sexta-feira, 30 de maio de 2008

Hellboy 2 - O Exército Dourado .Estréia 5 de setembro no Brasil:


Hellboy 2: The Golden Army

Capa do Filme

Resumo: “Depois de uma antiga trégua entre a humanidade e o reino fantástico invisível ser quebrada, o inferno na Terra está pronto a rebentar. Um líder cruel que caminha em ambos os mundos desafia a sua linhagem de sangue e desperta um incontrolável exército de criaturas. Agora cabe ao herói mais duro do planeta lutar com o ditador e os seus aniquiladores. Ele pode ser vermelho. Ele pode ser cornudo. Ele pode ser incompreendido. Mas quando alguém precisa de um trabalho bem feito, é hora de chamar Hellboy. Ao lado da crescente equipa do Bureau de Pesquisas e Defesas do Paranormal - a namorada piro cinética Liz, o aquático Abe e o místico protoplasmático Johann - ele viajará pela superfície e pelo mundo mágico, onde criaturas de fantasia ganham vida. E Hellboy, uma criatura de dois mundos que não é aceite em nenhum deles, deverá escolher entre a vida que conhece e o destino desconhecido que acena para ele.”

Titulo Original: Hellboy 2: The Golden Army
Titulo Português: Hellboy 2: O Exército Dourado

Ano: 2008
Realização: Guillermo del Toro
Argumento: Guillermo del Toro, Mike Mignola
Actores: Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, James Dodd, John Alexander, Luke Goss, Thomas Kretschmann
Géneros adicionais do filme: Acção, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Ficção Ciêntifica

Trailer do filme Hellboy 2: O Exército Dourado - Hellboy 2: The Golden Army:

http://youtube.com/user/hegosa

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José Serra edita nova lei para o Magistério.


DECRETO Nº 53.037, DE 28 DE MAIO DE 2008

Dispõe sobre a regionalização dos concursos públicos para provimento de cargos do Quadro do Magistério, da Secretaria da Educação, define normas relativas a remoção, a substituição e a contratação temporária de docentes e dá providências correlatas.
JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:

SEÇÃO I
Dos Concursos Públicos

Artigo 1º - Os concursos públicos para provimento de cargos do Quadro do Magistério, da Secretaria da Educação, serão realizados regionalmente, com inscrição e escolha de vagas vinculadas a uma mesma Diretoria de Ensino, por campo de atuação e/ou componente curricular, observando-se:
I - as condições previstas nos artigos 13 a 16 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985;
II - os requisitos estabelecidos em conformidade com o Anexo III a que se refere o artigo 8º da Lei Complementar nº 836, de 30 de dezembro de 1997.
§ 1º - As provas, quando realizadas em mais de uma região, poderão ser únicas e aplicadas concomitantemente.
§ 2º - Excepcionalmente e havendo interesse da Administração, a Secretaria da Educação poderá promover concurso público de âmbito estadual para determinada classe.

Artigo 2º - Os candidatos aprovados em concurso público para provimento de cargos do Quadro do Magistério serão classificados regionalmente, por Diretoria de Ensino, em listagens discriminadas por campo de atuação e/ou componente curricular.

Artigo 3º - O candidato aprovado e convocado de acordo com sua classificação optará, quando docente, por vaga na jornada de trabalho que pretenda assumir, observada a quantidade de aulas oferecida pela unidade escolar escolhida.

SEÇÃO II
Da Remoção

Artigo 4º - A remoção de integrantes do Quadro do Magistério, prevista no artigo 24 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985, é regulamentada pelo Decreto nº 24.975, de 14 de abril de 1986, alterado pelo Decreto nº 40.795, de 24 de abril de 1996, observadas as disposições do Decreto nº 42.966, de 27 de março de 1998, e as deste decreto.

Artigo 5º - A remoção por concurso de títulos ou por união de cônjuges será realizada em nível estadual.

Artigo 6º - No caso de docente, a remoção poderá efetivar-se em jornada de trabalho de duração diversa daquela em que estiver incluído, observada a disponibilidade das jornadas existentes nas unidades escolares indicadas no respectivo concurso de remoção.


