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domingo, 6 de novembro de 2022
DELIBERAÇÃO CEE 197/2021: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo
DELIBERAÇÃO CEE 197/2021
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), no uso de suas atribuições e com fundamento no Inciso XIX do artigo 2º, da Lei Estadual 10.403, de 06 de julho de 1971, na Lei 9.394/1996, no Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017, no Parecer CEE 61/2004 e considerando o que dispõe a Indicação CEE 207/2021,
Delibera:
Capítulo I
Da Autorização dos Cursos de Especialização
Art. 1º - As Instituições de Educação Superior integrantes do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que não possuem prerrogativas de autonomia universitária, poderão oferecer cursos de pós-graduação lato sensu denominados Especialização, e, para tanto, deverão atender ao previsto no inciso III do Art. 44 da Lei Federal 9.394/1996 e ao disposto nesta Deliberação.
§ 1º Os Cursos de Especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes.
§ 2º Além das Instituições indicadas no caput deste artigo, outras poderão, excepcionalmente e a critério deste CEE, ser autorizadas a oferecer cursos de especialização, desde que credenciadas de acordo com o disposto na Seção III desta Deliberação.
§ 3º Para fins de atendimento às exigências do artigo 64 da Lei 9.394/1996 e para a formação de professores da educação especial, no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, os Cursos de Especialização oferecidos por Instituições de Ensino Superior, dos Sistemas de Ensino Estadual e Federal, bem como as Instituições mencionadas na Seção III desta Deliberação, deverão ser previamente aprovados por este CEE.
Dos Cursos de Especialização destinados à Formação de Professores da Educação Especial
Art. 9º - Os Cursos de Especialização em Educação Especial terão carga horária mínima de 600 horas, das quais 500 horas dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico-práticas e 100 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado obrigatoriamente presencial.
§ 1º As atividades acadêmicas deverão abranger somente uma área de atuação dos profissionais da Educação Especial, sendo a Carga Horária distribuída como segue:
I - núcleo comum de formação básica de 200 horas, compreendendo os fundamentos filosóficos, pedagógicos e científicos da educação inclusiva e uma introdução sobre as áreas de atendimento da educação especial, bem como a inserção da formação na perspectiva histórico-social brasileira;
II - parte diversificada de, no mínimo, 300 horas, dedicadas ao conhecimento e prática dos processos técnico-metodológicos relacionados à educação de pessoas com necessidades especiais em uma das seguintes áreas: Deficiência (Intelectual, Visual, Auditiva e Física), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação.
§ 2º O Projeto Pedagógico do Curso deverá prever o desenvolvimento conjunto da parte teórica em Educação Especial, com Bibliografia Específica e Complementar com títulos que contemplem a área de necessidade especial a ser abrangida pelo Curso.
§ 3º O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, será realizado na área oferecida, e seu projeto deverá integrar-se ao Projeto Pedagógico do Curso.
Art. 10 - Como exigência para matrícula nos cursos destinados à Formação de Professores de Educação Especial:
I - o Diploma de Licenciatura em Pedagogia ou Curso Normal Superior ou Licenciatura em Educação Especial, para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental;
II - o Diploma de Licenciatura nas demais áreas curriculares ou Licenciatura em Educação Especial, para a formação de professores de Educação Especial para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Parágrafo único. O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, deverá contemplar a diferenciação para a atuação nas séries iniciais ou finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Subseção II
Dos Cursos de Especialização que se destinam à Formação de Profissionais da Educação prevista no Artigo 64 da LDB
Art. 11 - Os Cursos de Especialização de que trata esta subseção, qualquer que seja a denominação, terão Carga Horária mínima de 1.000 horas, das quais duzentas se destinam ao Estágio Supervisionado obrigatoriamente presencial e 800 horas se destinam a atividades acadêmicas.
