quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Srila Jiva Goswami Aparecimento, dia 04/09/2025 qunta-feira (1513–1598)

Jiva Goswami (1513–1598) foi um importante filósofo, teólogo e santo indiano da tradição Gaudiya Vaishnava, conhecido por sua vasta contribuição à filosofia e prática do Bhakti Yoga. Ele era sobrinho de Rupa Goswami e Sanatana Goswami, dois dos principais líderes dos Seis Goswamis de Vrindavana, e desempenhou um papel fundamental na sistematização da filosofia vaishnava. Aqui estão algumas informações principais sobre ele em português:

### Biografia
- **Nascimento e Família**: Jiva Goswami nasceu em Ramakeli, no distrito de Maldah, Bengala Ocidental, Índia, filho de Srivallabha Mallika (também conhecido como Anupama), irmão mais novo de Rupa e Sanatana Goswami. Sua mãe é desconhecida. Ele veio de uma família brâmane respeitada, com linhagem ligada ao estado de Karnataka.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)
- **Infância e Devoção**: Desde jovem, Jiva demonstrou forte inclinação espiritual, especialmente para o culto a Krishna. Ele brincava com imagens de Krishna e Balarama, oferecendo-lhes roupas, flores e doces, e até dormia abraçando suas deidades. Sua devoção era tão intensa que ele chorava frequentemente enquanto as adorava.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://www.stephen-knapp.com/jiva_gosvami.htm)
- **Encontro com Chaitanya Mahaprabhu**: Quando bebê, Jiva teve a oportunidade de encontrar Chaitanya Mahaprabhu, que o abençoou, indicando que ele seria um grande líder da tradição Gaudiya.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/srila-jiva-goswami-2/)[](https://www.iskconbangalore.org/blog/srila-jiva-goswami/)
- **Educação**: Jiva estudou em Navadvipa e Varanasi, dominando sânscrito, gramática, poesia, lógica, filosofia e Vedanta. Em Varanasi, ele estudou com Madhusudana Vacaspati, discípulo de Sarvabhauma Bhattacharya, aprofundando-se nas escrituras.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://www.iskconbangalore.org/blog/srila-jiva-goswami/)

### Contribuições
- **Obras Literárias**: Jiva Goswami foi o mais prolífico dos Seis Goswamis, escrevendo cerca de 25 livros, totalizando aproximadamente 400.000 versos em sânscrito. Suas obras mais conhecidas incluem:
  - **Sat Sandarbhas**: Um conjunto de seis tratados que apresentam sistematicamente a filosofia vaishnava, estabelecendo Krishna como a Verdade Absoluta Suprema (Svayam Bhagavan). Esses textos são considerados a base teológica da tradição Gaudiya.[](http://pt.krishna.com/jiva-goswami)[](https://jivausa.org/)[](https://www.ccdas.net/p/solving-contradictions)
  - **Gopala Champu**: Uma obra poética teológica que descreve os passatempos de Krishna em Vrindavana, Mathura e Dwarka.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Jiva_Goswami?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=tc)
  - **Hari Nama-vyakarana**: Um trabalho sobre gramática sânscrita.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)
  - **Durgama Sangamani**: Comentário sobre o *Bhakti-rasamrta-sindhu* de Rupa Goswami.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/srila-jiva-goswami-2/)
  - **Sankalpa-kalpadruma**: Descreve os passatempos diários de Radha e Krishna.[](https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Jiva_Goswami?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=tc)
- **Radha-Damodara Mandir**: Em 1542, Jiva fundou o templo Radha-Damodara em Vrindavana, instalando deidades de Radha e Krishna esculpidas por Rupa Goswami. Ele também criou a Vishva Vaishnava Raja Sabha (Associação Mundial Vaishnava) e o Rupanuga Vidyapitha, um centro educacional para estudos vaishnavas.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)[](https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Jiva_Goswami?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=tc)[](https://theharekrishnamovement.org/category/jiva-goswami/)
- **Edição e Preservação**: Jiva ajudou a editar e preservar as obras de seus tios, Rupa e Sanatana, garantindo que seus ensinamentos fossem transmitidos. Ele também escreveu comentários, como o *Sarva-samvadini* sobre os *Sat Sandarbhas*, onde introduziu a filosofia *Achintya Bheda Abheda* (unidade e diferença inconcebíveis), central para a tradição Gaudiya.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)[](https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Jiva_Goswami?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=tc)

