terça-feira, 26 de setembro de 2023

Tratamento da informação e o número de mortos no Brasil de 2015 á 2022 números nos mostram





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Nietzsche e a depressão. "Quando se olha muito tempo para um abismo, o a...

Luísa Zonza e a traição. Lendo às entrelinhas. (feito com Spreaker)

O que é Id segundo Freud? - Psicoativo ⋆ Universo da Psicologia

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Definição de id para Freud

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Id, a Lua Egoísta do Universo Marvel pesando a barra do DeadPool

Id para Freud é o componente da personalidade composto de energia psíquica inconsciente que trabalha para satisfazer impulsos básicos, necessidades e desejos. O id opera com base no princípio do prazer, o que exige a satisfação imediata das necessidades. Isso segundo a sua teoria psicanalítica da personalidade.

O id é a única parte da personalidade que está presente ao nascimento. Freud também sugeriu que este componente primitivo da personalidade existia completamente dentro do inconsciente.

O id atua como a força motriz por trás da personalidade. Ele não só se esforça para cumprir nossos impulsos mais básicos, muitos dos quais estão ligados diretamente à sobrevivência, como também fornece toda a energia necessária para dirigir personalidade.

Durante a infância, antes dos outros componentes da personalidade começarem a se formar, as crianças são governadas inteiramente pelo id. Satisfazer as necessidades básicas com comida, bebida e conforto são de extrema importância. À medida que envelhecem, seria obviamente muito problemático agir simplesmente para satisfazer as necessidades do id, sempre que sentimos uma necessidade, ou desejo. Felizmente, os outros componentes da personalidade se desenvolvem à medida que envelhecemos, o que nos permite controlar as exigências do id e nos comportar de formas socialmente aceitáveis.

Como mencionado anteriormente, o id age de acordo com o princípio de prazer, que é a ideia de que é preciso se satisfazer imediatamente. Quando você está com fome, o princípio do prazer te direciona para comer. Quando você está com sede, ele te motiva a beber. Mas, claro, nem sempre podemos satisfazer os nossos desejos de imediato. Às vezes precisamos esperar até o momento certo ou até que nós realmente tenhamos acesso às coisas que atendam às nossas necessidades.

Quando somos incapazes de satisfazer imediatamente uma necessidade, a tensão resulta disso. O ID conta com o processo primário para aliviar temporariamente a tensão. O processo primário envolve a criação de uma imagem mental – seja através de sonhar acordado, criar fantasias, ter alucinações, ou algum outro processo. Por exemplo, quando você está realmente com sede, você pode começar a fantasiar sobre um grande e lindo copo de água gelada.

Lembre-se, no entanto, que o id é apenas um dos três principais componentes da personalidade, junto do ego e do superego.

Observações

  • “É a parte obscura, a parte inacessível de nossa personalidade; o
    pouco que sabemos a seu respeito, aprendemo-lo de nosso estudo da elaboração onírica e da
    formação dos sintomas neuróticos, e a maior parte disso é de caráter negativo e pode ser descrita
    somente como um contraste com o ego. Abordamos o id com analogias; denominamo-lo caos,
    caldeirão cheio de agitação fervilhante. Descrevemo-lo como estando aberto, no seu extremo, a
    influências somáticas e como contendo dentro de si necessidades instintuais que nele encontram
    expressão psíquica; não sabemos dizer, contudo, em que substrato. Está repleto de energias que
    a ele chegam dos instintos, porém não possui organização, não expressa uma vontade coletiva,
    mas somente uma luta pela consecução da satisfação das necessidades instintuais, sujeita à
    observância do princípio do prazer”.
    “(Sigmund Freud, 1933, Novas conferências introdutórias sobre psicanálise)
  • “O ego deve, no geral, executar as intenções do id, e cumpre sua atribuição descobrindo as circunstâncias em que essas intenções possam ser mais bem realizadas. A relação do ego para com o id poderia ser comparada com a de um cavaleiro para com seu cavalo. O cavaloprovê a energia de locomoção, enquanto o cavaleiro tem o privilégio de decidir o objetivo e de guiar o movimento do poderoso animal. Mas muito freqüentemente surge entre o ego e o id a situação, não propriamente ideal, de o cavaleiro só poder guiar o cavalo por onde este quer ir. Há uma parte do id da qual o ego separou-se por meio de resistências devidas à repressão. A repressão, contudo, não se estende para dentro do id: o reprimido funde-se no restante do id”
    “(Sigmund Freud, 1933, Novas conferências introdutórias à psicanálise)