§ 1º As atividades acadêmicas deverão abranger todas as áreas de atuação de profissionais da educação e as horas serão distribuídas como segue:
I - 200 horas de formação básica compreendendo conteúdos de gestão da escola, da função social e das políticas públicas para a educação, numa perspectiva histórico-político-social;
II - 600 horas de formação específica, assim distribuídas:
a) 200 horas em conteúdos de gestão da organização escolar nas dimensões humana e gerencial, incluindo gestão das tecnologias da informação e da comunicação;
b) 200 horas em conteúdos sobre Diretrizes Curriculares e avaliação;
c) 200 horas em orientação pedagógica aos docentes e escolar aos estudantes.
§ 2º - O Estágio Supervisionado, obrigatoriamente presencial, será realizado de acordo com projeto próprio que deverá integrar-se ao Projeto Pedagógico do Curso.
Art. 12 - Para matrícula no Curso de que trata esta subseção, o candidato deverá ser portador de Licenciatura.
http://www.ceesp.sp.gov.br/portal.php/consultores_legislacao/deliberacao_197_2021 Funções do Conselho: Conselho Estadual
de Educação - CEE, órgão de deliberação coletiva do sistema estadual de
ensino, de natureza participativa e representativa, exerce funções de
caráter normativo, consultivo, deliberativo e de assessoramento ao
Secretário de Estado da Educação nas questões que lhe são pertinentes.
Obrigado pela visita, volte sempre.
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utthana Ekadasi dia 04/11/2022. Jejum
sábado, 29 de outubro de 2022
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
domingo, 23 de outubro de 2022
A Terceira Profecia de Na. Sra. de Fatima 3ª Profecia de Fátima - Segredo de Fátima
ORAR E VIGIAR. SEMPRE!
A Terceira Profecia de Na. Sra. de Fatima 3ª Profecia de Fátima - Segredo de Fátima -
1) Após o Papa Pio VI, haveria 12 papas que chegariam ao fim de seus
papados: João Paulo II era o décimo segundo!
2) O papa que o precederia (o 11º) teria um período muito curto no
papado (detalhe: o papado é vitalício): o Papa João Paulo I morreu um
mês após ter sido eleito.
3) O 12º Papa teria um longo papado: João Paulo II ficou 27 anos no
papado, de 1978-2005. O 3o papado mais longo da história.
4) O sucessor de João Paulo II, segundo a profecia, provocará uma
revolução na própria Igreja Católica:
A igreja deu permissão de revelar aos fiéis uma parte da mensagem de Fátima. Maria, mãe de Jesus, apareceu a três crianças em 1917. Isto foi provado e manifestações extraordinárias ocorreram, sendo testemunhadas por dezenas de milhares de pessoas. Uma das meninas ainda vivia até recentemente, ela se chamava Lúcia (*Irmã Lúcia), freira que residia enclausurada em um convento na Europa. A irmã Lúcia deu a conhecer a mensagem primeiramente ao Papa Pio XII que, ao terminar de lê-la, estava tremendo, mas manteve a mensagem em segredo e não a deu ao conhecimento público. Ao tempo devido, também a leu o Papa João XXIII, que fez a mesma coisa. Eles agiram daquele modo porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial desespero.
Agora outra parte é revelada, NÃO PARA CAUSAR PÂNICO, MAS PORQUE AS PESSOAS DEVEM CONHECER ISTO PARA QUE SE PREPAREM.
A Santa contou a Lúcia: "Veja minha filha, eu mostrei para o mundo o que acontecerá entre os anos 1950-2001. Os homens não estão pondo em prática os Mandamentos que Nosso Pai nos deu. Satã está dirigindo o mundo, semeando ódio e discórdia em todos os lugares. Os homens fabricaram armas mortais que destruirão o mundo em minutos, a metade da humanidade será horrorosamente destruída, a guerra começará. Contra Roma, haverá conflitos entre ordens religiosas. Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, desastres terríveis e invernos extremamente frios, acabem pouco a pouco com a Terra; estas coisas de qualquer maneira acontecerão nas proximidades do ano 2000. Esses que não querem acreditar, agora é tempo, a Mãe Sagrada da humanidade lhes fala.