### Vida Espiritual
- **Discípulo de Rupa Goswami**: Jiva foi iniciado por Rupa Goswami e tornou-se seu assistente, ajudando na propagação do Gaudiya Vaishnavismo e na redescoberta dos locais sagrados de Vrindavana. Após a morte de Rupa e Sanatana, ele se tornou o principal líder da tradição.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)[](https://btg.krishna.com/srila-jiva-goswami-the-greatest-scholar-and-philosopher/)
- **Humildade e Serviço**: Apesar de sua erudição, Jiva era conhecido por sua humildade. Ele servia seus tios com devoção, realizando tarefas como lavar seus pés, cozinhar e corrigir manuscritos. Ele também guiava peregrinos em Vrindavana, organizando suas visitas aos locais sagrados.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://www.stephen-knapp.com/jiva_gosvami.htm)
- **Incidente com Vallabhacharya**: Em um episódio famoso, Jiva defendeu Rupa Goswami contra críticas de Vallabhacharya, mas foi repreendido por Rupa por sua atitude impulsiva. Como penitência, Jiva viveu em um buraco de crocodilo em Nanda Ghat, jejuando. Sanatana Goswami o trouxe de volta, e Rupa o perdoou, ensinando uma lição de humildade.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://www.stephen-knapp.com/jiva_gosvami.htm)[](https://www.bhagavatam-katha.com/the-story-of-humility-and-forgiveness-rupa-goswami-jiva-goswami-and-sanatan-goswami/)

### Legado
- **Liderança**: Após a morte de Rupa e Sanatana, Jiva tornou-se o *acharya* (mestre espiritual) da tradição Gaudiya, guiando vaishnavas em Bengala, Orissa e outras regiões. Ele treinou líderes como Srinivasa Acharya, Narottama Das Thakura e Shyamananda Pandit, embora não aceitasse discípulos formais, indicando outros mestres para iniciações.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](http://www.ipbysbrasil.com/srila-jiva-goswami/)[](https://iskcongev.com/vf/s32/)
- **Filosofia**: Jiva é reconhecido como um dos maiores filósofos da Índia, com alguns o considerando o maior erudito de todos os tempos. Seus *Sat Sandarbhas* estabeleceram as verdades transcendentais do *Srimad-Bhagavatam*.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://btg.krishna.com/srila-jiva-goswami-the-greatest-scholar-and-philosopher/)
- **Morte**: Jiva faleceu em 1596 (ou 1608/1618, segundo algumas fontes) em Vrindavana. Seu *samadhi* (túmulo) está localizado no complexo do templo Radha-Damodara.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)[](https://iskcongev.com/vf/s32/)

### Outras Informações
- Jiva nunca se casou e permaneceu celibatário, dedicando sua vida ao serviço de Krishna.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)
- Ele é considerado pelos seguidores do Gaudiya Vaishnavismo como a encarnação de Vilasa Manjari, uma serva eterna de Radha.[](https://en.wikipedia.org/wiki/Jiva_Goswami)
- Jiva também interagiu com o imperador mogol (possivelmente Akbar), solicitando papéis para escrever e uma ordem para proibir a matança de animais em Vrindavana.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/srila-jiva-goswami-2/)[](https://www.iskconbangalore.org/blog/srila-jiva-goswami/)

