domingo, 6 de novembro de 2022

DELIBERAÇÃO CEE 197/2021: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo


 

 

DELIBERAÇÃO CEE 197/2021

 


Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), no uso de suas atribuições e com fundamento no Inciso XIX do artigo 2º, da Lei Estadual 10.403, de 06 de julho de 1971, na Lei 9.394/1996, no Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017, no Parecer CEE 61/2004 e considerando o que dispõe a Indicação CEE 207/2021,

Delibera:

Capítulo I

Da Autorização dos Cursos de Especialização

Art. 1º - As Instituições de Educação Superior integrantes do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que não possuem prerrogativas de autonomia universitária, poderão oferecer cursos de pós-graduação lato sensu denominados Especialização, e, para tanto, deverão atender ao previsto no inciso III do Art. 44 da Lei Federal 9.394/1996 e ao disposto nesta Deliberação.

§ 1º Os Cursos de Especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes.

§ 2º Além das Instituições indicadas no caput deste artigo, outras poderão, excepcionalmente e a critério deste CEE, ser autorizadas a oferecer cursos de especialização, desde que credenciadas de acordo com o disposto na Seção III desta Deliberação.

§ 3º Para fins de atendimento às exigências do artigo 64 da Lei 9.394/1996 e para a formação de professores da educação especial, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, os Cursos de Especialização oferecidos por Instituições de Ensino Superior, dos Sistemas de Ensino Estadual e Federal, bem como as Instituições mencionadas na Seção III desta Deliberação, deverão ser previamente aprovados por este CEE.

Dos Cursos de Especialização destinados à Formação de Professores da Educação Especial

Art. 9º - Os Cursos de Especialização em Educação Especial terão carga horária mínima de 600 horas, das quais 500 horas dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico-práticas e 100 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado obrigatoriamente presencial.

§ 1º As atividades acadêmicas deverão abranger somente uma área de atuação dos profissionais da Educação Especial, sendo a Carga Horária distribuída como segue:

I - núcleo comum de formação básica de 200 horas, compreendendo os fundamentos filosóficos, pedagógicos e científicos da educação inclusiva e uma introdução sobre as áreas de atendimento da educação especial, bem como a inserção da formação na perspectiva histórico-social brasileira;

II - parte diversificada de, no mínimo, 300 horas, dedicadas ao conhecimento e prática dos processos técnico-metodológicos relacionados à educação de pessoas com necessidades especiais em uma das seguintes áreas: Deficiência (Intelectual, Visual, Auditiva e Física), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação.

§ 2º O Projeto Pedagógico do Curso deverá prever o desenvolvimento conjunto da parte teórica em Educação Especial, com Bibliografia Específica e Complementar com títulos que contemplem a área de necessidade especial a ser abrangida pelo Curso.

§ 3º O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, será realizado na área oferecida, e seu projeto deverá integrar-se ao Projeto Pedagógico do Curso.

Art. 10 - Como exigência para matrícula nos cursos destinados à Formação de Professores de Educação Especial:

I - o Diploma de Licenciatura em Pedagogia ou Curso Normal Superior ou Licenciatura em Educação Especial, para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental;

II - o Diploma de Licenciatura nas demais áreas curriculares ou Licenciatura em Educação Especial, para a formação de professores de Educação Especial para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Parágrafo único. O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, deverá contemplar a diferenciação para a atuação nas séries iniciais ou finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Subseção II

Dos Cursos de Especialização que se destinam à Formação de Profissionais da Educação prevista no Artigo 64 da LDB

Art. 11 - Os Cursos de Especialização de que trata esta subseção, qualquer que seja a denominação, terão Carga Horária mínima de 1.000 horas, das quais duzentas se destinam ao Estágio Supervisionado obrigatoriamente presencial e 800 horas se destinam a atividades acadêmicas.

§ 1º As atividades acadêmicas deverão abranger todas as áreas de atuação de profissionais da educação e as horas serão distribuídas como segue:

I - 200 horas de formação básica compreendendo conteúdos de gestão da escola, da função social e das políticas públicas para a educação, numa perspectiva histórico-político-social;

II - 600 horas de formação específica, assim distribuídas:

a) 200 horas em conteúdos de gestão da organização escolar nas dimensões humana e gerencial, incluindo gestão das tecnologias da informação e da comunicação;

b) 200 horas em conteúdos sobre Diretrizes Curriculares e avaliação;

c) 200 horas em orientação pedagógica aos docentes e escolar aos estudantes.

§ 2º - O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, será realizado de acordo com projeto próprio que deverá integrar-se ao Projeto Pedagógico do Curso.

Art. 12 - Para matrícula no Curso de que trata esta subseção, o candidato deverá ser portador de Licenciatura.

http://www.ceesp.sp.gov.br/portal.php/consultores_legislacao/deliberacao_197_2021

 Funções do Conselho: Conselho Estadual de Educação - CEE, órgão de deliberação coletiva do sistema estadual de ensino, de natureza participativa e representativa, exerce funções de caráter normativo, consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Secretário de Estado da Educação nas questões que lhe são pertinentes.

Obrigado pela visita, volte sempre.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Ekadasi Utthana 04/11/2022. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião etc


Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utthana Ekadasi dia 04/11/2022. Jejum

   O Senhor Brahma disse a Narada Muni:  "Querido filho, ó melhor dos sábios, vou narrar-te as glórias do Haribodhini Ekadashi, que erradica toda sorte de pecados e confere grande mérito, e no final a liberação, para as pessoas que se rendem ao Senhor Supremo. ó melhor dos brahmanas, os méritos adquiridos por tomar banho no Ganges permanecem significantes enquanto Haribodhini Ekadashi não chega.  Este Ekadashi, que ocorre durante a quinzena luminosa do mês de Kartika, é muito mais purificante que um banho no oceano, num local de peregrinação ou num lago.  Este sagrado Ekadashi é mais poderoso para nulificar pecados que mil sacrificios Ashvamedha e cem Rajasuya."
 
   Narada Muni, o santo entre os semideuses, indagou:  "ó pai, por favor descreva os méritos relativos de jejuar completamente no Ekadashi, jantar (sem grãos ou feijöes), ou comer apenas uma vez ao meio-dia (sem grãos ou feijöes)."
 
   O Senhor Brahma respondeu:  "Se uma pessoa come uma vez ao meio-dia no Ekadashi, os pecados de seus nascimentos anteriores são apagados, se comer apenas o jantar, os pecados adquiridos durante seus dois nascimentos anteriores são removidos, e se jejuar completamente, os pecados acumulados durante seus sete nascimentos anteriores são erradicados.
 
   ó filho, tudo aquilo que só raramente é obtido nos três mundos, é obtido por aquele que observa estritamente Haribodhini Ekadashi.  Uma pessoa cujos pecados se igualam em volume ao Monte Sumeru os vê reduzidos a nada por simplesmente jejuar no Papaharini Ekadashi (outro nome para Haribodhini Ekadashi).  Os pecados que uma pessoa tenha acumulado em mil nascimentos anteriores são queimados até cinzas se não só jejuar mas também permanecer acordada durante a noite de Ekadashi, assim como uma montanha de algodão pode ser queimada até cinzas se acendermos um pequeno fogo nela.
 