Citações

  • “As pessoas realmente vivem com sua id exposta. Elas não são boas em esconder o que está acontecendo lá dentro.”
    (Philip Seymour Hoffman)

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segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.







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Traição para abafar será -Processo contra Luísa Sonza por racismo é arquivado; vítima divulgou carta sobre o caso nesta última terça-feira (19) - Mundo Negro


Processo contra Luísa Sonza por racismo é arquivado; vítima divulgou carta sobre o caso nesta última terça-feira (19)
Foto: Brazil News

Após o processo correr em segredo de justiça, a advogada Isabel Macedo de Jesus confirmou que fechou um acordo “satisfatório” com a cantora Luísa Sonza, após o caso de racismo. A informação foi confirmada pela sua advogada, Jéssica Oliveira, em nota enviada para o UOL nesta terça-feira (19).

Segundo as informações levantadas pelo UOL, o caso, aberto em 2020, foi arquivado no dia 16 de agosto. A defesa de Isabel não revelou o valor do acordo, já que o caso ocorreu em segredo de justiça.




domingo, 24 de setembro de 2023

Futebol na Arábia Saudita. E o pé de meia. (feito com Spreaker)

AO VIVO: CPAC BRASIL, O MAIOR EVENTO CONSERVADOR DO MUNDO NO BRASIL

A ciência por trás do jejum de Ekadashi por Avadhut dasa

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Ekadashi é o 11º dia do ciclo lunar, tanto da lua cheia quanto da lua nova.O Padma Puraana descreve a seguinte relevância do Ekadashi:Jaimini Rishi, um sábio renomado, certa vez ficou curioso sobre o voto de Ekadashi, então perguntou ao grande sábio Vyaasa sobre o mesmo. Vyaasa disse que inicialmente, quando o mundo se manifestou, o Senhor Vishnu criou uma criatura demoníaca (Paapa-Purusha) que era a personificação de todos os tipos de pecados. Isso foi feito para punir todos os seres que escolhessem o caminho do mal. Posteriormente, Ele também criou a Yamaloka – a penitenciária cósmica, para que qualquer um que pecasse (com sintomas de Paapa-Purusha nele) fosse enviado para lá.Certa vez, durante uma visita a Yamaloka, o Senhor Vishnu percebeu o estado miserável das entidades vivas que ali passavam por "correções" e teve pena delas. Então Ele criou o Ekadashi a partir de Seu próprio ser e decidiu que qualquer pessoa que fizesse o voto de Ekadashi seria purificada de seus pecados e não teria que visitar a penitenciária cósmica.Ao tomar consciência disso, o Paapa-Purusha ficou alarmado. Ele imediatamente foi até o Senhor Vishnu e implorou que por causa desses Ekadashis ele logo não teria nenhum sustento. Assim, a Suprema Personalidade de Deus deu-lhe a bênção de que ele pudesse residir nos Feijões, Grãos e Cereais nos dias de Ekadashi. Assim, ele pode afetar qualquer um que os consuma em um Ekadashi. Com isso o Paapa-purusha ficou satisfeito.O dia de Ekadashi, sendo um dia maravilhoso para limpar as ofensas, é, portanto, respeitosamente também celebrado como o dia do Senhor Hari (o Senhor Deus Supremo).Entretanto, de acordo com a ciência moderna, sabe-se que a pressão do ar no nosso planeta varia até limites extremos tanto no dia de lua nova (Amavasya) como no dia de lua cheia (Purnima). Isso se deve à combinação do caminho orbital do Sol, da Lua e da Terra.Isso pode ser observado pela mudança na natureza dos maremotos na lua nova e nos dias de lua cheia. As ondas estão muito altas e agitadas, mas a partir do dia seguinte as ondas ficam calmas, indício de que a pressão também diminuiu.Agora, com base