### Fontes
Para mais informações sobre Jiva Goswami, você pode consultar:
- Sites como [pt.krishna.com](http://pt.krishna.com) para informações sobre o Movimento Hare Krishna.[](http://pt.krishna.com/jiva-goswami)
- [gaudiyahistory.iskcondesiretree.com](http://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com) para detalhes históricos.[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/sri-jiva-goswami/)[](https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/srila-jiva-goswami-2/)
- [jiva.org](http://jiva.org) para estudos vaishnavas autênticos.[](https://jiva.org/sri-jiva-gosvami/)[](https://www.jiva.org/philosophy/sri-jiva-gosvami/)

Resultados da pesquisa

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terça-feira, 2 de setembro de 2025

As Glórias de Parsva / Vamana Ekadasi Do Brahma-vaivarta Purana





Sri Yudhishthira Maharaja perguntou ao Senhor Sri Krishna: "Qual é o nome daquele Ekadasi que ocorre durante a quinzena leve (shukla paksha) do mês de Bhadrapada (a "missa de Hrishikesha" de agosto a setembro)? Quem é a Deidade adorável para este Ekadasi? E que mérito se obtém ao observá-lo? Por favor, revele-me tudo isso, meu Senhor."

A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, dirigiu-se ao Seu devoto Yudhishthira da seguinte forma: “Este Ekadasi, ó Yudhishthira, chama-se Vamana Ekadasi e concede àqueles que o observam tanto grande mérito quanto a libertação definitiva da escravidão material. Portanto, por remover todas as reações pecaminosas, também é chamado de Jayanti Ekadasi. O simples fato de ouvir sobre suas glórias liberta a pessoa de todas as suas más ações passadas. Tão auspicioso é este jejum que observá-lo concede o mesmo mérito obtido ao realizar um sacrifício de cavalo. Não há Ekadasi melhor do que este, pois concede a libertação tão facilmente. Portanto, se alguém realmente deseja a liberdade do mundo material punitivo, deve jejuar no Vamana Ekadasi.”

Ao observar este jejum sagrado, um Vaishnava deve adorar amorosamente o Senhor Supremo em Sua forma como Vamandev, a encarnação anã, cujos olhos são como pétalas de lótus. Ao fazê-lo, ele também adora todas as outras Deidades, incluindo Brahma, Vishnu e Shiva, e ao morrer, indubitavelmente, ele se dirige à morada de Sri Hari. Em todos os três mundos, não há jejum mais importante a ser observado. A razão pela qual este Ekadasi é tão auspicioso é que ele celebra o dia em que o Senhor Vishnu, adormecido, se vira para o outro lado; por isso, também é conhecido como Parivartini Ekadasi.

Maharaja Yudhishthira então perguntou ao Senhor: “Ó Janardana, por favor, esclareça uma dúvida que tenho. Como é possível que o Senhor Supremo durma e depois se vire de lado? Ó Senhor, quando Você dorme, o que acontece com todas as outras entidades vivas? Por favor, diga-me também como Você amarrou o rei dos demônios, Bali Daityaraj (Bali Maharaja), e como se pode agradar aos brâmanes. Como se observa o Chaturmasya, que Você menciona no Chaturmasya-mahatmya do Bhavishya Purana? Por favor, tenha misericórdia de mim e responda a estas perguntas.”

A Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, respondeu: "Ó Yudhishthira, leão entre os reis, narrarei com prazer um acontecimento histórico que, simplesmente por ouvir, erradica todas as reações pecaminosas. Na Treta-yuga, houve um rei chamado Bali. Embora nascido em uma dinastia familiar de demônios (daityas), ele era muito devoto a Mim. Cantava muitos hinos védicos para Mim e realizava os rituais homa (sacrifícios de fogo) apenas para Me satisfazer. Ele respeitava os brâmanes nascidos duas vezes e os ocupava na realização de sacrifícios diariamente.