   ó melhor dos sábios, Naradaji, uma pessoa que observa estritamente este jejum alcança os resultados que mencionei.  Mesmo se a pessoa fizer uma pequena quantidade de serviço piedoso nesse dia, seguindo as regras e regulaçöes, a pessoa irá acumular mérito igual ao Monte Sumeru em volume; contudo, uma pessoa que não segue as regras e regulaçöes dadas nas escrituras poderá realizar atividade piedosa igual ao Monte Sumeru em volume, mas não irá ganhar nem mesmo uma pequena quantidade de mérito.  Quem não canta o Gayatri mantra três vezes ao dia, que não considera os dias de jejum, que não acredita em Deus, que critica as escrituras védicas, que pensa que os Vedas só trazem ruina para quem segue suas injunçöes, que desfruta da esposa de outrem, que é totalmente tolo e malvado, que não aprecia qualquer serviço que lhe tenha sido prestado, ou que engana outros - tal pessoa pecaminosa, ó filho, nunca poderá realizar qualquer atividade religiosa efetivamente.  Seja um brahmana ou shudra, quem tentar desfrutar da esposa de outrem, especialmente a esposa de alguém duas vezes nascido, é dito não ser melhor que um comedor de cachorros.(1)
 
   ó melhor dos sábios, qualquer brahmana que desfruta de sexo com uma viúva ou senhora brahmana casada com outro homem, traz ruína para si e para sua família.  Qualquer brahmana que goza de sexo ilícito não terá filhos em sua próxima vida, e qualquer mérito anterior que possa ter acumulado estará arruinado.  De fato, se tal pessoa demonstra qualquer arrogância para com um brahmana duas vezes nascido ou um mestre espiritual, perde todo seu avanço imediatamente, bem como sua fortuna e filhos.
 
   Estes três tipos de homens arruinam seus méritos adquiridos:  aquele cujo caráter é imoral, aquele que tem sexo com a mulher de um comedor de cachorros, e aquele que aprecia a associação de vagabundos.  Quem se associa com pessoas pecaminosas e visita seus lares sem um propósito espiritual irá diretamente para a morada do Senhor Yamaraja, o superintendente da morte.  E se alguém come em tal lar, seu mérito adquirido é destruído, junto com sua fama, duração de vida, filhos, e felicidade.
 
   Qualquer patife pecaminoso que insulta uma pessoa santa brevemente perde sua religiosidade, desenvolvimento econômico, e gratifação dos sentidos, e afinal arderá no fogo do inferno.  Qualquer um que goste de ofender pessoas santas, ou que não interrompe quem está insultando pessoas santas, é considerado como não sendo melhor que um asno.  Tal homem malvado vê sua dinastia destruída diante de seus próprios olhos.
 
   Uma pessoa cujo caráter é impuro, que é vagabunda ou tratante, ou que encontra defeitos nos outros, não alcança um destino mais elevado após a morte, mesmo que dê caridade generosamente ou realize outros atos auspiciosos.  Portanto devemos nos refrear de realizar atos inauspiciosos e realizar apenas os piedosos, pelos quais acumularemos mérito e evitaremos sofrimento.
 
   Contudo, os pecados de quem, após a devida consideração, decide jejuar no Haribodhini Ekadashi, são apagados de cem vidas anteriores, e quem jejua e permanece acordado a noite toda neste Ekadashi alcança ilimitado mérito e após a morte vai para a morada suprema do Senhor Vishnu, e dez mil de seus ancestrais, parentes e descendentes também alcançam essa morada.  Mesmo se os antepassados estiverem implicados em muitos pecados e estiverem sofrendo no inferno, ainda assim obtém corpos espirituais lindamente ornamentados e felizes, vão para a morada de Vishnu.
 
   ó Narada, mesmo quem tenha cometido o pecado hediondo de matar um brahmana se liberta de toda mácula em seu caráter por jejuar no Haribodhini Ekadashi e permanecer acordado naquela noite.  O mérito que não pode ser obtido por tomar banho em todos lugares de peregrinação, realizar um sacrifício de cavalo, ou dar vacas, ouro ou terra fértil como caridade, pode facilmente ser alcançado por jejuar nesse dia sagrado e permanecer acordado durante a noite.
 
   Quem quer que observe Haribodhini Ekadashi é celebrado como sendo altamente qualificado e torna sua dinastia famosa.  Como a morte é certa, assim também é certo perder a riqueza.  Sabendo disso, ó melhor dos sábios, devemos observar um jejum nesse dia tão querido por Hari, Sri Haribodhini Ekadashi.
 
   Todos locais de peregrinação nos três mundos imediatamente vem residir na casa da pessoa que jejua nesse Ekadashi.  Portanto, para agradar o Senhor, que segura um disco em Sua mão, devemos abandonar todos compromissos, render-nos, e observar este jejum de Ekadashi.  Quem jejua nesse dia de Haribodhini é reconhecido como um homem sábio, um verdadeiro yogi, um asceta, e alguém cujos sentidos estão verdadeiramente sob controle.  Só ele desfruta devidamente deste mundo, e certamente alcançará a liberação.  Este Ekadashi é muito querido pelo Senhor Vishnu e portanto é a própria essência da religiosidade.  Mesmo uma só observância já confere a recompensa máxima em todos três mundos.
 
   ó Naradaji, quem quer que jejue nesse Ekadashi definitivamente não entra num ventre novamente, e assim devotos fiéis do Supremo Deus abandonam todas variedades de religião e simplesmente se rendem a jejuar neste Ekadashi.  Para essa grande alma que honra esse Ekadashi jejuando e permanecendo acordado durante a noite, o Senhor Supremo, Sri Govinda, pessoalmente acaba com as reaçöes pecaminosas que essa alma tenha adquirido pelas açöes de sua mente, corpo e palavras.
 
   ó filho, para quem se banha num local de peregrinação, dá caridade, canta os santos nomes do Senhor Supremo, se submete a austeridades e realiza sacrifícios para Deus no Haribodhini Ekadashi, o mérito assim acumulado se torna imperecível.  Um devoto que adora o Senhor Madhava nesse dia com parafernália de primeira classe, se torna livre dos grandes pecados de cem vidas. Uma pessoa que observa este jejum e adora o Senhor Vishnu devidamente se liberta de grande perigo.
 
   Este jejum de Ekadashi agrada tanto ao Senhor Jagannatha que Ele leva a pessoa que o observa de volta para Sua morada, e enquanto vai para lá o devoto ilumina as dez direçöes universais.  Quem deseja beleza e felicidade deve tentar honrar Haribodhini Ekadashi, especialmente se cair no Dvadasi.  Os pecados de cem nascimentos anteriores - os pecados cometidos durante a infância, juventude, e velhice em todas essas vidas, quer sejam pecados secos ou molhados - são nulificados pelo Supremo Senhor Govinda se jejuarmos no Haribodhini Ekadashi com devoção.(2)
 
   Haribodhini Ekadashi é o melhor Ekadashi.  Nada é impossível de obter ou raro neste mundo para quem jejua nesse dia, pois ele dá grãos alimentícios, grande fortuna, e mérito elevado, bem como erradica todo pecado, o terrível obstáculo à liberação.  Jejuar nesse Ekadashi é mil vezes melhor que dar caridade no dia do eclipse solar ou lunar.  Novamente lhe digo, ó Naradaji, qualquer mérito que se tenha obtido por tomar banho num local de peregrinação, dar caridade, cantar japa, recitar mantras védicos, realizar sacrifícios, e estudar os Vedas é apenas um décimo de milionésimo do mérito adquirido pela pessoa que jejua apenas uma vez no Haribodhini Ekadashi.  Qualquer mérito que se tenha adquirido em sua vida por algumas atividades piedosas se torna completamente infrutífero se não observarmos o jejum de Ekadashi e adorarmos o Senhor Vishnu no mês de Kartika.  Portanto, ó Narada, deves sempre adorar o Senhor Supremo, Janardana, e prestar serviço para Ele.  Assim obterás a meta desejada, a mais alta perfeição.
 
