembrança do Senhor Vishnu, que destrói o pecado, é alcançada por meio de um esforço tremendo. Portanto, cantar é superior à lembrança porque é realizado apenas movendo os lábios.'

“A superioridade do kirtana é mostrada em outro lugar também: 'Ó descendente de Bharata, os nomes do Senhor Hari estão sempre presentes na língua de alguém que adorou o Senhor Vasudeva apropriadamente por centenas de vidas anteriores.'

"A preeminência de kirtana também é compreendida a partir do Namaparadha-bhanjana-stotra , já citado em Anuccheda 265, que afirma que o santo nome entrega a pessoa até mesmo de ofensas ao Senhor Hari.

"Assim, em todas as yugas , cantar o nome do Senhor tem o mesmo poder. No entanto, em Kali-yuga, o Senhor pessoalmente defende o método de kirtana por Sua graça, e por esta razão kirtana foi especificamente elogiado nas escrituras para a época de Kali. Portanto, se alguém realiza qualquer outro tipo de bhakti em Kali-yuga, deve ser acompanhado por kirtana, pois é dito ( Bhagavatam 11.5.32): 'Na era de Kali-yuga, pessoas inteligentes realizam canto congregacional para adorar a encarnação de Deus que constantemente canta os nomes de Krishna. Embora Sua pele não seja negra, Ele é o próprio Krishna. Ele está acompanhado por Seus associados, servos, armas e companheiros confidenciais. "

Na Anuccheda 265, Jiva Goswami explica que "Após a glorificação do Bhagavata Purana , Sri Suka começa a narração. Desde o início, embora haja muitos membros de devoção, ele instrui o rei que cantar os nomes do Senhor é o principal Além disso, ele informa ao rei que cantar os nomes do Senhor também é o objetivo supremo para todos.

"Ó Rei, o canto constante do santo nome do Senhor segundo os caminhos das grandes autoridades é o caminho indubitável e destemido de sucesso para todos, incluindo aqueles que estão livres de todos os desejos materiais, e também aqueles que desejam todo o material gozo, bem como aqueles que estão satisfeitos por força do conhecimento transcendental. " Bhagavatam 2.1.11)

[O grande comentarista do Bhagavatam ] "Sridhara Swami comenta: 'Não há método mais benéfico do que cantar os nomes do Senhor, tanto para os praticantes quanto para aqueles que já alcançaram a perfeição. Sri Suka fala este verso apenas para deixar isso claro. Para aqueles que desejam gozo material, cantar os nomes do Senhor é o meio pelo qual seus desejos podem ser realizados. Para aqueles que buscam a libertação, somente este é o meio de salvação. E para aqueles que buscam o conhecimento do Absoluto, isso também foi determinado como o objetivo. Ao dizer que isso já foi concluído, indica que não há necessidade de mais evidências a esse respeito. '

Em seguida, Narada Muni descreve sua própria experiência após ser instruído pelo Senhor, e pouco antes de deixar seu corpo material para ser transferido para um corpo espiritual: "Assim, comecei a cantar o santo nome e a fama do Senhor por recitação repetida, ignorando todas as formalidades do mundo material. Tal cantar e lembrar dos passatempos transcendentais do Senhor são uma bênção. Assim fazendo, eu viajei por toda a terra, totalmente satisfeito, humilde e nada invejoso. " Bhagavatam 1.6.26)

Este é o poder do processo de cantar e cantar sobre as glórias do Senhor, que é alcançado somente depois de muitas vidas de buscas espirituais, ou pela rara bênção de um devoto puro. No entanto, também é recomendado evitar as dez ofensas ao santo nome se uma pessoa quiser fazer um progresso rápido.

FALAR SOBRE O SENHOR É REALIDADE

Além disso, simplesmente lembrar de Krishna é o epítome da ioga, como diz o Senhor Krishna no Srimad-Bhagavatam (11.13.14). Portanto, qualquer coisa que nos ajude a lembrar de Krishna, seja cantando, cantando ou recitando e lendo sobre Ele, nos coloca em contato com Ele como a Suprema Realidade.