neste fato, o significado do jejum de Ekadashi pode ser explicado de 2 maneiras:1) Segundo a ciência, leva cerca de 3-4 dias para que os alimentos que comemos hoje cheguem ao nosso cérebro. Agora, se comermos leve/rápido nos dias de Ekadashi, essa ingestão chegará ao cérebro correspondentemente nos dias de lua nova/lua cheia.Em ambos os dias, a pressão da terra está no máximo, levando ao desequilíbrio em tudo, inclusive no processo de pensamento.Portanto, se a entrada para o cérebro for mínima, as chances de o cérebro se entregar a qualquer atividade rebelde devido ao desequilíbrio de alta pressão também se tornam mínimas.2) Outra explicação para o jejum de Ekadashi é que, comparado a qualquer outro dia do ciclo lunar, a pressão atmosférica é a mais baixa nos dias de Ekadashi. Portanto, este é o melhor momento para jejuar e limpar o sistema intestinal. Se jejuarmos em qualquer outro dia, a alta pressão/tensão poderá danificar nosso sistema. Assim, é aconselhável que após o jejum do Ekadashi, no dia seguinte (Dwadashi), levantemos cedo e comamos o mais rápido possível.De acordo com ambas as teorias acima, a prática do jejum nos dias de Ekadashi tem uma forte base científica. Pede-se às pessoas que fazem jejum que fiquem longe de todos os tipos de grãos e tenham uma dieta leve de nozes, leite, frutas, etc.O jejum dá descanso ao sistema. O sistema fisiológico pode ficar sobrecarregado devido a um pouco de excesso ou indiscriminação na dieta. Assim, o jejum quinzenal de Ekadashi dá ao sistema a chance de se recuperar. Sabemos que o sistema digestivo atrai a circulação sanguínea para os órgãos digestivos. Portanto, a circulação sanguínea na cabeça diminui quando o alimento é ingerido: por isso nos sentimos sonolentos. Assim, a observância dos Ekadashis nos ajuda a recarregar o cérebro e a mente, mantendo-nos mais alertas, aguçados, focados e mais conscientes.O jejum quinzenal de Ekadashi acompanhado de uma alimentação saudável melhora a capacidade de resposta à insulina, reduz o colesterol no sangue e prolonga a vida. Ajuda a melhorar a estabilidade mental de pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. Também desintoxica o corpo, limpa o sangue e melhora o funcionamento dos rins e do fígado. É incrível como os antigos indianos védicos desenvolveram esse método para nos mantermos em forma e livres de quaisquer influências negativas!---O seguinte artigo que encontrei na rede também pode interessar a você:Um homem ou uma mulher é 80% líquido e 20% sólido como a terra. Esta é a condição biológica básica que ajuda na compreensão do jejum de Ekadashi.Estamos cientes da maré alta nos dias de lua nova e lua cheia e da maré baixa no sétimo dia do ciclo lunar. Esta é a atração lunar sobre o líquido da terra. A terra e a lua se atraem, mas em certos dias a atração é maior por causa da proximidade. É essa atração que provoca as marés no oceano e é certo que haverá maré alta e maré baixa biológicas também, regidas pela lua. A força gravitacional da lua exerce sua influência sobre a água do corpo humano, assim como no caso dos oceanos do planeta.Arnold Lieber, psiquiatra de Miami, Flórida, fez experiências e descobriu que as marés biológicas também afetam nosso humor e comportamento. Foi relatado em muitos hospitais psiquiátricos que nos dias de lua cheia ou de lua nova o comportamento dos pacientes mentais torna-se cada vez mais perturbado e errático. Em um artigo, "A lua controla seu humor", Edgar Ziegler escreve que o corpo de bombeiros de Phoenix, Arizona, descobriu que recebe