Esta grande alma, no entanto, teve uma desavença com Indra e acabou derrotando-o em batalha. Bali tomou posse de todo o seu reino celestial, que Eu mesmo havia dado a Indra. Portanto, Indra e todos os outros devas (semideuses), juntamente com muitos grandes sábios, aproximaram-se de Mim e queixaram-se de Bali Maharaja. Curvando a cabeça ao chão e oferecendo muitas preces sagradas dos Vedas, adoraram-Me juntamente com seu mestre espiritual, Brihaspati. Assim, concordei em aparecer em seu lugar como um anão Vamanadev, Minha quinta encarnação.

O Rei Yudhishthira perguntou ainda: "Ó Senhor, como foi possível conquistar um demônio tão poderoso, e apenas vindo na forma de um brâmane anão? Por favor, explique isso claramente, pois sou Seu devoto fiel."

O Senhor Supremo, Sri Krishna, respondeu: “Embora um anão, Eu era um brâmane, e aproximei-me daquele piedoso rei Bali para pedir-lhe esmola em forma de terra. Eu disse: 'Ó Daityraj Bali, por favor, dê-Me apenas três passos de terra em caridade. Um pedaço de terra tão pequeno será bom como todos os três mundos para Mim.' Bali concordou em atender ao Meu pedido sem longa consideração. Mas assim que ele jurou dar-Me a terra, Meu corpo começou a se expandir em uma gigantesca forma transcendental. Cobri toda a Terra com Meus pés, todo o Bhuvarloka com Minhas coxas, os céus de Swarga com Minha cintura, Maharloka com Meu estômago, Janaloka com Meu peito, Tapoloka com Meu pescoço e Satyaloka com Minha cabeça e rosto. Cobri toda a criação material. De fato, todos os planetas do universo, incluindo o Sol e a Lua, foram abrangidos pela Minha forma gigantesca.

Vendo este Meu passatempo surpreendente, todos os semideuses, incluindo Indra e Shesha, o rei das serpentes, começaram a cantar hinos védicos e a Me oferecer preces. Então, tomei Bali pela mão e disse-lhe: 'Ó impecável, cobri toda a Terra com um passo e todos os planetas celestiais com o segundo. Agora, onde colocarei Meu pé para medir o terceiro passo de terra que Me prometeste?'

Ao ouvir isso, Bali Maharaja curvou-se em humildade e ofereceu-Me sua cabeça para que eu colocasse Meu terceiro degrau. Ó Yudhishthira, coloquei Meu pé sobre sua cabeça e o enviei até Patalaloka. Ao vê-lo assim humilhado, fiquei muito satisfeito e disse a Bali que dali em diante residiria permanentemente em seu palácio. Posteriormente, no Parivartinii Ekadasi, que ocorre durante a parte clara do mês de Bhadra (agosto-setembro), Bali, filho de Virochana, neto de Prahlad, instalou uma forma divina de Mim em sua residência.

Ó rei, até o Haribodhinii Ekadasi, que ocorre durante a parte clara do mês de Karttika, continuo dormindo no oceano de leite. O mérito que se acumula durante este período é particularmente poderoso. Portanto, deve-se observar o Parivartini Ekadasi cuidadosamente. De fato, é especialmente purificador e, portanto, purifica a pessoa de todas as reações pecaminosas. Neste dia, o devoto fiel deve adorar o Senhor Trivikrama, Vamanadeva, que é o pai supremo, porque neste dia Eu me viro para dormir do Meu outro lado.

Se possível, neste dia, deve-se dar a uma pessoa qualificada um pouco de iogurte misturado com arroz, bem como um pouco de prata, e então permanecer acordado a noite toda. Essa simples observância libertará a pessoa de todo condicionamento material. Quem observa este sagrado Parivartini Ekadasi da maneira que descrevi certamente alcançará todos os tipos de felicidade neste mundo e o reino de Deus no além. Quem simplesmente ouvir esta narração com devoção irá para a morada dos semideuses e brilhará lá como a própria Lua, tão poderosa é a observância deste Ekadasi. De fato, essa observância é tão poderosa quanto a realização de mil sacrifícios de cavalos.

Assim termina a narração das glórias de Parivartini Ekadasi, ou Vamana Ekadasi, que ocorre durante a parte clara do mês de Bhadrapada, do Brahma-vaivarta Purana.