A este respeito, na Anuccheda 269 de Sri Bhakti-sandarbha , Srila Jiva Goswami explica como falar sobre o Senhor é real, citando os versos do Srimad-Bhagavatam (12.12.49-50): "Palavras que não descrevem o transcendental Personalidade de Deus, mas em vez disso lidam com questões temporárias, são simplesmente falsas e inúteis. Somente aquelas palavras que manifestam as qualidades transcendentais do Senhor Supremo são realmente verdadeiras, auspiciosas e piedosas. Essas palavras que descrevem as glórias da tão famosa Personalidade de Deus são atraentes , saboroso e sempre fresco. Na verdade, essas palavras são um festival perpétuo para a mente e secam o oceano da miséria. "

"A palavra asatih aqui significa falso, e asatam , extraída do composto asat-katha , refere-se à fala sobre outras pessoas que não o Senhor e Seus devotos. Esses adjetivos descrevem uma fala que não está relacionada ao Senhor. Por outro lado, essa fala em que a fama do glorioso Senhor é cantada é a única real e dotada das outras virtudes mencionadas nestes dois versos. Isso se refere especificamente a recitações dos passatempos do Senhor. E por que essa fala é verdadeira e auspiciosa? Em resposta a isso, Suta diz que esse discurso faz com que as qualidades do Senhor sejam reveladas no coração de quem fala. Isso significa que tais discussões geram amor ao Senhor. "

COMO SANKIRTANA EFEITO OUTROS

SOBRIANDO AMOR

Agora estamos começando a nos aproximar da visão única que desejo destacar na explicação de Jiva Goswami de como e por que o sankirtana é tão potente. É porque invoca e inspira o amor que todas as almas condicionadas estão continuamente procurando. Não importa o que uma pessoa faça, é feito para expressar ou buscar amor. Mas esse amor fora da conexão com a Pessoa Suprema é apenas um reflexo do amor real que a alma está sempre buscando. E esse amor verdadeiro, que é espiritual, muitas vezes é experimentado pela primeira vez em algum grau por alguém que ouve o som transcendental do canto dos santos nomes do Senhor.

O som dos santos nomes entra nos ouvidos e, em seguida, passa pela mente, que pode interpretá-lo como atraente. Mas a vibração vai mais fundo na inteligência até chegar à alma, que então reverbera o som por causa do amor que é invocado na alma. É esse amor, ou mesmo o reflexo dele, que captura a alma. A alma deseja mergulhar mais profundamente neste sentimento e então se concentra no canto e no canto dos santos nomes. Isso é mais do que simplesmente tocar bateria de mridunga de uma forma tradicional ou atraente, o que pode de fato atrair algumas pessoas. É mais do que cantar as melodias tradicionais. Mas é o amor pelo Senhor Krishna que os líderes do kirtana injetam na vibração dos santos nomes que inspira os ouvintes a quererem se tornar parte do kirtana.Até mesmo Srila Prabhupada uma vez explicou em uma palestra (Bg. 7.1, em LA, 2 de dezembro de 1968) que ao liderar um kirtana, nosso primeiro negócio é agradar a Krishna. Em seguida, damos Krishna à multidão, o que irá agradar aos participantes.

Isso se reflete no fato de que se existe uma linguagem universal, é a música. A música pode capturar estados de espírito, atitudes, anseios e inspirações, mesmo quando a linguagem das palavras não é totalmente compreendida. E quando a linguagem é as vibrações espirituais transcendentais dos santos nomes, qualidades e características do Senhor, uma pessoa pode sentir que está voltando para casa, ou mesmo que chegou ao que tem procurado por muitas vidas, que é o amor divino em conexão com o Senhor Krishna.