de 25 a 30 ligações a mais nas noites de lua cheia. Há casos em que nestes dias de maré, quando a lua se aproxima da terra, as pessoas com mente fraca ou corpo fraco sofrem mais. Conheço muitas pessoas com intestino fraco que sempre reclamam do pior sofrimento nesses dias.Existem relatos fantásticos citados no artigo de Edgar Zieglar mencionado acima. Ele escreve que Fergus Wood, um cientista do US National Ocean Survey, relatou há vários anos que duas marés altas extremas ocorreriam, uma após a outra, em 8 de janeiro e 7 de fevereiro de 1974. Wood viu que em ambas as ocasiões, a Terra , o sol e a lua estariam posicionados ao longo de uma linha quase reta chamada Sygy e que em 8 de janeiro de 1974 a lua também estaria muito próxima da Terra. Esta combinação frequente de eventos astronómicos faz com que a água do oceano suba muito acima dos níveis normais. Ao ouvir isso, Arnold Lieber alertou o departamento de polícia de Miami, os jornais e as salas de emergência psiquiátrica do Jackson Memorial Hospital de Miami, prevendo uma perturbação geral no comportamento humano, durante estes dias, e realmente, O número de assassinatos em Miami na primeira semana do ano novo foi duas vezes maior do que em todo o mês de janeiro de 1973. Além disso, houve repetidos incidentes de crimes sem motivo. Este foi um exemplo para citar como o comportamento humano é afetado pela atração lunar na personalidade humana.Estudos sobre a influência dos corpos celestes sobre os nossos mostraram que pode ocorrer um desequilíbrio de hormônios e fluidos, e que essas influências podem desempenhar um papel maior nas nossas doenças patológicas e no comportamento psicológico. As glândulas fisiológicas e os hormônios em questão estão relacionados às razões físico-psíquicas para as várias expressões psíquicas conhecidas como vrttis (propensões), por exemplo, medo, ganância, ódio, paixão e raiva, etc. Existem 50 dessas expressões e se esses hormônios ficarem desequilibrados, o as secreções tornam-se anormais, ou seja, hipo ou hiper, resultando em anormalidades com essas expressões (vrttis). A experiência acima de Arnold Lieber foi apenas para alguns desses vrttis; mas todos esses ou muitos desses vrttis podem ser afetados pelas marés biológicas lunares.Além disso, a pele do nosso corpo é uma membrana semipermeável que permite a movimentação de forças eletromagnéticas em ambas as direções, mantendo um equilíbrio dinâmico. Arnold Lieber diz que cada impulso nervoso gera sua pequena aura de energia para as células associadas, como um sistema solar em miniatura, e tem seu próprio campo eletromagnético fraco. É possível que as forças eletromagnéticas grosseiras originadas nos corpos celestes possam afetar o equilíbrio desses mundos celulares microscópicos. Quando houver marés extremas, há uma chance de bombardeio pesado por perturbações maciças de campos eletromagnéticos graves e circundantes. Isto pode causar efeitos no sistema nervoso e enfraquecer a fibra nervosa.Na pesquisa de Lieber sobre vários pacientes com depressão maníaca, ele encontrou recorrências de sintomas de depressão, inquietação, insônia e taquicardia durante dias de marés extremas. É comumente descoberto que uma série de ataques ocorrem mais em dias de maré e o efeito vai do Ekadashi aos dias de Lua Nova ou Lua Cheia. Assim, o jejum do Ekadashi tem efeitos variados no corpo e na mente para combater os efeitos negativos. O primeiro e mais importante é manter o equilíbrio dos hormônios e outras secreções em relação às glândulas e células. Como não