SEÇÃO III
Da Substituição

Artigo 7º - A substituição durante o impedimento legal e temporário de outro titular de cargo ou o exercício de cargo vago, do Quadro do Magistério, de que trata o artigo 22 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985, dar-se-ão mediante designação do servidor em exercício, atendidas as condições previstas neste decreto e nas demais normas regulamentares, ficando impedidos de participar da atribuição de vaga os interessados que:
I - tiverem sofrido penalidades, por qualquer tipo de ilícito, nos últimos 5 (cinco) anos;
II - tiverem desistido de designação anterior, ou tiveram cessada essa designação, por qualquer motivo, exceto pela reassunção do titular substituído, nos últimos 3 (três) anos;
III - apresentarem:
a) mais de 10 (dez) faltas de qualquer natureza; e/ou
b) licença(s), de qualquer natureza, exceto licença gestante.

Parágrafo único - O período de afastamento para substituição deverá ser igual ou superior a 200 (duzentos) dias e a carga horária do substituído igual ou superior à do substituto.
Artigo 8º - A atribuição de vaga a docente, obedecidas as disposições do artigo 7º deste decreto, dar-se á no processo inicial de atribuição de classe e de aulas, com o oferecimento de vagas disponíveis por todo o ano letivo.

Artigo 9º - O docente titular de cargo que tiver optado por concorrer a vaga de que trata o artigo 22
da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985, concorrerá no processo inicial apenas a essa atribuição, em nível da Diretoria de Ensino.

Artigo 10 - A constituição da jornada de trabalho do docente de que trata o artigo 9º deste decreto será efetuada com a atribuição compulsória de classe ou de aulas, conforme o caso, na unidade escolar de classificação e, se necessário, também em nível da respectiva Diretoria de Ensino.

Artigo 11 - O docente que não tiver conseguido atribuição de vaga nos termos do artigo 22 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985, poderá concorrer à atribuição de classe ou de aulas a título de carga suplementar de trabalho, no decorrer do ano, desde que no ato de sua inscrição para o processo inicial de atribuição assim tenha optado.

SEÇÃO IV
Da Contratação Temporária de Docentes

Artigo 12 - A contratação temporária de docentes é disciplinada pelos artigos 16 a 18 do Decreto nº 42.965, de 27 de março de 1998, alterado pelo Decreto nº 43.630, de 17 de novembro de 1998, observadas as disposições deste decreto.

Artigo 13 - A contratação temporária de docentes depende de aprovação em processo seletivo simplificado, de âmbito regional, cujas condições serão estabelecidas mediante resolução do Secretário da Educação definindo normas e procedimentos relativos à matéria, observadas as disposições legais e regulamentares pertinentes.

Artigo 14 - A atribuição de classe ou de aulas do docente temporário dar-se-á por campo de atuação, obedecida a ordem de classificação no processo seletivo, habilitação, tempo de serviço e títulos, em conformidade com o artigo 45 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985.

Parágrafo único - No ato da inscrição para o processo de atribuição de que trata o “caput” deste artigo o candidato indicará a unidade escolar, integrante da estrutura da Diretoria de Ensino de opção, em que pretende ser classificado e ter classe ou aulas atribuídas.

Artigo 15 - Não sendo contemplado com atribuição, total ou parcialmente, na unidade escolar indicada na inscrição, o docente/candidato poderá participar da atribuição de classe e aulas no âmbito da respectiva Diretoria de Ensino, obedecida a classificação geral.

Artigo 16 - O docente que deixar de realizar prova de seleção não poderá participar do processo de atribuição de classe e/ou aulas durante os anos letivos de referência.

Artigo 17 - A movimentação do docente contratado efetua-se exclusivamente pela efetiva atribuição de classe ou de aulas na circunscrição da Diretoria de Ensino pela qual tenha optado na sua inscrição para o processo.

SEÇÃO V
Disposições Finais

Artigo 18 - O integrante do Quadro do Magistério que se encontre no período de estágio probatório de que trata o Decreto nº 52.344, de 9 de novembro de 2007, não poderá:
I - participar de concurso de remoção;
II - concorrer à atribuição de vagas para exercer cargo vago ou substituição, nos termos do artigo 22 da Lei Complementar nº 444, de 27 de dezembro de 1985.