Este artigo foi usado como cortesia de ISKCON Desire Tree



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domingo, 31 de agosto de 2025

O colapso da economia chinesa?

Hoje é dia do aparecimento transcendental de Srimat Radharani consorte eterna de Sri Krsna. domingo, 31 de agosto de 2025 jejum até meio dia.







Shri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. O Svetasvatara Upanishad (6.8) afirma:

"O Senhor Supremo possui múltiplas potências, que agem tão perfeitamente que toda consciência, força e atividade são dirigidas unicamente por Sua vontade". O mundo material, onde vivemos agora, é chamado bahir-anga-sakti, a energia externa de Krishna. Krishna explica no Bhagavad-Gita (9.10): "

Sob Minha supervisão, a energia material atua". Além da energia material externa, existe outra energia – a energia interna. Por meio dela, o mundo espiritual se manifesta. Assim como o mundo material é manipulado pela energia externa, o mundo espiritual é conduzido pela potência interna.


Essa potência interna, chamada Hladini Sakti, é Shrimati Radharani.
Em CC Adi 1.5, é dito: “Os casos amorosos de Sri Radha e Krishna são manifestações transcendentais da potência interna do Senhor, que proporciona prazer. Embora Radha e Krishna sejam um em Sua identidade, Eles se separaram eternamente”. Srimati Radharani, como a mais elevada devota de Sri Krishna, obtém o maior prazer em servi-Lo. Ela é a origem de todas as Gopis e de todas as Deusas da Fortuna (Lakshmi devi) que se dedicam ao serviço do Senhor. Ela é o esteio, o ideal e o refúgio supremo de todos os devotos que embarcam no caminho do serviço devocional. Sem primeiro obter a misericórdia de Srimati Radharani, é impossível sequer aproximar-se de Sri Krishna.
O maha-mantra Hare Krishna é, na verdade, uma prece a Srimati Radharani. A palavra "Hare" deriva de "Hara", que denota a energia interna ou Hladini Sakti de Krishna. Esta não é outra senão Srimati Radharani. Ao cantar o maha-mantra, diz-se: “Ó Krishna! Ó Radha!! Por favor, ocupe-me em seu serviço devocional”. Krishna é difícil de abordar diretamente, mas Ele é bhakta-vatsala, sempre ávido por agradar Seus devotos. Assim, o humor de um devoto é invocar a compaixão de Srimati Radharani, que então o recomenda a Sri Krishna. Como Krishna se agrada facilmente de Srimati Radharani, Ele prontamente aceita o devoto em Seu serviço.

Vrindavan Lila

Quando o Senhor desce, Ele é invariavelmente acompanhado por Seus amados companheiros. Cinco mil anos atrás, quando Sri Krishna desceu em Sua forma original, como um vaqueirinho em Vrindavan, Srimati Radharani O acompanhou em Sua forma original. Ela apareceu exatamente duas semanas após o aparecimento de Sri Krishna, no oitavo dia da lua minguante (ashtami). Shrimati Radharani foi encontrada em uma flor de lótus por Vrashabhanu e sua esposa Kirtida, perto da vila de Barsana, a poucos quilômetros de Nandagrama. Diz-se que Shrimati Radharani abriu os olhos pela primeira vez somente quando Shri Krishna apareceu diante dela. Até então, Seus olhos estavam fechados.
Compreender as doçuras do relacionamento entre Krishna e Radha é impossível a partir da perspectiva mundana. Compreender madhurya-rasa (devoção na plataforma da intimidade), que é o nível mais elevado de relacionamento de um devoto com Krishna, só é possível nos estágios mais elevados de bhakti, onde não há sequer um resquício de contaminação material. Portanto, Svarupa Damodara Gosvami escreveu: “Os casos amorosos de Radha e Krishna não são casos amorosos comuns e materiais, embora pareçam assim. Patifes e tolos interpretam Krishna erroneamente como um homem comum. Eles desconhecem a natureza transcendental de Krishna. Tentam imitar a rasa-lila de Krishna, Sua dança com as Gopis”. Não há ofensa maior do que esta. Os devotos que iniciam o caminho de bhakti devem evitar cuidadosamente tais ofensas. Eles devem simplesmente orar a Srimati Radharani, como sua Mãe mais compassiva, por misericórdia, por bhakti e por uma oportunidade de servir a Sri Krishna.