Pratique atos de caridade com seu próximo que necessita; dos que não se amam uns aos outros como meu Filho os tem amado, ALGUNS DESTES, PODERÃO SOBREVIVER, mas Eles quererão ter morrido, milhões destes perderão a vida em segundos. A classe de castigos que estão em frente a nós, na Terra, é inimaginável, e eles virão, não há nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente a quem não creia nele, aos que o rejeitam, e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos que venham para meu Filho Jesus Cristo; Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído de forma terrível".
O Padre Agustín que reside em Fátima, diz que o Papa Paulo VI lhe deu permissão de visitar a irmã Lúcia, já que ela era monja de clausura, e não podia sair ou receber visitas. O Padre Agustín contou que ela o recebeu com o coração partido e lhe falou: ''Padre, Nossa Senhora está muito triste porque quase ninguém se interessou pela profecia dela em 1917; assim os bons têm que caminhar por uma estrada estreita e deste modo, os maus irão por uma estrada larga que os levará diretamente à própria destruição; e me acredite Padre, o castigo virá muito em breve. Muitas almas podem perder-se e muitas nações desaparecerão da Terra. Mas, apesar de tudo isso, se os homens meditarem, rezarem levarem a término ações boas, o mundo poderá ser salvo. Caso contrário, se os homens insistirem em suas maldades, o mundo humano se perderá para sempre.
Chegou o tempo para todos de transcrever a mensagem de Nossa Senhora para seus familiares, seus amigos, para os amigos deles e para o mundo inteiro.
De começar a rezar, de elevar seus espíritos, de fazer penitências e de se sacrificar. Nós estamos a cerca de um minuto do último dia e a catástrofe se aproxima. Devido a isso, muitos que estão afastados se voltarão aos braços da Igreja de Jesus Cristo. Todos os países, Inglaterra, Rússia, China etc..., todos os religiosos, os protestantes, os espíritas, os muçulmanos, os budistas e os judeus.
Todos regressarão, adorarão e crerão em Deus, em seu enviado Jesus Cristo e em sua Santa mãe. Mas o que nós devemos esperar? Em todos lugares se fala de paz e tranqüilidade, mas o castigo virá.
Esta guerra destruirá tudo, a escuridão cairá sobre a Terra durante 72 horas(três dias). Apenas uma terça parte da humanidade sobreviverá a estas 72 horas de escuridão e terror e começará a viver em uma era nova, serão as pessoas boas. Em uma noite muito fria, 10 minutos antes da meia-noite, UM GRANDE TERREMOTO sacudirá a Terra durante 8 horas. Este será o terceiro sinal de que Deus é quem governa a Terra. Os bons, aqueles que propagarem esta mensagem, a profecia da Santa Mãe Maria anunciada em Fátima, não DEVEM TEMER, não TENHAM nenhum receio. O QUE FAZER? Ajoelhe-se peça perdão a Deus. Não deixe a sua casa e não deixe ninguém estranho entrar. Porque só o bom não estará em poder do mal e sobreviverá à catástrofe. De forma que você deve se preparar e permanecer com vida, como meus filhos que são, lhes darei os seguintes sinais:UM HOMEM EM UMA POSIÇÃO MUITO ALTA SERÁ ASSASSINADO E ISTO CAUSARÁ A GUERRA.
UMA ARMADA PODEROSA CAMINHARÁ ATRAVÉS DA EUROPA E A GUERRA NUCLEAR COMEÇARÁ
A NOITE SERÁ EXTREMAMENTE FRIA;
SOPRARÃO VENTOS MUITO FORTES;
HAVERÁ MUITA ANGÚSTIA E EM POUCO TEMPO COMEÇARÁ UM GRANDE TERREMOTO, QUE FARÁ ESTREMECER TODA A TERRA.
feche as portas e janelas e não fale com ninguém que não esteja em sua casa.
Não olhe para fora, não seja curioso, porque esta é a ira do SENHOR.
Acenda velas benditas, porque por três dias nenhuma outra luz se acenderá.
O movimento da Terra será tão violento que moverá o eixo da Terra (23 a 20 graus); depois ela regressará à sua posição normal. Então uma escuridão absoluta e total cobrirá a Terra inteira. Todo espírito maligno andará solto, fazendo muito mal às almas que não quiseram escutar esta mensagem de advertência e para aqueles que não quiseram se arrepender.