Artigo 19 - A publicação de ato decisório sobre acumulação remunerada de integrante do Quadro do Magistério deve ocorrer antes do início do exercício no cargo ou na função-atividade.
Parágrafo único - Quando houver qualquer alteração da situação funcional, em especial no que envolver horário e/ou local de trabalho, deverá ser verificada a regularidade da acumulação remunerada, com publicação de novo ato decisório.

Artigo 20 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, especialmente o artigo 6º do Decreto nº 42.965, de 27 de março de 1998.

Esse Serra tá de brincadeira. Aqui em São Paulo nunca mais.

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Ética e moral na sociedade moderna. Bom Dia MInas.



Sexta-feira, 09/05/2008
A população precisa seguir regras definidas por leis e também pelo bom senso. O psicólogo e filósofo Mário Pazzini fala sobre as relações humanas e discute a ética hoje.
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Professor Paulo Cavalcanti se formou no Telecurso. Programa do Jô.



Acredite em seus sonhos. Você que faz Pedagogia ou Normal Superior, vamos buscar o Mestrado na área de educação ou afins.
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A dificuldade de escutar. Psicologia.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM834235-7823-A+DIFICULDADE+DE+ESCUTAR,00.html

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Um Tira da Pesada (Dublagem Clássica)



Um Tira da Pesada
(Beverly Hills Cop, 1984)


» Direção: Martin Brest
» Roteiro: ?
» Gênero: Ação/Comédia
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 105 minutos
» Tipo: Longa
» Trailer: clique aqui


» Sinopse: Policial de Detroit (Eddie Murphy) faz uma gigantesca confusão em Los Angeles atrás do assassino de seu melhor amigo. Filme que elevou o nome de Murphy ao estrelato, com sua trilha sonora inconfundível como pano de fundo para as peripécias do inesquecível Axel Foley. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

» Elenco ::.

- Ator/Atriz Personagem

- Eddie Murphy -

- Steven Berkoff -

- Jonathan Banks -

- Paul Reiser -

- Ronny Cox -

- Judge Reinhold -

- John Ashton -

- Lisa Eilbacher -

- Gilbert R. Hill -


http://www.youtube.com/user/Nestalgia

Filme inteiro
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Piratas do Caribe 3 no Fim do Mundo dublado (alta qualidade)


Sinopse

O Lorde Cutler Beckett (Tom Hollander) e sua Companhia das Índias Orientais assumiram o controle do navio fantasma Flying Dutchman. Sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport), saem matando piratas. Para salvar a pele dos que restam, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geofrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade para tentar derrotar Beckett. O último que falta é Jack Sparrow (Johnny Depp), que está preso no baú de Davy Jones (Bill Nighy). Para salvar Sparrow, eles viajam até Cingapura e enfrenta o pirata Sao Feng (Chow Yun-Fat) para recuperar os mapas que os levarão ao fim do mundo, onde está o último dos nobres.

Elenco e Equipe Técnica


videosgiska

Vá em uma locadora e assista. Vale a pena.
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Mad Max.(o filme está inteiro).


Mad Max é um filme apocalíptico estrelado por Mel Gibson. Lançado na Austrália em 1979, foi dirigido por George Miller e escrito por Miller, James McCausland e Byron Kennedy, que produziu o filme. Só foi lançado na América do Norte em 1980, e ainda mais tarde na Europa.


Sinopse


O filme que transformou Mel Gibson em astro conhecido no mundo todo é o maior sucesso de bilheteria do cinema australiano. Em um futuro distante e pós apocalíptico, o deserto australiano vive dias de caos onde gangues de motociclistas disputam o poder e aterrorizam a população por um pouco de gasolina.

Em meio a essa guerra, Max Rockatansky(Gibson), um policial que perde de forma trágica seu parceiro percebe ter que se preparar para proteger não somente a sua família, mas também a si mesmo. Um clássico da ação e da ficção científica.

Curiosidades

Ainda antes do início das filmagens era intenção dos produtores que o intérprete de Max Rockatansky fosse um ator com aspecto bruto e desconcertado. Um dia antes do teste para o filme Mel Gibson cortou o rosto em uma briga de bar, o que acabou ajudando-o a conseguir a personagem.