É também por isso que é importante que os líderes do kirtana usem uma melodia que seja fácil de seguir, na qual as pessoas possam facilmente se juntar e participar. Essa é a chave - eles se tornam participantes dessa forma de serviço devocional. Para muitos, pode ser o primeiro ato de serviço devocional ao Senhor que já realizaram. E se eles puderem participar, terão o benefício adicional de não meramente ouvir, mas de participar do sankirtana. Caso contrário, se a melodia for complicada ou difícil de seguir, o público pode simplesmente ficar parado ou sentado lá e se tornar meros observadores, e não pode facilmente participar cantando junto. Ouvir também é muito benéfico, mas participar do kirtana é ainda melhor. Além disso, quanto mais pessoas cantam, mais poderoso ele se torna.

É como a explicação da diferença entre o Vishnu Purana e o Bhagavata Purana . O Vishnu Purana freqüentemente contém as mesmas histórias, até mesmo elaborações de detalhes não encontrados no Bhagavatam . Mas é dito que o Vishnu Purana é descrito do ponto de vista de um repórter contando histórias. Mas o Bhagavata Purana é mais doce porque conta as histórias do ponto de vista de um participante, alguém que está ativamente envolvido nos eventos que estão sendo descritos. Então, é muito mais íntimo e carinhoso.

Conforme descrito por Jiva Goswami em Anuccheda 266, "Quando a beleza da forma do Senhor Krishna é glorificada, isso cria uma atração para a fala dos poetas que cantam as glórias da forma do Senhor.

"Portanto, os quatro Kumaras também oraram: 'Ó Senhor, oramos para que o Senhor nos deixe nascer em qualquer condição infernal de vida, contanto que nossos corações e mentes estejam sempre engajados no serviço aos Seus pés de lótus, nossas palavras são tornada bela [falando de Suas atividades] assim como as folhas de tulasi são embelezadas quando oferecidas aos Seus pés de lótus, e enquanto nossos ouvidos estão sempre cheios com o canto de Suas qualidades transcendentais. '"( Bhagavatam 3.15.49)

Desse modo, quanto mais amor há nas descrições das glórias do Senhor, mais ele atrai os ouvintes que podem sentir esse amor. A extensão do sentimento de amor pelo Senhor é expressa no versículo do Bhagavatam (11.2.40), "Ao cantar o santo nome do Senhor Supremo, chega-se ao estágio de amor a Deus. Então o devoto é fixado em seu voto como um servo eterno do Senhor, e ele gradualmente se torna muito apegado a um nome e forma particulares da Suprema Personalidade de Deus. Conforme seu coração se derrete com amor extático, ele ri muito alto ou chora ou grita. Às vezes ele canta e dança como um louco, pois é indiferente à opinião pública. "

Além disso, na Anuccheda 264, Jiva Goswami diz que o efeito de cantar ou cantar os nomes do Senhor também concede uma experiência direta dos atributos do Senhor. Por meio desse processo, ele abre os canais para experiência e realização direta.

SANKIRTANA INVOCA A ATRAÇÃO DO SENHOR PELOS DEVOTOS

O outro aspecto de como o sankirtana invoca o amor é que cantar e cantar sobre o Senhor atrai o próprio Senhor. Como Jiva Goswami continua a explicar em Anuccheda 269: "No Skanda Purana é dito 'Ó rei, o Senhor Hari vai aonde quer que as histórias sobre Ele e Seus devotos sejam cantadas, assim como uma vaca segue seu bezerro por grande afeição.'

“No Vishnu-dharma e no Skanda Purana, o Senhor diz: 'Nunca abandono uma pessoa que sempre narra minhas histórias, alguém que tem a intenção de ouvi-las, ou alguém cuja mente é cativada por Minhas histórias.'