Qualidades de Srimati Radharani

Conforme explicado em Bhakti-rasamrta-sindhu (Néctar da Devoção), Krishna possui sessenta e quatro qualidades transcendentais.

Srimati Radharani possui vinte e cinco qualidades transcendentais, mas Ela pode controlar até mesmo Krishna por meio delas. Suas qualidades transcendentais são as seguintes:

1) Ela é a doçura personificada;
2) Ela é uma jovem jovial;
3) Seus olhos estão sempre se movendo;
4) Ela está sempre sorrindo brilhantemente;
5) Ela possui todas as marcas auspiciosas em Seu corpo;
6) Ela pode agitar Krishna com o sabor de Sua pessoa;
7) Ela é perita na arte de cantar;
8) Ela fala muito bem e docemente;
9) Ela é especialista em apresentar atrativos femininos;
10) Ela é modesta e gentil;
11) Ela é sempre muito misericordiosa;
12) Ela é transcendentalmente astuta;
13) Ela sabe se vestir bem;
14) Ela é sempre tímida;
15) Ela é sempre respeitosa;
16) Ela é sempre paciente;
17) Ela é muito séria;
18) Ela é apreciada por Krishna;
19) Ela está sempre situada na plataforma devocional mais elevada;
20) Ela é a morada do amor dos moradores de Gokula;
21) Ela pode dar abrigo
22) Ela é sempre afetuosa com superiores e inferiores;
23) Ela é sempre grata pelos tratos de Seus associados;
24) Ela é a maior entre as amigas de Krishna;
25) Ela sempre mantém Krishna sob Seu controle.

Krishna significa "todo atraente", pois Ele atrai a todos para Si. Mas Srimati Radharani atrai até mesmo Krishna. Embora Krishna diga vedaham samatitani – "Eu sei tudo" – Ele não consegue compreender Radharani. Krishna é acyuta (inconcebível), mas para Ele Radharani é inconcebível. Radharani é tão grandiosa. Krishna pensou: "Sou pleno. Sou completo em todos os aspectos, mas ainda assim quero compreender Radharani". Essa pergunta obrigou Krishna a aceitar as propensões de Radharani de compreender a Si mesmo. Assim, quinhentos anos atrás, Krishna apareceu como Chaitanya Mahaprabhu, no humor de Srimati Radharani e com Sua tez dourada, como Sua maior devota. Krishna fez isso para compreender a profundidade da devoção de Shrimati Radharani.

Misericórdia de Shrimati Radharani

Shrimati Radharani é o maha-bhagvat ideal. Como a maior devota, Ela também é a mais compassiva. Ela é incapaz de suportar o sofrimento das almas presas no mundo material. A palavra "aradhaya" (orações) deriva de "Radha" e significa "adorável". Da mesma forma, a palavra "aparadha" (ofensas) significa "contra Radha". Quando alguém realiza serviço devocional, está agradando Shrimati Radharani e quando comete aparadha Vaishnava contra Krishna ou Seus devotos, está ofendendo Radharani. Shrimati Radharani é a guardiã, a mentora e a benfeitora de todos os devotos aspirantes. Quando uma alma começa a indagar sobre Krishna, Shrimati Radharani fica extremamente satisfeita e se encarrega de seus avanços devocionais. À medida que se progride, continua-se a invocar a misericórdia de Shrimati Radharani e, quando Ela fica satisfeita, Krishna automaticamente fica satisfeito.

Todas as glórias a Shrimati Radharani!!