Que as almas benignas cristãs se lembrem de acender as velas santificadas, preparar um altar sagrado com um crucifixo para comunicar-se com Deus através de Seu Filho, e Lhe implorar sua infinita misericórdia. Tudo estará escuro.
Então, uma grande Cruz Mística aparecerá no céu, lembrando o precioso preço que o Seu Filho pagou por amor à humanidade e pela nossa redenção.
Na casa a única coisa que poderá dar luz são as VELAS SANTIFICADAS de cera, que uma vez acesas nada poderá apagar até que terminem os três dias de escuridão. Todos também devem ter consigo ÁGUA BENTA (ou magnetizada), que aspergirão pela casa inteira, em especial nas portas e janelas.
O Senhor protegerá as propriedades dos eleitos.
Ajoelhem-se diante da cruz poderosa do Seu divino Filho, rezem com devoção e depois digam o seguinte
"OH DEUS, PERDOAI NOSSOS PECADOS, SALVANDO-NOS DO FOGO DO INFERNO.
LEVE PARA SEU LADO TODAS AS ALMAS, ESPECIALMENTE AQUELAS MAIS NECESSITADAS DE TUA MISERICÓRDIA. DOCE MÃE MARIA, INTERCEDA POR NÓS!
NÓS A AMAMOS, SALVA NOSSO MUNDO."
OS JUSTOS NÃO DEVERÃO TEMER NADA NO GRANDE DIA DO SENHOR.
Tudo isso está nas Escrituras Sagradas, veja no Novo Testamento:
- S. Lucas (Capítulo 21, versos 5:11, 12:19, 20:20, 29:33)
- Carta de S. Paulo (Capítulo 3, 8-14).
- O profeta Isaías (cap.40 ,1: 5: 9).
Deve-se entender que Deus permitirá que tudo isso aconteça. O Papa e os bispos estão esperando outra mensagem que falará de arrependimento e de oração. Lembre-se sempre que a palavra de Deus não é uma ameaça, mas uma boa notícia''. A Irmã Lúcia, faleceu em 11 de fevereiro de 2005. Desde os anos 20, já tem sido alertado que esta profecia seria cumprida após a morte dessa Irmã.
fonte: https://fernandoloiacono.blogspot.com/search/label/3%C2%AA%20Profecia%20de%20F%C3%A1tima
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sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Rama Ekadasi. Dia 21/10/2020. jejum de grãos e cereais.
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Jovem Pan Censurada, o mínimo que vc precisa saber. Eleições 2022
Nesta edição, conversamos com o escritor Leonardo Coutinho, um dos mais importantes investigadores da conexão entre o crime organizado e partidos de esquerda na América Latina. Além de ter uma longa carreira como jornalista, ele é pesquisador do Center for a Secure Free Society, sediado em Washington (EUA). Na conversa com Gabriel de Arruda Castro, Coutinho falou sobre seu livro "Hugo Chávez, o espectro: Como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global". Coutinho explicou como o regime venezuelano foi capaz de se fundir com as organizações criminosas do país e comentou as eleições na Colômbia e no Brasil, que podem levar a América do Sul a um predomínio da esquerda — já que Argentina, Venezuela e Chile já seguiram esse caminho.
Saiba mais sobre o Instituto Monte Castelo em www.montecastelo.org.
Hugo Chávez, o espectro
Como o presidente venezuelano alimentou o narcotráfico, financiou o terrorismo e promoveu a desordem global
Olavo de Carvalho - O Totalitarismo Islâmico, herdeiro do Comunismo e do Nazismo
Palestra do filósofo Olavo de Carvalho intitulada "O Totalitarismo Islâmico: Herdeiro do Comunismo e do Nazismo", no Clube Paulistano A Hebraica, em 24 de maio de 2004.
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quarta-feira, 19 de outubro de 2022
23/08/2021Entrevista com a Diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Institutos Nacionais de SaúdeNora D. Volkow, M.D.