Aproximadamente 20% das cenas inicialmente previstas no roteiro não chegaram a ser rodadas, devido a dificuldades com o orçamento do filme. A van que é destruída logo no início de Mad Max pertencia ao diretor George Miller, que a utilizou em cena devido ao apertado orçamento que o filme possuía. Até 1998 Mad Max estava no Guinness Book como o filme de maior retorno/custo na história do cinema. Isto porque o filme custara US$ 400 mil aos seus produtores e arrecadou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

A voz do ator Mel Gibson em Mad Max foi dublada na versão exibida nos cinemas americanos. Tal decisão foi tomada pelos produtores após assistirem o filme e considerarem que o público norte-americano teria dificuldades em compreender o sotaque australiano que Gibson tinha na época.

Ficha Técnica

  • Gênero: Ficção Científica
  • Duração: 93 min
  • Origem: Austrália
  • Estréia - Austrália: 12 de Abril de 1979
  • Estréia - Inglaterra: 10 de Dezembro de 1979
  • Estúdio: Orion Pictures
  • Direção: George Miller
  • Roteiro: James McCausland
    e George Miller
  • Produção: Byron Kennedy

Elenco

  • Mel Gibson ('Mad' Max Rockatansky)
  • Joanne Samuel (Jessie Rockatansky)
  • Hugh Keays-Byrne (Toecutter)
  • Steve Bisley (Jim Goose, Main Force Patrol Officer)
  • Tim Burns (Johnny the Boy)
  • Roger Ward (Fifi Macaffee)
  • Lisa Aldenhoven (Nurse)
  • David Bracks (Mudguts)
  • Bertrand Cadart (Clunk)
  • David Cameron (Barry, MFP Garage Mechanic)
  • Robina Chaffey (Singer at Sugartown Nightclub)
  • Stephen Clark (Sarse)
  • Mathew Constantine (Toddler)
  • Jerry Day (Ziggy).

Continuações

Mad Max 2 - The Road Warrior - segundo filme da sequência, no Brasil foi traduzido como Mad Max 2 - A Caçada Continua e em Portugal como Mad Max 2: O Guerreiro da Estrada

Mad Max Beyond Thunderdome - terceiro filme, no Brasil Mad Max 3 - Além da Cúpula do Trovão e em Portugal apenas Além da Cúpula do Trovão

Ligações externas



http://www.youtube.com/user/Nestalgia

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Pedagogia de Projetos. Família e Escola.





GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO GAMA
ESCOLA CLASSE 06 DO GAMA






Projeto:
“ A Escola de Mãos Dadas com a Família”.




Índice.

Projeto: “ A Escola de Mão Dadas com a Família”.
Introdução: .....................................................................................................................4
Justificativa: .....................................................................................................................5
Objetivo Geral: .................................................................................................................6
Objetivos específicos: ......................................................................................................7
Público alvo: ....................................................................................................................8
Procedimentos: ................................................................................................................9
Metodologia: ..................................................................................................................10
Recursos: .......................................................................................................................11
Avaliação: ......................................................................................................................12
Cronograma :..................................................................................................................13
Bibliografia: ...................................................................................................................14




Projeto: “ A Escola de Mãos Dadas com a Família”.


Elaboração: Terezinha Maria de Jesus S. Carvalho ( Vice – Diretora )

Cooperação: Cássia Maria Marques Nunes ( Coordenadora Pedagógica)
Nayara de Oliveira Santos ( Orientadora Educacional)

Introdução:

Este é um projeto que visa melhorar a qualidade de ensino aprendizagem dos alunos que se encontram em situações de repetência. O referido projeto além de desenvolver habilidades cognitivas, permite também o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem .