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quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Aparecimento transcendental da consorte de Sri Adwyta Acarta, Sita Thakurani dia 28/08/2025 quinta feira

Sri Sita Thakurani

Sri Sita Thakurani
Om Vishnupad 108 Tridandi Swami Sri Srimat Bhakti Sravan Tirtha Goswami Maharaj ki Jai!!Sri Advaita Acharya, a causa efetiva para o aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu em nosso mundo, tinha dois consortes; um foi chamado Sri, o outro Sita. Sri Sita Thakurani era filha de Sri Nrisinga Bhaduri. Ela foi casado com Sri Advaita Acharya em Phuliya Nagar. Depois do casamento deles, Advaita Acharya foi para Nadia morar em Shantipura. Ele era um íntimo amigo do pai de Sri Chaitanya Sri Jagannatha Mishra e naturalmente, Sita Thakura e Saci Mata eram como irmãs. Na véspera do do advento de seu filho Sri Jagannatha Mishra, vendo os sinais iminentes de chegada de seu filho, mandou avisar ao Advaita Acharya em Shantipura. Audição notícia do advento dessa criança inédita, Advaita Acharya ficou extasiada. Com Sri Haridasa Thakur, foi banhar-se no Ganga, e depois de um longo sessão de kirtan e dança, mandou a esposa ir depressa a Mayapura em Navadwip.

De acordo para Gaura-Ganodesha-Dipika, Sri Sita Thakurani é Yogamaya. A Gaura-Parshada-Charitvali diz que em Krishna Lila, ela era Purnamasi, a mãe de Sandipani Muni, avó de Madhumangal e Nandimukhi e discípula de Narada Muni. Em (In) Dvapara-yuga, durante a celebração da cerimônia de nascimento de Krishna, ela estava presente na casa de Nanda, e naquele tempo deu Nanda e Yashoda muitas instruções de como cuidar da criança.