O que a dependência de drogas representa para o cérebro?
A dependência de drogas é o resultado final de um processo iterativo pelo qual o cérebro se habitua a uma experiência recompensadora induzida farmacologicamente (a droga aditiva) que é muito mais potente do que qualquer recompensa natural poderia oferecer ou competir. Nem todo mundo tem o mesmo risco de se envolver nessa experiência inicial, nem todo usuário iniciante acaba repetindo a experiência para se tornar um usuário regular/crônico ou desenvolver um transtorno do uso de drogas. Mas algumas pessoas com certas vulnerabilidades genéticas, psicológicas e/ou socioambientais correm um risco maior de entrar em um ciclo vicioso de aprendizado condicionado reforçado que muda cada vez mais o comportamento do uso de drogas de orientado a objetivos para automático e cada vez mais desacoplado do controle de circuitos inibitórios.
Como os efeitos gratificantes das drogas de abuso, o desenvolvimento da saliência de incentivo e o desenvolvimento de hábitos de busca de drogas podem impactar os dependentes de substâncias psicoativas?
No nível neurobiológico, a exposição repetida a drogas de abuso desencadeia alterações epigenéticas que modulam a força sináptica e remodelam os circuitos neurais ao longo das vias mesocorticolímbicas, interrompendo o processamento da recompensa, gerando desejo e enfraquecendo o controle inibitório das respostas dominantes.
Quais são as respostas cerebrais devido causadas pelos os estados emocionais, disfóricos e de estresse negativos relacionados à dependência de drogas?
O sistema de resposta ao estresse cerebral parece ser ativado pela ingestão excessiva aguda de drogas, sensibilizado durante a retirada repetida e persiste em um estado ativado durante a abstinência prolongada, contribuindo para o desenvolvimento e persistência da adição.
À medida que o consumo de drogas se torna compulsivo, acredita-se que os fatores que motivam o comportamento mudem para um comportamento de procura de drogas, que é impulsionado não apenas pelo reforço positivo, mas também pelo reforço negativo.
Mas supõe-se que o estado emocional negativo que impulsiona o reforço negativo derive da desregulação dos principais circuitos neuroquímicos que dirigem não apenas os sistemas de estresse cerebral (isto é, fator de liberação de corticotropina, dinorfina) dentro da amígdala extensa e que medeiam estados de ansiedade, mas também de sistemas de incentivo/saliência/recompensa (dopamina, peptídeos opióides) no estriado ventral.
O uso excessivo de drogas também envolve a ativação da CRF no córtex pré-frontal medial, acompanhado por déficits na função executiva que podem facilitar a transição para uma resposta do tipo compulsiva. A ativação excessiva do núcleo accumbens por meio da liberação de dopamina mesocorticolímbica ou ativação de receptores opióides há muito tempo é hipótese de ativar subsequentemente o sistema opióide da dinorfina-κ, que por sua vez pode diminuir a atividade dopaminérgica no sistema dopamina mesocorticolímbico.
O que pode mediar a vulnerabilidade inicial, manutenção e recaída associada à dependência química?
A maioria das pessoas que usam drogas não desenvolve dependência. Estudos epidemiológicos e clínicos mostraram que o risco de um indivíduo se tornar dependente químico é influenciado por muitos fatores biológicos, psicológicos, de desenvolvimento e ambientais diferentes e interagindo. Por exemplo, estudos genéticos mostraram fortes contribuições genéticas complexas para o risco geral de abuso e dependência de múltiplas substâncias psicoativas. Esses efeitos podem ser mediados por diferenças alélicas que operam em diferentes níveis fenomenológicos, incluindo processos enzimáticos, sinápticos, neurofisiológicos e psicológicos ou comportamentais.
O estágio de desenvolvimento também é uma variável crítica que afeta a vulnerabilidade: dados epidemiológicos demonstram claramente que a adolescência é um período de risco particularmente alto, não apenas porque os adolescentes têm uma predisposição natural para a busca de novidades e comportamentos de risco (incluindo experimentação de drogas) e adaptam seus comportamentos às pressões sociais, mas também porque a exposição a drogas durante esta fase ativa do desenvolvimento do cérebro é significativamente mais vulnerável às propriedades adictivas das drogas de abuso.