Justificativa:

A origem de um problema de aprendizagem pode ser multicasual, podendo estar no educando ou em seu ambiente. Devemos estar atentos ao seu meio cultural, familiar, escolar e, principalmente, à metodologia e didática empregadas pelo educador(escola). Observando a problemática que envolve o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossomático dos alunos desta unidade de ensino, o alto índice de repetência ocorrido no ano de 2003 nesta mesma Unidade, e detectando que este índice se dá em virtude de vários fatores incluindo também a baixo auto-estima, fez-se necessário tomarmos medidas de intervenção que venham atender e procurar melhorar a qualidade da educação e consequentemente melhorar a vida afetiva, psicossocial, psicomotora e cognitiva dos alunos desta unidade de ensino.
Certamente as dificuldades de aprendizagem nem sempre se dá por desinteresse do aluno e sim por este não ser trabalhado de forma adequada e na idade certa acarretando um elevado índice de desestímulo, apresentando dificuldades em aprender a aprender.
Sabendo-se que os pilares da educação estão firmados na arte de aprender e que esta arte é aprender a prender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, devemos buscar, resgatar em nossos alunos sobre tudo nos que apresentam defasagem de aprendizagem e idade, série, o gosto e o interesse em perceber-se como pessoa integrante, dependente e transformadora de si mesma e do meio em que vive, melhorando sua auto-estima, e o gosto pela vida

Objetivo Geral:

Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a auto-estima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente.

Objetivos específicos:


v Vivenciar diferentes situações em que os educandos possam exteriorizar(ou não) suas dificuldades;
v Despertar a ajuda mútua entre colegas e entre escola e família;
v Favorecer a socialização através de atividades físico-recreativas;
v Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais através do movimento;
v Melhorar suas relações com o mundo, a escola, a família, a comunidade e consigo mesmo;
v Estimular a criatividade e a expressão oral e facial;
v Contribuir para a aquisição e formação de hábitos saudáveis;
v Desenvolver a auto-estima;
v Valorizar o Eu e o Outro;
v Desenvolver a capacidade de cantar;
v Estimular o gosto pela poesia e música;
v Desenvolver habilidades artísticas;
v Realizar, com respeito e alegria a atividades propostas.



Público Alvo:


Alunos das séries iniciais do ensino fundamental que se encontram em situação de repetência bem como seus respectivos responsáveis.


Procedimentos:


v Observar e analisar desenhos;
v Analisar várias situações de aprendizagem;
v Por meio de jogos e atividades práticas, sanar dificuldades de aprendizagem;
v Exercitar a pronúncia por meio de trava-línguas;
v Desenhar o corpo humano;
v Trabalhar as partes do copo humano
v Fazer o Auto-retrato, com minúcia, ornamentado etc;
v Descobrir e relatar a história do próprio nome(desenhar o nome). Desenvolver atividades recreativas envolvendo o próprio nome (a canoa virou, olaria de Deus etc.);
v Participar de atividades de sensibilização.
v Ler e interpretar, textos(musicas, poesias, contos, histórias, textos reflexivos, paradoxos, etc.);
v Participar de dinâmicas de grupo;
v Participar de atividades psicomotoras de recreação e jogos;
v Rolar, correr, saltar, localizar-se no tempo e no espaço;
v Trabalhar a lateralidade, ritmo e o equilíbrio;
v Valorizar as regras de convivência;

Metodologia:


Este projeto será executado pela Orientadora Educacional juntamente com a Coordenadora e vice-diretora da unidade de Ensino, as quais dividirão os alunos em seis grupos sendo três no matutino e três no vespertino, cada grupo será atendido uma vez por semana, uma hora por vez no turno contrário ao do professor regente. As aulas serão divididas em três tempos de vinte minutos, sendo vinte minutos para sensibilização e dinâmica, vinte minutos para atividades psicomotoras e vinte minutos de atividades pedagógicas voltadas para a oralidade, expressão corporal, interpretação de textos, através de desenhos, escrita e dramatização.
Após quatro encontros consecutivos as educadoras que desenvolvem o trabalho com os alunos se reúnem para planejar mais quatro encontros e a cada dois meses são realizadas oficinas, estas voltadas para atividades dinâmicas de auto-estima e resgate de valores realizadas com os responsáveis dos alunos.
Obs.: Antes de se colocar o projeto em prática, os responsáveis dos alunos que serão atendidos devem assinar um Termo de Compromisso, onde consta que o responsável deverá acompanhar todo o processo a ser desenvolvido, bem como participar dos encontros destinados aos responsáveis dos educandos.