   No Haribodhini Ekadashi, um devoto do Senhor não deve comer na casa de outro ou comer alimento cozido por um não-devoto.  Se o fizer, apenas alcança o mérito de jejuar num dia de lua cheia.  Discussöes filosóficas das escrituras no mês de Kartika agradam Sri Vishnu mais que se doarmos elefantes e cavalos como caridade ou realizarmos um custoso sacrifício. Quem quer que cante ou ouça descriçöes das qualidades e passatempos do Senhor Vishnu, mesmo que apenas metade ou um quarto de verso, obtém o maravilhoso mérito derivado por dar cem vacas a um brahmana.  ó Narada, durante o mês de Kartika se deve abandonar toda sorte de deveres comuns e dedicar todo tempo e energia, especialmente enquanto se jejua, a discutir os passatempos transcendentais do Senhor Supremo.  Tal glorificação de Sri Hari no dia tão querido pelo Senhor, Ekadashi, libera cem geraçöes anteriores.  Quem passa seu tempo desfrutando de tais discussöes, especialmente no mês de Kartika, obtém os resultados de realizar dez mil sacrifícios de fogo e queima todos seus pecados até cinzas.
 
   Aquele que ouve as maravilhosas narrativas concernentes ao Senhor Vishnu, particularmente durante o mês de Kartika, automaticamente acumula o mesmo mérito como de uma pessoa que doa cem vacas como caridade.  ó grande sábio, uma pessoa que canta as glórias do Senhor Hari no Ekadashi obtém o mérito acumulado por doar sete ilhas."
 
   Narada Muni perguntou a seu glorioso pai:  "ó senhor universal, ó melhor dos semideuses, por favor conta-me como observar esse mais sagrado Ekadashi.  Que tipo de mérito ele confere aos fiéis?"
O Senhor Brahma respondeu:  "ó filho, uma pessoa que quer observar esse Ekadashi deve acordar cedo na manhã de Ekadashi, durante o horário de brahma-muhurta (uma hora e meia antes do sol nascer até cinquenta minutos antes do alvorecer).  Deve então limpar os dentes e tomar banho num lago, rio, lagoa ou poço, ou em sua própria casa, conforme a situação permitir.  Após adorar o Senhor Sri Keshava, deve ouvir cuidadosamente as sagradas descriçöes do Senhor.  Deve orar assim ao Senhor:  "ó Senhor Keshava, vou jejuar neste dia, que Lhe é tão querido, e amanhã honrarei Tua sagrada prasadam. ó Senhor de olhos de lótus, ó infalível, és meu único refúgio.  Por bondade, proteja-me."
 
   Tendo falado esta solene oração diante do Senhor com grande amor e devoção, deve-se jejuar alegremente.  ó Narada, quem permanecer acordado a noite toda neste Ekadashi, cantando lindas cançöes glorificando o Senhor, dançando em êxtase, tocando deliciosa música instrumental para o prazer transcendental Dele, e recitando os passatempos do Senhor Krishna conforme registrados na literatura védica fidedigna - tal pessoa certamente residirá muito além dos três mundos, no reino eterno, espiritual de Deus.
 
   No Haribodhini Ekadashi se deve adorar Sri Krishna com cânfora, frutas, e flores aromáticas, especialmente a flor amarela agaru.  Não devemos nos absorver em ganhar dinheiro neste dia importante.  Em outras palavras, devemos trocar a cobiça pela caridade.  Este é o processo para transformar perdas em ilimitado mérito.  Devemos oferecer muitos tipos de frutas ao Senhor e banhá-Lo com água de uma concha.  Cada uma dessas práticas devocionais, quando realizada no Haribodhini Ekadashi, é dez milhöes de vezes mais benéfica que tomar banho em todos locais de peregrinação e dar todas formas de caridade.
 
   Mesmo o Senhor Indra junta suas palmas e oferece suas reverências ao devoto que adora o Senhor Janardana com flores agasthya nesse dia.  O Supremo Senhor Hari fica muito satisfeito quando Ele é decorado com belas flores agastya.  ó Narada, eu dou liberação a quem devotadamente adora o Senhor Krishna neste Ekadashi no mês de Kartika com folhas da árvore bel.  E para quem  adora o Senhor Janardana com folhas frescas de tulasi e flores fragrantes durante este mês, ó filho, queimo pessoalmente até cinzas todos pecados que tenha cometido por dez mil nascimentos.
 
   Quem meramente vê Tulasi Maharani, toca nela, medita nela, narra sua história, oferece reverências a ela, ora por sua graça, planta ela, adora ela, ou rega ela, vive eternamente na morada do Senhor Hari.  ó Narada, quem serve Tulasi devi destas nove maneiras alcança felicidade no mundo superior por tantos milhares de yugas quanto há raízes e sub-raízes crescendo de uma planta tulasi madura.  Quando uma planta tulasi adulta produz sementes, muitas plantas crescem destas sementes e estendem seus galhos, galhinhos e flores, e estas flores produzem numerosas sementes.  Por tantos kalpas quanto houver sementes produzidas desta maneira, os antepassados de  quem serve tulasi destes nove modos viverão na morada do Senhor Hari. (3)

   Aqueles que adoram o Senhor Keshava com flores kadamba, que são muito agradáveis a Ele, conseguem Sua misericórdia e não vêem a morada de Yamaraja, a morte personificada.  Qual o sentido de adorar outra pessoa se todos desejos podem ser realizados por satisfazer o Senhor Hari?  Por exemplo, um devoto que oferece a Ele flores bakula, ashoka e patali se livra da miséria e sofrimento pelo tempo que o sol e a lua existirem neste universo, e afinal alcança liberação.  ó melhor dos brahmanas, uma oferenda de flores kannera ao Senhor Jagannatha traz tanta misericórdia ao devoto quanto a que se acumula ao adorar o Senhor Keshava por quatro yugas.  Quem oferece flores de tulasi (manjaris) a Sri Krishna durante o mês de Kartika, recebe mais mérito do que pode ser obtido por doar dez milhöes de vacas. (4) Mesmo uma oferenda devocional de brotos de grama recém-plantados traz consigo cem vez o benefício obtido por adoração ritualística comum ao Supremo Senhor.
 
   Quem adora o Senhor Vishnu com as folhas da árvore samika se liberta das garras de Yamaraja, o senhor da morte.  Quem adora Vishnu durante a estação chuvosa com flores de champaka ou jasmim, nunca retorna ao planeta terra novamente.  Quem adora o Senhor com apenas uma só flor de kumbhi, alcança a benção de doar um pala de ouro (duzentas gramas).  Se um devoto oferece uma só flor amarela de ketaki, ou maça-silvestre, para o Senhor Vishnu, que cavalga Garuda, ele se liberta dos pecados de dez milhöes de nascimentos.  Além do mais, quem oferece ao Senhor Jagannatha flores e também cem folhas ungidas com pasta vermelha e amarela de sândalo certamente virá a residir em Svetadvipa, muito além da cobertura desta criação material.
 
   ó maior dos brahmanas, Sri Narada, após assim adorar no Haribodhini Ekadashi o Senhor Keshava, Aquele que concede toda felicidade material e espiritual, deve-se levantar cedo na manhã seguinte, tomar banho num rio, cantar japa (5) dos santos nomes de Krishna, e prestar serviço devocional amoroso ao Senhor em casa, o melhor que se puder.  Para quebrar o jejum, o devoto deve primeiro oferecer alguma prasadam a brahmanas e só depois, com a permissão deles, comer alguns grãos.  Depois disso, para agradar o Supremo Senhor, o devoto deve adorar seu mestre espiritual, o devoto mais puro do Senhor, e oferecer-lhe alimento suntuoso, bom tecido, ouro, e vacas, segundo suas posses.  Isso certamente agradará o Senhor Supremo, que segura o disco.
 
