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segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Direito e liberdade e o tal relativismos e absolutismo. Comentando a fala do Ministro
domingo, 15 de dezembro de 2024
Fiz um curso de segunda Graduação com aproveitamento de estudos... Poderei com ele fazer registro no Conselho?
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
(Vide Decreto nº 3.860, de 2001) (Vide Lei nº 10.870, de 2004) (Vide Adin 3324-7, de 2005) (Vide Lei nº 12.061, de 2009) | Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. |
Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
§ 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
Que é o direito? Olavo de Carvalho Seminário de Filosofia, 22 de setembro de 1998.
"Alguns desses estudos serão estampados nesta homepage antes da publicação em livro, que se anuncia para data incerta e não sabida.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
5 Fatos que você não conhecia sobre acordar cedo pelo Ayurveda
1
Brahma Muhurta é o nome de uma unidade de tempo
Muhurta é uma unidade de tempo no Hinduísmo (assim como minutos, segundos) e dura um período de 48 minutos. Um dia tem 30 muhurtas e o chamado Brahma Muhurta é o penúltimo muhurta que começa 1 hora e 36 minutos antes do nascer do Sol e termina 48 minutos antes do nascer do Sol.
2 Um horário preenchido por Vata
O Ayurveda declara que existem três doshas (humores biológicos) no corpo físico humano, chamados Vata (composto de Ar e Éter), Pitta (composto de Fogo e Água) e Kapha (composto de Terra e água). O aumento e diminuição desses humores varia conforme a hora do dia.
O período que vai das 6 às 10 da manhã é um período Kapha de lentidão, peso. Acordar na hora Kapha não é uma boa escolha. É comum haver
pesadelos ou sonhos confusos nessa fase do dia
O período anterior a este, Brahma Muhurta, é preenchido por Vata. É a hora em que a atmosfera está cheia de Prana (evergia vital) promovendo movimento, flexibilidade, entusiasmo, atividades mentais saudáveis, secreção apropriada de hormônios e enzimas, etc. Ou seja, é mais fácil despertar.
3
Relógio biológico, o fluir com a natureza e a longevidade
Nosso corpo possui um mecanismo corpóreo natural que está sempre fluindo (ou tentando fluir) com os ciclos da natureza. Todas as atividades do corpo como a secreção de hormônios e enzimas já estão pré-programadas. O corpo naturalmente está programado para dormir durante a noite e ficar ativo cedo pela manhã. Então, manter uma rotina matinal é sinônimo de saúde e vida longa, promovendo a manutenção de seus órgãos e sistema, sem atritos com a natureza.
4
Brahma, a Hora do Criador
Brahma Muhurta, literalmente, significa a "Hora do Criador". Isto significa que o momento antes do nascer do Sol é um período de maior pureza na atmosfera e em nossa mente, sendo um período ideal para práticas espirituais. É um horário onde é possível programar sua rotina pacificamente, sem as interrupções e barulhos que são comuns durante o dia.
5
O que diz a ciência?
Pesquisas científicas relataram que o período do Brahma Muhurta é onde há maior concentração de oxigênio na atmosfera (41%). Isso confirma o que os sábios da Índia já relatavam há milênios.
EXCLUSIVO Revista Oeste: neurocirurgião Paulo Porto de Melo explica quadro de Lula após cirurgia emergencial
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Moksada Ekadasi dia11/12/2024 quarta-feira.
Advento do Srimad Bhagavad-Gita., dia 11/12/2024 quarta-feira.
Este é o dia de aniversário que comemora o dia em que o Srimad Bhagavad Gita foi falado pelo Senhor Sri Krishna ao Seu mais querido devoto Arjuna no lugar agora conhecido como Jyotisar Tirtha entre as famílias guerreiras dos Kurus e dos Pandavas em Kurukshetra. Se alguém desejar, ainda pode ir visitar aquele lugar e ver o monumento erguido lá com Krishna como Parthasarati ( o condutor da carruagem ) e Arjuna, o guerreiro em sua carruagem. É alegado pelo ashram que mantém o santuário que a árvore que está ao lado deles é um crescimento contínuo da testemunha da árvore original que estava lá no dia real da fala.
Tradicionalmente, os devotos vêm a Kurukshetra (Dharmakshetra) e recitam o Bhagavad Gita desde o início da manhã até a manhã seguinte, realizam arati para o Bhagavad Gita e para Krishna e Arjuna na carruagem, oferecem lâmpadas 'deep daan' no Brahma Sarovar, recitações de shloka, shobha yatras e seminários sobre o significado do Gita hoje.
Os devotos que não conseguem chegar ao Jyotisar Tirtha lembram-se do evento abençoado recitando o Bhagavad Gita, realizando o Bhagavad Gita ahuti de cada verso ou capítulos selecionados no fogo sagrado e discutindo o assunto do Bhagavad Gita na associação de devotos. A distribuição dos Bhagavad Gitas neste dia também é uma atividade muito auspiciosa para ser realizada.