Recursos:

Papel; (Cartolina, crepom, camurça etc.)
Revistas e Jornais;
Fita Crepe;
Garrafas Pet’s;
Lápis coloridos;
Giz de Cera;
Tinta Guache:
Textos (musicais, poéticos, reflexivos):
Jogos recreativos (bola, corda, colchonete, )
Rádio
Gravador;
Fitas musicais.


Avaliação:
A Avaliação se dará no decorrer das atividades e durante a aplicação do projeto a cada 02(dois) meses.

Cronograma:

O projeto será executado no decorrer do ano em que for colocado em prática.


Bibliografia:

LIBÃNEO, José Carlos; Didática; Coleção Magistério 2º Grau, Série Formação do Professor; Editora Cortez.
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro; WWW.aprendervirtual.com/colunista.
WALLON, Henri; WWW.centroefeducacional.com.br/wallon.htm.
PAIN, Sara; (entrevista publicada na revista NOVA ESCOLA em outubro de 1993)

http://youtube.com/user/BrunoMarinhoSantos


RJ: alunos e professores moram juntos em projeto pioneiro - 03/03/2008 09h33
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy

Vida em Movimento - Compartilhar o Afeto. - 08/11/2007 02h14
http://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=1fjka6i3cbgy




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Psicomotricidade. Atividades na Área da Coordenação. (parte 9 de 11). continuação.


Atividades na Área da Coordenação

Exercícios de Coordenação Dinâmica Global:

• Sentar-se no chão como alguns índios, com as pernas e braços cruzados.• Engatinhar bem rápido.• Correr imitando animais.• Correr segurando uma bola.• Arremessar bolas para um colega.

Exercícios de Coordenação VisoManual ou Fina:

Exercícios Gerais:

• Modelar com massa e barro.• Grampear com grampeador. • Folhear livros e revistas, folha por folha. • Brincar com iô-iô.• Martelar, parafusar.

Exercícios Específicos:

• Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.
Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.
Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.
Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.
Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.
Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.• Fazer manchas em folha de papel, livremente.• Fazer manchas dentro de figuras grandes.• Fazer manchas sobre uma linha.• Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.• Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.• No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.
Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)

Exercícios Grafomotores:

• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita. • Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados. • Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.
Exercícios de Coordenação Visual:
• Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado pelo educador. • Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos dele.• Fixar os olhos sobre um objeto imóvel, por alguns segundos. • Seguir apenas com os olhos movimentos de objetos: de baixo para cima, da direita para a esquerda, etc.


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Psicomotricidade. Atividades na Área da Percepção. (parte 8 de 11).



Atividades na Área da Percepção

Exercícios de Percepção Tátil:

• Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.• Reconhecer colegas pelo tato.• Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu.• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).

Exercícios de Percepção Gustativa:

• Experimentar coisas que têm e que não tem gosto.• Provar alimentos em diferentes temperaturas.• Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.• Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.• Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
Exercícios de Percepção Olfativa:
• Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.• Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
Exercícios de Percepção Auditiva:
• Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.• Procurar a fonte de onde se origina determinado som.• Brincar de cobra cega.• Tocar instrumentos musicais.• Fazer rimas com palavras.

Exercícios de Percepção Visual:

• Identificar o branco e o preto. • Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.• Agrupar objetos de acordo com suas cores.• Agrupar objetos de acordo com suas formas.• Montar quebra-cabeças simples.


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Psicomotricidade. Atividades na área de Comunicação e Expressão.(parte 7 de 11). continuação.




Atividades na área de Comunicação e Expressão

Exercícios Fonoarticulatórios:

• Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
• Jogar beijos.
• Fazer bochechos, com e sem água.
• Assoprar apitos e língua de sogra.
• Fazer bolhas de sabão.


Exercícios respiratórios:

• Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
• Inspirar e expirar pelo nariz.
• Inspirar e expirar pela boca.
• Inspirar, prender o ar por alguns momento, expirar.
• Aprender a assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.


Exercícios de expressão verbal e gestual:

• Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos elementos.
• Contar a história de seus próprios desenhos.
• Brincar de "o que é o que é"? Uma criança diz : "É redonda, serve para jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
• Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente com gestos.
• Imitar algo, somente com gestos, para os colegas advinharem o que é, se for preciso, usar sons.
http://www.geocities.com/psicoweb/psicomotr06.html
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Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

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