   Em seguida o devoto deve doar uma vaca a um brahmana, e se o devoto negligenciou seguir algumas regras e regulaçöes da vida espiritual, deve confessá-las diante dos devotos brahmanas do Senhor. Então o devoto deve oferecer a eles algum dakshina (dinheiro).  ó rei, aqueles que comeram jantar no Ekadashi devem alimentar um brahmana no dia seguinte.  Isso agrada muito à Suprema Personalidade de Deus. ó filho, se um homem jejuou sem pedir permissão a seu sacerdote, ou se uma mulher jejuou sem pedir permissão a seu marido, ele ou ela deve doar um touro a um brahmana.  Mel e iogurte também são presentes adequados para um brahmana.  Quem só comeu frutas no Ekadashi deve doar frutas no dia seguinte.  Quem jejuou de óleo, deve doar ghee em caridade, quem jejuou de ghee deve doar leite, e quem jejuou de grãos deve doar arroz; quem dormiu no chão deve doar um catre com uma colcha, quem comeu numa folha a guiza de prato deve doar um pote de ghee, quem permaneceu em silêncio deve doar um sino, e quem jejuou de gergelim deve doar ouro em caridade e alimentar um casal brahmana com alimento suntuoso.  Um homem que queira prevenir calvície deve doar um espelho a um brahmana, quem tem sapatos de segunda mão deve doar sapatos, e quem jejuou do sal deve doar algum açúcar para um brahmana.  Durante este mês todos devem regularmente oferecer uma lamparina de ghee ao Senhor Vishnu ou a Srimati Tulasi-devi num templo.Um jejum de Ekadashi é completo quando se oferece a um brahmana qualificado um pote de ouro ou cobre cheio de ghee e mechas de ghee, junto com oito potes d'água contendo algum ouro e coberto por panos.  Quem não pode custear tais presentes deve ao menos oferecer a um brahmana algumas palavras doces.  Quem assim fizer certamente alcançará o pleno benefício de jejuar no Ekadashi.(6)
 
   Após oferecer reverências e implorar permissão, o devoto deve comer sua refeição.  Nesse Ekadashi, finda o Chaturmasya, portanto aquilo que se evitou durante o Chaturmasya agora deve ser doado aos brahmanas.  Quem segue esse processo de Chaturmasya recebe ilimitado mérito, ó rei dos reis, e retorna à morada do Senhor Vasudeva após a morte.  ó rei, quem observa este Chaturmasya completo sem uma falha atinge felicidade eterna e não recebe outro nascimento.  Mas se a pessoa quebra o jejum, se torna ou um cego ou um leproso. Assim narrei o processo completo para observar Haribodhini Ekadashi.  Quem ler ou ouvir sobre este Ekadashi alcança o mérito obtido por doar vacas a um brahmana qualificado."
 
   Assim termina a narrativa das glórias de Kartika-shukla Ekadashi - também conhecido como Haribodhini Ekadashi ou Devothani Ekadashi - conforme o Skanda Purana. 
 
Notas:
1) Os Vedas declaram:
 
   shudrannam shudra-samparkam
   shudra stri-maithunam vatha
   iha janmani shudratvam
   chandalah shata janmanam
"Quem come na casa de um shudra, faz amizade com um shudra, ou tem sexo com uma mulher shudra já se torna um shudra nesta vida.  Seus cem nascimentos seguintes serão nas casas de comedores de cachorros."
 
2) O Padma Purana declara, namno balad yasya hi papa-buddhir na vidyate tasya yamair hi suddhih.  "Se uma pessoa comete pecados sabendo, baseando-se na força do cantar do santo nome do Senhor, não há meio de purificar-se.  Pecados cometidos sabendo são chamados de "molhados", enquanto os cometidos sem saber se chamam de "secos".  Aqui o Senhor Brahma diz que por observar Haribodhini Ekadashi se pode erradicar todos pecados, tanto molhados como secos.
 
3) Um kalpa, que é doze horas do Senhor Brahma, dura 4.320.000.000 anos.  Como o Senhor Krishna diz no Bhagavad-gita 8.21 que "quem chega até Minha morada nunca retorna ao mundo material", entende-se que durante o bilhão de kalpas em que o devoto reside na morada do Senhor Vishnu, ele realizará serviço devocional e assim se tornará qualificado para permanecer lá eternamente.
 
4) Manjaris oferecidos ao Senhor devem ser recém-brotados e muito suaves.  Manjaris mais velhos e duros não se deve oferecer ao Senhor.
 
5) No Bhagavad-gita 10.25 o Senhor Krishna diz:  yajnanam japa yajna 'smi, "Entre os sacrifícios sou a japa, o cantar dos santos nomes".  O Kali Shantarana Upanishad declara que na Kali-yuga o cantar do Hare Krishna maha-mantra, que consiste de dezesseis palavras, é o melhor meio de salvação. As dezesseis palavras no Hare Krishna mantra, que Sri Chaitanya Mahaprabhu pregava, são Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
 
6) Para um Vaisnava, caridade significa dar consciência de Krishna, especialmente o cantar do Hare Krishna mantra.  Como disse Sri Chaitanya Mahaprabhu, eka ban to mukhe hari bol bhai... ei matra bhiksha chai.  "ó irmão, por favor cante Hare Krishna apenas uma vez... Isto é a única doação que peço."  Se um devoto chefe-de-família puder custeá-lo, deve dar algumas sementes de gergelim, roupas ou alimento como caridade a uma pessoa digna, mas isso não é obrigatório.


domingo, 23 de outubro de 2022

A Terceira Profecia de Na. Sra. de Fatima 3ª Profecia de Fátima - Segredo de Fátima




ORAR E VIGIAR. SEMPRE!


A Terceira Profecia de Na. Sra. de Fatima 3ª Profecia de Fátima - Segredo de Fátima -

1) Após o Papa Pio VI, haveria 12 papas que chegariam ao fim de seus
papados: João Paulo II era o décimo segundo!
2) O papa que o precederia (o 11º) teria um período muito curto no
papado (detalhe: o papado é vitalício): o Papa João Paulo I morreu um
mês após ter sido eleito.
3) O 12º Papa teria um longo papado: João Paulo II ficou 27 anos no
papado, de 1978-2005. O 3o papado mais longo da história.
4) O sucessor de João Paulo II, segundo a profecia, provocará uma
revolução na própria Igreja Católica:

A igreja deu permissão de revelar aos fiéis uma parte da mensagem de Fátima. Maria, mãe de Jesus, apareceu a três crianças em 1917. Isto foi provado e manifestações extraordinárias ocorreram, sendo testemunhadas por dezenas de milhares de pessoas. Uma das meninas ainda vivia até recentemente, ela se chamava Lúcia (*Irmã Lúcia), freira que residia enclausurada em um convento na Europa. A irmã Lúcia deu a conhecer a mensagem primeiramente ao Papa Pio XII que, ao terminar de lê-la, estava tremendo, mas manteve a mensagem em segredo e não a deu ao conhecimento público. Ao tempo devido, também a leu o Papa João XXIII, que fez a mesma coisa. Eles agiram daquele modo porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial desespero.
Agora outra parte é revelada, NÃO PARA CAUSAR PÂNICO, MAS PORQUE AS PESSOAS DEVEM CONHECER ISTO PARA QUE SE PREPAREM.