haverá comida e água no estômago nestes dias de jejum, a atração linear não afetará o intestino, os rins e o fígado, etc. Além disso, a tendência de funcionamento da maioria das forças do corpo será centrípeta, ou seja, em direção ao lado interno do corpo. Então, a atração gravitacional interna será mais poderosa para equilibrar a atração externa da força gravitacional lunar. Isso ajudará no funcionamento controlado de todos os órgãos, nas alterações químicas, no crescimento das células e em outras transmutações biológicas.Se o funcionamento for normal e equilibrado, dificilmente haverá problemas de saúde e a longevidade aumentará muitas vezes. É bom jejuar tanto nos dias de Ekadashi quanto nos dias de Lua Cheia e Lua Nova. Mas pelo menos o jejum de Ekadashi é obrigatório para todas as pessoas, homens e mulheres com idade superior a 12 anos. Como o dia de Ekadashi cai entre o sétimo e o décimo quinto dia do ciclo lunar, ou seja, os dias de maré morta e maré alta, um dia de jejum ajuda a equilibrar o efeito da atração lunar. Mas, como mencionado acima o jejum pode ser feito em todos os quatro dias para melhores resultados, ou seja: Ekadashi antes da Lua Nova, Lua Nova propriamente dita, Ekadashi antes da Lua Cheia, Lua Cheia propriamente dita. A possibilidade de bombardeamento de forças eletromagnéticas celestiais sobre as minúsculas células do nosso corpo também terá menos ou nenhum efeito, e assim o equilíbrio poderá ser melhor mantido.Foi visto experimentalmente que pacientes maníaco-depressivos são curados por tais jejuns sistemáticos e muitas anormalidades da mente, das quais a maioria das pessoas do mundo moderno sofre hoje, serão reduzidas. Excitação sexual excessiva, raiva, irritação, medo, ganância e paixão, etc. também são sublimadas por esses jejuns. Até a hipertensão pode ser controlada de forma eficiente com a ajuda do Ekadashi Fast.A maioria das pessoas teme que, ao jejuar, a pessoa fique fraca. Esse medo não é genuíno. Um dia de jejum dá descanso à maquinaria do estômago e, assim, ajuda-o a funcionar melhor no futuro. Não apenas o material alimentar não digerido tem a oportunidade adequada para sua posterior digestão, mas também, ao jejuar, o poder de digestão aumenta, ocorre uma melhor assimilação dos alimentos, ajudando em mais produção de sangue e outros produtos químicos necessários, ajudando assim a melhorar a saúde e a melhorar os efeitos nutricionais. . É uma boa medida para problemas estomacais e uma cura para uma série de doenças. Ajuda a melhorar o funcionamento do fígado, pâncreas, intestinos e rins, etc., reduzindo assim a possibilidade de qualquer doença relacionada com estes órgãos.O jejum no Ekadashi também ajuda a transmutação de substâncias químicas no corpo em fatores mais sutis, como a matéria ectoplasmática da mente (ou seja, chitta ou matéria mental), de modo que a matéria ectoplasmática se associe às esferas ainda mais elevadas. Se a ciência da meditação for praticada pelo aspirante, o jejum não significa apenas não comer nada, mas também significa não beber nada no sentido mais estrito. O significado de jejum, ou seja, 'upavasa' espiritualmente significa permanecer com ideias divinas, ou seja, viver mais próximo do Ser Consciente Supremo. Isso só pode ser feito evitando-se extroversamente as atividades dos órgãos sensoriais e motores (indriyas) e concentrando-se, em vez disso, nos vários aspectos (bhaava) da Consciência Suprema ou do Senhor Supremo. Ao não comer e beber nos dias de Ekadashi e ao permanecer no divino (bhagavata-bhaava),