Lembrando a cena:
O exército Pandavas tomou o lado ocidental do campo de batalha de Kurukshetra. Eles estavam de frente para o leste. Seu exército estava estacionado perto de um lago. Um guarda-chuva real branco foi visto no exército Kauravas. Os soldados começaram a se alertar com o pensamento da batalha que se aproximava. O sopro de conchas levantou um grande tumulto e a batida de tambores e muitos outros instrumentos soaram para anunciar a prontidão para a guerra. A excitação estava aumentando.
Os guerreiros de ambos os lados se encontraram e estabeleceram as regras da guerra. Somente iguais lutarão em duelos pessoais. Aqueles que se renderem, suas vidas serão poupadas. Nenhum cocheiro, animal ou servo que não fosse soldado deveria ser atacado. Essas e algumas outras regras que eram usuais em um Dharma-Yuddha ou uma guerra justa foram finalizadas e ambos os lados concordaram em cumpri-las.
Na véspera da guerra, o sábio Vyasa visitou o palácio de Dhritarastra, que era seu filho, agora os dias terríveis estão reservados. Todos os seus filhos e os reis serão mortos em breve. Isso está decidido pelo destino. Está ordenado assim, não se arrependa. Eu lhe concederei sua visão para que você possa testemunhar a guerra. Dhritarastra ficou abalado pelas palavras duras do sábio. Ele disse: "Meu senhor, fui cego a vida toda. Não quero ver meus filhos morrendo no campo de batalha. Se alguém puder me dar um relato da guerra enquanto ela se desenrola, ficarei feliz." Vyasa disse: Sanjaya obteria o poder de ver tudo o que acontece na guerra. Ele será capaz de ver durante o dia e também à noite. Ele será capaz até mesmo de saber os pensamentos das pessoas envolvidas na guerra. Ele não estará cansado ou exausto. Os presságios são todos contra os Kauravas." Dizendo isso, o grande sábio partiu.
(Depois disso, todo o relato da guerra é relatado por Sanjaya ao rei cego Dhritarastra)
Duryodhana estava ocupado organizando suas tropas em uma formação de batalha. Ele disse a Dussashan, 'tome cuidado para proteger nosso avô, Bhishma. Todas as carruagens e guerreiros devem ser colocados em tal posição para Bhishma. Ele sozinho é capaz de destruir todo o exército dos Pandavas liderados por Dhristadhyumna. Devemos prestar atenção especial para matar Shikhandi. Ele pode ser uma fonte de perigo para Bhishma.
Então (um Akshauhini do Exército compreende 21870 carruagens, 21870 elefantes, 65610 cavalos e 109350 homens.) akshauhinis do exército Kauravas foi organizado em Vyuha (formação de batalha) e um akshauhini estava sob o controle direto de Bhishma. A carruagem de Bhishma era de cor branco-prateada, era conduzida por cavalos brancos e sua bandeira era dourada, ostentando sua insígnia pessoal . O Sol estava nascendo em uma aurora dourada. Bhishma falou aos seus soldados: "Hoje é um dia muito auspicioso. Os portões dos céus estão abertos para todos os Kshatriyas que terão a sorte de morrer na batalha. Não é um aceno para um Kshatriya morrer na cama ou de doença. O campo de batalha é o único lugar glorioso para morrer. Sem pensar no amanhã, faça o seu melhor para vencer a guerra. Karna foi o único guerreiro que não se juntou à guerra. O chefe da guarda pessoal de Bhishma era Ashwathama, que era apoiado por mais sete guerreiros. Salya e Bhurishrava estavam entre eles. A bandeira de Duryodhana estava orgulhosamente fixada no topo de sua carruagem.
Olhando para o vasto exército dos Kauravas, Yudhisthira disse a Arjuna. O exército deles é tão grande. Eles têm onze akshauhinis contra eles, temos apenas sete. Qual a melhor forma de organizar nosso exército em formação de batalha? Bhishma é bastante formidável. Arjuna disse que organizaria o exército em um 'Vyuha' chamado 'Vajra'. Este era o arranjo favorito do senhor Indra. Dhristadhyumna estava no centro do exército. Bhima, Yudhisthira, o protegiam e Arjuna apoiava Shikhandi. O estandarte mais proeminente do lado Pandava era o de Arjuna, tendo o próprio senhor Hanumana nele, conduzido por Krishna, tendo cavalos brancos. Todos aqueles que conheciam a realidade saudaram Krishna. Krishna disse a Arjuna, 'Veja o exército dos Kauravas, liderado por seu velho avô. O leão entre os heróis Kauravas, é sua primeira vítima.
O que é o Bhagavad Gita?