A Santa contou a Lúcia: "Veja minha filha, eu mostrei para o mundo o que acontecerá entre os anos 1950-2001. Os homens não estão pondo em prática os Mandamentos que Nosso Pai nos deu. Satã está dirigindo o mundo, semeando ódio e discórdia em todos os lugares. Os homens fabricaram armas mortais que destruirão o mundo em minutos, a metade da humanidade será horrorosamente destruída, a guerra começará. Contra Roma, haverá conflitos entre ordens religiosas. Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, desastres terríveis e invernos extremamente frios, acabem pouco a pouco com a Terra; estas coisas de qualquer maneira acontecerão nas proximidades do ano 2000. Esses que não querem acreditar, agora é tempo, a Mãe Sagrada da humanidade lhes fala.

Pratique atos de caridade com seu próximo que necessita; dos que não se amam uns aos outros como meu Filho os tem amado, ALGUNS DESTES, PODERÃO SOBREVIVER, mas Eles quererão ter morrido, milhões destes perderão a vida em segundos. A classe de castigos que estão em frente a nós, na Terra, é inimaginável, e eles virão, não há nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente a quem não creia nele, aos que o rejeitam, e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos que venham para meu Filho Jesus Cristo; Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído de forma terrível".

O Padre Agustín que reside em Fátima, diz que o Papa Paulo VI lhe deu permissão de visitar a irmã Lúcia, já que ela era monja de clausura, e não podia sair ou receber visitas. O Padre Agustín contou que ela o recebeu com o coração partido e lhe falou: ''Padre, Nossa Senhora está muito triste porque quase ninguém se interessou pela profecia dela em 1917; assim os bons têm que caminhar por uma estrada estreita e deste modo, os maus irão por uma estrada larga que os levará diretamente à própria destruição; e me acredite Padre, o castigo virá muito em breve. Muitas almas podem perder-se e muitas nações desaparecerão da Terra. Mas, apesar de tudo isso, se os homens meditarem, rezarem levarem a término ações boas, o mundo poderá ser salvo. Caso contrário, se os homens insistirem em suas maldades, o mundo humano se perderá para sempre.


Chegou o tempo para todos de transcrever a mensagem de Nossa Senhora para seus familiares, seus amigos, para os amigos deles e para o mundo inteiro.
De começar a rezar, de elevar seus espíritos, de fazer penitências e de se sacrificar. Nós estamos a cerca de um minuto do último dia e a catástrofe se aproxima. Devido a isso, muitos que estão afastados se voltarão aos braços da Igreja de Jesus Cristo. Todos os países, Inglaterra, Rússia, China etc..., todos os religiosos, os protestantes, os espíritas, os muçulmanos, os budistas e os judeus.
Todos regressarão, adorarão e crerão em Deus, em seu enviado Jesus Cristo e em sua Santa mãe. Mas o que nós devemos esperar? Em todos lugares se fala de paz e tranqüilidade, mas o castigo virá.

Esta guerra destruirá tudo, a escuridão cairá sobre a Terra durante 72 horas(três dias). Apenas uma terça parte da humanidade sobreviverá a estas 72 horas de escuridão e terror e começará a viver em uma era nova, serão as pessoas boas. Em uma noite muito fria, 10 minutos antes da meia-noite, UM GRANDE TERREMOTO sacudirá a Terra durante 8 horas. Este será o terceiro sinal de que Deus é quem governa a Terra. Os bons, aqueles que propagarem esta mensagem, a profecia da Santa Mãe Maria anunciada em Fátima, não DEVEM TEMER, não TENHAM nenhum receio. O QUE FAZER? Ajoelhe-se peça perdão a Deus. Não deixe a sua casa e não deixe ninguém estranho entrar. Porque só o bom não estará em poder do mal e sobreviverá à catástrofe. De forma que você deve se preparar e permanecer com vida, como meus filhos que são, lhes darei os seguintes sinais:UM HOMEM EM UMA POSIÇÃO MUITO ALTA SERÁ ASSASSINADO E ISTO CAUSARÁ A GUERRA.
UMA ARMADA PODEROSA CAMINHARÁ ATRAVÉS DA EUROPA E A GUERRA NUCLEAR COMEÇARÁ
A NOITE SERÁ EXTREMAMENTE FRIA;
SOPRARÃO VENTOS MUITO FORTES;
HAVERÁ MUITA ANGÚSTIA E EM POUCO TEMPO COMEÇARÁ UM GRANDE TERREMOTO, QUE FARÁ ESTREMECER TODA A TERRA.
feche as portas e janelas e não fale com ninguém que não esteja em sua casa.
Não olhe para fora, não seja curioso, porque esta é a ira do SENHOR.
Acenda velas benditas, porque por três dias nenhuma outra luz se acenderá.
O movimento da Terra será tão violento que moverá o eixo da Terra (23 a 20 graus); depois ela regressará à sua posição normal. Então uma escuridão absoluta e total cobrirá a Terra inteira. Todo espírito maligno andará solto, fazendo muito mal às almas que não quiseram escutar esta mensagem de advertência e para aqueles que não quiseram se arrepender.


Que as almas benignas cristãs se lembrem de acender as velas santificadas, preparar um altar sagrado com um crucifixo para comunicar-se com Deus através de Seu Filho, e Lhe implorar sua infinita misericórdia. Tudo estará escuro.
Então, uma grande Cruz Mística aparecerá no céu, lembrando o precioso preço que o Seu Filho pagou por amor à humanidade e pela nossa redenção.

Na casa a única coisa que poderá dar luz são as VELAS SANTIFICADAS de cera, que uma vez acesas nada poderá apagar até que terminem os três dias de escuridão. Todos também devem ter consigo ÁGUA BENTA (ou magnetizada), que aspergirão pela casa inteira, em especial nas portas e janelas.
O Senhor protegerá as propriedades dos eleitos.
Ajoelhem-se diante da cruz poderosa do Seu divino Filho, rezem com devoção e depois digam o seguinte

"OH DEUS, PERDOAI NOSSOS PECADOS, SALVANDO-NOS DO FOGO DO INFERNO.
LEVE PARA SEU LADO TODAS AS ALMAS, ESPECIALMENTE AQUELAS MAIS NECESSITADAS DE TUA MISERICÓRDIA. DOCE MÃE MARIA, INTERCEDA POR NÓS!
NÓS A AMAMOS, SALVA NOSSO MUNDO."

OS JUSTOS NÃO DEVERÃO TEMER NADA NO GRANDE DIA DO SENHOR.

Tudo isso está nas Escrituras Sagradas, veja no Novo Testamento:
- S. Lucas (Capítulo 21, versos 5:11, 12:19, 20:20, 29:33)
- Carta de S. Paulo (Capítulo 3, 8-14).
- O profeta Isaías (cap.40 ,1: 5: 9).
Deve-se entender que Deus permitirá que tudo isso aconteça. O Papa e os bispos estão esperando outra mensagem que falará de arrependimento e de oração. Lembre-se sempre que a palavra de Deus não é uma ameaça, mas uma boa notícia''. A Irmã Lúcia, faleceu em 11 de fevereiro de 2005. Desde os anos 20, já tem sido alertado que esta profecia seria cumprida após a morte dessa Irmã.

fonte: https://fernandoloiacono.blogspot.com/search/label/3%C2%AA%20Profecia%20de%20F%C3%A1tima

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sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Rama Ekadasi. Dia 21/10/2020. jejum de grãos e cereais.

  
 Yudhishthira Maharaja disse:  "ó Janardana, ó protetor de todos seres, qual é o nome do Ekadashi que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Kartika (out/nov)?  Por favor transmita este sagrado conhecimento a mim."
 