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Sociedade Internacional para Consciência de Krsna Iskcon. A queda de padrão de alguns membros da alta cúpula ou não.









7. Orientação Espiritual

Discípulo: Posso fazer outra pergunta, Śrīla Prabhupāda? “O guru é essencial para que alguém entre no caminho espiritual e alcance a meta? Como é possível reconhecer um guru?”.

Śrīla Prabhupāda: Sim, é necessário um guru. No Bhagavad-gītā, enquanto Kṛṣṇa e Arjuna falavam como amigos, não se chegou a conclusão alguma. Arjuna, então, decidiu aceitar Kṛṣṇa como seu guru. Encontre no Bhagavad-gītā o verso que começa com kārpaṇya-doṣopahata-svabhāvaḥ.

Hari Śauri:

kārpaṇya-doṣopahata svabhāvaḥ
pṛcchāmi tvaṁ dharma-sammūḍha-cetāḥ
yac chreyaḥ syān niścitaṁ brūhi tan me
śiṣyas te ’haṁ śādhi māṁ tvāṁ prapannam

“[Arjuna disse:] Agora, estou confuso quanto ao meu dever, e perdi toda a compostura devido à reles fraqueza. Nesta condição, estou pedindo-Vos que me digais certamente o que é melhor para mim. Agora, sou Vosso discípulo e uma alma rendida a Vós. Por favor, instruí­-me”. (Bhagavad-gītā 2.7)

Śrīla Prabhupāda: Assim como Arjuna, todos estão perplexos sobre qual é a melhor conduta, sobre o que ninguém pode decidir por si mesmo. Mesmo um médico, ­quando doente, não administra seu próprio tratamento, senão que ele procura outro médico, porque seu cérebro não está em ordem. Como ele poderia prescrever o remédio correto para si mesmo?

Da mesma forma, quando estamos perplexos e não encontramos nenhuma solução, é compulsório, nesse momento, buscarmos um guru. É essencial que todos se rendam a um guru visto que, em nosso estado atual, estamos todos perplexos. Arjuna representa a posição perplexa da pessoa materialista, circunstância na qual é indispensável um guru que nos encaminhe na direção verdadeira.

Arjuna escolheu Kṛṣṇa como seu guru. Ele não buscou ninguém mais porque sabia: “Não consigo encontrar nenhum outro meio que me leve à paz. Sois a única pessoa que o pode fazer”. O significado é que, tal como Arjuna, também devemos aceitar Kṛṣṇa como nosso guru instrutor, que é capaz de nos livrar de nossa posição perplexa. Kṛṣṇa, destarte, é o guru não apenas de Arjuna, mas de todos.

Caso aceitemos as instruções de Kṛṣṇa e sigamos essas instruções, nossa vida será bem­-sucedida. Propagar esse fato é a missão deste movimento da consciência de Kṛṣṇa, que ensina: “Aceite Kṛṣṇa como seu guru. Não desvie sua atenção”. Não dizemos: “Sou Kṛṣṇa; siga minha ordem”. Jamais dizemos isso, senão que apenas pedimos às pessoas: “Por favor, sigam a ordem de Kṛṣṇa”. Kṛṣṇa diz: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (Bhagavad-gītā 18.66), e nós dizemos o mesmo: “Abandonem todos os outros assim chamados dharmas e rendam-­se a Kṛṣṇa”. Não dizemos por nós mesmos: “Sou a autoridade”, mas dizemos: “Kṛṣṇa é a autoridade, e você deve render-­se à Sua instrução e tentar compreendê-lO”. Assim é o movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Agora, talvez alguém diga: “Uma vez que Kṛṣṇa não está mais presente, como posso me render a Ele?”. Kṛṣṇa não está mais presente? Como se pode dizer isso? A instrução de Kṛṣṇa está aqui: o Bhagavad-gītā. Como se pode dizer que Kṛṣṇa não está mais presente? Kṛṣṇa, sendo absoluto, não é diferente de Suas palavras, isto é, as palavras de Kṛṣṇa e o próprio Kṛṣṇa são idênticos – este é o significado de Verdade Absoluta.