Finalmente, há uma lista crescente de fatores ambientais (por exemplo, experiências adversas na infância, estresse crônico, privação de sono, afiliação desviante, pobreza etc) que desempenham papéis importantes e modificáveis na identificação de diferenças interindividuais de risco.
O pensamento importante a entender é que esses fatores genéticos, de desenvolvimento e ambientais não operam isoladamente, mas são altamente interativos, de modo que o risco individual geral reflete o resultado complexo de sua combinação dinâmica.
A maconha pode danificar um cérebro em formação?
Os efeitos específicos da exposição pré-natal à maconha permanecem obscuros e justificam pesquisas adicionais. O maior número de domínios neuropsicológicos que exibem funções psicológicas e comportamentais diminuídas versus aumentadas sugere que a exposição à maconha pode ser prejudicial ao desenvolvimento e função do cérebro. Estudos em animais sugerem, entre outros, que a exposição intraocular ao THC, o principal ingrediente psicoativo da maconha, aumenta a capacidade de resposta geral dos sistemas mesolímbicos de dopamina.
Com relação aos efeitos do uso de cannabis durante a infância e adolescência, um período prolongado de desenvolvimento cerebral ativo, os estudos de neuroimagem fornecem algumas evidências de estrutura e função frontoparietal comprometidas, no entanto, ainda não está claro se os efeitos observados são especificamente atribuíveis ao início do uso por adolescentes ou fatores gerais relacionados ao uso de maconha, como sintomas depressivos. A contribuição relativa do início do adolescente e da cronicidade do uso de cannabis deverá ser examinada de forma mais abrangente em estudos prospectivos e longitudinais com medidas mais rigorosas do uso de cannabis (dosagem, exposição, dependência, compostos constituintes, como os níveis relativos de canabinoides), como os Estudos ABCD e HBCD.
Deve-se enfatizar que o impacto negativo sugerido pelas evidências clínicas existentes é consistente com a pesquisa em animais seminais que vincula diretamente a exposição pré-natal e adolescente ao THC com efeitos prolongados nos sistemas neurais adultos relevantes para distúrbios psiquiátricos e de uso de substâncias.
O que funciona na prevenção do abuso de substâncias?
Assim como a dependência química é um fenômeno complexo e multifacetado, é preciso pensar em prevenção eficaz como resultado de estratégias múltiplas e baseadas em evidências que devem aderir a quatro princípios básicos que determinam o que os programas de prevenção devem:
1. Aumentar os fatores de proteção e reverter ou reduzir os fatores de risco;
2. Abordar todas as formas de abuso de drogas, isoladamente ou em combinação, incluindo o uso de drogas licitas e ilícitas por menores de idade; e o uso inadequado de substâncias obtidas legalmente, medicamentos prescritos ou medicamentos vendidos sem receita;
3. Abordar o tipo de problema de abuso de drogas na comunidade local, direcionar fatores de risco modificáveis e fortalecer os fatores de proteção identificados;
4. Ser adaptado para lidar com riscos específicos às características da população ou do público, como idade, gênero e etnia, para melhorar a eficácia do programa.
Quais são as últimas notícias no campo da ciência da toxicodependência?
A pesquisa sobre dependência abrange uma vasta gama de disciplinas e houve desenvolvimentos muito interessantes no passado recente. Mas as descobertas que ainda estão frescas em meu cérebro com um enorme potencial de translacional incluem a pesquisa publicada por Marco Venniro e colegas do NIDA em 2018, que constatou que a interação social positiva em ratos impede a autoadministração de drogas. Esses pesquisadores do NIDA descobriram que, quando podiam escolher entre interagir com outro rato ou tomar heroína ou metanfetamina, os ratos sempre escolhiam a recompensa social.