   O Senhor Supremo, Sri Krishna, respondeu:  "ó leão entre os reis, por favor ouça:  O Ekadashi que ocorre durante a parte obscura do mês de Kartika se chama Rama Ekadashi.  É muito auspicioso, pois erradica de imediato os maiores pecados e concede passagem para a morada espiritual.  Vou narrar sua história e glórias para ti.
 
   Uma vez vivia um famoso rei chamado Mucukunda, que tinha amizade com o Senhor Indra, o rei do céu, bem como com Yamaraja, Varuna e Vibhishana, o irmão piedoso do demônio Ravana.  Mucukunda sempre falava a verdade e constantemente prestava serviço devocional a Mim.  Porque governava segundo os princípios religiosos, não havia distúrbios em seu reino.
A filha de Mucukunda se chamava Chandrabhaga, como o rio sagrado, e o rei a deu em casamento a Shobhana, o filho de Chandrasena.

   Certo dia, Shobhana visitou o palácio de seu sogro no dia auspicioso de Ekadashi.  Esta visita provocou ansiedade na esposa de Shobhana, Chandrabhaga, porque ela sabia que seu marido estava fisicamente muito enfraquecido e incapaz de suportar a austeridade de um jejum de dia inteiro.  Ela disse-lhe:  "Meu pai é muito estrito quanto a seguir o Ekadashi.  No Dashami, o dia antes do Ekadashi, ele golpeia um grande tambor timbale e anuncia:  "Ninguém deve comer no Ekadashi, o dia do Senhor Hari!"
 
   Quando Shobhana ouviu o som do timbale, disse para sua esposa:  "ó minha linda, que farei agora?  Por favor diga-me como poderei salvar minha vida e obedecer as restriçöes ao mesmo tempo!"
Chandrabhaga replicou:  "Meu querido marido, na casa de meu pai ninguém - nem mesmo elefantes e cavalos, sem falar em seres humanos - come no Ekadashi.  De fato, nenhum dos animais recebe sua ração de grãos, folhas ou palha - nem mesmo água! - no Ekadashi, o dia do Senhor Hari.  Portanto como poderás escapar de jejuar?  Meu amado, se tiveres que comer algo, então deves sair daqui imediatamente.  Agora, com firme convicção decida o que fazer."
 
   O Príncipe Shobhana respondeu:  "Decidi jejuar no sagrado dia de Ekadashi.  Qualquer que seja meu destino, certamente haverá de acontecer."
 
   Decidindo assim, Shobhana tentou jejuar naquele Ekadashi, mas ficou intoleravelmente perturbado pela fome e sede excessiva.  Eventualmente o sol se pôs no oeste, e a chegada da noite auspiciosa fez a felicidade de todos Vaisnavas.  ó Yudhishthira, todos os devotos gostaram de adorar o Senhor Hari e permanecer acordados noite adentro, mas para o Príncipe Shobhana aquela noite se tornou absolutamente intolerável.  Na verdade, quando o sol se levantou no Dvadashi, Shobhana estava morto.
 
   O Rei Mucukunda observou o funeral de seu genro, ordenando que se fizesse uma grande pilha de madeira para o fogo, mas instruiu sua filha Chandrabhaga a não juntar-se a seu marido na pira funerária.  Assim Chandrabhaga, após realizar todos processos purificatórios honrando seu marido falecido, continou a viver na casa de seu pai." O Senhor Krishna continuou:  "ó melhor dos reis, embora Shobhana morresse por ter observado Rama Ekadashi, o mérito que acumulou capacitou-o depois da morte, a ser o governante de um reino no alto do pico da Montanha Mandaracala.  Este reino era como uma cidade de semideuses: muito brilhante, com ilimitadas jóias incrustadas nas paredes de seus prédios.  Os pilares eram feitos de rubis, e o ouro cravejado de diamantes rebrilhava por todo lugar.  Enquanto o Rei Shobhana ficava sentado num trono sob um dossel branco puro, servos abanavam-no com abanos de rabo de iaque.  Uma estupenda coroa descansava sobre sua cabeça, lindos brincos adornavam suas orelhas, um colar ornava seu pescoço, roximando, imediatamente levantou de seu trono e deu-lhe as boas-vindas.  Depois que Shobhana prestara suas respeitosas reverências, perguntou ao brahmana sobre seu bem-estar e sobre a saúde de seu sogro Mucukunda, sua esposa, e todos residentes da cidade.
 
   Somasharma respondeu:  "ó rei, todos súditos estão bem no reino de seu sogro, e Chandrabhaga e teus outros membros familiares também estão bastante bem.  Mas, ó rei, estou espantado de encontrar-te aqui!  Por favor conte-me sobre ti.  Ninguém jamais viu cidade tão bela como esta!  Tenha a bondade de me contar como a obteve."
 
   O Rei Shobhana disse:  "Porque observei Rama Ekadashi, recebi esta esplêndida cidade para governar.  Mas apesar de toda sua grandiosidade, é apenas temporária.  Imploro-te que faças algo para corrigir esta deficiência.  Podes ver, isto é apenas uma cidade efêmera.  Como poderei tornar suas belezas e glórias permanentes?  Por favor instrua-me."
 
   O brahmana perguntou:  "Por que este reino é instável, e como poderá se tornar estável?  Por favor explique isso para mim, e tentarei ajudá-lo."
 
   Shobhana respondeu:  "Porque jejuei no Ekadashi sem qualquer fé, este reino é impermanente.  Agora ouça como poderá se tornar permanente.  Por favor retorne a Chandrabhaga, a linda filha do Rei Mucukunda, e diga a ela o que viste e compreendeste sobre este lugar e sobre mim.  Certamente, se contares isto a ela, minha cidade em breve se tornará permanente."
 
   Assim o brahmana retornou a sua cidade e relatou o episódio inteiro a Chandrabhaga, que ficou surpresa e muito feliz por ouvir esta notícia.  Disse ela:  "ó brahmana, isto é um sonho que tiveste, ou realmente é um fato?"
 
   Somasharma replicou:  "ó princesa, de fato vi teu marido falecido cara a cara naquele maravilhoso reino, que se assemelha a um dos reinos dos semideuses.  Mas ele diz que o reino inteiro é instável e pode desaparecer no ar a qualquer momento.  Portanto ele espera que possas encontrar algum meio de torná-lo permanente."
 
   Chandrabhaga disse:  "ó sábio entre os brahmanas, por favor leve-me até meu marido imediatamente, pois desejo muito vê-lo novamente!  Certamente tornarei seu reino permanente com o mérito que adquiri jejuando em cada Ekadashi durante minha vida toda.  Por favor reuna-nos novamente.  É dito que quem reune pessoas separadas obtém mérito muito grande."
O brahmana Somasharma então guiou Chandrabhaga até o refulgente reino de Shobhana.  Antes de alcançá-lo, entretanto, pararam no sopé do Monte Mandaracala, no sagrado ashrama de Vamadeva.  Ao ouvir a história deles, Vamadeva cantou hinos dos Vedas e borrifou água sagrada em Chandrabhaga.  Pela influência dos ritos daquele grande rishi, o mérito que ela acumulou por jejuar por tantos Ekadashis tornou o corpo dela transcendental.  Extática, seus olhos irradiando maravilhados, Chandrabhaga continuou sua jornada.
 
   Quando Shobhana viu sua esposa se aproximando dele no alto da Montanha Mandaracala, foi tomado de alegria e chamou-a em voz alta, com grande felicidade.  Depois que ela havia chegado, sentou-a à sua esquerda e ela lhe disse:  "ó querido, por favor ouça enquanto te conto uma coisa que irá beneficiar-te grandemente.  Desde que tinha oito anos sempre jejuei fiel e regularmente a cada Ekadashi.  Se eu transferir a ti todo o mérito que assim acumulei, teu reino certamente se tornará permanente, e tua prosperidade irá crescer e crescer até a vinda da grande inundação!"
 