O Bhagavad Gita (BG) foi falado por Sri Krishna ao Seu amigo e discípulo, Arjuna, no início da guerra épica, Mahabharata. O BG fornece a conclusão concisa dos milhões de versos em todas as escrituras védicas. Em apenas dezoito capítulos contendo setecentos versos, Sri Krishna responde a todas as perguntas sobre o dever da entidade viva. Ao glorificar o BG, o Senhor Shiva diz no Gita Mahatmya (Padma Purana) que é suficiente para levar alguém à libertação.
Como se deve ler o BG?
O BG deve ser estudado no mesmo estado de espírito em que foi ouvido por Arjuna. Sri Krishna declara que Ele está revelando este conhecimento mais confidencial a Arjuna porque não é invejoso e é um amigo. Portanto, deve-se ler e entender o BG no estado de espírito de, pelo menos teoricamente, aceitar a posição de Krishna como Deus. Este conhecimento nunca é revelado a alguém que o lê em um estado de espírito desafiador e especulativo.
Devido à mensagem universal no BG, muitas pessoas o adotam instintivamente. Infelizmente, sua importância também deu origem a muitas pessoas especulando e interpretando-o mal. Para proteger as pessoas confiantes desse tipo de trapaça, Sri Krishna enfatiza a importância de Paramapara (sucessão discipular) e Guru (mestre espiritual) em receber o conhecimento do BG.
Quem deve ler o BG?
O BG é frequentemente chamado de " Manual para a humanidade". Nunca no BG Sri Krishna restringiu o escopo do BG a hindus ou indianos. É completamente não denominacional, destinado a qualquer um que pergunte sobre sua razão de existência. De fato, muitas pessoas que seguem o cristianismo ou o islamismo obtêm uma perspectiva muito melhor de sua própria religião depois de ler o BG e são capazes de seguir suas religiões com maior convicção.
Qual é o propósito do BG?
O BG foi falado para guiar a alma condicionada no caminho do avanço espiritual. É apresentado como princípio e detalhes. O princípio dominante do BG é desenvolver a consciência de Deus. Nos detalhes, Sri Krishna explica três maneiras primárias de fazer isso e então expande ainda mais esses caminhos. Ele então os relaciona entre si e traz à tona o caminho mais efetivo para retornar a Deus
Quais são os três caminhos?
Esses caminhos são explicados como yoga. A palavra sânscrita "yoga" significa conectar-se ao absoluto, e é nesse contexto que a palavra yoga é usada no BG.
Os três caminhos dados por Sri Krishna são Karma yoga, Jnana yoga e Bhakti yoga. Os primeiros seis capítulos discutem principalmente Karma yoga, libertação pela realização de atividades prescritas. Os últimos seis capítulos falam principalmente sobre Jnana yoga, libertação pela adoração ao Senhor através da inteligência. Abrigado entre essas duas capas "protetoras", como uma pérola na ostra, nos seis capítulos do meio, Krishna revela o mais confidencial de todos os conhecimentos, Bhakti yoga, o caminho do serviço devocional puro e imaculado. Ele declara que este é o caminho mais alto, mais fácil e mais rápido para Ele, e para aquele que tem a sorte de embarcar nele, as ilusões vinculativas de Maya são dissipadas em nenhum momento.
O que é Karma yoga?
Uma pessoa situada em Karma yoga executa seus deveres prescritos. Esses deveres são conforme prescritos pelo sistema Varnashrama criado por Krishna através dos Vedas. De acordo com a capacidade e inclinação de alguém, uma pessoa pode adquirir um varna específico. Ele pode se tornar um Brahaman (professor, guia), Ksatriya (administrador, guerreiro), Vaishya (comerciante, fazendeiro) ou Sudra (trabalhador). De acordo com sua situação, ele vive em um dos quatro ashrams: Brahamacari (estudante), Grahastha (casado), Vanaprastha (aposentado) e Sannyasa (desapegado). O sistema Varnashram óctuplo é criado para permitir que alguém esteja ciente de seus deveres prescritos e os execute adequadamente. É importante notar aqui que o BG enfatiza que um varna é adquirido pela habilidade e inclinação de alguém, nunca por nascimento. Portanto, no BG, não há suporte para o "sistema de castas" prevalente na Índia. O sistema Varnashram aparece naturalmente em todas as sociedades do mundo.
Executar deveres prescritos renderá a uma pessoa muito crédito piedoso, mas também continuará a prendê-la ao mundo material. Então Karma pode ser "sakarma" (feito em antecipação ao desfrute de seus frutos) ou "nishkarma" (desapegado dos resultados). Em ambos os casos, uma pessoa está apegada à execução da atividade. No entanto, quando uma pessoa realiza atividades apenas para o prazer do Senhor, ela atingiu o estágio de Bhakti. Por exemplo, Sadhna (japa, arati, kirtan) são atividades realizadas sem motivos materiais, simplesmente para glorificar ou lembrar do Senhor. Assim, Karma yoga pode ser usado para elevar alguém à posição de Bhakti yoga, primeiro realizando atividades prescritas, depois renunciando aos frutos das atividades a Krishna e, finalmente, renunciando à atividade em si a Krishna.