Este estudo tem implicações clínicas de longo alcance, com vários pesquisadores iniciando estudos em humanos sobre mecanismos cerebrais de escolha entre interações sociais gratificantes e drogas viciantes. Essas novas descobertas devem estimular mais pesquisas humanas sobre como as abordagens de tratamento com base social podem ajudar a restaurar a recompensa normal e a regulação emocional, resultando em menor risco de recaída.
Outra descoberta que vale a pena destacar deriva do recente estudo molecular e funcional, usando modelagem computacional que lança nova luz sobre o mecanismo pelo qual os canabinoides inibem a liberação de glutamato em certas áreas do cérebro e que o processo é controlado pelo neurotransmissor adenosina que opera através de complexos (heterômeros) de receptores para canabinoides e adenosina. Esta pesquisa representa um avanço conceitual significativo no campo da fisiologia e farmacologia do receptor acoplado à proteína G (GPCR) e sugere a possibilidade de usar antagonistas do receptor A2A para neutralizar os efeitos adversos dos canabinoides, incluindo o transtorno do uso de cannabis, para o qual atualmente não existem farmacoterapias acessíveis.
O que a motiva trabalhar no campo da dependência química?
Como estudante de Medicina, eu me ofereci em um laboratório, cujo objetivo era descobrir um medicamento para a dor baseado em opioides que não seria viciante. Imediatamente, em razão de estar trabalhando com opioides, fiquei fascinada com o conceito de um animal trabalhando compulsivamente para injetar uma quantidade muito pequena de droga neles - como o animal (na época eu trabalhava com ratos e macacos) renunciaria a todo o resto. Observei com fascinação como um produto químico pode perturbar tão profundamente o comportamento de alguém.
Fiquei impressionada com a forma como nós, seres humanos, somos tão vulneráveis aos efeitos das drogas, como eles nos mudam de maneiras tão profundas e como isso leva as pessoas a realmente se isolarem e a outras pessoas a rejeitá-las.
Na minha própria família, meu tio era alcoólico e, como estudante de medicina, eu via pacientes entrando no hospital com cirrose ou varizes, ou com câncer porque estavam bebendo ou fumando a vida toda.
Mas também foi muito frustrante ver como médica e como estudante o quão estigmatizados eram os dependentes químicos - os médicos não queriam tratá-los, eles os dispensavam. Isso realmente me incomodou porque era antiético ao que eles deveriam fazer como médicos. Quero dizer que os médicos devem ter empatia e cuidar daqueles que são vulneráveis, e ainda assim a maneira como lidamos com indivíduos dependentes químicos era exatamente o oposto.
Olhando para trás, essas foram algumas das experiências que me motivaram a trabalhar no campo da dependência química.
Como o OBID pode contribuir para o seu trabalho?
Um dos principais objetivos do nosso Instituto é maximizar até que ponto a pesquisa é traduzida em a) intervenções mais eficazes (prevenção e tratamento) e b) políticas mais inteligentes de medicamentos baseados em evidências para proteger a saúde pública. É por isso que é tão importante para nós manter canais de comunicação abertos e robustos com instituições internacionais que, como o OBID, são responsáveis por garantir o rigor metodológico nas atividades destinadas a reduzir a demanda, a oferta e os danos associados ao uso de drogas; e de defender a condução sistemática de estudos e pesquisas na área. Considero o OBID um parceiro natural nesse empreendimento desafiador e gostaria muito de estabelecer um diálogo contínuo.
Nora D. Volkow, M.D., é diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Institutos Nacionais de Saúde. O NIDA apoia a maior parte da pesquisa mundial sobre os aspectos de saúde do uso e dependência de drogas.
O trabalho da Dra. Volkow tem sido fundamental para demonstrar que a dependência de drogas é uma doença do cérebro humano. Como psiquiatra e cientista, a Dra. Volkow foi pioneira no uso de imagens cerebrais para investigar as propriedades tóxicas e aditivas de drogas de abuso. Seus estudos documentaram mudanças no sistema de dopamina que afetam, entre outras, as funções das regiões frontais do cérebro envolvidas com motivação e auto-regulação da adição.
Fonte: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/obid/entrevistas/nora_volkow
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