   O Senhor Krishna continuou:  "ó Yudhishthira, desta maneira Chandrabhaga, que estava belamente decorada com os mais finos ornamentos e tinha um corpo transcendental de rara beleza, afinal gozou da paz e felicidade com seu marido.  Pela potência de Rama Ekadashi, Shobhana verificou que seu reino nos picos do Monte Mandaracala podia realizar todos seus desejos e conceder-lhe felicidade sempiterna, tal como aquela obtida da vaca Kama-dhenu. ó maior dos reis, assim narrei a ti as glórias do Rama Ekadashi.
 
   Quem quer que observe o sagrado Ekadashi durante as quinzenas clara e obscura de cada mês, indubitavelmente se liberta das reaçöes do pecado de matar um brahmana.  Não se deve diferenciar entre Ekadashis da parte iluminada ou obscura do mês.  Conforme vimos, ambos podem conceder prazer neste mundo e liberar até mesmo as almas mais pecaminosas e caídas.  Assim como vacas negras e brancas dão leite de qualidade igual, os Ekadashis da quinzena clara e obscura conferem o mesmo grau elevado de mérito e eventualmente liberam a pessoa do ciclo de nascimento e morte.  Quem quer que simplesmente ouça as glórias deste sagrado dia, Rama Ekadashi, se liberta de todos tipos de pecado e obtém a morada suprema do Senhor Vishnu."
 
   Assim terminam as glórias do Rama Ekadashi ou Kartika-krsna Edadashi, do Brahma-vaivarta Purana.


quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Jovem Pan Censurada, o mínimo que vc precisa saber. Eleições 2022

 

 

 

 Nesta edição, conversamos com o escritor Leonardo Coutinho, um dos mais importantes investigadores da conexão entre o crime organizado e partidos de esquerda na América Latina. Além de ter uma longa carreira como jornalista, ele é pesquisador do Center for a Secure Free Society, sediado em Washington (EUA). Na conversa com Gabriel de Arruda Castro, Coutinho falou sobre seu livro "Hugo Chávez, o espectro: Como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global". Coutinho explicou como o regime venezuelano foi capaz de se fundir com as organizações criminosas do país e comentou as eleições na Colômbia e no Brasil, que podem levar a América do Sul a um predomínio da esquerda — já que Argentina, Venezuela e Chile já seguiram esse caminho. 

Saiba mais sobre o Instituto Monte Castelo em www.montecastelo.org.


 

Hugo Chávez, o espectro 

Hugo Chávez, o espectro
Como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global

 

Olavo de Carvalho - O Totalitarismo Islâmico, herdeiro do Comunismo e do Nazismo

 

 Palestra do filósofo Olavo de Carvalho intitulada "O Totalitarismo Islâmico: Herdeiro do Comunismo e do Nazismo", no Clube Paulistano A Hebraica, em 24 de maio de 2004.

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quarta-feira, 19 de outubro de 2022

23/08/2021Entrevista com a Diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Institutos Nacionais de SaúdeNora D. Volkow, M.D.


O que a dependência de drogas representa para o cérebro?

A dependência de drogas é o resultado final de um processo iterativo pelo qual o cérebro se habitua a uma experiência recompensadora induzida farmacologicamente (a droga aditiva) que é muito mais potente do que qualquer recompensa natural poderia oferecer ou competir. Nem todo mundo tem o mesmo risco de se envolver nessa experiência inicial, nem todo usuário iniciante acaba repetindo a experiência para se tornar um usuário regular/crônico ou desenvolver um transtorno do uso de drogas. Mas algumas pessoas com certas vulnerabilidades genéticas, psicológicas e/ou socioambientais correm um risco maior de entrar em um ciclo vicioso de aprendizado condicionado reforçado que muda cada vez mais o comportamento do uso de drogas de orientado a objetivos para automático e cada vez mais desacoplado do controle de circuitos inibitórios.

 Como os efeitos gratificantes das drogas de abuso, o desenvolvimento da saliência de incentivo e o desenvolvimento de hábitos de busca de drogas podem impactar os dependentes de substâncias psicoativas?

No nível neurobiológico, a exposição repetida a drogas de abuso desencadeia alterações epigenéticas que modulam a força sináptica e remodelam os circuitos neurais ao longo das vias mesocorticolímbicas, interrompendo o processamento da recompensa, gerando desejo e enfraquecendo o controle inibitório das respostas dominantes.

 Quais são as respostas cerebrais devido causadas pelos os estados emocionais, disfóricos e de estresse negativos relacionados à dependência de drogas?

O sistema de resposta ao estresse cerebral parece ser ativado pela ingestão excessiva aguda de drogas, sensibilizado durante a retirada repetida e persiste em um estado ativado durante a abstinência prolongada, contribuindo para o desenvolvimento e persistência da adição.

À medida que o consumo de drogas se torna compulsivo, acredita-se que os fatores que motivam o comportamento mudem para um comportamento de procura de drogas, que é impulsionado não apenas pelo reforço positivo, mas também pelo reforço negativo.

Mas supõe-se que o estado emocional negativo que impulsiona o reforço negativo derive da desregulação dos principais circuitos neuroquímicos que dirigem não apenas os sistemas de estresse cerebral (isto é, fator de liberação de corticotropina, dinorfina) dentro da amígdala extensa e que medeiam estados de ansiedade, mas também de sistemas de incentivo/saliência/recompensa (dopamina, peptídeos opióides) no estriado ventral.

O uso excessivo de drogas também envolve a ativação da CRF no córtex pré-frontal medial, acompanhado por déficits na função executiva que podem facilitar a transição para uma resposta do tipo compulsiva. A ativação excessiva do núcleo accumbens por meio da liberação de dopamina mesocorticolímbica ou ativação de receptores opióides há muito tempo é hipótese de ativar subsequentemente o sistema opióide da dinorfina-κ, que por sua vez pode diminuir a atividade dopaminérgica no sistema dopamina mesocorticolímbico.

O que pode mediar a vulnerabilidade inicial, manutenção e recaída associada à dependência química?

A maioria das pessoas que usam drogas não desenvolve dependência. Estudos epidemiológicos e clínicos mostraram que o risco de um indivíduo se tornar dependente químico é influenciado por muitos fatores biológicos, psicológicos, de desenvolvimento e ambientais diferentes e interagindo. Por exemplo, estudos genéticos mostraram fortes contribuições genéticas complexas para o risco geral de abuso e dependência de múltiplas substâncias psicoativas. Esses efeitos podem ser mediados por diferenças alélicas que operam em diferentes níveis fenomenológicos, incluindo processos enzimáticos, sinápticos, neurofisiológicos e psicológicos ou comportamentais.

O estágio de desenvolvimento também é uma variável crítica que afeta a vulnerabilidade: dados epidemiológicos demonstram claramente que a adolescência é um período de risco particularmente alto, não apenas porque os adolescentes têm uma predisposição natural para a busca de novidades e comportamentos de risco (incluindo experimentação de drogas) e adaptam seus comportamentos às pressões sociais, mas também porque a exposição a drogas durante esta fase ativa do desenvolvimento do cérebro é significativamente mais vulnerável às propriedades adictivas das drogas de abuso.

Finalmente, há uma lista crescente de fatores ambientais (por exemplo, experiências adversas na infância, estresse crônico, privação de sono, afiliação desviante, pobreza etc) que desempenham papéis importantes e modificáveis ​​na identificação de diferenças interindividuais de risco.