"O verbo anugiyate , que significa 'é cantado repetidamente', no verso acima do Bhagavatam (12.12.50) implica que se alguém tem uma voz melodiosa, ele ou ela deve cantar os passatempos do Senhor. Isso implica que cantar os passatempos do Senhor é superior ao simples ouvir e recitar. O mesmo se aplica a cantar sobre os santos nomes, formas e qualidades do Senhor. "

Na Anuccheda 262, encontramos "O canto do santo nome do Senhor Vishnu é o melhor processo de expiação para um ladrão de ouro ou outros objetos de valor, para um bêbado, para aquele que trai um amigo ou parente, para aquele que mata um brahmana , etc ... Simplesmente cantando o santo nome do Senhor Vishnu, tais pessoas pecaminosas podem atrair a atenção do Senhor Supremo, que, portanto, considera, 'Porque esta pessoa cantou Meu santo nome, Meu dever é protegê-la.' Bhagavatam 6.2.10)

"Sridhara Swami comenta: 'Só esta é a melhor forma de expiação. A razão para isso é que quando uma pessoa canta os nomes de Deus, atrai a atenção do Senhor Vishnu, que pensa:' Esta pessoa pertence a Mim, e como tal, Eu deveria protegê-lo. '

"Portanto, porque o nome do Senhor é parte de Sua natureza constitucional, ele naturalmente O impele a se tornar absorvido no amor por Seus devotos, que cantam Seus nomes. Como tal, ouvir até mesmo uma parte dos nomes do Senhor induz o amor nos grandes devotos de o Senhor."

Na Anuccheda 268, Jiva Goswami usa o versículo do Bhagavatam (2.8.4) para explicar que o Senhor fica tão atraído pelo devoto que Ele entra em seu coração. "Pessoas que ouvem [e recitam as atividades do Senhor como no] Srimad-Bhagavatam regularmente e estão sempre levando o assunto muito a sério, terão a Personalidade de Deus Sri Krishna manifestada em seus corações em pouco tempo."

"A frase adverbial nati-dirghena kalena , qualificando o verbo 'entra', significa que o Senhor entra no coração do devoto sem demora. O verbo vishate , que significa 'Ele entra', significa que o Senhor aparece diretamente no coração do devoto."

Dessa forma, à medida que o devoto se torna qualificado para o Senhor entrar em seu coração, a recitação ou o canto dos santos nomes como em sankirtana se torna ainda mais potente e atraente. É o amor no coração do devoto que torna o sankirtana uma experiência tão bonita para aqueles que o ouvem. Quanto mais amor existe, mais o Senhor se manifesta diretamente em seu interior e mais os ouvintes ficam animados por essa vibração espiritual.

O AMOR POR KRISHNA ENCONTRADO EM SANKIRTANA É O RESULTADO ETERNO DE TODAS AS BUSCAS ESPIRITUAIS

No Sri Bhakti- sandarbha de Jiva Goswami , Anuccheda 267, encontramos o versículo do Bhagavatam (1.5.22) que explica como todas as buscas espirituais atingem seu zênite, levando-nos a nos envolver na leitura, canto e canto dos santos nomes e características do Supremo Sendo: "Os círculos eruditos concluíram positivamente que o propósito infalível do avanço do conhecimento, ou seja, austeridades, estudo dos Vedas , sacrifício, canto de hinos e caridade, culmina nas descrições transcendentais do Senhor, que é definido na poesia escolhida. "

"A palavra srutam significa estudo dos Vedas ; svishtam , sacrifícios; suktam , recitação de mantras; buddham , conhecimento das escrituras; e dattam significa presentes dados em caridade. Quando todos esses atos são oferecidos exclusivamente ao Senhor, eles produzem frutos eternos. E o que é esse fruto eterno? Ser capaz de recitar regularmente as virtudes do Senhor glorioso.

"Mesmo depois de atingir a meta suprema na forma de recitação das qualidades do Senhor por amor, a pessoa experimenta um prazer sempre novo em continuar a descrever essas qualidades. É por esta razão que o adjetivo avichyuta foi usado, o que significa que este o resultado não chega ao fim. Assim, o adjetivo avichyuta , '[fruto] eterno' indica que o amor pelo Senhor é o fruto real da recitação de Suas virtudes. "

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

 

[De www.stephen-knapp.com]



Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapa de Alexandre de Moraes.

A  numerologia  indiana é mais uma das muitas ferramentas existentes para o auto-conhecimento. Como tal, ela traz informações sobre a per...