O Caitanya-Charitamrita faz o seguinte relato da visita de Sita Thakurani à casa de Jagannatha Mishra após o nascimento do Senhor: "Um dia, pouco depois que Sri Chaitanya Mahaprabhu nasceu, a esposa de Advaita Acharya, Sitadevi, foi ver aquela criança divina com todos os tipos de presentes e presentes. Ela trouxe diferentes tipos de ornamentos dourados, incluindo pulseiras para o mão, braceletes, colares e tornozeleiras.
Quando Sita Thakurani veio à casa de Sacidevi, trazendo consigo muitas tipos de comestíveis, vestidos e outros presentes, ela ficou espantada ao ver o criança recém-nascida, e ela poderia supor que a criança era diretamente Krishna do Próprio Gokula. 
Ela abençoou a criança recém nascida colocando grama fresca e arroz em Sua cabeça dizendo, "Que Tu sejas abençoado com um longo período de vida." Tendo consciência de trágico histórico anterior de abortos espontâneos do Saci Mata, ela deu o criança o nome Nimai (aquele que nasceu debaixo de uma árvore Neem).No dia em que que a mãe e o filho tomaram o banho de limpeza e saíram da maternidade sala, Sita Thakurani deu-lhes todos os tipos de ornamentos e vestes e em seguida, também homenageou Jagannatha Mishra. A partir desse dia, Sita Thakurani muitas vezes viria de Shantipura a Mayapura, a fim de auxiliar o Saci Mata nos cuidados com o novo bebê. Ela daria muitas instruções diferentes a ela de como criar os filhos. E depois de ajudar com a criança desta forma, ela voltaria para Shantipura. Quando chegou a hora do aniversário da criança cerimônia, Jagannatha Mishra e Sacidevi deixaram que a adorável Sita Thakurani ser o primeiro a oferecer à criança sua roupa nova. Advaita Acharya Prabhu também tinha uma casa em Navadwipa. Ele viveria do tempo ao tempo e discutir temas espirituais com os devotos chefiados por Srivasa Pandit e Sri Vishvarupa, irmão mais velho de Nimai, saboreando o hari a katha até altas horas da madrugada. Sita Thakurani e Sacidevi eram de uma só mente; o bebê Nimai era sua vida e alma. Todos os dias Sita Thakurani ia até a casa do Saci Mata e a ajudava com o cuidado e o acalento do menino. Depois de vários anos, quando Jagannatha Vishvarupa, filho de Mishra, de repente tomou sanyasa e saiu de casa, Advaita Acharya e Sita Thakurani consolou Jagannatha Mishra e Saci Mata e Sita Thakurani ajudou a cuidar de Nimai, que era apenas um jovem rapaz na época, e também era grandemente afetado pela partida de seu irmão e o coração partido condição de seus pais. Mais adiante, quando Nimai foi para Gaya e encontrou seu Guru Sri Ishwar Puri e ao retornar, gradualmente revelou sua real missão reunindo todos os devotos em Srivasa Angan para kirtan, naquela época, Advaita Acharya e Sita Thakurani fariam vir de Shantipura a Mayapura, e estaria entre os primeiros a adorar os pés de lótus de Sri Chaitanya. Eventualmente, quando Mahaprabhu também tomou sanyasa e saiu de casa, Sita Thakurani gastou quatro dias com um Sacidevi desconsolado e Vishnupriya, mergulhados em um mar de mágoa. Sri Chaitanya Mahaprabhu, depois de aceitar sanyas começou para Vrindavan, mas foi impossibilitado de ir até lá. Ele foi sorteado para retornar a Shantipura. Quando ele chegou em Shantipura, Advaita Acharya e Sita Thakurani sentiram como se sua vida tenha retornado. Depois de ter jejuado por quatro dias, Sri Gaurasundara aceitou prasad cozido por Sita Thakurani. Antes tomar sanyasa também, Sri Chaitanya Mahaprabhu junto com Nityananda Prabhu faria, de tempos em tempos ir à casa de Advaita Acharya em Shantipura, onde eles teriam um festival e se apresentariam naam sankirtan o dia todo e noite. Após Mahaprabhu tomou sanyasa e foi morar em Jagannatha Puri, Sri Advaita Acharya e Sita Thakurani costumavam visitá-lo a cada ano, trazendo seu filho Achyutananda com eles. Em uma dessas ocasiões, Sita Thakurani preparou alguns dos preparativos favoritos para ele e O convidaram para ir à sua casa levar o almoço. Simplesmente para aumentar o êxtase deles, o Senhor, que estava sempre absorto em Krishna Nama, honraram seu convite e levaram um almoço na casa de Advaita e Sita. Sita Thakurani sempre foi sobrecarregado com vatsalya-prema e tratou Sri Chaitanya tão carinhosamente como se fosse o próprio filho dela. O Senhor também a tratou com o mesmo tipo de consideração e carinho que tinha pelo Saci Mata. Sri Sita Thakurani teve três filhos, Achyutananda, Krishna Mishra e Gopala Mishra, que eram todos seguidores de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Assim, ela foi uma inspiração por difundir a missão do sankirtana movimento. De acordo para o Prema-vilasa de Nityananda Das, Sita Thakurani teve uma mulher discípula chamado Jangali. Nityananda-vamsa-vistara relaciona uma conta em que Virabhadra Prabhu, o filho de Nityananda e Vasudha, uma vez sacou abrigo de Sita Thakurani, desejando tornar-se sua discípula, mas ela enviou ele de volta para casa para se abrigar de Jahnava Thakurani, sua madrasta, a outra esposa de Prabhu Nityananda. Junto com Saci Mata, Vishnupriya devi e Malini Thakurani, Sri Sita Thakurani forma o quarteto de mulheres líderes Vaishnava devotas de Sri Gauranga que apoiaram e deu impulso à missão de Mahaprabhu durante sua vida.Sri Sita Thakurani ki Jai !Jai Jai Sri Radhey ¡!!
Fonte https://www.srigaurangashram.in/sri%20sita%20thakurani.htm