No mundo relativo, a palavra água e a substância água são diferentes. Se, quando estou com sede, apenas digo “água, água, água”, não saciarei minha sede, haja vista que preciso da substância água. Esta é a natureza do mundo relativo e da consciência relativa. Porém, no mundo espiritual, ou em consciência espiritual, o nome não é diferente do objeto que ele denomina. Estamos, por exemplo, cantando Hare Kṛṣṇa. Se Kṛṣṇa fosse diferente do cantar de Hare Kṛṣṇa, então como pode­ríamos estar satisfeitos cantando o dia todo? Essa é a prova. Se você cantar continuamente um nome qualquer – “João, João” –, depois de cantar três vezes, você já não estará aguentando mais. Por outro lado, se você continuar cantando este mahā-mantra Hare Kṛṣṇa vinte e quatro horas por dia, jamais se cansará. Essa é a natureza espiritual da Verdade Absoluta, a qual é prá­tica e pode ser percebida por todos.

Portanto, Kṛṣṇa está presente através de Suas palavras e através de Seu representante, em consequência do que aconselhamos que todos aceitem as instruções de Kṛṣṇa no Bhagavad-gītā e se rendam a Seu representante autêntico. Você tem de aceitar um guru, então por que procurar um pseudo­guru, o qual irá desencaminhá-lo? Por que não aceitar as instruções de um guru genuíno? Sua dúvida é se é necessário um guru. Sim, é necessário um guru, mas você tem de buscar um guru genuíno. Essa é a instrução dada por Kṛṣṇa no Bhagavad-gītā. Encontre este verso:

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti tad-jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ

Discípulo: “Tenta aprender a verdade aproximando-­te de um mestre espiritual. Faze-­lhe perguntas com submissão e presta-­lhe serviço. As almas autorrealizadas te podem transmitir conhecimento porque viram a verdade”. (Bhagavad-gītā 4.34)

Śrīla Prabhupāda: Então, o guru verdadeiro é aquele que viu a verdade, assim como Arjuna viu Kṛṣṇa. Arjuna ouviu as instruções de Kṛṣṇa e disse: “Sois a Verdade Absoluta”. Se você aceitar a instrução de Arjuna, então entenderá a Verdade Absoluta. E qual é a instrução de Arjuna? Procure no Décimo Capítulo.

Puṣṭa Kṛṣṇa:

arjuna uvāca
paraṁ brahma paraṁ dhāma
pavitraṁ paramaṁ bhavān
puruṣaṁ śāśvataṁ divyam
ādi-devam ajaṁ vibhum

“Arjuna disse: Sois a Suprema Personalidade de Deus, a morada última, o mais puro, a Verdade Absoluta. Sois a pessoa original, eterna e transcendental, o não nascido, o maior”. (Bhagavad-gītā 10.12)

Śrīla Prabhupāda: E o Vedānta-sūtra (1.1.1) diz que athāto brahma jijñāsā: “Agora, na forma de vida humana, é o momento de indagar sobre o Brahman Supremo”. Nesta passagem do Bhagavad-gītā, Arjuna compreendeu: “Ó Kṛṣṇa, sois o Brahman Supremo”. Você, por conseguinte, deve aceitar Arjuna e Kṛṣṇa como seus gurus. Arjuna é o representante de Kṛṣṇa, o amigo de Kṛṣṇa. O guru é essencial. Por que buscar um guru farsante e ser enganado? Ao adoecer, por exemplo, você procura um médico para se tratar, mas você deseja encontrar um médico verdadeiro, não um enganador que desconhece a ciência médica e se faz passar por médico. É fato que é necessário um guru, mas busque um guru verdadeiro. Quem é um guru verdadeiro? O guru verdadeiro é Kṛṣṇa ou quem viu Kṛṣṇa tal como Arjuna.



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Hoje é dia do Sagrado jejum de Parsva Ekadasi dia 25/09/2023 segunda-feira. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião etc. Disponível no Spotify e em outras 4 plataformas> 334 episódios





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Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utpanna Ekadasi dia 26/11/2024 terça-feira origem do ekadasi #2

Tilaka: A Marca de Deus Rohininandana Dasa O que é tilaka? Por que decorar o corpo? Quem pode usar? Quando usar? Por que existem diferentes ...