O que é Bhakti yoga?
O caminho da devoção é descrito como o caminho mais confidencial de volta ao Supremo. É descrito como a abordagem "elevador" para Krishna em oposição a todos os outros caminhos "escada". A essência do Bhakti yoga é resumida por Sri Krishna no Capítulo 9, Versículo 34, como segue: "Envolva sua mente sempre em pensar em Mim, torne-se Meu devoto, ofereça reverências a Mim e adore-Me. Estando completamente absorvido em Mim, certamente você virá a Mim."
Este verso, frequentemente considerado o verso resumo de todo o BG, contém a essência da existência de uma alma espiritual. No mundo material, presa no sentido ilusório de se identificar com o corpo e suas extensões, uma alma espiritual permanece para sempre perplexa pela dualidade da existência. No entanto, simplesmente se rendendo a Krishna, entendendo-O como a causa original e primordial de todas as causas e, portanto, adorando-O sem quaisquer desejos de benefício material, pode-se facilmente voltar a Ele.
Bhakti yoga não significa inatividade. De fato, um bhakta é mais ativo, pois ele vê todas as suas atividades agora em relação ao Supremo. Mas ele está desapegado da atividade e dos frutos da atividade, nem feliz no sucesso nem angustiado no fracasso, entendendo que tudo isso é, em última análise, para Krishna e vem somente Dele.
O que é Jnana yoga?
Na seção Jnana, Krishna elabora sobre os cinco fatores da existência: Isavara (Deus), Jivatma (Alma), Kala (Tempo), Karma (ações) e Prakriti (Natureza). Ele explica que, enquanto Kala, Prakriti, Jiva e Isavara são eternos, Karama não é. Enquanto alguém estiver envolvido em atividades fruitivas, o ciclo de Karma, realizado em um dos três modos da Natureza material (bondade, paixão, ignorância) é vinculativo. Para cada ação, boa ou má, há uma reação. Este ciclo só pode ser quebrado pela realização de serviço devocional, uma vez que não tem nenhuma reação, boa ou má. Nesta fase, a pessoa transcende o plano material da existência e entra no reino espiritual.
Quando Krishna explica o caminho do avanço espiritual pelo conhecimento, Arjuna fica confuso entre Karma (ação) e Jnana (inação). Krishna explica que é preciso se esforçar para realizar atividades com conhecimento Dele, o que levará, em última análise, a Bhakti. Filosofia sem fé é especulação, e fé sem filosofia são rituais. As duas devem se complementar. Assim, Krishna mais uma vez enfatiza que o objetivo final de todos os transcendentalistas é Ele. Eles podem alcançá-Lo diretamente por Bhakti ou primeiro alcançar Bhakti por Karma ou Jnana.
Por que Krishna deu alternativas?
Um aspecto confuso do BG é o fato de que, embora reconheça a superioridade do Bhakti yoga, Krishna passa um tempo considerável falando sobre Jnana e Karma yoga. Ele até fala brevemente sobre o processo de astanga yoga óctuplo seguido pelos místicos. Para muitas pessoas, isso é muito confuso, se não aparentemente contraditório.
Na realidade, Krishna está oferecendo algo para cada um de acordo com seus níveis de avanço e inclinação. Como Deus, Ele não interfere no livre arbítrio de uma entidade viva. Mas como o mais compassivo benquerente, Ele quer que todos deixem este mundo material de miséria e retornem à morada espiritual original.
Então, para uma pessoa atraída pela ação, há Karma yoga. Para o intelectual, há Jnana yoga. Para o místico, há astanga yoga. O BG encontra a pessoa no nível em que ela está e gradualmente a eleva à plataforma onde ela se torna qualificada para executar Bhakti yoga, serviço devocional puro. Umas poucas almas afortunadas, pela misericórdia sem causa de Krishna e Seus devotos, são capazes de levar diretamente a Bhakti, e para elas o caminho de volta ao Supremo é rápido e fácil.
Conclusão
Esperamos que esses pontos abordem seus interesses e o motivem a ler o Bhagavad Gita Como Ele É.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Supervisor educacional, formação para poder participar de concurso.
Presidência da República |
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
(Vide Decreto nº 3.860, de 2001) (Vide Lei nº 10.870, de 2004) (Vide Adin 3324-7, de 2005) (Vide Lei nº 12.061, de 2009) | Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Alexandre de Moraes pode será que pode ser PRESO por CRIME de TORTURA?
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