O pensamento importante a entender é que esses fatores genéticos, de desenvolvimento e ambientais não operam isoladamente, mas são altamente interativos, de modo que o risco individual geral reflete o resultado complexo de sua combinação dinâmica.

A maconha pode danificar um cérebro em formação?

Os efeitos específicos da exposição pré-natal à maconha permanecem obscuros e justificam pesquisas adicionais. O maior número de domínios neuropsicológicos que exibem funções psicológicas e comportamentais diminuídas versus aumentadas sugere que a exposição à maconha pode ser prejudicial ao desenvolvimento e função do cérebro. Estudos em animais sugerem, entre outros, que a exposição intraocular ao THC, o principal ingrediente psicoativo da maconha, aumenta a capacidade de resposta geral dos sistemas mesolímbicos de dopamina.

Com relação aos efeitos do uso de cannabis durante a infância e adolescência, um período prolongado de desenvolvimento cerebral ativo, os estudos de neuroimagem fornecem algumas evidências de estrutura e função frontoparietal comprometidas, no entanto, ainda não está claro se os efeitos observados são especificamente atribuíveis ao início do uso por adolescentes ou fatores gerais relacionados ao uso de maconha, como sintomas depressivos. A contribuição relativa do início do adolescente  e da cronicidade do uso de cannabis deverá ser examinada de forma mais abrangente em estudos prospectivos e longitudinais com medidas mais rigorosas do uso de cannabis (dosagem, exposição, dependência, compostos constituintes, como os níveis relativos de canabinoides), como os Estudos ABCD e HBCD.

Deve-se enfatizar que o impacto negativo sugerido pelas evidências clínicas existentes é consistente com a pesquisa em animais seminais que vincula diretamente a exposição pré-natal e adolescente ao THC com efeitos prolongados nos sistemas neurais adultos relevantes para distúrbios psiquiátricos e de uso de substâncias.

O que funciona na prevenção do abuso de substâncias?

Assim como a dependência química é um fenômeno complexo e multifacetado, é preciso pensar em prevenção eficaz como resultado de estratégias múltiplas e baseadas em evidências que devem aderir a quatro princípios básicos que determinam o que os programas de prevenção devem:  

1. Aumentar os fatores de proteção e reverter ou reduzir os fatores de risco;

2. Abordar todas as formas de abuso de drogas, isoladamente ou em combinação, incluindo o uso de drogas licitas e ilícitas por menores de idade; e o uso inadequado de substâncias obtidas legalmente, medicamentos prescritos ou medicamentos vendidos sem receita;

3. Abordar o tipo de problema de abuso de drogas na comunidade local, direcionar fatores de risco modificáveis ​​e fortalecer os fatores de proteção identificados;

4. Ser adaptado para lidar com riscos específicos às características da população ou do público, como idade, gênero e etnia, para melhorar a eficácia do programa.

Quais são as últimas notícias no campo da ciência da toxicodependência?

A pesquisa sobre dependência abrange uma vasta gama de disciplinas e houve desenvolvimentos muito interessantes no passado recente. Mas as descobertas que ainda estão frescas em meu cérebro com um enorme potencial de translacional incluem a pesquisa publicada por Marco Venniro e colegas do NIDA em 2018, que constatou que a interação social positiva em ratos impede a autoadministração de drogas. Esses pesquisadores do NIDA descobriram que, quando podiam escolher entre interagir com outro rato ou tomar heroína ou metanfetamina, os ratos sempre escolhiam a recompensa social.

Este estudo tem implicações clínicas de longo alcance, com vários pesquisadores iniciando estudos em humanos sobre mecanismos cerebrais de escolha entre interações sociais gratificantes e drogas viciantes. Essas novas descobertas devem estimular mais pesquisas humanas sobre como as abordagens de tratamento com base social podem ajudar a restaurar a recompensa normal e a regulação emocional, resultando em menor risco de recaída.

Outra descoberta que vale a pena destacar deriva do recente estudo molecular e funcional, usando modelagem computacional que lança nova luz sobre o mecanismo pelo qual os canabinoides inibem a liberação de glutamato em certas áreas do cérebro e que o processo é controlado pelo neurotransmissor adenosina que opera através de complexos (heterômeros) de receptores para canabinoides e adenosina. Esta pesquisa representa um avanço conceitual significativo no campo da fisiologia e farmacologia do receptor acoplado à proteína G (GPCR) e sugere a possibilidade de usar antagonistas do receptor A2A para neutralizar os efeitos adversos dos canabinoides, incluindo o transtorno do uso de cannabis, para o qual atualmente não existem farmacoterapias acessíveis.

O que a motiva trabalhar no campo da dependência química?

Como estudante de Medicina, eu me ofereci em um laboratório, cujo objetivo era descobrir um medicamento para a dor baseado em opioides que não seria viciante. Imediatamente, em razão de estar trabalhando com opioides, fiquei fascinada com o conceito de um animal trabalhando compulsivamente para injetar uma quantidade muito pequena de droga neles - como o animal (na época eu trabalhava com ratos e macacos) renunciaria a todo o resto. Observei com fascinação como um produto químico pode perturbar tão profundamente o comportamento de alguém.

Fiquei impressionada com a forma como nós, seres humanos, somos tão vulneráveis ​​aos efeitos das drogas, como eles nos mudam de maneiras tão profundas e como isso leva as pessoas a realmente se isolarem e a outras pessoas a rejeitá-las.

Na minha própria família, meu tio era alcoólico e, como estudante de medicina, eu via pacientes entrando no hospital com cirrose ou varizes, ou com câncer porque estavam bebendo ou fumando a vida toda.

Mas também foi muito frustrante ver como médica e como estudante o quão estigmatizados eram os dependentes químicos - os médicos não queriam tratá-los, eles os dispensavam. Isso realmente me incomodou porque era antiético ao que eles deveriam fazer como médicos. Quero dizer que os médicos devem ter empatia e cuidar daqueles que são vulneráveis, e ainda assim a maneira como lidamos com indivíduos dependentes químicos era exatamente o oposto.

Olhando para trás, essas foram algumas das experiências que me motivaram a trabalhar no campo da dependência química. 

Como o OBID pode contribuir para o seu trabalho?

Um dos principais objetivos do nosso Instituto é maximizar até que ponto a pesquisa é traduzida em a) intervenções mais eficazes (prevenção e tratamento) e b) políticas mais inteligentes de medicamentos baseados em evidências para proteger a saúde pública. É por isso que é tão importante para nós manter canais de comunicação abertos e robustos com instituições internacionais que, como o OBID, são responsáveis ​​por garantir o rigor metodológico nas atividades destinadas a reduzir a demanda, a oferta e os danos associados ao uso de drogas; e de defender a condução sistemática de estudos e pesquisas na área. Considero o OBID um parceiro natural nesse empreendimento desafiador e gostaria muito de estabelecer um diálogo contínuo.

Nora D. Volkow, M.D., é diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Institutos Nacionais de Saúde. O NIDA apoia a maior parte da pesquisa mundial sobre os aspectos de saúde do uso e dependência de drogas.

O trabalho da Dra. Volkow tem sido fundamental para demonstrar que a dependência de drogas é uma doença do cérebro humano. Como psiquiatra e cientista, a Dra. Volkow foi pioneira no uso de imagens cerebrais para investigar as propriedades tóxicas e aditivas de drogas de abuso. Seus estudos documentaram mudanças no sistema de dopamina que afetam, entre outras, as funções das regiões frontais do cérebro envolvidas com motivação e auto-regulação da adição.

Fonte:  https://www.gov.br/cidadania/pt-br/obid/entrevistas/nora_volkow

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